Anos-luz: Olívia & Olímpia

em 09/01/19


Aqui estamos nós de volta com dois nomes que, aparentemente, têm tanto em comum, mas que não cativam os portugueses [e não só] da mesma forma: em 2017, Olívia ficou no top 70 de nomes femininos mais escolhidos enquanto que Olímpia não é registado como primeiro nome desde 2008. 
Esquecendo tudo o que nos rodeia e que influencia a forma como vemos os nomes, acho-os bastante similares, não só fonética e graficamente, mas também em estilo. E se tivesse que escolher um preferido, até acho que Olímpia soa melhor, é mais doce e suave. Mas a escolha de um nome está envolta num contexto e a era da imagem trouxe-nos a Olivia Wilde, a Olivia Palermo e, sobretudo, a Olivia Pope e acho que isso contribuiu muito positivamente para a forma como olhamos para Olívia! 

11 comentários:

  1. Olívia até gosto mas Olímpia não gosto nada.

    ResponderEliminar
  2. Gosto dos dois, mas acho Olímpia mais bonito, forte e elegante :)

    ResponderEliminar
  3. Hum... Este post fez-me pensar... Por um lado, eu adoro o nome Olívia e é o meu nome de sonho para uma filha (quando o descobri foi como um tesouro). Por outro lado, não gosto de nomes populares e gosto de olhar para nomes menos comuns com um olhar fresco. Ultimamente, tenho tentado afeiçoar-me a outros nomes para futuras filhas, porque acho que Olívia está a ficar muito comum (e por isso estou ansiosa para ver o número de registos que teve em 2018!). Portanto Olímpia poderia ser uma opção, mas, à primeira vista, não me convence... Talvez seja a ligação aos jogos olímpicos, que o torna muito literal e num sentido que não aprecio muito. Ou então é o facto de o associar a pessoas de meia idade, em vez de pessoas de terceira idade, e se calhar prefiro nomes mais antigos, porque estão mais ausentes e usá-los com um intervalo de 3 gerações torna-os mais preciosos, como uma onda de renovação que vem substituir os nomes que desaparecem.

    Claro que estas impressões desapareceriam se desse o nome Olímpia a uma filha, mas temo que Olímpia fosse apenas um sucedâneo insatisfatório de Olívia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também quando "descobri" o nome Olívia senti logo que era o "the one" para quando tivesse uma filha :) agora estou grávida e a 1 mês de nascer a minha Olívia :) Ainda que tenha ganho popularidade nos últimos anos, não é popular de mais, eu pessoalmente não conheço nenhuma, por isso não nos demoveu de avançar com essa escolha. Toda a gente tem achado a escolha muito gira e invulgar (acho que só quem segue este tema dos nomes se apercebe da crescente popularidade, que ainda assim está longe de estar em níveis que o tornem comum para a população em geral).

      Não vejo Olímpia como uma alternativa viável, de facto são parecidos, mas soa-me mais a "Dona" velhota eheh. A minha segunda escolha seria Elvira, mas esse nome quando o mencionei a outras pessoas, levou sempre um esgar de rejeição :D acho que até é bom escolher um nome que tem tido mais acolhimento, mas ainda não esteja no top 50, em termos de aceitação do público em geral.

      Eliminar
    2. Oh, muitos parabéns!

      Sim, realmente a minha preocupação também é mais se há (ou haverá) Olívias nos meios por onde costumo mover-me. É uma pena não haver dados dos registos de nomes por concelhos.

      Quanto à desejável popularidade do nome, concordo consigo. Enquanto torço para que os meus nomes femininos preferidos não se tornem populares, gostava de ver alguns dos meus nomes masculinos preferidos subir o número de registos, porque agora são muito pouco populares e, por isso, familiares/aceites.

      Eliminar
  4. Olívia é bem mais elegante que Olímpia. Aquele "v" faz toda a diferença, é muito mais suave

    ResponderEliminar
  5. Adoro Olívia e não gosto nada de Olímpia. O "pia" final soa-me demasiado antiquado enquanto que, para mim, o "via" de Olívia é muito mais leve e fofo.
    Mais, Olímpia significa "habitante de Olimpo" enquanto que o significado de Olívia é "oliveira" ou "azeitona". Gosto muito mais deste último pela associação do ramo de oliveira à paz. Assim Olívia é um nome que pode também ser associado à paz, tal como Oliver e Olive (o meu preferido dos três).

    ResponderEliminar
  6. Adoro os nomes femininos iniciados por "O": Olívia, Olímpia, Oriana, Ofélia e Odete.
    No entanto, nunca conseguiria usá-los porque imagino-me a chamar a miúda "Óó Dete! , por exemplo. Arruína imediatamente os nomes para mim. Tem a ver como a minha pronúcia do "O" inicial, que tendo a dizer como óó em vez de ôô.

    Prefiro Olímpia, cansei-me um pouco de Olívia. Em Portugal nem tanto, mas tenho uma noção da popularidade do nome no estrangeiro, assim como do seu equivalente masculino.

    Na minha opinião, Olívia continuará a crescer enquanto Olímpia permanecerá desconhecido. Digo isto, porque a primeira vez que ouvi este nome foi porque a minha colega disse que a sua avó se chamava Olímpia. Vejo este nome a ser "ressuscitado" apenas nesse sentido, através de legado familiar.

    Apesar de tudo, acho Ofélia um nome tão invulgar, mas com uma sonoridade agradável, que é o que mais me atrai entre os nomes iniciados por "O".



    -L

    ResponderEliminar
  7. Olá.
    Tenho um menino Julião, uma menina Maria Jasmim e estou grávida de outra menina. Ainda não conseguimos escolher o nome mas Olívia faz parte das minhas opções (outras opções são Concha ou Clarice).
    Ja agora proponho uma resenha a Julião que não encontrei no blog. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai que nomes lindos! Clarice, Olívia, Concha, não há como errar! Parabéns!

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)