Duelo de nomes - Dalila vs Penélope

em 06/09/19


Enquanto preparava a resposta a um pedido de pares perfeitos para Frederica, encontrei a lista final de nomes que eu tinha para a minha filhota e que, apesar de não servir de muita ajuda para a leitora,  tinha lá um par que eu considero perfeito: Dalila & Penélope. Durante semanas, a minha filha chamou-se Dalila e, noutras tantas, foi Penélope mas, durante esse tempo, ninguém nos levava a sério. Pois acreditem que era seríssimo e eu continuo a adorar nomes fortes e cheios de personalidade. A maioria não quer um nome delicado para um menino, mas assusta-se perante a possibilidade de um nome tão imponente para uma menina! 
E vocês, o que acham de Penélope e de Dalila? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem:


16 comentários:

  1. Gosto muito de Penélope.

    ResponderEliminar
  2. Para mim, Dalila, sem dúvida. Gosto imenso.

    ResponderEliminar
  3. Eu AMAVA Dalila. Era o nome da minha amiga imaginária... Mas agora tenho uma sogra a qual todos chamam Lila. Por isso esqueçam lá isso.. Penélope mil vezes ahahaha mas como trabalhei na Longchamp e um dos modelos dos sacos que saiu na altura que eu la travava era Penélope (tanto gostei que tive de comprar um!!) acho que sempre que chama se pela minha filha me ia lembrar do saco ahahaha mas continuo a achar lindoooo esse nome. Embora com sotaque francês seja ridículo (pénélópe)

    ResponderEliminar
  4. Adoro os dois nomes! São fantásticos nomes mas se tivesse te usar um deles seria Dalila! Adoro o som! É tão fresco!

    ResponderEliminar
  5. Dalila! Adoro Dalila mas ainda mais de Delilah! Penélope também é muito bonito!

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar
  6. Para a minha grande frustração, o meu marido não liga de jeito nenhum para nomes - mas as duas únicas vezes que ele ouviu um nome e (espontaneamente) comentou: "que bonito!"...foram justamente com os nomes Penélope e Dalila. A Dalila foi uma moça nos ajudando no banco, e a Penélope foi mencionada durante um documentário sobre os Gregos. Nunca mais ele fez esse tipo de comentário - só com esses dois mesmo. Será que são nomes que agradam aos non-name-nerds? kkkk...

    ResponderEliminar
  7. Adoro Penélope! De Dalila não gosto muito.

    ResponderEliminar
  8. Adoro Dalila! No meu top de nomes preferidos para uma futura filha :)

    ResponderEliminar
  9. Dalila e Penélope são dos meus preferidos, são ambos pouco comuns em Portugal mas não podiam ser mais clássicos, ficam no ouvido, são "intensos" mas ao mesmo tempo leves.

    ResponderEliminar
  10. Seriíssimo é a forma certa.
    Prefiro Dalila

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo alerta! Enquanto escrevia o post, hesitei nessa palavra e, para esclarecer a dúvida, consultei o Priberam, em que habitualmente confio. Discorda da explicação deles ou não se aplica à minha frase? Superlativo absoluto sintético de sério

      Eliminar
  11. Prefiro Penélope, de longe :)

    ResponderEliminar
  12. Desculpe, Filipa mas não consigo votar. Na minha modesta opinião, são dois nomes nada bonitos para se chamar a uma criança. Percebo que os familiares não os levassem a sério. Não leve a mal, por favor.

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito dos dois nomes e, se pudesse, votaria em ambos! Têm qualidades que aprecio: o facto de serem antigos, ligados à cultura religiosa e mitológica, carismáticos, compostos por sílabas harmoniosas e pouco comuns nos dias de hoje.

    Gostaria que um dia nos presenteasse com um «post» com compostos para ambos os nomes. Fica a dica!

    ResponderEliminar
  14. Hoje inclino-me para Dalila, no qual votei, mas Penélope é lindo e tenho pena de não conhecer nenhuma... Se a escolha fosse entre Penelope e Delilah, optaria pelo primeiro!

    À parte do dueto de hoje, passei para contar que conheci uma Angela Dagriel (nome composto) nascida nos anos 40! Adorava saber onde é que os pais foram buscar Dagriel...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)