Duelo de nomes - Benedita vs Francisca

em 22/03/19


Até há poucos anos, Benedita & Francisca eram considerados dois nomes muito betos. Eu não sou a maior apreciadora da expressão, mas reconheço que eram nomes encontrados sobretudo entre as classes mais altas e que essa leitura não andaria muito longe da verdade. Nos últimos anos, porém, tornaram-se em dois dos nomes para meninas mais escolhidos pelos portugueses e essa imagem começa a esbater-se. Em 2017, elegi Francisca como o Nome do Ano e, em finais de 2018, estive prestes a atribuir o título a Benedita, mas acabei por optar por Lourenço. São nomes que agradam bastante aos meus leitores e que estão muitas vezes nas listas que me enviam. E eu também gosto muito deles e acho este duelo uma verdadeira tortura! 
O que é que vocês acham destes nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem


20 comentários:

  1. Não gosta mas são mesmo betos! Votei em Francisca porque é mais classy!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu explico: como este blog serve sobretudo para inspirar pais, creio que é mais útil referir categorias que remetem para características positivas, até porque acho que os nomes não se resumem a um único rótulo!

      Eliminar
  2. Nunca gostei de Francisca, talvez por causa da terminação "isca". Votei em Benedita.

    ResponderEliminar
  3. Olá. Não gosto nada de Francisca, por isso Benedita! E esta semana nasceu uma Benedita na família!

    Boa sexta feira

    ResponderEliminar
  4. Depois vem a Xica, Xiquinha, Kika, Kiquinha.. Benny, Be, Di, Dita, Ditinha... Se já os nomes não me fascinam, os diminutivos são para esquecer.

    ResponderEliminar
  5. Fácil, não gosto nadinha de Benedita, mas gosto muito de Francisca. A questão de Kika, Kiquinha e tudo mais vai de início. Temos de frisar que o nome é Francisca e nada de Kiquinha, que também não me agrada.

    ResponderEliminar
  6. Não sou grande fã de Benedita. Gosto de Francisca, é o meu segundo nome e todos me tratam por ele (chamam-me Xi, à excepção do meu marido e amigos mais próximos que me chamam Xizinha), por isso votei nele :)

    Noutro assunto: hoje a minha mãe falava de um amigo chamado Natanael que tinha uma irmã chamada Fedora! Fui ler um bocadinho sobre o nome Fedora e não encontrei grande coisa para além do facto de ser russo, mas de facto nunca tinha ouvido :D

    Além disso, hoje numa consulta uma das mães disse-me que estava a dar ao filho 'banhos de Cosme e Damião' e achei um mimo (os nomes, não os banhos). Vi que já há aqui no blog uma publicação sobre Damião, mas por acaso gosto bem mais de Cosme, e acho que qualquer um deles combina bem com Matias :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na série Victoria a irmã da Rainha chama-se Fedora, foi a primeira vez que ouvi o nome, só conhecia Teodora.

      Eliminar
    2. Apoio Cosme!! Nome antigo mas pouco comum, gosto muito!!

      Eliminar
  7. Acho Francisca com mais potencial intemporal (rima interna), Benedita ficará mais facilmente datado. Mas quando eu era muito pequena achava Francisca um nome estranho, o que significa que esta minha teoria não tem muito valor. :)

    ResponderEliminar
  8. Não gosto particularmente de nenhum dos dois mas acabei por votar em Benedita. Gosto muito de Francisco mas a versão feminina não desagrada mas também nunca me chamou a atenção. Já entre Benedita e Benedito, a versão feminina é sem dúvida a minha preferida!

    ResponderEliminar
  9. Hoje o duelo é simples. Sem hesitar voto em Benedita.
    Adoro-o.

    ResponderEliminar
  10. Tenho uma Constança, uma Carlota e uma Francisca. Se tivesse mais uma filha seria Benedita ou Madalena. Votei em Francisca por já ter uma mas adoro ambos de igual forma.

    ResponderEliminar
  11. Pessoalmente, acho a escolha difícil. Tenho quatro filhas e ambos os nomes foram pensados, mas nunca usados, apesar de gostar imenso tanto de Francisca, como de Benedita. No entanto, o meu voto vai para Benedita (os diminutivos de Francisca não abonam a seu favor, infelizmente).

    Teresa

    ResponderEliminar
  12. Votei Benedita, mas nenhum é dos meus favoritos.

    ResponderEliminar
  13. Votei sem hesitação em Francisca, apesar de também gostar de Benedita. Para além de ter conotações muito positivas para mim, também me soa muito menos "trendy" (não dúvido que seja por isso que Benedita tanto encanta os meus amigos espanhóis: do outro lado da fronteira não se houve!)
    Tenho pena de não ter votado no último duelo, teria escolhido Duarte sem dúvida. Há anos que é um dos meus favoritos.

    Off-topic... esta semana conheci uma rapariga chamada Tuesday... e pensei que pudesse ser uma prima Addams XD Filipa, em que categoria inseriria o nome Tuesday?

    ResponderEliminar
  14. Duelo difícil porque gosto muito de ambos os nomes mas hoje o meu voto vai para Benedita por o achar mais harmonioso.
    Beijinhos e votos de uma boa semana,
    Sofia.

    ResponderEliminar
  15. Votei em Benedita nome da minha menina que nasceu em 2018. A maioria estranhou o nome, mas acabaram por se habituar 😊

    ResponderEliminar
  16. Benedita sem dúvida . Amo o diminutivo Benny.
    Acho o nome harmonioso, doce e mto feminino. E adoro o composto Ana Benedita.

    Sofia

    ResponderEliminar
  17. Este é difícil... gosto dos dois! (engraçado que há uns anos não simpatizava com nenhum dos dois). Votei em Francisca, acho um nome elegante e divertido (não desgosto do diminutivo Kika), mas acho Benedita muito fofo:)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)