Marieta - OK ou KO?

em 27/08/19


Julieta é um nome que, de uma forma geral, sempre gradou aos visitantes do Nomes e mais Nomes, e que está a atravessar um bom momento entre as bebés portuguesas. Em 2018 foi registado quase 90 vezes, o que contrasta bem com os nove registos de 2009. Julieta está a seguir os passos de Juliana e de Júlia e superou todas as expectativas que eu tinha depositado em Violeta. Definitivamente, acho que tem grandes possibilidades de chegar ao top 50 num futuro próximo. 
Mantendo-me na temática, não há muitos nomes femininos terminados em -eta com potencial; já aqui descartei a hipótese de resgatarmos Henriqueta & Antonieta, ainda que Antonieta até pudesse vir a beneficiar de uma valorização de Antónia que, mais dia menos dia, me parece inevitável. Loreta é giro, mas não se usa por cá. E é assim que chegamos a Marieta. Como é evidente, não aparece aqui como uma alternativa a Maria, mas antes como um nome que, fazendo a ponte com Julieta, também lhe poderia seguir os passos. Enquanto que Henriqueta e Antonieta são nomes muito pesados, Marieta é bem mais suave e acho que se adapta bem ao estilo de nomes que está a começar a dominar as maternidades. 

Algumas sugestões de Pares Perfeitos: 

  • Alice & Marieta
  • Amélia & Marieta
  • Aurora & Marieta
  • Camila & Marieta
  • Carminho & Marieta
  • Clara & Marieta
  • Ema & Marieta
  • Júlia & Marieta
  • Laura & Marieta
  • Rosa & Marieta

  • Gaspar & Marieta
  • Jaime & Marieta
  • José & Marieta
  • Luís & Marieta
  • Martinho & Marieta
  • Simão & Marieta
  • Tomé & Marieta


De momento, Marieta praticamente não se usa em Portugal e apesar de, em 2018, ter sido a escolha do humorista brasileiro Gregório Duvivier, também não é habitual por lá. Mas há dez anos, Julieta também não se usava por aí além. Acham que se poderá passar o mesmo com Marieta? 

9 comentários:

  1. Gosto de Marieta, assim como de Julieta. Já Henriqueta e Antonieta não aprecio muito.

    Referido aos pares perfeitos adoro Camila & Marieta e Clara & Marieta de meninas e Gaspar, Tomé e Simão para meninos.

    ResponderEliminar
  2. Para mim Marieta não tem nem o encanto nem a delicadeza de Julieta e Violeta. Voto em KO

    ResponderEliminar
  3. Antonieta e Henriqueta aos poucos começam-me a conquistar. Marieta não!!! Já Julieta sim!!! Gosto imenso.

    ResponderEliminar
  4. Acho piada a Arieta. Mas nao Marieta

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de Aretha (é diferente e jovial), mas Julieta, Marieta, Antonieta e Henriqueta é muito pesado. Acho inviável e feio.

    ResponderEliminar
  6. Acho Marieta uma boa alternativa ao muito cansativo Maria, mas acho Loreta bem mais interessante, é mais um nome latino com raízes naturalistas fora do comum e bonito na minha opinião.
    Não acredito que Henriqueta se torne popular, agora Antonieta não duvido, faz sentido depois de Julieta e Violeta, é uma nome raro hoje em dia, mas que não tem nada de estranho e que encaixa perfeitamente com os nomes mais betos que são populares por aqui.

    ResponderEliminar
  7. Julieta.. Esse nome não me sai da cabeça pra uma segunda filha... O marido diz que confia no que eu escolher pq da primeira diz que acertei em cheio (Gabriela)

    ResponderEliminar
  8. Ainda a propósito de Marieta, esqueci-me de referir que Anita tem tido bons registos!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)