Duelo de nomes - Isaac vs Noah

em 06/03/20


Se, em 2009, tivesse tentado compilar uma lista com os nomes mais usados em bebés em Portugal, tenho a certeza de que não incluiria Isaac. Erro meu, porque, nessa altura, Isaac já ocupava a 57.ª posição e já tinha ultrapassado os cem registos anuais, mas era um nome que eu nunca ouvia. Nunca.  Passados mais de dez anos, Isaac está no top 40 e vejo-o com alguma frequência nas listas das minhas leitoras, por vezes acompanhado de nomes bem mais tradicionais mas, mais ainda, em listas compostas por nomes que eu consideraria modernos.
Ora, se é para fazer um duelo entre dois nomes bíblicos, que parecem pouco enraizados na nossa sociedade e, por isso, parecem bem frescos, então mais vale ir para o mais moderno de todos. Falo, claro, de Noah, que em 2018 ficou mesmo às portas do top 50, ultrapassando, pela primeira vez, os cem registos anuais. 
O que acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido?

Resultado da sondagem: 


8 comentários:

  1. Se o duelo fosse entre Isaque e Noé, escolheria Noé que simplesmente adoro! Já Noah não me agrada muito... pelo menos em Portugal. Apesar de apreciar nomes internacionais, prefiro aqueles cuja grafia não é alterada, como Elias por exemplo.
    Hoje não deixo o meu voto...

    Débora

    ResponderEliminar
  2. Isaac :) não fosse o nome do meu mai'velho :) não desgosto de Noah, mas acho muito mais batido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pares escolheu para Isaac? Obrigada

      Eliminar
    2. Escolhemos Micah :)
      Pensámos também em Oliver e Mikel... Mas optámos por Micah, por ser mais fresco e curto... Inicialmente o meu marido vetou o nome (e também vetou Ary), mas depois acabou por se render ao nome :)

      Eliminar
  3. Não gosto de nenhum, mas de ter de escolher, escolho Isaac. Eu também preferiria Noé antes que Noah.

    ResponderEliminar
  4. Neste duelo escolho, sem dúvida, Isaac! Um nome que já gosto há muitos anos e que até está na minha lista!

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar
  5. Neste duelo escolho Isaac.
    Prefiro o português «Noé» ao nome mais internacional «Noah» para rapaz.

    ResponderEliminar
  6. Estou grávida e um dos poucos nomes da minha lista é Noah, tenho algum receio de o escolher, porque me incomoda um pouco nomes que possam haver alguma dificuldade na pronúncia. Com relação a Isaac prefiro a pronúncia inglesa, a pronúncia portuguesa não me agrada. Por isso a escolha é Noah!

    Mônica Flor

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)