Se, em 2009, tivesse tentado compilar uma lista com os nomes mais usados em bebés em Portugal, tenho a certeza de que não incluiria Isaac. Erro meu, porque, nessa altura, Isaac já ocupava a 57.ª posição e já tinha ultrapassado os cem registos anuais, mas era um nome que eu nunca ouvia. Nunca. Passados mais de dez anos, Isaac está no top 40 e vejo-o com alguma frequência nas listas das minhas leitoras, por vezes acompanhado de nomes bem mais tradicionais mas, mais ainda, em listas compostas por nomes que eu consideraria modernos.
Ora, se é para fazer um duelo entre dois nomes bíblicos, que parecem pouco enraizados na nossa sociedade e, por isso, parecem bem frescos, então mais vale ir para o mais moderno de todos. Falo, claro, de Noah, que em 2018 ficou mesmo às portas do top 50, ultrapassando, pela primeira vez, os cem registos anuais.
Se o duelo fosse entre Isaque e Noé, escolheria Noé que simplesmente adoro! Já Noah não me agrada muito... pelo menos em Portugal. Apesar de apreciar nomes internacionais, prefiro aqueles cuja grafia não é alterada, como Elias por exemplo.
ResponderEliminarHoje não deixo o meu voto...
Débora
Isaac :) não fosse o nome do meu mai'velho :) não desgosto de Noah, mas acho muito mais batido...
ResponderEliminarQue pares escolheu para Isaac? Obrigada
EliminarEscolhemos Micah :)
EliminarPensámos também em Oliver e Mikel... Mas optámos por Micah, por ser mais fresco e curto... Inicialmente o meu marido vetou o nome (e também vetou Ary), mas depois acabou por se render ao nome :)
Não gosto de nenhum, mas de ter de escolher, escolho Isaac. Eu também preferiria Noé antes que Noah.
ResponderEliminarNeste duelo escolho, sem dúvida, Isaac! Um nome que já gosto há muitos anos e que até está na minha lista!
ResponderEliminarLuísa R. Valério
Neste duelo escolho Isaac.
ResponderEliminarPrefiro o português «Noé» ao nome mais internacional «Noah» para rapaz.
Estou grávida e um dos poucos nomes da minha lista é Noah, tenho algum receio de o escolher, porque me incomoda um pouco nomes que possam haver alguma dificuldade na pronúncia. Com relação a Isaac prefiro a pronúncia inglesa, a pronúncia portuguesa não me agrada. Por isso a escolha é Noah!
ResponderEliminarMônica Flor