Black lives matter

em 02/06/20


É fácil, muito fácil, ficar indiferente perante uma situação que não nos afecta. Porque não se passa aqui, não se passa na minha rua, não se passa com os meus. Mas esta indiferença contribui para que, em 2020, continuemos a ser uma sociedade racista. Estando a educar uma criança de quatro anos, o mínimo que eu posso fazer é deixar de estar em silêncio e ser conivente com pequenas insinuações, generalizações e insultos racistas. Chega de ajudar a perpetuar um comportamento criminoso. 

7 comentários:

  1. Obrigada, Filipa, por se posicionar contra o racismo! É extremamente importante que nós, brancos, nos juntemos à causa e lutemos por um sistema anti-racista e justo!

    Estes últimos dias têm sido difíceis para mim (e nem sequer sou negra, por isso nem consigo imaginar a dor que a comunidade negra está a passar e passa todos os dias) porque sinto que não consigo fazer muito de onde estou. Para além de assinar petições e partilhar links nas redes sociais, não sei o que posso fazer mais para ajudar. Se alguém souber, por favor diga-me :)

    Black lives matter!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Educar e estar disponível para ser educada. Educar as futuras gerações, os filhos, sobrinhos, criançada à nossa volta no geral, e estar disponível para ouvir, para entender, para empatizar.

      Eliminar
    2. Sim!! :)

      Para além dessa luta que tem de ser constante, porque o racismo está tão enraizado que muitas vezes é automático e nem damos conta, soube que nos próximos dias Lisboa vai ter 2 protestos contra o racismo, um na Praça do Comércio dia 5 de Junho e outro em frente à Embaixada dos EUA dia 7 de Junho :)

      Eliminar
  2. Parabéns por se posicionar, Felipa! Estamos vivendo tempos tão estranhos que não podemos retroceder e normalizar atitudes racistas. Precisamos evoluir como humanidade!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelas suas palavras, Filipa, que ecoo completamente.

    Estes últimos dias têm sido um suplício para mim, especialmente porque vivo num país extremamente racista e tenho testemunhado uma onda de solidariedade pelo Sr. Trump que seria anedótica se não fosse tão grave. Passo todo o tempo no trabalho a chorar por dentro, porque à esquerda e à direita tenho pessoas a criticar os protestos como "arruaceiros descontrolados", e o Trump louvado como uma pessoa que "diz as coisas como elas são".

    Desculpe estar a servir-me do seu blog para desabafar, mas é bom poder dizer o que sinto sem temer represálias...

    Cumprimentos à Filipa e a todas as leitoras. Vamos trabalhar para construir um mundo melhor!

    ResponderEliminar
  4. Entre as várias frustrações desta semana, fiquei desapontada quando percebi que, apesar de todas as minhas fortes convicções, falta-me muito conteúdo. Falta-me uma capacidade de verbalizar as minhas ideias, falta-me capacidade de reacção à absurdidade do que vou ouvindo e lendo! Sem sombra de dúvida, preciso de continuar a educar-me para poder contribuir, porque, infelizmente, acho que está claro para todos que há muito trabalho por fazer...

    ResponderEliminar
  5. Em relação a este assunto, assisti a uma entrevista feita pelo Diogo Faro, no Youtube, a Nuna Livhaber (DESTA PARA MELHOR #4).

    É um nome ousado e incomum. Apesar disso, gosto da sonoridade e gostaria de saber qual a opinião da Filipa sobre compostos para o mesmo.
    Obrigada desde já!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)