Duelo de nomes - Álvaro vs Marcelo

em 20/09/19


Esta semana regressamos ao nosso passeio pelos nomes que já estiveram muito presentes na nossa sociedade mas que, entretanto, foram perdendo lugar nas maternidades portuguesas. Álvaro & Marcelo são nomes associados a pessoas de grande relevo na política portuguesa e isso costuma ser referido quando os menciono; no entanto, como são nomes com bastante tradição entre os homens portugueses, acho que têm vida para além dessas figuras e se eu conhecesse agora um pequeno Marcelo não partiria do princípio que se tratava de uma homenagem ao nosso Presidente da República! Eu gosto bastante do nome Marcelo e acho-o muito sóbrio, mas admito que gosto bem mais de Marcela! Não sei se sabem mas Marcelo foi um dos nomes mais escolhidos em 1998, por causa de uma novela... Conhecem algum Marcelo nascido nesse ano?
Álvaro era o nome do meu avô paterno e foi passado a filhos e netos, por isso é-me muito familiar e estou habituada a ouvi-lo em crianças; no entanto, sei que há muita gente que o considera demasiado forte e imponente, o que poderá ser um ponto negativo, numa altura em que procuramos nomes mais neutros. E já que falamos em novelas lá em cima, alguém se lembra da novela Felicidade [novela esssa que pôs Beatriz nos radares de toda a gente]? Pois é, em 1993, também Álvaro teve mais registos do que habitualmente, o que certamente se ficou a dever às personagens de Álvaro e Alvinho, o filho. 
O que é que vocês acham de Álvaro e de Marcelo? Qual é o vosso preferido?

Atualização - resultado da sondagem:


14 comentários:

  1. Acho que fui a primeira a votar XD Votei em Álvaro, e a escolha não foi difícil.
    O nome Marcelo está presente na minha família, e conheço um Álvaro... A sua pouca popularidade não é um problema para mim, muito pelo contrário. Álvaro faz-me sempre pensar em como as fronteiras conseguem marcar grandes diferenças em termos de gostos: Álvaro é extremamente popular em Espanha, e pouco usual em Portugal. Já Afonso/Alfonso, por exemplo, é o contrário!

    ResponderEliminar
  2. Não gosto particularmente de nenhum.
    Votei em Álvaro simplesmente porque não gosto nada de Marcelo.
    Marcela, apesar de também não gostar muito, sempre é mais interessante do que a versão masculina.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de ambos os nomes mas votei em Álvaro porque é um nome que posso vir a dar futuramente a um filho!

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar
  4. O curioso é que ambos os nomes têm significados semelhantes apesar de terem diferentes raízes linguísticas, Álvaro (guerreiro em germânico) e Marcelo (pequeno guerreiro em latim).
    Álvaro não me encanta, mas não me surpreenderia se viesse a ser mais comum em portugal, sendo um nome espanhol à la Santiago, muito popular no pais vizinho.
    Gosto muito de Marcelo/a, é um diminutivo sem o ser, pois a maioria das pessoas não sabe que é diminutivo de Márcio/Marcos, tal como Martim, que já é bastante popular em Portugal, por isso acredito que Marcelo/a vai-se tornar mais comum, pessoalmente prefiro a Martim.
    Seria interessante também fazer um questionário sobre Márcio/Marcos, todos os nomes derivados de Marte.

    ResponderEliminar
  5. Tenho um primo Marcelo. O nome é-me mais familiar do que Álvaro. Mas hoje em dia está demasiado conotado com o presidente.

    ResponderEliminar
  6. Não gosto nada de Marcelo. Também não gosto de Marcela mas prefiro-o à versão masculina. Álvaro já gostei mais.

    ResponderEliminar
  7. Votei em Álvaro. Gosto do nome. Marcelo não me conquista tanto.

    ResponderEliminar
  8. Não voto, nenhum dos dois me agrada.

    Conheci um Marcelo, há uns anos atrás, deverá ter uns 15 anos agora. Lembro-me que na altura estranhei o nome, especialmente numa criança. Achei um nome muito pesado.

    Prefiro o masculino Marcelo, não gosto da terminação do feminino "cela", que me remete para as celas da prisão.

    Não gosto de Álvaro. Não gosto da sonoridade do "v".
    Por isso não gosto dos nomes Gustavo e Vasco, mas que até fazem bons pares com Álvaro.
    Não sei porquê, mas coloco Álvaro na mesma categoria de Alfredo e Alberto.
    Embora nenhum me agrade especialmente, entre os três prefiro Alfredo.

    -L

    ResponderEliminar
  9. Álvaro, que até gosto bastante. Marcelo não gosto nada...

    ResponderEliminar
  10. Não gosto de nenhum por isso não voto. Desculpe Filipa.

    ResponderEliminar
  11. Gosto de ambos mas realmente prefiro Marcela a Marcelo. Acho Marcela um nome cheio de personalidade e força. Já Marcelo transmite-me uma sensação de suavidade (não percebo porquê...). Contudo, tive de escolher Álvaro. À semelhança da Filipa é um nome de família e um que num universo em que tivesse de escolher muitos nomes me veria a usar (se fizesse compostos seria certamente uma das primeiras escolhas para segundo nome!).

    ResponderEliminar
  12. Não gosto absolutamente nada de Álvaro, mas Marcelo sempre foi o nome que mais 'detestei' tanto para rapaz, como na versão feminina, para rapariga. Duelo complicado, bjs

    ResponderEliminar
  13. Voto em Álvaro, apesar de não gostar muito, porque para mim Marcelo e Marcela são muito piores. Faz-me lembrar morcela.

    ResponderEliminar
  14. Álvaro, com certeza!
    Nome simples (grafia e pronúncia fáceis) e, ao mesmo tempo, sofisticado.
    Simplesmente lindo!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)