Já vos apresentei aqueles que, a meu ver, foram os nomes mais marcantes da década no nosso país, mas agora que temos uma ideia aproximada dos nomes mais registados em Portugal em 2019, acho que vale a pena, nem que seja para memória futura, compilar a lista dos 25 nomes mais registados nos últimos dez anos, para cada género. Aqui fica:
Meninas
- Maria
- Leonor
- Matilde
- Beatriz
- Mariana
- Carolina
- Ana
- Inês
- Lara
- Margarida
- Sofia
- Francisca
- Joana
- Laura
- Diana
- Madalena
- Alice
- Clara
- Mafalda
- Sara
- Luana
- Rita
- Íris
- Bianca
- Benedita
Meninos
- João
- Rodrigo
- Martim
- Francisco
- Afonso
- Santiago
- Tomás
- Miguel
- Gonçalo
- Guilherme
- Gabriel
- Tiago
- Pedro
- Duarte
- Diogo
- Rafael
- Dinis
- Lucas
- Lourenço
- Salvador
- Gustavo
- David
- José
- Simão
- Vicente
Filipa, muitos Parabéns pelo seu blog, que visito muito frequentemente! É, como já tive oportunidade de lhe dizer, serviço público todo o trabalho que aqui desenvolve de uma maneira tão sistematizada. Tem toda a minha admiração! O post de hoje é mais uma prova de que a sua capacidade de análise e a sua paixão levam este blog a uma dimensão de excelência e sensibilidade únicas. Um beijinho para si, Filipa! Cristina Macedo
ResponderEliminarConcordo! Amo os posts a análise da Filipa :)
EliminarHá nomes que, por muito usados que sejam, na minha opinião, dificilmente perdem o encanto. Refiro-me a nomes como Margarida, Benedita, Madalena, Leonor, Maria e Salvador, Duarte, Vicente, Dinis. Não estava à espera de encontrar Bianca na lista, nem Simão.
ResponderEliminarJá no outro dia tinha achado muito pertinente o post do top 50 sobre este conter 75% dos nascimentos e, por isso, o rank 50 ser um bom ponto para delimitar nomes populares de nomes menos populares. Este post é a continuação dessa análise racional e focada nos dados e eu acho muito interessante ver esta informação. Por exemplo, o facto de Benedita estar nesta lista mostra que se estabeleceu como nome popular e não é apenas uma tendência do momento. Mesmo se a popularidade de Benedita diminuísse nos próximos anos (o que não me parece provável), o nome já teria deixado uma marca forte na população portuguesa. Um outro caso que me surpreendeu foi Laura. É um nome que eu pessoalmente não considero assim tão popular, porque nunca conheci muitas, mas que claramente é mais comum do que eu pensava. Nos nomes masculinos, é interessante ver como Santiago está numa posição tão cimeira, já que é uma moda relativamente recente.
ResponderEliminarParabéns pelos posts excelentes, Filipa! Mesmo com cada vez menos dados do IRN, consegue fazer das tripas coração!
Muito obrigada pelas vossas palavras tão simpáticas e encorajadoras! <3 Isto faz tudo muito mais sentido depois de partilhado e depois de receber o vosso feedback, que leio sempre que com toda a atenção e entusiasmo! :)
ResponderEliminarFeliz ano novo! Fiquei surpreendida com a falta de Manuel na lista dos meninos
ResponderEliminar