Carminho tem sido uma presença constante aqui no blog, sobretudo a partir de 2012, que foi o ano em que os portugueses despertaram para a possibilidade de o usar como nome próprio, já que, até então, o uso de Carminho se cingia à qualidade de diminutivo do clássico Maria do Carmo. Falei mais sobre o percurso de Carminho no post a propósito de Gracinha & Rosarinho, debatemos se seria ou não um nome demasiado infantil e foi curioso perceber como as pessoas se foram apaixonando por ele, encontrando em Carminho uma alternativa fresca a um nome que tinha deixado de cativar, optando pelo moderno, mas sem quebrar com o tradicional.
Na vossa opinião, que nomes vos transmitem a mesma sensação de Carminho? Quais são os seus pares perfeitos? Aqui ficam mais algumas sugestões:
Meninas
- Benedita
- Camila
- Carlota
- Cecília
- Clara
- Concha
- Domingas
- Eloisa
- Ema
- Julieta
- Lília
- Margot
- Melina
- Mercês
- Olívia
- Oriana
- Pilar
- Rosa
- Salomé
- Violeta
Meninos
- Benjamim
- Bosco
- Caetano
- Egas
- Jaime
- Lopo
- Matias
- Manel
- Octávio
- Rodrigo
- Romão
- Salvador
- Tobias
- Tristão
- Valentim
Rosário, Ariana, Aurélia, Bibiana, Dalila, Guadalupe, Penélope
ResponderEliminarXavier, Tomé, Salomão, Marcelo, Lúcio, António, Caio
Pessoalmente, prefiro "Carminho" a "Maria do Carmo". Não acho que seja "infantil", até porque muitos diminutivos terminados em "-inha" são utilizados por mulheres adultas.
ResponderEliminarNa minha opinião, "Carminho", como é um nome mais tradicional, combina melhor com nomes semelhantes. Os meus pares favoritos:
Carminho & Aurora
Carminho & Benedita
Carminho & Constança
Carminho & Conceição (muito tradicional)
Carminho & Florbela | Carminho & Margarida | Carminho & Rosarinho (temática floral)
Carminho & Francisca
Carminho & Guiomar
Carminho & Leonor
Carminho & Afonso
Carminho & Benjamim
Carminho & Bernardo
Carminho & Duarte
Carminho & Guilherme
Carminho & Eduardo
Carminho & Francisco
Carminho & Henrique
Carminho & Lourenço
Carminho & Mateus
Carminho & Miguel
Carminho & Sebastião
Carminho & Timóteo
Carminho & Vasco
Gosto das seguintes:
ResponderEliminarCarminho & Margarida
Carminho & Francisca
Carminho & Leonor
Carminho & Julieta
Carminho & Helena
Carminho & Teresa
Carminho & Sebastião
Carminho & Miguel
Carminho & Benjamim
Carminho & Salvador
Carminho & Domingos
Carminho & Santiago
Adoro o nome Carminho.
ResponderEliminarGosto imenso de Carminho, mas confesso que gosto tanto ou mais de Carmo (o complemento Maria já não me agrada tanto). Vejo-me a usar um ou outro, no futuro. E sempre o imaginei como par perfeito para Madalena.
ResponderEliminarAinda bem que segue grande o contingente de portugueses (e de brasileiros também, apesar de inventarem nomes esdrúxulos) que continua a prestigiar um dos nomes portugueses mais fortes, simples e bonitos, que é Maria, pura e simplesmente Maria, sem outros nomes que se lhe liguem.
EliminarAinda bem que segue grande o contingente de portugueses (e de brasileiros também, apesar de inventarem nomes esdrúxulos) que continua a prestigiar um dos nomes portugueses mais fortes, simples e bonitos, que é Maria, pura e simplesmente Maria, sem outros nomes que se lhe liguem.
EliminarAdoro Carminho, esteve no meu top5 de nomes, mas acabou por não ser finalista por sem um bocadinho infantil para uma adulto, oq ue não é propriamente um problema. Acho que ficaria lindo para dois irmãos: Carminho a Constança (menina) e Benjamim (menino).
ResponderEliminarCá em casa, vive uma Ester e uma Carmo (simplesmente, Carmo), mas tratada por Carminho. Para pares de Carminho, associo Clara, Camila, Madalena, Margarida e Matias, Martim, Vicente.
ResponderEliminarA atriz Rita Tristão da Silva teve uma Amélia, já mãe de um Manuel e um Jaime :)
As minhas sugestões seriam (algumas já foram partilhadas):
ResponderEliminarCarminho & Antónia
Carminho & Aurora
Carminho & Amélia
Carminho & Celeste
Carminho & Dulce
Carminho & Emília
Carminho & Guiomar
Carminho & Isaura
Carminho & Julieta
Carminho & Luzia
Carminho & Mercedes
Carminho & Olívia
Carminho & Penélope
Carminho & Sancha
Carminho & Violeta
Carminho & Benedito
Carminho & Cristóvão
Carminho & Estêvão
Carminho & Gaspar
Carminho & Jaime
Carminho & Sancho
Carminho & Sebastião
Carminho & Teodoro
Acho Carminho OK e giro.
Li uma notícia sobre a mudança de nome do filho de Amy Schumer e apesar de insólito, achei interessante a questão da mudança de nome de um filho por "arrependimento" ou "errata". O que acha, Filipa? Como é que algo pensado durante nove meses (no mínimo) leva a mudanças por parte dos pais (quase um ano depois, neste caso)?
ResponderEliminarhttps://blitz.pt/principal/update/2020-04-15-Atriz-Amy-Schumer-mudou-o-nome-do-filho-depois-de-reparar-que-este-soa-a-palavra-genital
Margarida
Sei que a pergunta não se dirige a mim, mas acho muito interessante pensar sobre este assunto :) Já assisti a casos de arrependimento que eram mais ou menos assim: a pessoa e o/a companheiro/a escolheram um nome que lhes fazia sentido enquanto casal mas que não era o preferido de nenhum, e (nos casos que conheci) ao se separarem pouco tempo depois da criança nascer e a criança ficar só com um deles, essa pessoa acabar a mudar o nome da criança para o seu nome preferido (o nome que teria escolhido caso tivesse sido a única pessoa a decidir).
EliminarNestes casos que tive conhecimento a criança era ainda bebé, no máximo com 2 anos. Não conheço casos em que mudaram o nome da criança com ela já mais crescida, até porque com os anos ela se vai habituando ao nome e criando a sua identidade. Mas por acaso seria interessante conhecer algum caso assim :)
Também partilhei essa notícia na página do Facebook do blog, porque achei bastante curioso!
ResponderEliminarNeste caso em concreto, eu procederia da mesma maneira e também mudava, sobretudo tratando-se de um middle name - que, na cultura norte-americana, pouco se usa. O nome Atell tinha significado especial, porque era uma homenagem a um amigo e pergunto-me se isso, associado ao facto de eles serem humoristas, terá contribuído para o tempo que demoraram a decidir mudar, já que eles foram confrontados com essa particularidade mal divulgaram o nome, em Maio de 2019...
Através do blog, tenho contactado com algumas pessoas que se arrependeram do nome escolhido mas, exceptuando dois ou três casos em que a mudança estava mesmo em cima da mesa, todos me contaram em jeito de desabafo e resignados com a situação. Muitos destes relatos iam no mesmo sentido: escolheram um nome [inofensivo] por pressão familiar, não tendo em conta as suas preferências e, mais tarde, sentem que não deveriam ter dado ouvidos a terceiros.
Acredito mesmo que este arrependimento deve ser mais frequente do que podemos pensar, mas como a mudança implica questões burocráticas e enfrenta a oposição da restante família, as pessoas não avançam. Além do mais, acho que também enfrentariam um certo estigma e alguma vergonha em comunicar isso à sociedade, coisa que ficou bem ilustrada com a reacção à notícia desta mudança da Amy...
Esqueci-me de referir que há estudos que indicam quem, por volta dos seis meses, o bebé já reconhece e reage ao seu nome próprio, e isso tem de ser levado em consideração...
EliminarQue facto interessante! Não sabia que o bebé responde ao nome ainda dentro do útero. Pessoalmente, conheço casos de algumas pessoas que se arrependeram da escolha quando a criança nasceu por não a acharem com "cara" do nome. Acho isto interessante: associarem nomes a caras.
EliminarObrigado por todo o trabalho que coloca no blog, Filipa. É um prazer vir aqui.
Diana, não fui exacta na afirmação, mas referia-me a meses de vida! Mas aqui fica um link com um estudo, que até aponta para os 5 meses de vida:
Eliminar5-Month-Old Infants Own Name Guides Their Attention
E claro, obrigada pelas palavras tão simpáticas, são uma enorme motivação em dias de menos vontade! :) Um beijinho!
Da experiência com a minha filha, acho que aos 6 meses já reconhecem o nome, sim. Mas também pode ser apenas a entoação com que é dito, o ser-lhe dirigido e o vir da mãe e do pai. Uma amiga minha quando chamava a filha com essa idade, ela olhava. Mas depois experimentava chamar-lhe outros nomes, até nomes masculinos, e ela olhava na mesma :D era muito engraçado. Com a minha filha não experimentei isso, mas com essa idade ela olhava quando chamávamos o nome dela.
EliminarTenho uma Carminho e vai nascer em julho uma Carlota em princípio 🤣
ResponderEliminarE se fosse menino?
EliminarAqui temos um Salvador e esperamos um bebé que ainda não sabemos o que é, se for menina provavelmente será Carminho, embora eu adore igualmente Teresa
EliminarCarminho ✨ Cá em casa, a mais nova das quatro meninas é "apenas" Carmo, mas acaba por ser chamada Carminho, muitas vezes. No limite, as irmãs chamam "Minho" mas Carmo é realmente o nome que me enche as medidas. E não a imagino com qualquer outro nome que não esse!
ResponderEliminarPor curiosidade posso perguntar como se chamam as restantes?
EliminarMadalena, Carolina, Maria, Carmo ✨
EliminarA Madalena e a Carolina são gémeas, as mais velhas, com dez anos de diferença da Maria e depois mais quatro da Carmo. E sinto que o facto de termos sido pais aos 20 e depois só aos 30-34 se reflete também na escolha dos nomes das meninas.
Apesar do género se manter mais ou menos o mesmo, na altura da Madalena e da Carolina, só pensávamos em nomes mais compridos, como Francisca, Margarida, Frederica. Com a Maria e a Carmo, as opções passavam por nomes muito mais curtos, como Luz, Clara, Luiza (…) Tudo isto inconscientemente, praticamente.
Queria só elogiar o bom gosto, gosto muito de todos os nomes escolhidos, e apesar de não ter sido a Teresa a escolher, adoro mesmo o seu nome
EliminarPor curiosidade, como fala de outros nomes, tinham também nomes de rapaz? Pergunto porque o quarteto parece-me interessante e por curiosidade, imagino se fossem quatro rapazes
Eliminar