Bartolomeu

em 14/08/19


Bartolomeu, nome de origem grega que significa "filho de Talmai", sempre esteve presente na minha vida, porque o Frei Bartolomeu dos Mártires é uma figura de grande destaque em Viana do Castelo, cidade onde nasci e cresci. É nome de escola, de rua, dedicaram-lhe uma estátua e ainda há bem pouco tempo o roubo de um relicário com os seus restos mortais causou consternação. Portanto, não é um nome que me cause estranheza e até está presente aqui no blog em várias listas, nomeadamente na de nomes bíblicos, na lista de nomes de apóstolos e na lista de nomes de infantes de Portugal [D. Pedro II, o rei que trouxe a moda dos nomes super longos para cá, escolheu-o como último nome para o seu filho Manuel]. Ainda assim, não é um nome que costume recomendar, porque sempre me pareceu demasiado ao lado daquilo que os portugueses procuram actualmente. 
Apesar de ser um nome medieval, e de termos resgatados tantos nomes medievais, coloco-no na mesma categoria de Baltasar, Cristóvão, Gregório ou Jerónimo que, realisticamente, são nomes que não têm cativado muita gente nas últimas décadas. Por isso mesmo, causou-me agora algum espanto verificar que 2017 foi um óptimo ano para Bartolomeu, já que chegou aos dez registos, um verdadeiro feito, tendo em consideração que no ano anterior e no ano seguinte apenas foi escolhido para dois meninos! 
O que é que vocês acham de Bartolomeu? 

27 comentários:

  1. Eu adoro Bartolomeu, acho lindo! Mas eu também adoro Cristóvão e Baltasar (e Estêvão, que creio enquadrar-se na mesma categoria) 🙂 Aproveito para partilhar que o meu ex-namorado chamava-se Aníbal e tinha um irmão dezassete anos mais novo (de outra relação da mãe) chamado Jerónimo! Sempre achei escolhas muito corajosas 🙂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, são nomes tão diferentes para essa geração! Eu gosto muito de Jerónimo e de Estêvão, mas acho Estêvão mais usável!

      Eliminar
  2. Eu adoro Bartolomeu! Seria um possível nome para um filho tal como Cristóvão. Mas, só fico de pé atrás com o nome Cristóvão por haver pessoas com a mania dos diminutivos e o tratem por Cris.
    Baltasar? Julguei que se escrevia Baltazar,com Z. Ou dão as duas maneiras?
    Jerónimo não é mau mas é o nome dum rapaz que não tem boa educação, bons costumes e bom instinto e eu não consigo pensar nesse nome e não o associar a ele. Por isso sem querer dou entoação negativa.
    Gregório não!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até finais de 2017, Baltazar não era aprovado e apenas podíamos registar Baltasar. Agora já podemos registar ambos e Balthazar também!

      Eliminar
  3. Obrigada pelo post!
    Acho que uma das coisas que gosto é simplesmente acabar em -meu :p acho que Bartolomeu apela às pessoas que querem aqueles tais "nomes simples" mas invulgares, daí a 'popularidade' muito muito relativa :)

    ResponderEliminar
  4. Bartolomeu, sempre me lembrar o "Bart" Bartholomew Simpson. Gosto bastante do nome, mais ainda assim é um nome arcaico de mais. Em compensação Bartolomeu me agras mais do que o nome Balthazar ou Baltasar.

    ResponderEliminar
  5. Havia um Bartolomeu na minha escola a quem toda a gente chamava de Bart. Pessoalmente não me fascina. Do grupo de nomes mencionados pela Filipa o que ainda mais gosto é de Cristóvão! Gosto imenso do som...

    ResponderEliminar
  6. Que grata surpresa abrir o blog e deparar-me com o nome de hoje! Estou à espera de um bebê e, caso seja menino, o pai deseja chamá-lo de Bartolomeu. Da minha parte, simpatizo com o nome por ser tradicional da língua portuguesa, reconhecível internacionalmente e, ainda assim, pouco comum no Brasil, e acho Bart um diminutivo de sonoridade moderna e agradável.
    Porém... estou sem coragem para sustentar um nome tão pouco usual diante dos olhares de estranheza que causaria a todas as pessoas próximas! E, sobretudo, temo que a criança venha a detestar o nome no futuro.

    ResponderEliminar
  7. Acho Bartolomeu interessante, mas não me fascina, tal como Gregório também não me atrai, são daqueles nomes com uma conexão muito forte ao mundo anglo-saxónico. E Cristóvão, só me vem à cabeça, os gritos dos emigrantes portugueses em França quando vêm a Portugal nas férias e gritam pelos filhos: ó crisTOHER! nem pensar.
    Jerónimo e Baltazar, acho muito bonitos e não me surpreenderia se subissem de popularidade.
    Já foi mencionado, mas acho o nome Estêvão lindíssimo, há imensos nomes bíblicos/antigos, que podiam ser mais populares, em vez de ouvirmos serem sempre os mesmos nomes: como Salomão, Silas, Tdeu, Ezequiel, Tomé, Leão, Sansão...

    ResponderEliminar
  8. Não gosto muito da sonoridade nem da associação que com ele faço. Há uma anedota assim: qual é o Santo padroeiro dos freaks? É o S. Bártolo'ó meu! E acho que é uma palavra na qual a língua parece ficar enrolada, quando a pronunciamos.

    ResponderEliminar
  9. Pessoalmente não aprecio muito nomes compridos, pelo menos na maioria das vezes e esta é uma delas.
    Já dos outros nomes referidos, Baltasar e Gregorio acho um bocadinho mais bonitos e usáveis. Ainda assim, não seriam escolhas que eu faria para um possível menino.

    ResponderEliminar
  10. Olá, meu nome é brena, sou brasileira e casada com um americano , mora na Espanha , tenho 2 filhos Mathias e Otto, estou a espera de uma menina agora , quero um nome que possa ser usado nos três idiomas (português,inglês e espanhol),estamos pensando em Agnes ou Vivian . Qual vocês acham melhor e qual combina com os nomes dos irmãos . Os sobrenomes são Magalhães Mac Knight. Tinham os pensado em Dulce também .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Brena! Dulce acho que não combina bem. E entre Vivian e Agnes prefiro Agnes. Fica fofo com o nome dos meninos e com os sobrenomes também. Felicidades!

      Eliminar
  11. Olá, meu nome é brena, sou brasileira e casada com um americano , mora na Espanha , tenho 2 filhos Mathias e Otto, estou a espera de uma menina agora , quero um nome que possa ser usado nos três idiomas (português,inglês e espanhol),estamos pensando em Agnes ou Vivian . Qual vocês acham melhor e qual combina com os nomes dos irmãos . Os sobrenomes são Magalhães Mac Knight. Tinham os pensado em Dulce também .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tanto Agnes ou Vivian combinam com Mathias e Otto, mas acho Dulce mais interessante. Sugiro também Ines, Leonor/Leonore, Penélope e Violeta.

      Eliminar
    2. Eu apostava em Laura. Seria esta a minha escolha.

      Eliminar
  12. Bartolomeu, adoro. Como também gosto muito de Cristóvão e Baltasar. São nomes compridos tal como eu gosto, mas há um nome que deve estar muito esquecido e que eu aprecio, que é Bartolo.

    ResponderEliminar
  13. Gosto de Bartolomeu, mas ainda prefiro Cristóvão e Baltasar :) Também acho Jerónimo giro!

    ResponderEliminar
  14. Detesto Bartolomeu acho o nome de pessoa idosa. Gosto de Cristóvão por ser o nome do meu sobrinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende da forma como olha para o nome e a criança a quem é atribuído.

      Eliminar
  15. Todos os nomes referidos no texto me são agradáveis, e boas alternativas aos cansados Afonso, Rodrigo, Dinis; Acrescentaria também Zacarias, acho que tem potencial, Zack é um nome popular nos USA. De todos os presentes no texto o último da minha lista seria precisamente Bartolomeu pela forte ligação a Bartolo (idiota), seguido de Gregório (vómito). Claro que o desafio de lidar com as piadas fortalecem o carácter e isto não me impediria de usar um nome se gostasse, mas não é o caso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha ligado Bartolomeu a Bartolo... Mas quando li o post e vi Gregório, fiz exactamente a mesma associação... Uma tuna da minha universidade cantava "São Gregório, São Gregório, porque não gostas de mim..." não consigo deixar de ouvir a música, quando ouço o nome...

      Eliminar
  16. Gosto bastante de Bartolomeu, e acho que se enquadra perfeitamente nas tendências desta geração, mas... porque será que prefiro Baltasar?

    ResponderEliminar
  17. Gosto de Barlotomeu e dos outros citados gosto de Baltasar, tem muita personalidade.

    ResponderEliminar
  18. Bartolomeu vai ser o nome do meu próximo filho, se for menino :) Além de que Bartie é só a alcunha mais fofa de sempre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele vai preferir Bart, digo eu, mãe de um Bartolomeu q gosta muito do seu nome.

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)