Não estava nada à espera de descobrir que...

em 18/03/19


no ano 2000, Bebiana foi o nome escolhido para 29 meninas portuguesas! Não sei praticamente nada nada deste nome - estará relacionado com Viviana? - mas sei que já se usava nos tempos medievais. E por falar em Viviana... Nos últimos anos, tenho-o incluído na lista de nomes que praticamente não se usam em Portugal, mas sabiam que entre 1998 e 2000 ficou acima dos cem registos anuais? Eu gosto tanto! 

6 comentários:

  1. Bebiana é uma variação de Bibiana que vem de Viviana sim. Significa Viva, Vivaz. Sendo VivianE a forma francesa e mais difundida aqui no BR.
    Também gosto tanto de Bibiana, quanto Viviana(e). são lindos!
    Aqui também andam meio esquecidos...

    ResponderEliminar
  2. Bebiana nunca vi, mas Bibiana já vi duas ou três (jovens adultas) e não acho piada nenhuma, soa-me só a Viviana mal escrito! Quanto a Viviana, não adoro, mas também não desgosto :p

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia Bebiana, com o "e", o nome é de origem latina, mas na sua forma mais original é Bibiana ( ou viviana), é a versão feminina de "vivianus", que nasce da palavra "vivus" (vivo). A Santa Bibiana deve ser a única(?) coisa que torna o nome conhecido.
    Acho o nome Bibiana muito bonito, seria interessante que se voltasse a usar nomes romanos/medievais raros, já agora, a Santa Bibiana tinha uma irmã chamada Demétria, e a sua mãe Dafrosa.
    Nos anos 90 e até ao princípio do século XXI, os nomes que acabavam em "ana" eram muito mais comuns, como viviana, liliana, cristiana, Fabiana, luciana, o que continua a ser popular é Mariana e talvez Joana, mas menos.

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro Viviana, está na minha lista dos 5 preferidos. Apesar de não gostar de nomes terminados em Ana, este conseguiu entrar para a lista.
    Está é a variação preferida tendo em conta que sou bem portuguesa

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de Viviana. E acho Vivi um amor. O significado é maravilhoso.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)