Há uns dias, uma leitora revelou aqui que associa os nomes a cores ou tonalidades e questionou se mais alguém sentirá o mesmo. Eu sinto, mas é algo que não consigo explicar muito bem. Apenas sei que, ao ouvir uma palavra, eu vejo uma cor. A cor que vejo tem sobretudo que ver com as letras que compõe a palavra [por exemplo, palavras com vários I são sempre vermelhas, os E são verdes mas também podem ser amarelos...], mas acontece também com sílabas ou ditongos. É um fenómeno estranho, do qual me apercebi há vários anos, e que ocorre várias vezes ao longo do dia. Creio que não será coincidência, mas ocorre com mais intensidade quando escuto nomes próprios e talvez isso explique, em parte, o fascínio que sinto por eles e por que me é fácil agrupa-los, já que esta sinestesia acaba por funcionar como uma categoria extra... Não pensem que acho que o meu cérebro é fantástico ou assim, até porque estou cada vez mais certa de que sofro de discauculia. Mas que a minha mente é colorida, lá isso é! Anda mais algum sinestésico por aí?
Filipa, a Carolina Patrocínio sempre escolheu Eduardo para o nome do filho.
ResponderEliminarTambém tenho este tipo de sinestesia :) Só me acontece com nomes/letras e cores. Amália por exemplo é vermelho, Celeste é verde-lima clarinho, Tamar é laranja escuro...
ResponderEliminarCeleste é verdíssimo :D
EliminarOlá Filipa,
ResponderEliminarFui eu quem sugeriu este post. Fiquei feliz ao saber que não sou a única. Para mim, nomes com cujas letras predominantes sejam "E" e "I", como Emília, remetem-me a azul ou verde. Nomes com predominância da letra "A" a cores intensas, como fúchsia ou vermelho. Nomes com a inicial "U", como Úrsula e Urraca, lembram-me roxo. Nomes iniciados por "O" lembram-me amarelo.
Obrigada pela publicação! Adorei lê-la!
Beijinhos de uma seguidora fiel
Tenho a mesma coisa..
EliminarNomes com E tem tonalidade verde pra mim.. assim como A é vermelho!
Por aqui, os U são quase sempre pretos, gosto muito! :)
EliminarQue giro! À uns tempos eu era exatamente assim quando me ficava nos nomes naquela pessoa. Por acaso agora já não me ocorre essa associação.
ResponderEliminarQue máximo! Desconhecia totalmente a possibilidade de associarmos nomes a cores.
ResponderEliminarNunca tinha pensado nesta temática, tem a sua piada, não sabia que era possível associar cores e sons...já agora fiquei curiosa, Filipa, que cor associa aos nomes Melissa e Salvador?
ResponderEliminarMelissa é verde, Salvador castanho! :)
EliminarSim, desde sempre.
ResponderEliminarEu também
EliminarE Gabriel e Joana?
ResponderEliminarIsso chama-se de sinestesia! É relativamente raro! Eu tenho associação de letras e números com cores, nao necessariamente de palavras :)
ResponderEliminarOla, me chamo Rafaela e gostaria de saber qual a minha cor
ResponderEliminarNão há uma cor para um nome… as pessoas, como eu, que fazem esse tipo de associação, involuntariamente, não coincidem na sua atribuição… mas, para mim, Rafaela é amarelo dourado…
EliminarEu também vejo isso. Associou cores a nomes das pessoas. Alguns são confusos, mas outros não. Ex: Fernanda(o) vermelho , Juliana (amarelo).
ResponderEliminar