Anos-luz: Manuel & Emanuel

em 11/09/19


Há umas semanas, escrevi que considerava Manuel como o clássico dos clássicos dos nomes portugueses. É um nome muito comum na nossa sociedade, transversal e que tanto pode ser encarado como um nome muito simples, como um nome muito distinto. Manuel é tão apelativo para nós, que até Manel se tem imposto como nome próprio e encaro Manoel com alguma expectativa. 
Nos últimos 50 anos, algum do fascínio de Manuel estendeu-se até Emanuel, nome com uma enorme carga religiosa, que esteve no top 50 até 1997 e que só desceu da marca dos cem registos anuais em 2005. Os nomes são extremamente semelhantes, mas aquele E faz muita diferença. Atendendo à diferença do número de registos de hoje [550 de Manuel, contra 43 de Emanuel], diria que, para a maioria das pessoas, a letra E é prejudicial. Para mim, embeleza o nome, que passa a soar de forma muito mais delicada. Porém, não o prefiro a Manuel, precisamente porque o que me atrai nos nomes não se esgota no seu som ou no grafismo e o significado social de Manuel está muito para lá da sua beleza.
Apesar de considerar que se encontram a anos-luz um do outro, acho que caminhamos para uma fase em que Emanuel pode voltar a ser uma opção interessante. E já que falamos em opções interessantes, acham mais cativante Emanuel ou Manuela?

15 comentários:

  1. Emanuel não gosto. Manuel sim gosto mas não adoro.

    ResponderEliminar
  2. Emanuel tem o mesmo problema de Marlene: associação ao cantor pimba.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá para acreditar que nem me ocorreu?! Talvez isso ajude a explicar a diminuição no número de registos!

      Eliminar
  3. Manuel é sempre o nome do português nas piadas (anedotas) brasileiras.Isso mostra que nós brasileiros, vemos como um nome tradicional das terras lusitanas. Piadas à parte, acho lindo o significado, mas não me agrada a sonoridade...nem mesmo Manuela... está popular demais! Para mim, tirou o pouco brilho que tinha...

    ResponderEliminar
  4. Filipa, a lista de nomes aprovados foi editada este mês, mas não fala nada sobre actualizações. Sabe do que se trata?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita, também tenho estado atenta mas a lista disponibilizada continua a ser a mesma!

      Eliminar
  5. Não consigo gostar nem de Manuel, nem de Emanuel. Mal por mal Manoel (nome do meu avô paterno).

    ResponderEliminar
  6. Eu penso que Manuel vai ser sempre um dos nomes favoritos dos portugueses, tanto como primeiro nome, quanto como segundo. Fica bem com (quase) tudo.

    Manuela não gosto muito, confesso. Mas não é um nome feio. Até penso que poderia ser encarado como uma Francisca, por exemplo. [Femininos de nomes masculinos muito populares]

    Já Emanuel não gosto. O E muda tudo.....

    ResponderEliminar
  7. Estou de acordo com a Sofia. Mal por mal que seja Manoel justamente por ser o nome do meu avô paterno. Infelizmente no registo civil ao longo dos anos mudaram o nome do meu avô para Manuel. Mas ele ainda hoje com quase 90 anos assina sempre Manoel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espreite este artigo: https://eco.sapo.pt/2019/04/21/registo-civil-obrigou-cidadaos-a-mudar-a-grafia-do-nome-um-victor-virou-vitor-e-um-baptista-batista-tudo-em-nome-do-acordo-ortografico/

      Não sei se interessará ao seu avô mas, aquando da renovação do cartão do cidadão, pode ser pedido que se regresse à grafia presente no assento de nascimento!

      Eliminar
  8. Gosto de Emanuel. De Manuel não gosto, é demasiado vulgar e banal.
    Só tenho pena que não exista nenhum diminutivo adequado para Emanuel.

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto de Emanuel. Mudei o nome do meu filho agora no final da gravidez para Emanuel e um diminutivo que não e Mael que também tem um significado ótimo em bretão, príncipe!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)