Duelo de nomes - Maya vs Mia

em 07/06/19



Ao longo dos anos, fui acompanhando aqui no blog a atualização da lista de nomes aprovados mas poucas me deram tanta satisfação como a aprovação de Maya. Acho que é um nome fantástico, que funciona muito bem na língua portuguesa e é o tipo de nome onde o Y não parece excessivo. Acho que Maya fazia mesmo falta: gostamos tanto de nomes começados por M e não temos assim tantos nomes deste estilo à nossa disposição!
E Maya nem está assim tão distante de Mia, que tem conseguido sobrepor-se a inúmeros preconceitos, estando no top 100 desde 2010. Mia é um dos nomes modernos preferidos das pessoas que me contactam e  consigo perceber porquê. É um nome fresco, jovial, mas que parece nosso e, ao mesmo tempo, do mundo. Eu tenho preferência por nomes longos, mas Mia enche-me as medidas! 
O que é que vocês acham destes nomes? Qual deles preferem? 

Resultado da sondagem

15 comentários:

  1. Gosto de ambos, mas como Maya está em cima da mesa para o caso de termos agora uma menina, vou para Maya. Mas gosto mesmo muito de Mia, só não é opção, porque se ouve muito por cá :)

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de nenhum. Maya Faz-me lembrar aquela das cartas e a abelha Maya. Mia é o som emitido pelos gatos.

    ResponderEliminar
  3. Prefiro Mia a Maya ou Maia. Prefiro Maia a Maya. Não gosto muito do Y.

    ResponderEliminar
  4. Muito difícil a escolha...os dois são charmosos. Mas acho que gosto um pouquinho mais de Maya.

    Uma pergunta: com a subida de Maya, vcs acham que Gaia também tem mais chances de subir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa pergunta! Eu acho os dois nomes bonitos (apesar de preferir Maia com i em vez de y) mas é verdade que os dois remetem para cidades. Se for Maya a subir em popularidade em vez de Maia, suponho que a ligação à cidade seja mais ténue e por isso não espero que Gaia se torne mais comum. Mas eu gostaria, acho que o composto Maria Gaia teria algum potencial.

      Eliminar
  5. Neste caso prefiro Mia :) Se fosse Maia, nesta grafia, acho que ganhava esse; soa-me mais "rebelde" :)

    ResponderEliminar
  6. Gosto de Maya, devido há ligação com a filosofia hindu.

    ResponderEliminar
  7. Entre estas duas escolhas eu prefiro Maya, pelas suas origens em hindu,indígena e hebraica, que por sua vez irá significar: mãe, ilusão e água. Mia também não é uma má escolha sempre fiquei um tanto desconfiada destes nome por nunca achar um par perfeito para ele.
    Mas para uma recomendação Makeda e Mahina seriam boas escolhas.

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho uma Maia ;) e desde de pequena que me tratam por Mia (diminutivo de Miriam) Por isso sou fã dos dois nomes. Agora tive uma Melina e há um nome wm cima da mesa para uma próxima menina: Milca. Não é um nome comum mas é muito antigo. Seria uma boa sugestão para abordar Filipa?

    ResponderEliminar
  9. Entre os dois prefiro Mia mas acho que só o usaria como alcunha para outro nome. Também prefiro Maia a Maya. Gosto de muito dos -aia: Maia, Naia, Gaia, Kaia... Mas o facto de existirem tantos só com a variação de uma letra é algo que não me agrada muito.

    ResponderEliminar
  10. Mia nem pensar, nome literal e pequenino demais. Maya nunca mesmo.

    ResponderEliminar
  11. Quando era criança Mia era o meu nome favorito, tinha muitas bonecas com esse nome. Sempre adorei nomes curtinhos. No entanto, agora prefiro Maya, assim que para aí é que vai o meu voto!

    ResponderEliminar
  12. Mia tornar-se-ia demasiado literal para quem tem muitos gato, como eu! Maya é muito giro. Mas acho que não seria uma escolha para mim. Gaia é maravilhoso.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)