Duelo de nomes - Jonas vs Salomão

em 17/01/20



Hoje ouvi o nome Salomão e decidi que o ia usar no duelo desta semana, incentivada pelos vossos comentários a nomes como Baltasar, Cristóvão ou Lázaro, e pela minha vontade de fazer mais duelos improváveis. Naquele universo paralelo que eu denomino de "zona onde os nomes poderiam agradar por aproximação", Salomão tinha tudo ser um sucesso. Está em linha com Simão e Salvador, tem uma terminação que é querida aos portugueses, é um nome bíblico que significa pacífico.... 
Difícil mesmo foi encontrar outro nome à altura do desafio. Pensei em Serafim, em Jeremias, esteve quase para ser Leonel mas acabei por optar por Jonas, que significa pomba, também é um nome bíblico e também seria bem sucedido na tal realidade alternativa, por aproximação a Lucas e a Noah. 

Saiamos então daquela zona de conforto habitual nos meus duelos e digam-me o que pensam destes nomes e se acham que, efectivamente, poderiam ser mais usados do que são de momento[rondam os seis registos anuais]. Qual é o vosso preferido?



10 comentários:

  1. Tenho um problema com Salomão... Nunca estaria na minha lista embora goste do significado.
    Já Jonas agrada-me. Sempre achei que seria giro em homenagem a minha irmã Joana escolher Jonas para o meu filho

    ResponderEliminar
  2. Adoro salomão é um nome forte e com personalidade, mas se tivesse um filho não o punha em primeiro lugar e sim em segundo para nao ficar tao estranho.
    Punha tipo David Salomao...mas tratava a criança por salomao...lol

    ResponderEliminar
  3. Não consigo escolher, mas talvez prefire Jonas, apesar da imediata associação ao jogador.

    Salomão soa-me muito pesado.

    ResponderEliminar
  4. Acho que ambos ficariam bem numa criança nascida em 2020. O meu voto foi para Jonas, pois não optaria por um nome terminado em -ão, são demasiado difíceis de pronunciar para quem não fala português.

    ResponderEliminar
  5. Votei em Salomão como meu preferido, exactamente por ter a tal terminação tão portuguesa, ter as mesmas sílabas que Salvador, ser pouco comum, ter um significado tão bonito e sonoridade carismática.

    Gostei muito deste duelo Filipa. Que venham mais duelos «fora da zona de conforto»!

    ResponderEliminar
  6. Gosto e sempre gostei de Salomão. É um nome que entra mesmo na lista dos preferidos. Voto neste.

    ResponderEliminar
  7. Com todo respeito, não consigo imaginar alguém com menos de 60 anos com nome de Salomão, por isso prefiro Jonas.

    ResponderEliminar
  8. Não gosto nada de Jonas, e também não gosto de Salomão. Sempre que penso nome Salomão, vem-me à cabeça a imagem de um peixe... o salmão.

    Não voto, nenhum me agrada para poder escolher.

    -L

    ResponderEliminar
  9. Voto em Salomão é um dos meus preferidos, há imensos nomes interessantes e pouco usados na bíblia, principalmente no antigo testamento que merecem que olhem mais para eles.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)