Jade & Kenzo

em 25/01/19


Hoje volto a trazer-vos Jade & Kenzo, dois nomes que foram recentemente aprovados em Portugal e que já apresentam bons resultados na lista de nomes registados ao longo de 2018 - Jade foi escolhido para 34 meninas e Kenzo para 26 meninos. O aumento do número de registos destes nomes também foi algo que equacionamos aqui e aqui, tendo em conta o número de registos de Enzo e sabendo que Jade está muito na moda em França. Juntei-os neste post, porque são dois nomes que, por motivo diferentes, me remetem muito para o Extremo Oriente, algo que não é comum no nomes mais usados por cá. E claro, porque não sendo nomes tradicionais, adaptam-se bem à nossa língua, possivelmente até melhor do que nomes com mais registos - o que poderá ser a chave do sucesso. Definitivamente, são nomes a manter debaixo de olho! 

17 comentários:

  1. Acredito que estes dois nomes irão subir na nossa tabela. Realmente adaptam-se muito bem ao nosso português..no entanto, não trocaria o nosso Manuel, José,, Ângela... Por nada

    ResponderEliminar
  2. Desde a novela "O Clone" que sou apaixonada pelo nome Jade. Acho-o lindo, romântico, Internacional, perfeito.

    ResponderEliminar
  3. Jade é um nome bem interessante, sem dúvidas tem potencial de ganhar espaço... Já Kenzo, não vai nem com açúcar...

    ResponderEliminar
  4. Olá, peço desculpa, mas dizer que não é comum o uso de nomes do médio-oriente em Portugal é falso, logo o nome feminino mais utilizado em Portugal é Maria (!), a maioria dos nomes utilizados em portugal são semitas logo do médio-oriente.
    Dito isto, Kenzo penso que é japonês, e por isso do extremo-oriente. Pessoalmente não gosto, enquanto que Jade acho que é uma bom exemplo de um nome que é forte e delicado ao mesmo tempo.
    Rita S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A autora não disse que nomes originários do Extremo Oriente são raros em Portugal, disse que Kenzo e Jade não são usuais. O que é verdade tendo em conta que foram aprovados recentemente.

      Além de que a "maioria" dos nomes utilizados em Portugal não são de origem semita como diz. Basta olhar para os 5 nomes mais populares, tanto para menina como para menino:

      - Além de Maria, que tem origem hebraica, Leonor é uma variante francesa do grego "Helena", e Matilde e Carolina têm ambos origem germânica

      - Nos meninos, João é de origem hebraica, mas Francisco tem origem latina, Santiago é de origem castelhana, e Afonso e Rodrigo têm ambos origem germânica

      No Top 20 de 2018, disponibilizado pelo Público e que a autora já analisou, de origem hebraica só existem 5 nomes femininos (Maria, Ana, Madalena, Joana e Eva) e 4 nomes masculinos (João, Gabriel, Miguel e Rafael).

      Eliminar
    2. O hebraico é uma língua semítica, e nomes com esta origem têm sido constantemente utilizados em Portugal ao longo dos séculos... Santiago provém do latim, mas é de origem hebraica (jacó).

      Eliminar
  5. Jade é interessante. Kenzo nunca.

    ResponderEliminar
  6. Gosto de Jade, mas talvez difícil de ler como “Jeide” pela primeira vez?
    Kenzo não gosto tanto. Prefiro Kenzie ou Enzo.

    ResponderEliminar
  7. Jade foi aprovado assim tão recentemente em Portugal? Digo isto porque conheço uma Jade com 13 anos, com nacionalidade e naturalidade portuguesa e filha de pais portugueses.

    Sinceramente, ambos os nomes não me fascinam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é a primeira vez que ouço falar de casos semelhantes, em relação a nomes que não eram aprovados! Mas Jade era seguido de um vigoroso NÃO até meados de 2013, quando passou a poder ser registado desde que antecedido por um primeiro nome, excepção que apenas terminou em finais de 2017!

      Eliminar
    2. A criança em questão tem Jade mesmo como primeiro nome e foi registada na conservatória de Viseu, acho que em 2006. Pelo que sei, os pais não tiveram que solicitar nenhuma aprovação (como frequentemente acontece). Ou o funcionário era mais permissivo ou não sei o que aconteceu.

      Eliminar
  8. Ah! Jade! Amo Jade, conheço uma menina de 2 anos que se chama Jade!

    ResponderEliminar
  9. Gosto de Kenzo. De Jade não gosto nada em português

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como assim em português? Jade é um nome internacional que se escreve do mesmo modo em várias línguas.

      Eliminar
  10. Para mim, Kenzo é como Zara: só me faz lembrar das marcas.

    ResponderEliminar
  11. Nomes bons para marcas, produtos...não crianças/pessoas!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)