Lista de Nomes Medievais portugueses

16.4.14


Estive a ler uma dissertação de mestrado muito interessante, intitulada "Antroponímia Primitiva da Madeira [Sec. XV e XVI]", da autoria de Naidea Nunes, e é claro que recomendo a leitura. Haveria muito a destacar, mas não resisto a partilhar a lista de nomes recolhidos (convém ler o documento para perceber as fontes) e que foram apresentados na forma normalizada e de acordo com a grafia actual: 



Masculinos

  • Adão
  • Adriano
  • Adrião
  • Afonso
  • Agostim
  • Agostinho
  • Aires
  • Aleixo
  • Aleixos
  • Alexandre
  • Alonso
  • Alvar
  • Álvaro
  • Amador
  • Amados
  • Amaro
  • Ambrósio
  • André
  • Anequim
  • Antão
  • Aparício
  • Artur
  • Baltasar
  • Baptista
  • Bárbaro
  • Barnabé
  • Bartolomeu
  • Bastião
  • Belarte
  • Belchior
  • Beltrão
  • Benedito
  • Benoco
  • Bento
  • Bernardino
  • Bernardo
  • Brás
  • César
  • Clemente
  • Cosme
  • Crisóstomo
  • Cristiano
  • Cristóvão
  • Custódio
  • Damiano
  • Damião
  • Daniel
  • Dinis
  • Diogo
  • Domingos
  • Duarte
  • Estêvão
  • Eusébio
  • Fabião
  • Félix
  • Fernando
  • Fernão
  • Filipe
  • Florestão
  • Francisco
  • Gabriel
  • Garcia
  • Gaspar
  • Gasparinho
  • Gastão
  • Geraldo
  • Gil
  • Gomes
  • Gonçalo
  • Gregório
  • Guilherme
  • Heitor
  • Henrique
  • Hugo
  • Inácio
  • Isaque
  • Iseu
  • Ivam
  • Jacinto
  • Jácome
  • James
  • Jamim
  • Jerónimo
  • João
  • Jordão
  • Jorge
  • José
  • Julião
  • Lançarote
  • Leão
  • Leonardo
  • Leonel
  • Lopo
  • Lourenço
  • Lucano
  • Lucas
  • Luís
  • Mair
  • Manuel
  • Marçal
  • Marcos
  • Martim
  • Mateus
  • Matia
  • Matias
  • Melchior
  • Mem
  • Mendo
  • Miguel
  • Nicolas
  • Nicolau
  • Nuno
  • Paio
  • Pantaleão
  • Pascoal
  • Paulo
  • Pedro
  • Pero
  • Quírio
  • Rafael
  • Roberto
  • Rodrigo
  • Rolão
  • Romão
  • Roque
  • Rui
  • Salvador
  • Sancho
  • Sebastião
  • Silvestre
  • Simão
  • Sisto
  • Soeiro
  • Tomás
  • Tomé
  • Tristão
  • Urbano
  • Valentim
  • Valério
  • Vasco
  • Vicente
  • Zenóbio


Femininos

  • Agridónia
  • Águeda
  • Alda
  • Aldonça
  • Ambrósia
  • Ana
  • Andresa
  • Ângela
  • Anquesa
  • Antónia
  • Aparícia
  • Apolónia
  • Bárbara
  • Bartolesa
  • Bastiana
  • Beatriz
  • Belizarda
  • Benta
  • Beringuela
  • Bernarda
  • Branca
  • Brásia
  • Brígida
  • Briolanja
  • Brionis
  • Brísida
  • Britis
  • Catarina
  • Cecília
  • Clara
  • Concórdia
  • Constança
  • Cosma
  • Dionísia
  • Domingas
  • Doroteia
  • Elvira
  • Esperança
  • Eva
  • Filipa
  • Florença
  • Francisca
  • Genebra
  • Geneva
  • Graça
  • Grácia
  • Gregória
  • Grimanesa
  • Guidania
  • Guiomar
  • Helena
  • Hilária
  • Inácia
  • Inês
  • Iria
  • Isabel
  • Jacinta
  • Jerónima
  • Joana
  • Juliana
  • Justa
  • Leonarda
  • Leonor
  • Lourença
  • Luciana
  • Lucrécia
  • Luísa
  • Luquesa
  • Luzia
  • Madalena
  • Maior
  • Marcelina
  • Margarida
  • Maria
  • Marícia
  • Marquesa
  • Marta
  • Mécia
  • Mónica
  • Pascoala
  • Paula
  • Perina
  • Petronila
  • Policena
  • Polinarda
  • Ricarda
  • Senhorinha
  • Simoa
  • Susana
  • Teresa
  • Tomásia
  • Úrsula
  • Violante
  • Vitória
  • Viviam

Muitos destes nomes não poderiam ser mais mais contemporâneos e quase todos foram sendo usados em Portugal, ainda que em décadas distintas. Outros caíram totalmente em desuso e ainda há alguns que foram encontrados apenas em cidadãos estrangeiros. 

18 comentários :

  1. "Olá Filipa e leitores do blog.

    Chamo-me Alexandra e estou à espera da minha primeira filha. Como devem calcular a escolha da nome é importante e estamos, eu e o pai da criança, a ter bastantes dificuldades.

    Aproveito este post para pedir sugestões uma vez que queríamos um nome tipicamente português mas que fosse facilmente "escrito" (sem acentos nem cedilhas) e pronunciável noutras línguas, uma vez que viajamos frequentemente. Para além de todas estás condicionantes não gostamos de nomes demasiado comuns (têm tendência a tornarem-se datados) e não queríamos um nome terminado em -ia porque iria rimar com o apelido paterno.

    Desde já obrigada a quem de disponibilizar a ajudar-nos."

    ResponderEliminar
  2. Olá Alexandra,

    Sugiro-lhe um nome tipicamente português, mas também usado internacionalmente (ainda que, por vezes, a grafia seja diferente), facilmente escrito e não muito comum: Helena

    Boa sorte com a bebé

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante, esta lista! Dá para ver os nomes que já cá andam há séculos e séculos - e ainda assim conseguem ser muito atuais! :p
    Pensei que Matilde fosse medieval, mas pelos vistos estava enganada.

    Alexandra: Helena é uma bela sugestão. Para além disso há Irene, Alice, Isabel(a), Rosa, Joana, Diana, Vera, Jacinta....

    ResponderEliminar
  4. Alexandra, sugiro que espreite as listas de Nomes internacionais para bebés portugueses

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/search/label/nomes%20internacionais%20para%20beb%C3%A9s%20portugueses

    [se não conseguir aceder por aqui ao link, poderá encontrá-lo na secção Rubricas]

    Tendo em consideração os seus critérios, diria que os clássicos são sempre boas opções para quem quer um nome intemporal e os mais internacionais são Ana, Isabel e Helena. Depois há um lote de nomes que vão sendo usados em Portugal em décadas alternadas e que são considerados clássicos internacionais, como Laura, Alice, Camila, Clara e Carolina [estes dois últimos com as devidas diferenças - Claire e Caroline - mas que me parecem perfeitamente ultrapassáveis]
    Nos clássicos mais modernos, apontaria Sara, Diana, Marta e Sofia.




    ResponderEliminar
  5. Filipa e leitores olá! Também vou ter menina! Gostava muito se fosse possível que abordasse o nome Pureza. Eu e o meu marido gostamos muito de Benedita, Violeta, Camila...Mas são apenas hipoteses.. Gosto muito de Violeta e Clara..

    Obrigada
    Margarida

    ResponderEliminar
  6. Viva Filipa! Adoro o blog!! Muitos parabéns! Gostava de lhe pedir quando puder aborde o nome Violeta!! Vou ter uma menina! E é o nome que temos pensado! Também falamos em Rosa, Carmo..Olívia ou Graça. O mano mais velho de quatro anos chama-se Benjamim :) obrigada! Paula Martins

    ResponderEliminar
  7. Olá a todas e um especial obrigada a quem respondeu à minha questão.

    O pai apaixonou-se por Camila, a mãe está mais inclinada para Laura. Ambos gostamos de Alice e Helena mas é o nome de duas das nossas familiares e preferíamos que a nossa filha tivesse construí-se a sua identidade sem o peso de um nome de outra pessoa.

    Os outros nomes ficaram de fora por uma ou outra razão e, actualmente, a nossa lista tem somente os nomes Camila e Laura.

    Queríamos pedir às leitoras/leitores e à "proprietária" do blog qual dos dois preferem e se não fosse muita indiscrição explicarem o porquê.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. E o nome Rita? Achava que era um nome medieval, mas me enganei.

    ResponderEliminar
  9. Voto em Camila ! porque acho bem mais giro que laura que não me cativa minimamente...

    ResponderEliminar
  10. Entre Laura e Camila, prefiro Camila. Não consigo apontar motivos para a preferência, porque também acho Laura muito bonito, mas neste momento soa-me melhor Camila!

    ResponderEliminar
  11. Ângela é um nome medieval, que interessante! Ainda bem que gosto muito de meu nome.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde. Não sei se a Alexandra já escolheu o nome da filha.
    Entre Laura e Camila, eu prefiro Laura porque é um dos meus nomes favoritos.
    Camila também é bonito; é internacional, é fácil de escrever e não é muito comum, o que acaba por ser bom.

    ResponderEliminar
  13. Este post é super interessante. Nunca imaginei que pudessem ter existido nomes como Simoa, ou Pascoala, ou Maior ...

    Gostava que um dia fizesse um post com o nome Rosário. É o nome da minha mãe e sempre achei que era um nome feio... Mas agora até já não acho. E tenho conhecido algumas jovens na casa dos vinte com esse nome.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  14. Meu Deus! O que me ri, Zenóbio e Agridónia ninguém merece.

    ResponderEliminar
  15. Nossa foi a primeira vez que vi o meu nome numa lista o meu filho é Ricardo e eu sou Ricarda parece brincadeira mas não é não.

    ResponderEliminar
  16. Parabéns, ajudou bastante com meu livro estava precisando de nomes medievais...

    ResponderEliminar
  17. Eu amei está me ajudando muito com meu trabalho de fazer um livro, escolhi o tema medieval eu amei esses nome aliás meu nome está la mas prefiro ficar no anônimo

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)