Duelo de nomes - Camila vs Ema

em 28/02/20


Emma é um dos nomes do momento na Europa, ocupando lugares cimeiros em vários rankings, como temos tido oportunidade de comprovar aqui. Portugal não tem sido excepção e, desde o ano 2000, o somatório de Ema e Emma já se aproxima dos cinco mil registos. 
Numa altura em que nos virávamos para nomes de raízes medievais, tendencialmente longos e fortes, Ema apresentava-se como uma opção completamente distinta e cativou e continua a cativar muita gente. Curto, delicado e muito feminino, é um nome doce e sereno como poucos. Outro nome que colocaria exactamente nessa categoria é Camila que, no início do ano 2000, também tinha pouca expressão por cá mas que, entretanto, se ouve por todo o lado! 
O que acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar - e se o estiverem a fazer através da versão mobile, encontram a sondagem no final da página!

Resultado da sondagem:


12 comentários:

  1. Estou grávida, e se for menina será Camila! Adoro o nome :)

    ResponderEliminar
  2. Acho Ema muito curto. Antes do Matias ser Matias estávamos indecisos entre Matias, Benjamim e Gil e Gil acabou por saltar fora por isso mesmo, não sei, parece que falta ali qualquer coisa :) Mesmo o Matias levou ali logo com um segundo nome por isso mesmo, três sílabas pareceu-nos pouco provavelmente :)

    Em relação a Camila, não amo mas também não odeio. Gosto moderadamente. Não dava a uma filha, mas gosto de ouvir nas filhas dos outros :)

    Olha, há uns dias conheci um Avelino filho de um Serafim e uma Olívia :) Achei giríssimo :)

    ResponderEliminar
  3. Camila é para mim um nome perfeito e por isso ocupa o primeiro lugar do meu top pessoal! Adoro o som, a grafia, a simplicidade, os diminutivos, o facto de ser "internacional" e o facto de eu pessoalmente nunca ter conhecido nenhuma!
    Ema's conheço algumas mas também um nome do qual gosto bastante. A única coisa que realmente me faria hesitar em usá-lo é a existência das duas grafias em Portugal. Saberia escolher entre Ema e Emma...

    ResponderEliminar
  4. Nunca simpatizei com Ema. Além de ser um nome literal, também é um nome muito curto. Não gosto mesmo. Gosto de Camila e seria capaz de o utilizar.

    ResponderEliminar
  5. Aí que difícil. Amo meu nome e seu significado : Mensageira dos deuses, a sacerdotisa. Mas Emma é um dos meus nomes favoritos.

    ResponderEliminar
  6. Emma - um nome com pedigree literário fortíssimo! Tem a Emma Bovary, claro, mas também a Emma Woodhouse (a melhor de todas as protagonistas da Jane Austen, e também a preferida da autora mesma). Usaria Emma sem hesitação se fosse um pouco menos popular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julia, partilho o seu amor pela "Emma"! Quando li a obra pela primeira vez - há mais anos do que gostaria de mencionar XD -, não gostei e espantou-me que a mesma autora que deu vida à Elizabeth e à Eleanor possa ter criado uma criatura tão mázinha... Na verdade, foi um acto de coragem por parte de Jane Austen: ter uma protagonista com defeitos, falível, humana. Hoje, também é o meu favorito de toda a obra da autora =)

      Eliminar
  7. Camila, de longe.

    Ema não gosto. Só gosto da grafia Emma, e só gosto da pronúncia "Émma", não "êma" como pronunciam os lisboetas...

    ResponderEliminar
  8. Gosto dos dois. Acho Camila mais bonito e elegante, e Ema mais interessante e rebelde. Acho que hoje voto em Ema :) Ah, e adoro nomes curtinhos!

    ResponderEliminar
  9. Sou mãe de uma Ema e irmã de uma Camila! Gosto muito dos dois, não consigo escolher! 😉

    ResponderEliminar
  10. Prefiro Camila, se bem que reconheço as virtudes de Ema.
    Ambos têm um sabor internacional e são fáceis de pronunciar, e para pais que valorizam estes atributos tanto um como outro saltam facilmente para o topo da lista.
    Conheço pessoas com ambos os nomes em Portugal, se bem que as Emas são invariavelmente pequeninas. Cá fora, em ambiente profissional, só me cruzei com uma Emma... Infelizmente, estou num país que não tem o hábito de publicar estatísticas relativamente a nomes (sim, já fui verificar). É uma pena! A realidade onomástica é completamente diferente da nossa...

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito do nome Ema. Mas prefiro a grafia Emma (nome de uma das minhas sobrinhas). Sempre que ouço o nome Emma/Ema, lembro-me da doçura, soavidade, feminismo, elegância da minha sobrinha.

    Camila, não me diz muito, mas tb não acho mau.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)