Duelo de nomes - Frederico vs Sebastião

em 29/05/20


O duelo de hoje surgiu no seguimento de uma conversa com uma leitora, que me perguntava que nome é que eu escolheria hoje para um menino. Pensei e repensei, acabando por indicar Sebastião, nome que, até há pouco tempo, não estava entre os meus predilectos, mas que começou a interessar-me mais depois de ter escolhido Frederica para a minha filha, numa perspectiva de Pares Perfeitos. Então, o duelo de hoje opõe o meu nome preferido de sempre ao meu nome preferido do momento... 
O que é que vocês acham destes nomes? Qual é o vosso preferido?

Resultado da sondagem:


16 comentários:

  1. Acho Frederico muito bonito, um clássico e internacional qb. Pena que esteja a ficar tão batido. Não consigo achar Sebastião tão clássico nem intemporal, mas também gosto muito

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito de ambos os nomes mas adoro Sebastião!

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar
  3. Sebastião,sem dúvida! Ora não fosse o nome do meu filho 💙

    ResponderEliminar
  4. Frederico... Frederick. Sebastião me soa rude, se fosse Sébastien ou Sebastian me agradaria mais. Mas ainda sim não superará Frederico, um nome delicado,forte e um nome antiquado,contudo um clássico que deve retomar ao ranking.

    ResponderEliminar
  5. Adoro os dois! Tenho um Guilherme e estes são dois dos nomes que mais tenho pensado para um segundo filho.

    ResponderEliminar
  6. Este duelo é facílimo para mim: sempre adorei Sebastião, por isso tem o meu voto :) Desde miúda que tenho um fascínio pelo D. Sebastião (devoro livros sobre ele que é uma coisa maluca) e é muito provável que venha daí o meu grande gosto pelo nome :D Também gosto do facto de não ser um nome muuuuuuito usado, apesar de ter potencial para isso. Para mim, Sebastião só perde por não ser muito internacional (na grafia e sonoridade, claro).

    ResponderEliminar
  7. Frederico. Até porque acho Sebastião um nome bem feio.

    ResponderEliminar
  8. Detesto os dois nomes! Para mim fazem parte da lista de nomes betos que considero horriveis...

    ResponderEliminar
  9. Gosto de Frederico, mas nunca me fascinou... Sebastião, pelo contrário, juntou-se à minha lista de favoritos! E o facto de ter uma grafia muito portuguesa é, para mim, um ponto a favor... =)

    ResponderEliminar
  10. Escolha difícil... Ambos os nomes são lindos!

    ResponderEliminar
  11. Adoro os dois nomes, claramente estão na minha lista de nomes preferidos!
    De entre os dois acho que tenho uma maior inclinação para Frederico, apesar de também gostar imenso de Sebastião. Essa inclinação acho que se deve porque eu sou uma pessoa de usar diminutivos carinhosos, e não vejo nenhum para Sebastião enquanto para Frederico já tem como Fred, Kiko etc... Uma razão diria muito tosca, mas para mim faz muito sentido!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. O meu voto vai para Sebastião!

    ResponderEliminar
  13. São os dois nomes muito simpáticos. Gosto da sonoridade deles e como são nomes compridos é um ponto a favor para mim. Voto em Sebastião que seria o nome, entre os dois,que seria capaz de utilizar.

    ResponderEliminar
  14. Eu juro que, às vezes, a Filipa me lê o pensamento e só me faz pensar que, um dia, poderíamos passar uma tarde deliciosa a falar de nomes enquanto bebericávamos um chá. Numa onda de felizes anúncios na família, dei por mim a pensar que nome colocaria agora a um quarto filho e, depois de uma Mariana, um Jaime e um Frederico, cheguei à conclusão de que um Sebastião iria enquadrar-se na grupeta na perfeição. Guardo-o no coração, nunca se sabe...

    Beijinhos,

    J.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos pensar nisso, então, quando nos virmos livres desta pandemia, porque me parece uma ideia muito agradável! :) Um beijinho!

      Eliminar
  15. Gosto muito de ambos os nomes, são dos meus nomes masculinos longos favoritos. No entanto, penso que Frederico estaria sempre em primeiro lugar, simplesmente porque Sebastião lembra-me a música "Sebastião come tudo, tudo, tudo" e o caranguejo da Pequena Sereia.

    -L

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)