Dez anos!

em 29/04/19


Há dez anos, num impulso, criei um blog para escrever acerca de nomes próprios. Comecei de forma muito tímida, praticamente em segredo, e cheguei a sentir algum embaraço de falar sobre o assunto, porque receava que, para quem estava à minha volta, isto parecesse um pouco tonto. No entanto, sabia, desde o primeiro dia, que tinha de haver mais gente com vontade de conversar sobre nomes e não me enganei! Dez anos depois, com 2500 posts publicados e mais de trinta milhões de visualizações, o balanço é extremamente positivo e fico feliz por continuar a receber cá tanta gente, mesmo quando me dizem que a blogosfera está moribunda. É bem capaz de estar, mas enquanto houver bebés portugueses a nascer, sinto que faz sentido continuar por aqui, a tentar fazer o que ainda não foi feito! 

Mas é um caminho que não faço sozinha. Uma vez mais, tenho de agradecer aos leitores mais fiéis, que dinamizam comigo este espaço, dando sugestões, alertando para falhas, acrescentando informações aos meus posts, respondendo aos pedidos de ajuda quando demoro mais do que deveria. As vossas contribuições são absolutamente fundamentais e sou-vos muito, muito grata! 

Gostava também de agradecer a todos aqueles que decidem abrir a sua caixa de email para, no fundo, escreverem a uma estranha, partilhando alegrias e angústias, dúvidas e desabafos. Compartilhar comigo a boa nova que receberam, permitindo-me participar num momento tão especial; procurar uma palavra amiga no pós-parto, quando as dúvidas sobre o nome ainda se mantêm; contar-me, antes de contar à família, que querem mudar de identidade... Não tenham dúvidas: esta confiança é dos  maiores elogios que me podem fazer! 

Digo muitas vezes que isto é apenas um hobby, mas tem sido muito mais do que isso! Obrigada então, a todos, pelo carinho e incentivo! E se dentro de dez anos o Nomes e mais Nomes ainda estiver por aqui, sou capaz de pensar numa festa! :) 

31 comentários:

  1. Parabéns Filipa!
    O seu blog é, sem duvida alguma, maravilhoso para todos os apreciadores de nomes e mais nomes =)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, Filipa! Este é de facto um dos melhores cantinhos da internet e o trabalho que tem feito ao longo destes dez anos (apesar de eu seguir apenas há dois) é digno de louvor! Muitas felicidades para si e para os seus e obrigada por continuar a dedicar-se ao blog após tanto tempo!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Filipa!
    Adoro o blog, venho cá muitas vezes espreitar e sempre que acho necessário deixo um comentário. Tem nomes para todos os gostos.
    Continue com o blog. Daqui a 10 anos que bom será estarmos a festejar novamente.

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns Filipa! Sigo o blog desde a minha primeira gravidez e já lá vão 4 anos! Continue o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  5. parabéns pelo excelente trabalho, gosto muito de visitar o blog!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo Blog :)
    Adoro ♥️

    ResponderEliminar
  7. Adoro! Inclusive hoje, dia dos meus anos, vim cá espreitar!

    ResponderEliminar
  8. O blog é fantástico, parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns, Filipa :) O grande trabalho é teu!

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Filipa, identifico-me completamente com a sua frase "...que tinha de haver mais gente com vontade de falar sobre nomes...".
    Foi quando estava grávida da minha segunda filha que descobri este blog e com ele descobri também que adoro conversar sobre nomes. A sua origem o seu significado, o que motiva as pessoas a escolher um determinado nome para um filho, enfim, é todo um universo que me fascina e que descobri graças a este blog (que é o único blog que visito com regularidade).
    Muito parabéns e muitas felicidades! É tão bom partilhar esta vontade de falar sobre nomes!

    ResponderEliminar
  12. Muitos Parabéns, Filipa! Visito o Blog quase todos os dias e é como visitatvum velho amigo! Sigo o Blog há pouco mais de 4 anos e nunca me desiludiu. Pelo contrário, aproveito sempre que comento para lhe dar os Parabéns! Continue sempre com este projeto maravilhoso! Estou sempre a recomendar o seu Blog às pessoas que vão ter bebés! Obrigada também pela companhia que me faz depois de um dia de trabalho! Um beijo Ho para si e para a Frederica Jasmim! Cristina Macedo

    ResponderEliminar
  13. Parabéns, Filipa! Venho cá há alguns anos e nos últimos anos tenho vindo com mais regularidade ainda! Adoro as suas publicações, a comunidade e a temática em geral! Por muitos mais anos de Nomes e mais Nomes!

    ResponderEliminar
  14. Resta-me agradecer por tão esplêndido trabalho.

    ResponderEliminar
  15. Muitos parabéns e que venham mais dez!

    ResponderEliminar
  16. Muitos parabéns Filipa!
    Que festeje por muitos anos o aniversário do seu blog fantástico!

    Um beijinho e muitas felicidades!
    Sucesso!

    Mariana Fonseca

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabéns e que venham mais dez!!!

    ResponderEliminar
  18. Agradeço a sua dedicação a este blog.

    ResponderEliminar
  19. Parabéns, Filipa! 2500 posts, wow. I've learned so much about Portuguese names through your blog. Here's to the next 10 anos!

    ResponderEliminar
  20. Parabéns Filipa! Era comentadora mais assídua quando vinha aqui pelo computador (aborrece-me escrever no telemóvel), mas continuo a seguir religiosamente :) este é um trabalho notável, e, sendo feito em "part time", digno de ainda maior admiração.
    E agora um pedido. Estou novamente grávida e preciso de pares masculinos para Isaac (ainda não sabemos o sexo, mas eu posso escolher se for menino). Ary e Micah já foram vetados pelo marido e tinha-me decidido por David, mas já não me está a soar muito bem.... Gosto da ideia dos dois terem nomes bíblicos, mas não é absolutamente necessário. Importante será serem nomes que se digam bem "internacionalmente", no nosso caso, que soem bem em português e em alemão. Alguma sugestão?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pensei logo em Otto :) Não sei se gosta mas fica como sugestão. Acho que soa bem tanto em português como em alemão e acho que faz um par giro com Isaac - além disso gosto da ideia de Isaac ter dupla vogal e de Otto ter dupla consoante :P

      Mais algumas sugestões:

      Elias
      Félix
      Leon
      Max
      Rudi
      Tobias

      :)

      Eliminar
    2. Obrigada pelas sugestões. Max, Leon e Felix são extremamente populares cá, portanto queria evitar. Tobias é uma opção engraçada.... Vou testar, ver como me soa :)

      Eliminar
    3. Parabéns, se gosta de nomes bíblicos e que tal: Rafael, Gabriel, Samuel, Mateus, Lucas, Joaquim, Jacó, Moisés, Simão, Isaías, Silas.

      Eliminar
    4. Sabi, muitos parabéns! <3

      Artur
      Benjamim
      Jonas
      Levi
      Noel
      Rafael
      Theo
      Tomás
      Valentim

      Um beijinho! :)

      Eliminar
    5. Obrigada pelas sugestões!
      Acabei por me apaixonar por um, do qual nem me lembrei inicialmente (aliás, o mesmo aconteceu com Isaac, que esteve para ser Theo e depois Joshua...) : Oliver :)
      Agora, vamos ver o que é, se um Oliver, se uma Maia, Mara, Elsa ou Zoe (o pai ainda não se decidiu)... :)

      Eliminar
  21. Já tem 10 anos que o blog começou!? E eu só comecei a seguir há menos de 5 anos! Ainda bem que o começou porque graças a ele, eu e possivelmente mais seguidores, abrimos a mente em relação aos nomes não tão conhecidos mas igualmente bonitos.
    Daqui a 10 espero pela festa! 🎉🎂🎊

    ResponderEliminar
  22. Parabéns, Filipa! Adorei descobrir este blog :)

    ResponderEliminar
  23. Já não me lembro mt bem como aqui vim parar mas já devo vir cá há cerca de 6 anos (antigamente comentava como Eva Mariana). Sempre me apaixonei por nomes, pelas histórias, significados, sempre quis imaginar nomes pros meus futuros filhos e quando em 2017 engravidei foi aqui que recorri mais o marido pra conseguimos chegar a um consenso com o nome. Obrigada por não desistir deste blog. Eu adoro. Venho cá muitas vezes mesmo que nem sempre comente

    ResponderEliminar
  24. Muito obrigada pelo carinho e pelos testemunhos! Obrigada, obrigada, obrigada! <3

    ResponderEliminar
  25. Passo temporadas sem cá vir, confesso. Mas quando me lembro de cá passar, ai, leio tudo de enfiada! Parabéns pelo blog, espero poder continuar a vir passear-me por estas páginas por muitos mais anos!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)