Duelo de nomes - Henrique vs Leonardo

em 08/02/19


Gosto muito de fazer duelos com nomes que adoro de verdade e podem acreditar que é o caso! Leonardo é uma paixão antiga, estimulada durante anos pela figura do DiCaprio, mas não sinto, de todo, que o nome esteja colado ao actor. Todos os anos torço para que vá sendo menos escolhido e agrada-me que já se tenha afastado dos 500 registos. É uma vontade um bocado sem sentido, porque o André não gosta de Leonardo, mas uma pessoa pode sempre sonhar... Leonardo é um nomão, forte e majestoso, mas a doçura do seu diminutivo faz com que o aprecie ainda mais! 
Henrique, por seu lado, é um amor mais recente. Gosto muito do que representa na História de Portugal, do seu estilo imponente, mas não em demasia, gosto da grande parelha que faria com Frederica, mas também não está nos planos para um filho, porque existe em duplicado na família... Agora que penso nisso, a família e os amigos são um problema, estão sempre a usar nomes que eu adoro 😂... E realisticamente, eu preciso de diminutivos e Henrique não me dá muita margem de manobra. 
O que é que vocês acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido?

Resultado da sondagem:



20 comentários:

  1. O meu voto foi para Henrique, que é dos meus nomes masculinos favoritos. Se eventualmente tiver um menino, será o meu nome de eleição. Espero que se mantenha como está no ranking: popular q.b. A falta de diminutivos comuns, para mim, só faz com que seja ainda mais perfeito. Respeito os gostos dos outros e compreendo a razão porque as pessoas preferem usar diminutivos, é mais íntimo, mais leve, mais carinhoso, mas tenho uma certa adversão a eles.
    Também considero Leonardo um nome elegante. E ainda é o nome de um dos maiores génios de sempre: Da Vinci.

    ResponderEliminar
  2. Haha, gostei da ênfase no "preciso de diminutivos"!

    Simpatizo com Leonardo, mas acho que é mesmo mais pelo diminutivo do que pelo nome em si! Nesse sentido, gostava que as pessoas vissem mais Teodoro da mesma perspetiva: um nome simpático com um diminutivo super fofo.

    Henrique não gosto, acho um nome demasiado sério e aristocrático, e não gosto mesmo do som, é muito anasalado.

    Voto Leonardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu pai tem uns priminhos franceses Leonard e Theodore. :) E ontem jantei com uma família açoriana que é Leonardo, mas de apelido. Eu escolheria Henrique.

      Eliminar
  3. Leonardo é muito romântico, internacional, creio que não demasiado popular (pelo menos é muito menos que Henrique) e tem Leo como diminutivo o que é mega adorável. É aquilo que eu chamo um nome perfeito! Contudo, votei em Henrique! Henrique é um favorito meu há algum tempo. Adoro tanto como primeiro como para um composto e é daqueles nomes que consigo imaginar facilmente com 2, 10, 20, 40 ou 60 anos. Apesar de ser relativamente comum, não conheço muitos Henriques (só me consigo lembrar de 1). Já Leonardo é o nome do meu vizinho que é muitas vezes chamado de Leo.

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de Henrique e esteve em grande competição com Guilherme, acabou por vencer Guilherme. Se tivesse outro filho, seria outra forte opção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guilherme & Henrique é um excelente par para irmãos.

      Eliminar
  5. Não aprecio muito nenhum dos dois, mas de ter de escolher um, escolho Leonardo.

    ResponderEliminar
  6. Voto em Henrique, engraçado ver a opinião que cada um tem de um nome.Nao acho Henrique, um nome forte, sério.... Acho que é por causa da terminação ique.

    ResponderEliminar
  7. O meu irmão chama-se Henrique, com o diminutivo Rique. Embora o meu sobrinho mais novo o chame de Kikas.

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de Henrique por ser clássico, elegante, com presença e que soa bem em qualquer faixa etária e eu até acho alguma graça ao seu tom aristocrático. Já de Leonardo não gosto nada.
    Beijinhos,
    Sofia.

    ResponderEliminar
  9. Gosto de Leonardo, mas não é um dos meus nomes preferidos. Não gosto nada de Henrique.

    Filipa, se não se importa de uma sugestão, podia fazer escrever sobre os nomes dos monarcas Visigodos na Península Ibérica? O único que é (super) popular é Rodrigo. é curioso que os outros não tenham tido repercussão. Os nomes são: Gesaleico, Amalarico, Teudis, Teudiselo, Agila, Atanagildo, Liuva, Leovigildo, Recaredo, Witerico, Gundemaro, Sisebuto, Suintila, Sisenando, Chintila, Tulga, Chindasvinto, Recesvinto, Wamba, Ervigio, Égica, Witiza, Rodrigo.
    Destaque para Leovigildo, Recaredo, Liuva, Sisenando e claro Rodrigo, em termos de impacto histórico.

    ResponderEliminar
  10. A minha escolha tem de recair em Henrique... Se tivesse um pequenino, estava logo no top 5 e podia bem ser a escolha final!

    Leonardo é um nome muito bonito e, para mim, até é um nome de família... mas na geração dos filhos dos meus primos ainda não ressurgiu =)

    P.S.: Esta semana conheci um Loki com menos de dois anos. Tenho tantas saudades dos nomes tradicionais... Acho que se aqui nascesse um Henrique ou um Leonardo, tiravam a temperatura aos pais!

    ResponderEliminar
  11. Difícil escolha!
    Gosto dos dois por serem clássicos e tradicionais. São longos e me passam a sensação de um homem forte e culto.
    Em relação à sonoridade, prefiro Henrique. Em relação aos diminutivos (eu também PRECISO deles!), prefiro Leonardo; os apelidos/alcunhas de Henrique me soam infantis demais.
    Por fim, escolho Henrique, apenas porque já existe um Leonardo na família.

    ResponderEliminar
  12. Olá. Votei em Henrique que é o nome do meu filho, irmão gémeo da Pureza =)

    Um beijinho
    Nádia Ribeiro

    ResponderEliminar
  13. Boa noite.

    Votei Leonardo.

    Beijinhos, Gabriela Mendes

    ResponderEliminar
  14. O meu voto também foi para Leonardo, mas assim que vi o desafio pensei logo que Henrique estaria à frente ;)

    Um beijinho, Ana Vasconcelos

    ResponderEliminar
  15. Leonardo =)


    Beijinho
    Adriana Melo

    ResponderEliminar
  16. Escolha simples e rápida— Henrique!

    Um beijinho
    Alice Abreu

    ResponderEliminar
  17. O nome do meu marido é Henrique, gosto muito.
    Logo, fácil o voto.


    Um beijinho
    Sofia Menezes

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde. Votei no nome Leonardo, mas gosto de ambos! Votei à uns dias mas só agora tive oportunidade de vir escrever =)

    Um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)