Anos-luz: Laurinda & Valentina

em 04/04/19


Durante décadas, Laurinda [que tem origem em Lauro, nome dado anteriormente ao loureiro, símbolo da vitória] foi um dos nomes para meninas preferidos dos portugueses, desfrutando de uma popularidade semelhante à de Laura. No entanto, com a chegada da década de 70, os nomes terminados em -inda sofreram um duro golpe e, neste momento, estão em desuso. O mais popular de 2018 foi Melinda, alvo de 11 registos, com o contributo da recente escolha de Michel Teló; Deolinda, outrora imensamente popular, foi escolhido para 3 meninas e Laurinda foi registado uma única vez. 
Com a excepção de  Carolina & Catarina, os nomes terminados em -ina também foram sendo deixados de lado mas, surpreendentemente, Valentina, que em 2010 eu incluiria no mesmo lote de Albertina, está hoje pujante no top 50. Este reaparecimento súbito foi impulsionado pela sua enorme popularidade no Brasil e é a prova viva de que é possível ultrapassar a nossa alergia crónica ao "demodé", desde que haja um pequeno incentivo! 

6 comentários:

  1. Curiosamente as Laurinda, Deolinda e Lucinda que conheço são todas senhoras com mais de 50 e 60 anos. Já as Albertinas são todas na casa dos 30.

    ResponderEliminar
  2. Mais um post maravilhoso da rubrica Anos-Luz!

    Gosto de Laurinda! É uma alternativa ainda mais doce e suave ao popular Laura!

    Valentina não terá também beneficiado dos anúncios ao perfume com o mesmo nome?

    ResponderEliminar
  3. Gosto de Laurinda!
    Valentina não gosto! Só gosto de Valentim!

    ResponderEliminar
  4. Valentina é um nome popular não só no Brasil, mas também nos países onde se fala espanhol, acho que foi aí que nasceu esta nova vaga de popularidade. Acho Laurinda mais interessante que Laura, que nome bem mais comum.

    ResponderEliminar
  5. Gosto muiiito de Valentina. Ainda chegamos a ponderar pra nossa filha

    ResponderEliminar
  6. Adoro adoro adoro Laurinda! Acho um nome lindo, com muita presença na música popular portuguesa. Também adoro Maria Faia...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)