O que acham de Noemi?

em 29/10/19


Há dias, uma leitora deixou um comentário num post de 2013 e, ao relê-lo, achei que valia a pena trazê-lo novamente à ribalta. O post debruçava-se sobre Noemi e, na altura, perguntava-vos se não fazia um par bonito com Benjamim - que, então, ainda estava abaixo dos 50 registos! Eu continuo a achar que os nomes combinam muito e sinto que Noemi soa cada vez melhor, tendo em conta que estamos a usar bastante nomes como Ema, Mia, Eva, Noa, Miriam, Emília e Tomé. Além disso, Noemi é um nome popular na Itália [e na França!] e, assim, também me faz sentido junto de Mateo, Enzo e Lorenzo. Este não será o nome indicado para quem gosta de nomes mais tradicionais, e sei que a maioria não partilha do meu gosto por Noé mas, honestamente, Noémi parece-me uma belíssima opção para a enorme fatia de pessoas que procura algo um pouco diferente. 
O que é que vocês acham de Noemi [as grafias Noémi ou Noémie também são podem ser registadas]. E aproveitando o momento, qual acham que é o nome mais bonito: Noémia, Noemi ou Naomi? 

17 comentários:

  1. Quando olho para Noemi parece-me que lhe falta um "a", talvez porque estou muito familiarizada com o nome Noémia.
    Talvez seja por isso que não aprecio este nome. A sua sonoridade remete para a língua francesa, parece mesmo um nome francês, o que também não me agrada.

    ResponderEliminar
  2. Sou apaixonada por Noemi! Era o nome que queria por em uma futura filha, mas o marido não gosta, infelizmente...(talvez eu consiga fazê-lo mudar de ideia rsrs). Gosto da sonoridade, por começar por uma letra não tão usada (são poucos os nomes em alta que iniciam por N), o significado é bonito e a história da Bíblia também. E ser internacional é um bônus!

    ResponderEliminar
  3. Gosto bastante de Noémia e Naomi! Noemi não tanto...

    ResponderEliminar
  4. Noemi, com certeza. Concordo que pode ser um nome mais popular com essas combinações.

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto muito de Noémi.
    É um nome doce e suave e também o nome da minha tia, irmã do meu pai. A terminação em «i» é charmosa e remonta às nossas raízes italianas.
    Se tivesse um filha, ponderava este nome num composto.

    Tal como a autora do Blog, também aprecio muito o nome Noé!

    ResponderEliminar
  6. dos 3, gosto menos de Naomi, por começar com NAO, que parece não.
    Noemi acho muito fofo.
    Noêmia nem gosto, nem desgosto.

    ResponderEliminar
  7. Prefiro o nome na forma Naomi, mas não usaria. Não tem um uma sonoridade que me agrade muito.

    ResponderEliminar
  8. Gosto imenso de Noemi, acho absolutamente mimoso. Ainda discutimos esse nome para a nossa bebé mas acabamos por escolher outro. Quem sabe de uma próxima vez :)

    ResponderEliminar
  9. Conheço umas gémeas chamadas Abigail e Noemi. Gosto da combinação.

    ResponderEliminar
  10. Também gosto de Noemi! Adoro a sonoridade e grafia diferentes. Também é bom saber que é apreciado no estrangeiro, acho que o mundo está cada vez mais "global", nunca sabemos se algum dia dará jeito um nome mais internacional.
    Acho mais fresco e arrojado que Noémia. Já Naomi, não aprecio.

    ResponderEliminar
  11. Meu nome é Ruth Vitória
    Pensei em colocar na minha filha Noemi Vitória. Gosto muito de Noemi, acho muito fofo e delicado ..<3

    ResponderEliminar
  12. Me chamo Noemi, e gosto muito por ser um nome na minha opinião, fofo e delicado

    ResponderEliminar
  13. Adoro o nome Noémi! Acho que combina muito com os nomes que vão surgindo ultimamente aqui e ali nos posts do blog: Miriam, Belém, Dalila, Graça, Salomé.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na sequência de nomes que apresentou, prefiro a grafia Noémia.
      Apesar de serem muito parecidas, pequenos detalhes podem fazer muita diferença e acho a grafia Noemi mais fofa e delicada.

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)