Têm ouvido Caleb & Antonella?

em 30/10/19


Há dias, numa reunião de pais, foi-nos dito que o agrupamento está a receber muitos pedidos de matrícula de crianças estrangeiras, sobretudo brasileiras e venezuelanas - o que apenas confirma aquilo que se pode ler amiúde nas notícias - e é mais do que previsível que este fluxo migratório venha a ter impacto na nossa lista de nomes mais registados. 
Não encontrei a lista oficial de nomes populares na Venezuela [se alguém encontrar, agradeço a partilha!] e sei bem que olhar para a lista de nomes mais usados num país vizinho pode ser extremamente enganador mas, cruzando a lista de nomes populares no Brasil, na Colômbia e no Babycenter en Español, encontrei alguns nomes que se repetem, tais como:

  • Antonella
  • Isadora & Isidora
  • Maitê
  • Benício
  • Caleb
  • Gael
  • Nicolas

Quem sabe se dentro de poucos anos não estão com frequência no nosso quotidiano? Da minha parte, adoraria começar a ouvir nomes como Agustina, Guadalupe, Josefina, Lavínia, Miranda, Paulina, Ximena, Jerónimo, Máximo, Milo, Murilo ou Santino!  

13 comentários:

  1. Tenho uma prima argentina chamada Antonella, também conhecida por Anto.

    ResponderEliminar
  2. Adoraria que mais nomes "estrangeiros" fizessem parte da lista de nomes permitidos! Especialmente Star e Lilith que adoro e gostaria de usar, mas que não são permitidos.
    Também gosto muito de Gael e Milo.

    ResponderEliminar
  3. Sou educadora de infância e tenho na sala uma venezuelana chamada Marcela, um brasileiro Glaysson e uma síria Assad.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não frequentei o jardim de infância e tenho uma dúvida: nessa fase, as crianças aceitam todos os nomes com naturalidade ou já começam a perceber que há nomes diferentes?

      Eliminar
  4. Aii Filipa meti me num grupo de nomes no Facebook.. É só brasileiros.. Se não são nomes inventados com montes de Y ou o repetidos ou primeiro e segundo nome que tem a mesma terminacao lol tenho constatado a preferência por Heitor, Gael, Gabriel, mirela (que eu não conhecia), Valentina, Alice (fiquei surpresa) mas tb vi por lá Maitê (lembro me logo da atriz). A gestora do grupo disse me que Manuela tb está mt na moda. Tem de entrar pro grupo Filipa. Ajuda a meter juízo na cabeça daquela gente. Chamar aos filhos de emanuelly stefanny? Kauany (ainda perguntei se era de menino ou menina e é menina lol). MILLYNA? Aylla? Radhuan? Aryella ?? Estou a dar em louca naquele grupo lol ao menos consigo ajudar algumas pessoas que preferem nomes mais tradicionais graças a Deus eles existem afinal Ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A bem da minha sanidade mental, não participo em grupos do Facebook, seja sobre que tema for! :) Prefiro ficar aqui quietinha e contribuir apenas para pessoas querem efectivamente ouvir a minha perspectiva!
      No entanto, temos de levar em consideração que a realidade brasileira é bastante distinta da portuguesa...

      Eliminar
    2. Sou brasileira e esse monte de "y" e coisas do gênero são de pessoas de classe mais baixas e com menos instrução... acho que eles gostam de "causar" e ser diferentes... não percebem que acabam ficando ridículos....

      Eliminar
  5. Gosto de todas as variantes de Antónia, seja Antonieta ou Antonella ou Antonina, para mim são dos nomes mais perfeitos, são atemporais, marcantes e algo "românticos".
    Acho Isidora/Isadora interessantes, em Portugal os nomes gregos são quase sempre os mesmos, variedade precisa-se.
    Maitê, Gael e Nicolas acho bonitos.
    Tal como Antónia, também gosto bastante de Augusta e Agustina pelas mesmas razões.
    Guadalupe é um dos meus nomes favoritos, se Santiago pode ser popular em portugal, não há razão para Guadalupe não ser também.
    Josefina é um nome de "avós" de hoje, mas Aurora também o é e começa surgir de novo.

    ResponderEliminar
  6. Tenho um casal de amigos aqui no Brasil que escolheram Antonella porque não é fácil fazer o diminutivo, como é normal aqui no Brasil (chamarem Ana de Aninha, Rafael / Rafaela de Rafinha, e etc). Achei um motivo bem curioso, mas realmente não é a única Antonella dessa idade que eu conheço (por volta de 4 anos), mas não acredito que esteja tão comum.

    Eu estou ouvindo mais "Calebe"s aqui no Brasil, principalmente na comunidade evangélica, para variar dos nomes do novo testamento e Davi / Miguel.

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro Guadalupe! 😍

    ResponderEliminar
  8. Quando vivíamos em Espanha, a minha irmã tinha uma professora chamada Maitê, nome que eu passei a adorar desde essa altura e que continuo a achar muito interessante.

    Também conheci um menino brasileiro de nome Nicolas quando ainda andava na escola. É um nome com o qual simpatizo, mas prefiro a grafia, Nicholas.

    Adoro Antonella, prefiro-o a Antónia. E também gosto imenso de Benício.

    Gael, confesso que não me enche as medidas mas acho-o jovial e leve.

    Gosto muito de Caleb pronunciado em inglês, mas em português confesso que perco um pouco o encanto.

    ResponderEliminar
  9. Gosto de Isadora, Guadalupe, Máximo e Jerónimo :) Consigo simpatizar com Ximena e Josefina.

    ResponderEliminar
  10. Achei giríssimo Maitê

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)