Maria & Francisco no topo das preferências dos portugueses

em 10/12/19


A TVI e o Correio da Manhã estão a avançar que Maria & Francisco foram os nomes mais registados até ao dia 5 de Dezembro de 2019. Os dados provisórios mostram ainda outras mexidas no top 10, nomeadamente, no lado feminino, a subida de Alice e Benedita que, como previmos há dias, se aproximam cada vez mais do top 5, e o regresso de Francisca ao top 10, que deixa assim Sofia de fora! No lado masculino, acho que a grande novidade é a presença de Gabriel no top 5, o que comprova o que escrevi há dias sobre a possibilidade de se transformar num dos nomes fortes da próxima década! E, para finalizar, lembrem-se que Miguel foi o nome preferido dos brasileiros e vejam-no novamente no top 10 - onde não consta Martim! 
Aqui fica o top 10 provisório, que reproduzo da página da TVI24

Nome Registos
Maria 5198
Leonor 1451
Matilde 1374
Carolina 1064
Beatriz 974
Alice 915
Benedita 896
Mariana  794
Ana 782
10º Francisca 774
Francisco 1618
João 1544
Santiago 1391
Afonso 1227
Gabriel 1208
Duarte 1197
Lourenço 1188
Miguel 1159
Rodrigo 1143
10º Tomás 1132

Francisco chegou ao top 10 em 1999 e só de lá saiu um ano, em 2009. Ao longo dos últimos 20 anos, manteve-se sempre acima dos mil registos, aproximando-se dos dois mil em 2004 e 2007. 

O Público também aborda o assunto e dá-nos mais algumas informações sobre alguns nomes:


Nome Registos / Posição
Vitória 412 [21º]
Eva 385
Ema 203
Yasmin 164
Alícia 156 [45º]
Emma 146
Isabel 135 [50º]
Noa 127
Lia 121
Luna 114
Victória 112 [56º]
Isabella 105 [61º]
Miriam 100 [62º]
José 590
Diogo 584 [24º]
Diego 558 [25º]
David 485 [30º]
Enzo 349
Luís 250
Kevin 191
Matheus 164
Lorenzo 156
Bryan 140
Davi 119 [57º]


[em atualização]

15 comentários:

  1. ainda Leonor e Matilde no 2 e 3º lugar`? Pensei que esses nomes já estivesses mais ultrapassados, imaginava até Alice e Benedita, que é o que se ouve mais!

    ResponderEliminar
  2. Fui mãe de um Martim este ano e fico mesmo hiper, mega feliz se o nome realmente tiver saído do top 10 👌😁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê? Não é por estar em número 11 que deixa de ser popular. Aliás leva a carga de mais de uma década de popularidade extrema.

      Eliminar
  3. Impressionante o nome Benedita! Foi um nome que só ouvi pela primeira vez em 2010, quando tinha 23 anos e estava no meu primeiro emprego... logo aí havia 3 Beneditas na empresa, as 3 do Porto e de famílias bem :D agora parece ter-se generalizado! Mas da minha geração não conheço nenhuma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um nome comum no Porto. Andei numa escola aqui do Porto e na mesma turma havia 2 Beneditas.
      Já para não falar que a única Benedita famosa em Portugal é a Benedita Pereira, que é do Porto, e provavelmente da mesma época dessas outras Beneditas. Seria interessante ver os nomes populares por região.

      Eliminar
  4. Que curioso! Quando Santiago passou para o primeiro lugar do top fez-me sentido, ouvia imenso o nome, trabalhava com um monte de miúdos chamados Santiago... Agora, não ouço assim tanto o nome Francisco. Quer dizer, tenho duas amigas que tiveram rapazes e uma chamou Francisco ao filhote, mas não diria que seria o primeiro lugar! Já em relação aos outros lugares, confesso que me entristece um bocado a subida tão abrupta de Alice (porque exclui o nome da nossa lista de nomes potenciais), mas gosto da descida de Sofia :) E estou muito curiosa com a posição de Joana. O Matias tem cinco ou seis Joanas adultas na vida dele (eu incluída), é uma confusão! Mas depois deixei de conhecer Joanas, e agora na sala dele há novamente duas :) Parece-me que é um nome novamente em crescimento, mas posso estar enganada :)

    ResponderEliminar
  5. Filipa, gostaria de lhe perguntar se consegue fazer uma projeção de algum nome feninino a despontar, como se passou com o caso de Benedita? Fazer futurologia com um nome que tenha tanto potencial como Benedita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Infelizmente (porque eu adoro o nome e não queria nada que se tornasse popular), acho que Olívia é o futuro Benedita. No outro dia fiz um gráfico rápido a comparar a evolução dos dois nomes e parece-me que a subida de Olívia está a imitar a subida de Benedita pouco antes de passar os 100 registos. Não consegui comparar com outros nomes porque não há dados completos de muitos anos para trás. Penso que seriam precisos pelo menos mais 5 anos de registos para perceber como Alice subiu, por exemplo, e comparar com estes dois.

      Eliminar
  6. Realmente, o aumento de Alice é impressionante (e penso que seja ainda mais surpreendente que o aumento de Benedita). Na minha opinião, nem Clara aumentou e surpreendeu tanto como Alice (sendo que a questão do aumento tem os seus prós e contras). Estou curiosa com a posição de Margarida, que tem vindo a diminuir e a posição de Madalena, mais por curiosidade.
    Filipa, entretanto, a Liliana e o Daniel (não sei os apelidos do casal) anunciou o nome do bebé, nascido ontem: Santi Marcel (?) sendo que já são pais de uma Ariel Melody. Também a Carolina Patrocínio está novamente grávida, desta vez, rapaz. Será que a família Patrocínio vai continuar com a mais recente moda de usar os nomes dos pais? Assim sendo, seria Diana, Frederica, Carolina, Gonçalo.

    ResponderEliminar
  7. Já agora, a Carolina Patrocínio anunciou hoje que está grávida de um menino! Estou super curiosa quanto ao nome!

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vai pôr o nome do pai, Gonçalo.

      Eliminar
    2. Uau, nem sabia que ela estava grávida! Ainda não tinha visto nada! Espero que não seja Gonçalo, porque odeio essa lógica, mas diria que há uma grande probabilidade de isso acontecer, até tendo em conta que a irmã Inês fez o mesmo. Na verdade nem tenho paciência para pensar em possibilidades fora de Gonçalo, porque já sei que ela vai desiludir. Oh well.

      Eliminar
  8. Num outro post disse que os nomes dos arcanjos iam entrar no top 10, já só falta Rafael...Quanto aos femininos é mais do mesmo.

    ResponderEliminar
  9. A Liliana e o Daniel, da Casa dos Segredos, tiveram hoje o nascimento do segundo filho, chama-se Santi Marcel

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)