Anos-luz: Tomás, Matias & Tobias

em 04/06/19


Quando comecei a escrever o Nomes e mais Nomes, em 2009, nunca me tinha deparado com um ranking de nomes populares em Portugal mas tinha a certeza de que, naquele momento, Tomás era um dos mais escolhidos, porque o ouvia em todo o lado! Hoje sei que era verdade e que esse foi mesmo o período áureo de Tomás: em 2008, ultrapassou os dois mil registos e esteve os três anos seguintes no 5.º lugar da tabela de nomes masculinos mais registados em Portugal. Sendo tão popular, era um nome pouco abordado por aqui, já que o meu foco era outro. 
Matias, por seu lado, era uma constante nas minhas listas de sugestões, porque achava que tinha tudo para conquistar os pais que gostavam de Tomás, Martim & Mateus, mas que não queriam um nome tão popular. Passados dez anos, continuo a achar o mesmo. Matias está atualmente na 42.ª posição, com pouco mais de 200 registos e está na linha da frente da nova tendência dos nomes masculinos. 
E voltando a 2009, a Filipa de então seria muito capaz de vos recomendar Tobias como alternativa aos dois anteriores. Para ser exacta, a Filipa de 2014 também. Se gostamos de Tomás, se gostamos de Matias, não podemos gostar de Tobias? É antigo, é bíblico, é internacional... Mas a resposta honesta é Não. Porque apesar de ser parecido, não é bem a mesma coisa. Tobias está para Matias como Clotilde está para Matilde. Muito próximo, mas... a anos-luz. 

6 comentários:

  1. É verdade, nunca colocaria Matias e Tobias no mesmo grupo, embora sejam muito parecidos. Mas acho Tobias um nome um bocado mais ‘forte’, menos elegante talvez. Também não me consigo libertar do facto do cão que cresceu com a minha mãe se chamar Tobias :P Se calhar há quem pense isso de Matias, uma das nossas vizinhas chamou Matias ao cão e uma das vizinhas da minha mãe tem um gato chamado Matias :)

    ResponderEliminar
  2. Sou suspeita porque tenho um Matias com 10 anos, mas é de facto um nome lindo. Espero que não se torne comum como Martim, Lourenço, Santiago, etc. Tomás também me soa bem, já Tobias nem por isso. Conheço alguns amigos de 4 patitas com esse nome.

    ResponderEliminar
  3. Tobias já ouvi algumas vezes em nomes de animais de estimação.
    Tomás não gosto, acho estranho. Matias gosto muito. É delicado e soa a meiguice.

    ResponderEliminar
  4. Gosto de Tobias! Para mim é um nome fresco e cool :D

    ResponderEliminar
  5. Não gosto de Tobias. Pode ser um bom nome para animal de estimação, não para um filho meu. Adoro Matias, acho- o super doce e uma excelente alternativa ao nome Mateus (que apesar de ser bonitinho, já satura). Qto a Tomás, gosto e por muito estranho que pareça, só conheço 1 que tem 7 anos.

    Carla

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito dos três. Se calhar Tobias é um bocado mais difícil e forte e prefira Tomé a Tomás, mas acho nomes giros.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)