Aqui estamos nós de volta com dois nomes que, aparentemente, têm tanto em comum, mas que não cativam os portugueses [e não só] da mesma forma: em 2017, Olívia ficou no top 70 de nomes femininos mais escolhidos enquanto que Olímpia não é registado como primeiro nome desde 2008.
Esquecendo tudo o que nos rodeia e que influencia a forma como vemos os nomes, acho-os bastante similares, não só fonética e graficamente, mas também em estilo. E se tivesse que escolher um preferido, até acho que Olímpia soa melhor, é mais doce e suave. Mas a escolha de um nome está envolta num contexto e a era da imagem trouxe-nos a Olivia Wilde, a Olivia Palermo e, sobretudo, a Olivia Pope e acho que isso contribuiu muito positivamente para a forma como olhamos para Olívia!
Olívia até gosto mas Olímpia não gosto nada.
ResponderEliminarGosto dos dois, mas acho Olímpia mais bonito, forte e elegante :)
ResponderEliminarHum... Este post fez-me pensar... Por um lado, eu adoro o nome Olívia e é o meu nome de sonho para uma filha (quando o descobri foi como um tesouro). Por outro lado, não gosto de nomes populares e gosto de olhar para nomes menos comuns com um olhar fresco. Ultimamente, tenho tentado afeiçoar-me a outros nomes para futuras filhas, porque acho que Olívia está a ficar muito comum (e por isso estou ansiosa para ver o número de registos que teve em 2018!). Portanto Olímpia poderia ser uma opção, mas, à primeira vista, não me convence... Talvez seja a ligação aos jogos olímpicos, que o torna muito literal e num sentido que não aprecio muito. Ou então é o facto de o associar a pessoas de meia idade, em vez de pessoas de terceira idade, e se calhar prefiro nomes mais antigos, porque estão mais ausentes e usá-los com um intervalo de 3 gerações torna-os mais preciosos, como uma onda de renovação que vem substituir os nomes que desaparecem.
ResponderEliminarClaro que estas impressões desapareceriam se desse o nome Olímpia a uma filha, mas temo que Olímpia fosse apenas um sucedâneo insatisfatório de Olívia...
Também quando "descobri" o nome Olívia senti logo que era o "the one" para quando tivesse uma filha :) agora estou grávida e a 1 mês de nascer a minha Olívia :) Ainda que tenha ganho popularidade nos últimos anos, não é popular de mais, eu pessoalmente não conheço nenhuma, por isso não nos demoveu de avançar com essa escolha. Toda a gente tem achado a escolha muito gira e invulgar (acho que só quem segue este tema dos nomes se apercebe da crescente popularidade, que ainda assim está longe de estar em níveis que o tornem comum para a população em geral).
EliminarNão vejo Olímpia como uma alternativa viável, de facto são parecidos, mas soa-me mais a "Dona" velhota eheh. A minha segunda escolha seria Elvira, mas esse nome quando o mencionei a outras pessoas, levou sempre um esgar de rejeição :D acho que até é bom escolher um nome que tem tido mais acolhimento, mas ainda não esteja no top 50, em termos de aceitação do público em geral.
Oh, muitos parabéns!
EliminarSim, realmente a minha preocupação também é mais se há (ou haverá) Olívias nos meios por onde costumo mover-me. É uma pena não haver dados dos registos de nomes por concelhos.
Quanto à desejável popularidade do nome, concordo consigo. Enquanto torço para que os meus nomes femininos preferidos não se tornem populares, gostava de ver alguns dos meus nomes masculinos preferidos subir o número de registos, porque agora são muito pouco populares e, por isso, familiares/aceites.
Olívia é bem mais elegante que Olímpia. Aquele "v" faz toda a diferença, é muito mais suave
ResponderEliminarAdoro Olívia e não gosto nada de Olímpia. O "pia" final soa-me demasiado antiquado enquanto que, para mim, o "via" de Olívia é muito mais leve e fofo.
ResponderEliminarMais, Olímpia significa "habitante de Olimpo" enquanto que o significado de Olívia é "oliveira" ou "azeitona". Gosto muito mais deste último pela associação do ramo de oliveira à paz. Assim Olívia é um nome que pode também ser associado à paz, tal como Oliver e Olive (o meu preferido dos três).
Adoro os nomes femininos iniciados por "O": Olívia, Olímpia, Oriana, Ofélia e Odete.
ResponderEliminarNo entanto, nunca conseguiria usá-los porque imagino-me a chamar a miúda "Óó Dete! , por exemplo. Arruína imediatamente os nomes para mim. Tem a ver como a minha pronúcia do "O" inicial, que tendo a dizer como óó em vez de ôô.
Prefiro Olímpia, cansei-me um pouco de Olívia. Em Portugal nem tanto, mas tenho uma noção da popularidade do nome no estrangeiro, assim como do seu equivalente masculino.
Na minha opinião, Olívia continuará a crescer enquanto Olímpia permanecerá desconhecido. Digo isto, porque a primeira vez que ouvi este nome foi porque a minha colega disse que a sua avó se chamava Olímpia. Vejo este nome a ser "ressuscitado" apenas nesse sentido, através de legado familiar.
Apesar de tudo, acho Ofélia um nome tão invulgar, mas com uma sonoridade agradável, que é o que mais me atrai entre os nomes iniciados por "O".
-L
Olá.
ResponderEliminarTenho um menino Julião, uma menina Maria Jasmim e estou grávida de outra menina. Ainda não conseguimos escolher o nome mas Olívia faz parte das minhas opções (outras opções são Concha ou Clarice).
Ja agora proponho uma resenha a Julião que não encontrei no blog. :)
Ai que nomes lindos! Clarice, Olívia, Concha, não há como errar! Parabéns!
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar