Sim, eu associo nomes a cores!

em 20/04/20


Há uns dias, uma leitora revelou aqui que associa os nomes a cores ou tonalidades e questionou se mais alguém sentirá o mesmo. Eu sinto, mas é algo que não consigo explicar muito bem. Apenas sei que, ao ouvir uma palavra, eu vejo uma cor. A cor que vejo tem sobretudo que ver com as letras que compõe a palavra [por exemplo, palavras com vários I são sempre vermelhas, os E são verdes mas também podem ser amarelos...], mas acontece também com sílabas ou ditongos. É um fenómeno estranho, do qual me apercebi há vários anos, e que ocorre várias vezes ao longo do dia. Creio que não será coincidência, mas ocorre com mais intensidade quando escuto nomes próprios e talvez isso explique, em parte, o fascínio que sinto por eles e por que me é fácil agrupa-los, já que esta sinestesia acaba por funcionar como uma categoria extra... Não pensem que acho que o meu cérebro é fantástico ou assim, até porque estou cada vez mais certa de que sofro de discauculia. Mas que a minha mente é colorida, lá isso é! Anda mais algum sinestésico por aí? 

17 comentários:

  1. Filipa, a Carolina Patrocínio sempre escolheu Eduardo para o nome do filho.

    ResponderEliminar
  2. Também tenho este tipo de sinestesia :) Só me acontece com nomes/letras e cores. Amália por exemplo é vermelho, Celeste é verde-lima clarinho, Tamar é laranja escuro...

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipa,
    Fui eu quem sugeriu este post. Fiquei feliz ao saber que não sou a única. Para mim, nomes com cujas letras predominantes sejam "E" e "I", como Emília, remetem-me a azul ou verde. Nomes com predominância da letra "A" a cores intensas, como fúchsia ou vermelho. Nomes com a inicial "U", como Úrsula e Urraca, lembram-me roxo. Nomes iniciados por "O" lembram-me amarelo.
    Obrigada pela publicação! Adorei lê-la!
    Beijinhos de uma seguidora fiel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a mesma coisa..
      Nomes com E tem tonalidade verde pra mim.. assim como A é vermelho!

      Eliminar
    2. Por aqui, os U são quase sempre pretos, gosto muito! :)

      Eliminar
  4. Que giro! À uns tempos eu era exatamente assim quando me ficava nos nomes naquela pessoa. Por acaso agora já não me ocorre essa associação.

    ResponderEliminar
  5. Que máximo! Desconhecia totalmente a possibilidade de associarmos nomes a cores.

    ResponderEliminar
  6. Nunca tinha pensado nesta temática, tem a sua piada, não sabia que era possível associar cores e sons...já agora fiquei curiosa, Filipa, que cor associa aos nomes Melissa e Salvador?

    ResponderEliminar
  7. E Gabriel e Joana?

    ResponderEliminar
  8. Isso chama-se de sinestesia! É relativamente raro! Eu tenho associação de letras e números com cores, nao necessariamente de palavras :)

    ResponderEliminar
  9. Ola, me chamo Rafaela e gostaria de saber qual a minha cor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há uma cor para um nome… as pessoas, como eu, que fazem esse tipo de associação, involuntariamente, não coincidem na sua atribuição… mas, para mim, Rafaela é amarelo dourado…

      Eliminar
  10. Eu também vejo isso. Associou cores a nomes das pessoas. Alguns são confusos, mas outros não. Ex: Fernanda(o) vermelho , Juliana (amarelo).

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)