Pedidos & Sugestões 2019

31.12.18



Tem alguma dúvida que gostaria de ver esclarecida? Gostaria de ler sobre um nome que ainda não foi abordado? Precisa de sugestões para nomes compostos ou pares perfeitos? Então este é o local certo para expor a sua questão! E claro, se preferir uma conversa mais privada, pode sempre contactar-me através do email nomesportugueses@gmail.com - a resposta é garantida!

Outros Pedidos & Sugestões 2018 II | 2018 I  | 2017 2016 II | 2016 I 2015 | 2014 | 2013



66 comentários :

  1. Olá Filipa!
    Bom ano :)
    Eu gostava de ver um pares perfeitos para Matias. Estamos a tentar aumentar a família (YEY), e se dar nome ao Matias já foi difícil então dar nome a outro rapaz parece-nos impossível! Gostava mesmo de ver as sugestões :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana.

      Boa sorte e muitas felicidades!

      Sou mãe do Mateus e do Matias acho um par lindíssimo. Em 2019 serei mãe do Xavier, que é um nome a meu ver que completa este trio de forma sublime.

      Deixo sugestões:


      Duarte, David, Dinis, Pedro

      Eva, Sofia, Marta, Rita

      Um beijinho
      Elsa Veloso

      Eliminar
    2. Obrigada Elsa!

      Eu acho que o meu maior problema é mesmo trabalhar com crianças, o que inviabiliza muitos dos nomes mais comuns como Duarte, David ou Dinis. Pedro até gosto (e só tenho um na consulta) mas é o nome do meu marido :) Para meninas será mais fácil porque é Gabriela ou Luísa :) Para menino eu gosto de Benjamim mas a família odeia, Nicolau amo mas o pai não gosta, Simão gostamos ambos mas não é um amor assolapado, Xavier idem... Bem, é torcer para que seja menina :D

      Eliminar
    3. Olá Joana, desde já desejo-lhe boa sorte e as maiores felicidades.
      Acho Matias muito bonito assim como as opções para menina Gabriela e Luísa são nomes lindissimos.
      Deixo-lhe aqui as minhas sugestões:
      - Jaime, Sebastião, Vasco, Bernardo, André
      Beijinhos,
      Sofia

      Eliminar
    4. Olá Joana.

      Compreendo perfeitamente, e sim Luísa fica a meu ver muito bem com Matias.

      Já Gabriela não gosto tanto do par que forma, mas sou sincera prefiro Gabriela a Luísa!

      Acho que Simão é um nome tão ótimo, assim como Valentim e Lucas.

      Claro, trabalhar com crianças é sempre outra coisa... =)

      Beijinho
      Elsa Veloso

      Eliminar
    5. É exactamente essa a minha opinião :D Se o Matias fosse menina chamar-se-ia sem dúvida Gabriela (o que é curioso porque não gosto de Gabriel, talvez porque - lá está - associo o nome a um miúdo da consulta). Entretanto depois de ele nascer isso passou precisamente porque acho que Gabriela não fica bem com Matias, acho um nome muito musical e Matias um nome mais 'forte', não sei bem explicar. Luísa era a nossa segunda opção e parece-me combinar melhor, mas o meu marido gosta muito mais de Gabriela e como eu também gosto muito provavelmente será esse :)

      É engraçado como depois estas questões têm influência, e gostava que a Filipa escrevesse sobre isso. O Matias tem um nome 'beto', e eu gosto disso. Não lho demos por essa razão, mas porque gostamos da sonoridade, é um nome pouco habitual sem ser 'estranho', é relativamente internacional, não levanta grandes dúvidas em relação à ortografia, é curto, etc etc etc. MAS, também é um nome que as pessoas acham 'beto', e eu gosto disso - nunca conseguiria chamar a um filho Yuri ou Enzo por essa razão. É tonto, mas pronto. Já Gabriela, não é assim, e acho que é por isso que sinto que destoa de Matias. Gabriela não é um nome 'beto' ao contrário talvez de Luísa...

      Eliminar
    6. Interessante o seu comentário, Joana. Eu não gosto de nomes betos, por serem betos, mas também me afasto de alguns nomes que vejo como “foleiros”, o que é um bocadinho preconceituoso da minha parte...

      Só por curiosidade, os filhos do Chef Kiko chamam-se Matias, Gabriela, Sebastião e Lopo. E sendo os três nomes masculinos betos, talvez Gabriela esteja a mudar de conotação?

      Eliminar
    7. Joana, tão boas notícias! :) Fica prometido, publico a lista na próxima semana! Um beijinho!

      Eliminar
    8. Não sei se estará obrigatoriamente a mudar de conotação, acho que simplesmente sempre foi um nome mais abrangente. Sou médica e conheço Gabrielas médicas, tal como conheço Gabrielas de outros contextos mais desfavorecidos. Já Purezas só conheço 'betas' e Enzos só conheço em famílias claramente 'não betas'.

      Lembra-me uma situação a que assisti no meu 4º ano do curso. O primeiro parto a que assisti foi horrível, um drama, uma senhora de uma contexto extremamente desfavorecido, um horror do ponto de vista social, etc. A dada altura ela comenta que o bebé iria ter o nome Leandro e a enfermeira comentou 'mas Leandro é nome de bardajona como você, devia era dar-lhe um nome beto como Afonso para ver se ele vai a algum lado na vida'. Escusado será dizer que achei isto absolutamente horrendo e tenebroso, mas no fim a senhora acabou a chamar Afonso ao filho... E confesso que realmente não conheço nenhum Leandro em famílias de classe média, nenhum Leandro médico, nenhum Leandro político... Enfim, acho que se percebe a ideia. Não sei se é porque a classe média/alta tem esse preconceito em relação a estes nomes e depois obrigatoriamente não haverá Enzos e Yuris e Kyaras médicos ou se há mesmo algo nestes nomes em particular que soa mal. Porque é que Lopo é beto, mas Bruna já é parolo?

      Eliminar
    9. Joana, isso que refere foi muito bem abordado no livro Freakonomics, até de uma perspectiva económica. De facto, há nomes que automaticamente associamos a "ricos" e outros a "pobres" e esse julgamento influencia-nos assim que vemos/ouvimos o nome, seja numa conversa, seja num currículo, numa candidatura a uma universidade (o autor é americano). E há a tendência de os nomes "ricos" serem apropriados pelas classes mais "pobres", daí hoje em dia já se terem vulgarizado alguns nomes tipo Mariana, Martim, Madalena, Lourenço... foram nomes durante muito anos associados a betos ou filhos de classes altas e hoje em dia são bastante comuns e usados por toda a gente. Há essa tendência das classes mais altas aspirarem aos nomes betos e estes se tornarem comuns, reinventando-se depois esses nomes betos, passando a surgir novos, como mais recentemente se vê com Benedita, Alice, Caetana, Matilde, Rodrigo, Duarte...

      Eliminar
    10. Cá está a lista! Pares Perfeitos para Matias
      Tem lá alguns nomes que já foram eliminados, mas acho que ainda há margem de manobra :)

      Eliminar
    11. Muito engraçado dar esse exemplo com Leandro. Se por um lado concordo, porque efectivamente quando conheci o meu marido pensei ‘por que raio se havia de chamar Leandro?’, também lhe posso dizer que quando viajamos por Itália ficamos agradavelmente surpreendidos por tantos pintores renascentistas se chamarem Leandro (ainda que a maioria de apelido). Portanto sendo um nome que é mais utilizado pelas classe mais desfavorecidas e o qual até associo muito ao Basil, tem história e tradição para lá das telenovelas. :) pode juntar um Leandro arquitecto a essa lista,o que engrandece a profissão e não ao contrário. :)

      Eliminar
    12. E nem de propósito, ontem conheci uma Bruna médica :) Questiono-me onde isto termina então. Se agora as pessoas ‘betas’ chamam Pureza e Caetano e daqui a uns anos serão nomes banais, será que estamos a evoluir no sentido do que já acontece nos EUA, em que os famosos chamam North e Apple e Blue aos filhos? :)

      Eliminar
    13. Joana, deixei de escrever sobre nomes e percepções sociais porque me desgastava muito. Existe muita gente que não consegue conceber a hipótese de que façamos leituras a partir de um nome e acha que falar sobre isso apenas revela que eu sou altamente preconceituosa. Acho que não vale a pena explicar qual o grupo social que me acusa disso.

      Apanhando esta discussão já numa fase avançada, queria apenas lançar algumas ideias: é uma pena que nunca tenhamos tido acesso aos registos de nascimento dos anos 80/90 por região do país. Eu fiz umas tentativas, que podem valer de pouco para os outros, mas que foram muito úteis para mim e que comprovam que nas referidas décadas, havia grandes diferenças de estilo entre a generalidade do país e as freguesias mais ricas de Porto e Lisboa. Podem ver aqui: Diferenças regionais

      Eu nasci e cresci em Viana do Castelo. Nunca, em 12 anos de escolaridade, me cruzei com uma Leonor, Matilde, Beatriz, Constança, Carlota, Rodrigo, Lourenço, Afonso ou Bernardo. Mas diria que 80% dos meus colegas do Secundário seguiram para o ensino superior, eles e os seus nomes típicos nomes anos 80. É gente muito qualificada, nascida na classe média, média-alta, e que não tem nome de rico!

      Vou generalizar, porque claro que há excepções, mas a geração de 80 e 90 não tem nomes betos, a menos que venham de famílias bastante tradicionais. E Medicina talvez não seja o melhor dos exemplos para perceber isso, porque também sabemos que o sucesso escolar está intrinsecamente ligado ao nível de escolaridade dos pais...

      Já li e reli isto e não sei se me fiz entender :D

      Eliminar
    14. Olá Joana!
      Gostaria de deixar a sugestão de Matias e Jaime! Acho que fazem um par perfeito! Jaime penso que seria a nossa segunda opção caso não tivesse uma paixão assolapada por Joaquim, que chegará este ano!
      Também trabalho com crianças e penso que influencia-me a forma como vejo os nomes no que diz respeito a popularidade e não a associar um bebé novo a quem já conheço. Ou seja, se eu tivesse uma bebé chamada Amália, para mim seria a minha Amália e nunca mais me lembraria da conhecida! Por isso tento sempre “dissuadir” amigos a não desistirem de nomes que gostam por lembrarem este ou aquele, com quem muitas vezes nem contacto têm.

      Quanto aos nomes betos vs não betos penso que a evolução será para essas diferenças se dissiparem cada vez mais! É fruto de muitas questões históricas e sociais. No entanto, penso que a “distinção” passará a ser feita mais pelo apelido. Mas não terá sido assim há muito tempo?

      Mafalda

      Eliminar
    15. Filipa, é verdade que a geração de 80/90 não tem os nomes que hoje são demarcadamente betos, eu nasci e cresci em Coimbra e também não tinha esses nomes nas minhas turmas. Mas tinha Mariana, Luísa, Francisca, Inês, Zé Maria, António, Pedro, João, Manuel... normalmente todos sem segundos nomes (ou acompanhados de Maria). Nenhuma das pessoas dessas "classes mais favorecidas" se chamava Vanessa, Tatiana, Marlene, Carla, Cátia, Rafael, Ruben, Nelson, nomes tão em voga também nesses anos 80/90 e que os colegas de classes menos favorecidas tinham, normalmente compostos tipo "Patrícia Alexandra".

      Aquilo que noto é que também uns 80% desses colegas foram para o ensino superior, muitos mudaram-se para cidades maiores e têm bons empregos em Lisboa/Porto e os que têm filhos optaram todos por nomes "betos" :D ou seja, tanto a Maria Francisca como a Cátia Vanessa, sendo formadas e auferindo salários acima da média, ambicionam chamar ao seu rebento Madalena ou Lourenço. Porque pertencem a uma determinada classe, no caso dos segundos, classe essa superior àquela onde cresceram e a que pertenceram os seus pais. O que vai ao encontro dessa lógica explicada no Freakonomics de que os nomes betos serão aqueles ambicionados por quem ascende socialmente, para dar aos seus filhos essa pertença.

      Eliminar
    16. Eu cresci nos anos 90 e tinha de facto nas minhas turmas (escola pública) nomes do género Marlene, Soraia e Jéssica. A dada altura havia três Marlenes na minha turma :) Mas também havia três Joanas, por exemplo, e sinto que agora não é de todo um nome frequente. Mesmo na minha turma da faculdade (em que éramos uns quinze) havia três Joanas :)

      Agora sinto de facto que isso mudou, e na minha consulta (que abrange essencialmente classes mais desfavorecidas) tenho mais nomes do género Rodrigo, Santiago, Salvador e por aí fora, e depois noutra escala nomes como Yuri, Enzo ou Kevin. Nas meninas acho que vai havendo maior variedade, o que não deixa de ser curioso porque segundo o ranking há imensas Marias (e não é de todo a estatística da minha consulta).

      Mas é engraçado, porque de facto puxando o filme atrás estas minhas amigas com nomes 'parolos' acabaram por ter filhos e chamar-lhes nomes absolutamente 'normais', por isso talvez isto esteja de facto a uniformizar-se, ou a dirigir-se neste sentido das pessoas 'queques' chamarem Pureza e Sancho aos filhotes :)

      Eu percebo que isto possa ser mal interpretado, mas acho que quem opta por chamar qualquer nome aos filhos tem isso em conta. Ou seja, quando Benjamim era uma opção para nós tínhamos a noção de que seria um nome pouco consensual e 'beto', enquanto que se quisesse chamar Lorenzo teria medo de ser um nome 'mitra ou guna'. É um facto que há preconceitos associados aos nomes, não estamos a dizer nada de novo :) O que eu acho engraçado é perceber até que ponto um nome é considerado 'beto' ou não e porquê. Para mim Rafael e Gabriel são nomes que associo a classes mais desfavorecidas, mas porquê? Será da sonoridade? Será de alguma associação subconsciente à qual ainda não consegui aceder? :)

      Eliminar
    17. Eu li o comentário da joana e so penso como raio uma medica consegue fazer um comentario desses num momento tão vulnerável para a mulher como o parto. Fiquei genuinamente escandalizada com esse tratamento, que para mim é mesmo violento. A intencao ate podia ser boa, mas achei um comentário pessimo.

      Eliminar
    18. Joana, conhece Gabrielas de todas as camadas socias porque é um nome super comum. É normal que com nomes tipo Enzo, Yuri ou Kyara, que não são de todo populares, (e só agora estão a ter um bocado mais de atenção, ainda assim com números bem baixos), que não conheça nenhum médico, advogado, carpinteiro ou canalizador com esse nome, simplesmente são pouco usados em Portugal. Mas lá fora sim, garanto-lhe que encontra gente de todas as camadas sociais com esses nomes.

      Eliminar
  2. Ando muito curiosa acerca do nome do 3º bébé da Mariana Patrocínio, irmã da Carolina Patrocínio.
    Ela já é mãe de um Mateus e de uma Pureza. E agora vem mais uma menina (que inveja, quero um clã de princesas como o delas ahah)
    Qual acham que será o nome?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há já uma discussão sobre isso no post Bebés Famosos 2018, que pode encontrar na barra lateral.

      Eliminar
    2. Pureza remete-me sobretudo para Mercedes, Mercês, Rosarinho, Assunção, mas Mateus nem tanto, por isso estou à espera de ser surpreendida! Quem sabe se poderão optar pelos nomes das avós...

      Eliminar
    3. Eu na verdade estou à espera de ficar surpreendida, mas não pela positiva, como aconteceu com o nome da filha mais nova da Carolina.
      Caso não coloquem o nome da mãe ou das avós, acho que a escolha vai recair sob Emília, Julieta ou Pilar.

      Eliminar
    4. Sabem o nome das avós? A mãe da Mariana é Teresa, mas não consegui encontrar o nome da sogra.

      Eliminar
    5. A crer nas revistas cor-de-rosa, a avô paterna chama-se Maria João!

      Eliminar
    6. Lembrei-me de Paz, poderia ser um bom meio-termo entre Pureza & Mateus...

      Eliminar
  3. Olá, também estou muito curiosa.

    Acho que pode vir a chamar se Guiomar, Vitória, Julieta ou Pilar.

    Um beijinho
    Elsa Veloso

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipa! um bom ano :)
    Antes de mais parabéns pelo blog! Em 2019 vou ser mãe de um menino e nada melhor que ter ferramentas que nos dêem inspiração :)
    Se fosse menina escolheria imediatamente “Ema”, mas para menino a coisa está bem mais complicada...
    Sugestões desse lado?
    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há aqui no blog um post com Pares Perfeitos para Ema, e que tem uma grande lista de nomes de rapazes, talvez poderá ajudar na sua escolha.
      As minhas sugestões são:
      Lucas
      Simão
      Isaac
      Luís
      Vasco
      Xavier
      Jaime
      Daniel

      Eliminar
    2. Olá, Andreia! Parabéns!

      Gostando de Ema, que é um nome curto, delicado e não muito comum, talvez goste de Artur, Xavier e Tomé. Como opções delicadas, não muito comuns mas compridas, tem Valentim e Martinho. Outras opções curtas (mas não necessariamente delicadas, a meu ver) são, como sugerido no comentário das 13:04, Simão, Vasco e Jaime, aos quais acrescento Dinis e Fausto.

      Espero que alguma destas sugestões seja útil.

      Felicidades!

      Eliminar
    3. Muitos parabéns, Andreia! :) Aqui ficam algumas sugestões:

      Artur
      Benjamim
      Evan
      Gabriel
      Gil
      Lucas
      Luís
      Matias
      Noah
      Romeu

      Um beijinho!

      Eliminar
    4. Parabéns!!!
      Gosto de Lucas, Artur e Romeu.

      Beijinho e muitas felicidades

      Eliminar
  5. @Joana (Palavras.. ) já pensaram em Lopo? Cai dentro de nome simples e forte, e difícilmente tem algum nas consultas! Acho que combina bem.. Matias e Lopo :)
    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou sincera, acho que é demasiado parecido com 'Lobo' e acho que depois ia ter de andar a explicar às pessoas o que queria dizer :) É demasiado 'diferente' para nós. Nem sequer consigo convencer o marido com um Nicolau ou um Estêvão, que acho nomes muito mais 'habituais' :)

      Eliminar
  6. Olá! Tenho vindo a acompanhar o blog há alguns anos mas com mais atenção desde que tive de escolher um nome para o meu filho há quase 3 anos. O nome escolhido foi Jaime e, agora avizinha-se um irmão.. Já vi as sugestões e duelos mas não me convencem. Teria de ser um nome típico português, com grafia e pronuncia inequívoca na nossa língua. E gostaria de fugir, se possível, ao top 100... Obrigada e continua a tratar os nomes como factos únicos que merecem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isabel! Parabéns!

      Não encontrei nenhum post de pares perfeitos masculinos para Jaime, por isso arrisco-me a listar nomes que já excluiu, mas aqui ficam as minhas sugestões. Coloquei entre parênteses o número de registos em 2017 para os nomes que estão no top 100. Como referência, Jaime teve 63 registos em 2017 e 48 em 2015 (há 3 anos, quando o escolheu).

      Jaime & Amadeu
      Jaime & Artur (165)
      Jaime & Elias (31)
      Jaime & Estêvão
      Jaime & Fausto
      Jaime & Gaspar (49)
      Jaime & Inácio
      Jaime & Marcelo
      Jaime & Moisés (33)
      Jaime & Romeu
      Jaime & Viriato
      Jaime & Xavier (184)

      Espero ajudar alguma coisa. Depois venha cá dizer que nome escolheu! Felicidades!

      Eliminar
    2. Boa tarde, Isabel!
      As sugestões deixadas no comentário anterior são muito interessantes, resta-me acrescentar alguns nomes:

      Álvaro
      Caetano
      Nicolau
      Noé
      Romão
      Vítor

      Um beijinho!

      Eliminar
    3. Parabéns!!!
      Gosto de Caetano, Estêvão e Nicolau.

      Beijinho e muitas felicidades

      Eliminar
  7. Será que poderia aborda o nome Cibele?
    Bom ano

    ResponderEliminar
  8. Descobri neste fim-de-semana, este blog e estou completamente apaixonada!
    Pesquisei imenso, li vários posts mas continuo numa grande indecisão.
    Sou mãe de dois rapazes, o Artur (7 anos) e o Vasco (5 anos), e de momento estou grávida de gémeas.
    Eu e o meu marido decidimos que cada um escolheria um dos nomes e que assim seria facílimo. Mas as escolhas recaíram sob Clara e Sara, o que nos deixa de pé atrás porque são nomes bastante similares e nós gostávamos de nomes bem distintos.
    O que acham da escolha?

    Bom ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns!!!
      Gosto de Clara, mas o par Clara & Sara não gosto tanto.

      Eva & Clara
      Clara & Alícia
      Clara & Guiomar
      Clara & Inês

      Beijinho e muitas felicidades

      Eliminar
    2. Bem-vinda a este cantinho da internet! E muitos parabéns!

      Adoro o nome Artur e gosto muito da combinação Artur, Vasco e Clara! Sara acho que destoa um bocadinho porque não o acho tão delicado. Quanto a os nomes serem similares, acho que, tratando-se de gémeas, é de facto desejável que tenham nomes distintos e únicos... De que outros nomes femininos gostam?

      Felicidades e bom ano!

      Eliminar
    3. Olá! Muitos parabéns, que as suas meninas cheguem cheias de saúde! :)
      Eu concordo com o que escreveu, acho que Sara & Clara são demasiado semelhantes, com a agravante de se tratarem de gémeas! Não perguntou, mas vou-me intrometer: acho que Clara soa melhor com os nomes dos irmãos ;)
      Um beijinho!

      Eliminar
  9. Clara foi a minha escolha e Sara a do pai.
    Concordá-mos em trocar Sara por outro nome a seu gosto e as opções de momento são: Alice, Eva e Lúcia.
    O homem está baralhado não consegue tomar uma decisão!! Ahah (eu gosto mais de Eva, mas vou deixar a decisão a seu critério e não vou opinar).
    Quando tivermos um nome escolhido venho contar-vos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficarei aqui a torcer por Lúcia <3 Muitas felicidades para toda a família! Um beijinho!

      Eliminar
    2. Alô alô! Já tenho novidades para vos dar, a irmã da Clara já tem nome.
      E adivinhem...não é nenhum dos 3 que o pai tinha proposto. Afinal, não vem aí uma Lúcia, mas pode ser que haja uma próxima eheh
      Não sei como mas o meu marido leu ou ouviu este "novo" nome e adorou, e eu sinceramente também achei lindo, portanto vamos ter uma Clara e uma Isabel.
      Não sei como é que nunca tinha pensado nesta combinação, mas agrada-me muito, e também acho que fica bem com o nome dos irmãos.

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Isabel é muito bonito, muitos parabéns! :)

      Eliminar
  10. Obrigada ao anónimo a à Filipa que me sugeriram sugestões para um irmão para o Jaime. Comprometo-me a vir aqui contar o veredito mas creio que serão 4 meses sofridos e de debates de nomes até a criança nascer!

    ResponderEliminar
  11. Olá! Muito boa tarde.

    O meu Xavier nasceu dia 7 de janeiro, é um menino muito lindo e cheio de saúde.
    Os manos Mateus e Matias estão muito felizes, na verdade é mais um menino para em breve brincarem e jogarem à bola juntos!!!

    Eu e o meu marido estamos muito radiantes, pois este é o nosso último bebé!


    Um beijinho grande de todos nós.
    Elsa Veloso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Elsa, muitas felicidades aos cinco!
      Desejo muita saúde, paz e amor para toda a vossa vida!

      Um beijinho
      Mariana

      Eliminar
    2. OBRIGADA FILIPA!💚

      Eliminar
  12. Filipa, não quero ser “aquela” chata, mas quando vai sair o post completo e definitivo dos nomes populares em Portugal em 2018? Tenho andado a visitar o blog de forma mais compulsiva do que o normal, haha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu reparei que o número de visitas aumentou :D Infelizmente, ainda não tive acesso à lista de 2018! :(

      Eliminar
    2. Será que vão lançar os dados de 2018? Acho estranho ainda não terem saido

      Eliminar
  13. Olá,

    Sou mãe de uma menina de 2 anos, Luísa, e encontro-me novamente grávida, desta vez um rapaz. A escolha do nome está a ser difícil, primeiro porque excluo logo nomes muito "batidos" neste momento ( principalmente top 10, embora alguns ate os ache bonitos), depois porque gostaria que tivesse um segundo nome (José, nome do pai), mas acho que não soa bem com nomes que tenho pensado, como Tomé ou Xavier...

    Agradeço desde já as vossas sugestões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana! Parabéns!

      José é de facto difícil de conjugar como segundo nome, e no caso de Tomé acho que seria mesmo de evitar, por causa da rima. Acho Tomé e Xavier nomes muito bonitos e que ficam bem com Luísa. Outras sugestões, que podem ficar bem com o segundo nome José: Artur, Dinis, Eduardo, Frederico. Outra coisa para ter em mente na escolha é nomes que começam pela mesma letra: por exemplo, gosto da combinação Jaime e Luísa, mas Jaime José não me soa bem.

      Espero ter ajudado alguma coisa. Depois venha cá dizer a escolha!

      Beijinhos e felicidades!

      Eliminar
    2. Parabéns Ana! Muitas felicidades e saúde nesta sua segunda gravidez!

      Adoro o par Luísa e Tomé ou Luísa e Xavier.

      Gostei muito da sugestão Dinis e Eduardo.

      Deixo Jaime, António e Caetano como sugestão!

      Um beijinho
      Inês Gonçalves

      Eliminar
    3. Já que pretende José como segundo nome deixo a opção: Tomás, Henrique e Guilherme!

      Há um post escrito pela Filipa de nomes compostos com José, dê uma olhadela, Ana!

      Muitas felicidades para toda a sua família! Muitos parabéns!

      Um beijinho grande

      Eliminar
    4. Olá Ana! Muitos parabéns! :)

      Há alguma hipótese de usar José como primeiro nome? Aumentava o leque de hipóteses... E José é aquele nome que as pessoas costumam deixar cair com facilidade quando é acompanhado de um segundo nome!

      Mas como não foi isso que pediu, aqui ficam algumas sugestões:

      João José - Apesar de super popular, é um clássico!
      Frederico José
      Nuno José
      Sebastião José

      Um beijinho!

      Eliminar
  14. Uma listinha de pares perfeitos para Romeu é possível? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nome dos meus filhos é Concha e Romeu. Acho que Levi e Lopo ficam muito bem!

      Um beijinho e parabéns
      Lisete das Neves

      Eliminar
  15. Olá Filipa!

    E que tal um post para os bebés que nascerem aqui em 2019.
    É que já nasceu a minha Guiomar e adorava partilhar!

    Um beijinho
    Raquel Faria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel, obrigada pela sugestão, já publiquei! Uma vez mais, muitos parabéns! <3

      Nasceu um bebé!

      Eliminar
    2. Olá! Muito boa tarde.

      Obrigada eu!!

      Um beijinho grande
      Elsa Veloso

      Eliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)