Caídos em des...uso!
- Antonieta & Henriqueta -

20.7.16


António e Henrique são nomes com enorme tradição em Portugal. A sua popularidade tem sofrido alguma oscilação mas, hoje em dia, fazem parte do grupo de nomes mais escolhidos para meninos, tendo ficado às portas do top  30 em 2015. Possivelmente, conhecerão Antónios e Henriques de várias idades mas nem  toda a gente conhecerá uma Antonieta ou uma Henriqueta. Elas andam aí - eu conheço uma D. Antonieta, que deverá rondar os 80 anos, e conheci uma Henriqueta que terá mais ou menos a minha idade, mas são nomes que, apesar de nunca terem sido excepcionalmente populares, acabaram por cair em desuso, não tendo ultrapassado os dois registos ao longo de 2015. 
Apesar de olharmos com mais simpatia para nomes como Violeta e Julieta, a verdade é que estes nomes femininos terminados em -eta, que foram beber inspiração aos diminutivos franceses, não vão ao encontro do que a maioria procura num nome contemporâneo. Eu também acho que ficam adoráveis em senhoras idade, mas também ainda os acho pouco apelativos. Além disso, palpita-me que, de modo geral, são vistos como pertencentes ao conjunto de nomes que só deviam ser usados num género, categoria que eu, pessoalmente, abomino!

Esquecendo a sua usabilidade atual, pergunto: o que acham destes dois nomes? Qual dos dois vos agrada mais? E entre Antónia  e Antonieta, qual vos parece mais interessante? 


10 comentários :

  1. Filipa, descobri recentemente que a filha do humorista Salvador Martinha se chama Maria Antónia! Não é que deteste, aliás a minha bisavó tinha esse nome mas... não sei, acho demasiado antiquado. Entretanto, também conheci uma bebé chamada Maria Antónia, irmã de uma Maria Benedita, filhas de uma família de classe média alta. Acho que pode ser cedo para afirmar, mas será que Maria Antónia pode vir a ser a nova Maria do Carmo?

    Deixo o link para a música que o Salvador Martinha compôs sobre a escolha do nome da filha. Vale umas boas gargalhadas :)

    https://www.youtube.com/watch?v=5bZYS4SnSWA

    ResponderEliminar
  2. Gosto de Antonieta mas sinceramente não o considero muito usável hoje em dia. Prefiro Antónia, adoro e recomendo :) Quanto a Henriqueta, sou indiferente.

    ResponderEliminar
  3. A minha mãe chama-se Antoinette, sempre detestou o nome, portanto sempre fui influenciada pela negativa. Mas acho que mesmo assim não gosto... também não sou particularmente fã de Julieta... e Henriqueta, então, faz-me lembrar ranhoca. Acho que são daqueles nomes que deviam ficar na gaveta...

    ResponderEliminar
  4. Olá Quanto às Henriquetas, tem toda a razão, caiu em desuso a minha mãe tem este nome e tem 85 anos.:)

    ResponderEliminar
  5. Não gosto nada Antonieta e Henriquieta. Eu não conseguiria imaginar uma bebé, criança ou jovem com esse nome. Faz lembrar uma senhora de muita idade. Está fora de moda na minha opinião.

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma prima de 3 anos chamada Antónia e comecei a gostar mais do nome depois dela nascer.
    De qualquer maneira, prefiro Antónia a Antonieta.

    ResponderEliminar
  7. Lembrei-me agora que a minha antiga chefe, teria escolhido o nome Maria Antonieta, caso o primeiro filho fosse menina. Felizmente saiu rapaz... entretanto teve uma menina, mas esta ficou maria leonor :)

    ResponderEliminar
  8. Antônia é bonito, principalmente junto com Maria. Já Antonieta me lembra demais a rainha francesa, não gosto. Henriqueta é simpático, mas não imagino uma criança com esse nome.

    ResponderEliminar
  9. Conheço uma Antonieta com 29 anos. Primeiro estranha-se, mas depois habituamos. Acho que têm este nome por causa da avó. Não sei se ela gosta do nome se não, mas as pessoas chamam-lhe Toni. Acho giro. Henriqueta conheço uma senhora com 80 e tal anos.

    ResponderEliminar
  10. Não gosto nada de Antonieta - acho enfadonho, bafiento e antiquadíssimo.
    No entanto, não desgosto de Henriqueta. Não adoro, nem daria tal nome a uma filha, mas não abomino. Acho um nome bastante abrangente, pois tanto o ouvimos numa senhora da classe baixa como numa dama média-alta.
    Já Antónia adoro! Para mim, simboliza poder, força, nobreza (de carácter, e não de posição social). Não desgosto de Maria Antónia também, mas prefiro mil vezes Antónia.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)