Duelo de nomes - Clara vs Laura

em 09/06/20


Hoje estamos de volta com mais uma dúvida recorrente entre os pais portugueses. Clara e Laura são dois dos nomes mais usados no momento e têm sido referências frequentes por aqui. Da minha parte, creio que comecei a prestar mais atenção a Clara precisamente por causa de Laura, pensando nos dois como Pares Perfeitos. O que é que vocês acham destes nomes? Qual é o vosso preferido?

Gostava ainda de vos deixar um link para um texto da Abby, do Appellation Mountain, sobre o momento que estamos a atravessar e que aborda a forma como os apreciadores de nomes podem contribuir positivamente para a mudança social.

Atualização - resultado da sondagem:


21 comentários:

  1. Muito obrigada pela partilha tão relevante e necessária, Filipa! :D

    Quanto aos nomes, são dos poucos populares que me agradam. Hoje prefiro Laura :)

    ResponderEliminar
  2. nunca simpatizei com Laura, nunca entendi o porquê de tanto sucesso, confesso. Clara agrada-me muito mais :)

    ResponderEliminar
  3. Laura é o meu candidato. Clara acho um belo nome. Contudo tem outras formais mais agradáveis que possa substituir Clara e menos problemáticas.Clarissa é um deles. E aqui no Brasil já virou moda Clara. Perdeu o brilho.

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma Laura com 12 anos. Quando escolhemos o nome, ainda não tinha "explodido" em popularidade. Clara era a nossa hipótese alternativa, e esteve sempre na short list para os nomes dos irmãos, mas são todos rapazes. :)

    ResponderEliminar
  5. É incrivelmente difícil não começar por julgar um produto pelo pacote - e o mesmo se aplica aos nomes. Mesmo que ao julgarmos um nome estejamos a julgar os pais e não o próprio. Será um grande esforço não julgar mas sim, valerá a pena!

    ResponderEliminar
  6. Acho que sou vítima das tendências, porque prefiro Clara =)

    Obrigada por partilhar o texto do "Apellation Mountain", Filipa, achei muito interessante. Se ainda não leu, posso aproveitar para lhe recomendar - a si e às leitoras - o capítulo do livro "Freakonomics" que se debruça sobre a "economia dos nomes"? Foi com esta obra que nasceu o meu fascínio sobre o tema, e contém informação muito interessante sobre a influência que a sociedade tem nestas escolhas. Fica aqui uma conclusão essencial da obra: os nomes próprios não nos dão informação sobre a personalidade duma pessoa ou qual será o seu destino, mas dizem-nos muito sobre quem são (ou foram) os seus pais.

    ResponderEliminar
  7. Gosto dos dois mas para mim Laura é dos nomes mais perfeitos. Gosto deste nome há muitos, muitos anos. Era o nome da minha bisavó e, se Deus quiser, se um dia tiver uma filha, há-de ser o nome escolhido.
    Por isso não me agrada tanto que esteja a ficar tão popular....

    ResponderEliminar
  8. Ambos são lindíssimos, mas fico com Clara. Aproveitando a oportunidade, gostaria da opinião de vocês. Estou esperando um casal de gêmeos. Pensamos em Úrsula ou Lavínia para a menina, mas como ainda não definimos qual deles será tenho estado à procura de nomes masculinos para combinar com um e outro. Que escolhas vocês acham harmoniosas?
    Abraços da Helena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lavínia & Olavo
      Lavínia & Alexandre
      Lavínia & Henrique

      Ursula & César
      Ursula & Sebastião
      Ursula & Joaquim

      Eliminar
    2. Lavínia e Vicente
      Lavínia e Álvaro
      Lavínia e Joaquim

      Úrsula é belíssimo, mas eu creio que muito arcaico para uma criança e adulta, Lavínia é mais alternativo.

      Eliminar
  9. Nos últimos dias o Matias tem falado imenso de uma menina nova na sala dele e inicialmente parecia chamar-se Laura, mas reparei que ele pronunciava de uma forma estranha. Ontem confirmei com ele, e é LauDa! Achei um nome muito giro :)

    Já gostei imenso de Clara, mas o Pedro sempre disse que o associava 'à amiga enfezada da Heidi'. De Laura nunca gostei muito, mas agora começo a ouvir mais e vai ficando no ouvido :)

    ResponderEliminar
  10. Gostava de aproveitar para perguntar que nomes resultariam bem num composto com António.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António Duarte
      António Francisco
      António Maria
      António Salvador
      António Tomé

      Francisco António
      João António
      Matias António
      Miguel António
      Tomás António

      Eliminar
    2. Obrigada pelas sugestões =)

      Eliminar
  11. São dois nomes que gosto bastante, mas o meu voto vai para Clara, porque se tivesse de escolher entre os dois para uma filha, era esse que escolhia.

    Quanto ao texto que partilhou: acho que a intenção é boa, mas levanta alguns problemas, desde logo da apropriação cultural. Acho que pessoas brancas (e por mim falo que sou branca) escolherem nomes que têm significado ancestral para outras culturas é de mau gosto, sinceramente. Uma coisa é quando se tem antepassados nessas áreas geográficas, mas, por exemplo, os nomes tradicionalmente angolanos e nos diversos dialetos (em Umbundu, Kikongo, Quimbundo, etc.) têm significados muito específicos e culturais, que só quem nasce e cresce nessa cultura compreende. A intenção é louvável, mas não acho que seja o mais correto. Deve-se, sim, eliminar a conotação negativa e racista que se atribui a certos nomes (o que também acontece com vários nomes portugueses, que muitas pessoas associam logo a bairros sociais e a pessoas mais pobres, não necessariamente a outras etnias e nacionalidades). No caso do texto, fala-se dos nomes afro-americanos que fazem parte de uma cultura muito específica, que é a afro-americana. Pessoas brancas apropriarem esses nomes não é correto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Mariana!
      Nunca tinha refletido sobre isso.

      Eliminar
    2. Mariana, não foi isso que retirei do texto da Abby, de todo! Ela sugere é que deixemos de tentar convencer a comunidade negra a optar por nomes originários de línguas europeias, com o argumento de que isso poderá "facilitar a vida da criança", ignorando completamente a identidade da família!

      Eliminar
    3. Pessoas diferentes têm interpretações diferentes. Mas o que o texto me fez transparecer foi um apelo aos americanos brancos a escolherem nomes afro-americanos para os seus filhos, até porque a autora deu um exemplo de uma menina branca com um nome tipicamente afro-americano que foi motivo de chacota por isso (daí ter tirado a minha conclusão, diferente da sua).

      Isto lembra-se de que no secundário tinha uma colega chamada “Iolanda” e houve alguém que disse alto e a bom som “mas ela não é preta!” durante a apresentação da turma. Estas associações também existem em Portugal. Fora aqueles nomes que muitos dizem ser “nome de pobre” ou “nome de bairro social”, associados a pessoas brancas mas em situação desfavorecida.

      Eliminar
    4. Claro que sim e respeito a sua interpretação, mas lendo e relendo, até chego a duvidar que estejamos a ler o mesmo texto :)

      "So here’s my challenge – one I’m giving myself, and one I hope you’ll support: let’s lift up non-Western names. Let’s recognize that, for many families, names drawn from European languages are wholly inadequate. Let’s turn down the pressure to find that “easier” name. Let’s listen to parents talk about what they value, what their family’s traditions dictate, and the names that speak to their personal experiences".

      Todo o texto me parece direccionado às comentadoras brancas que desaconselham nomes de outras origens para famílias não brancas!

      Eliminar
  12. Laura sem dúvida. Acho um nome com muita personalidade, muito bonito e feminino.

    ResponderEliminar
  13. Entre os dois nomes, prefiro Clara.

    Não gosto de Laura. Adorava o nome Clara, até que tive uma professora miserável chamada Clara, e agora não consigo ter uma imagem positiva do nome. Além disso, a popularidade e a literalidade do nome chateiam-me um pouco.

    Honestamente, em alternativa a Clara, prefiro Clarisse.

    -L

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)