Pedidos & Sugestões 2019

em 31/12/18




Tem alguma dúvida que gostaria de ver esclarecida? Gostaria de ler sobre um nome que ainda não foi abordado? Precisa de sugestões para nomes compostos ou pares perfeitos? Então este é o local certo para expor a sua questão! E claro, se preferir uma conversa mais privada, pode sempre contactar-me através do email nomesportugueses@gmail.com - a resposta é garantida!

Outros Pedidos & Sugestões 2018 II | 2018 I  | 2017 2016 II | 2016 I 2015 | 2014 | 2013

208 comentários:

  1. Olá Filipa!
    Bom ano :)
    Eu gostava de ver um pares perfeitos para Matias. Estamos a tentar aumentar a família (YEY), e se dar nome ao Matias já foi difícil então dar nome a outro rapaz parece-nos impossível! Gostava mesmo de ver as sugestões :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana.

      Boa sorte e muitas felicidades!

      Sou mãe do Mateus e do Matias acho um par lindíssimo. Em 2019 serei mãe do Xavier, que é um nome a meu ver que completa este trio de forma sublime.

      Deixo sugestões:


      Duarte, David, Dinis, Pedro

      Eva, Sofia, Marta, Rita

      Um beijinho
      Elsa Veloso

      Eliminar
    2. Obrigada Elsa!

      Eu acho que o meu maior problema é mesmo trabalhar com crianças, o que inviabiliza muitos dos nomes mais comuns como Duarte, David ou Dinis. Pedro até gosto (e só tenho um na consulta) mas é o nome do meu marido :) Para meninas será mais fácil porque é Gabriela ou Luísa :) Para menino eu gosto de Benjamim mas a família odeia, Nicolau amo mas o pai não gosta, Simão gostamos ambos mas não é um amor assolapado, Xavier idem... Bem, é torcer para que seja menina :D

      Eliminar
    3. Olá Joana, desde já desejo-lhe boa sorte e as maiores felicidades.
      Acho Matias muito bonito assim como as opções para menina Gabriela e Luísa são nomes lindissimos.
      Deixo-lhe aqui as minhas sugestões:
      - Jaime, Sebastião, Vasco, Bernardo, André
      Beijinhos,
      Sofia

      Eliminar
    4. Olá Joana.

      Compreendo perfeitamente, e sim Luísa fica a meu ver muito bem com Matias.

      Já Gabriela não gosto tanto do par que forma, mas sou sincera prefiro Gabriela a Luísa!

      Acho que Simão é um nome tão ótimo, assim como Valentim e Lucas.

      Claro, trabalhar com crianças é sempre outra coisa... =)

      Beijinho
      Elsa Veloso

      Eliminar
    5. É exactamente essa a minha opinião :D Se o Matias fosse menina chamar-se-ia sem dúvida Gabriela (o que é curioso porque não gosto de Gabriel, talvez porque - lá está - associo o nome a um miúdo da consulta). Entretanto depois de ele nascer isso passou precisamente porque acho que Gabriela não fica bem com Matias, acho um nome muito musical e Matias um nome mais 'forte', não sei bem explicar. Luísa era a nossa segunda opção e parece-me combinar melhor, mas o meu marido gosta muito mais de Gabriela e como eu também gosto muito provavelmente será esse :)

      É engraçado como depois estas questões têm influência, e gostava que a Filipa escrevesse sobre isso. O Matias tem um nome 'beto', e eu gosto disso. Não lho demos por essa razão, mas porque gostamos da sonoridade, é um nome pouco habitual sem ser 'estranho', é relativamente internacional, não levanta grandes dúvidas em relação à ortografia, é curto, etc etc etc. MAS, também é um nome que as pessoas acham 'beto', e eu gosto disso - nunca conseguiria chamar a um filho Yuri ou Enzo por essa razão. É tonto, mas pronto. Já Gabriela, não é assim, e acho que é por isso que sinto que destoa de Matias. Gabriela não é um nome 'beto' ao contrário talvez de Luísa...

      Eliminar
    6. Interessante o seu comentário, Joana. Eu não gosto de nomes betos, por serem betos, mas também me afasto de alguns nomes que vejo como “foleiros”, o que é um bocadinho preconceituoso da minha parte...

      Só por curiosidade, os filhos do Chef Kiko chamam-se Matias, Gabriela, Sebastião e Lopo. E sendo os três nomes masculinos betos, talvez Gabriela esteja a mudar de conotação?

      Eliminar
    7. Joana, tão boas notícias! :) Fica prometido, publico a lista na próxima semana! Um beijinho!

      Eliminar
    8. Não sei se estará obrigatoriamente a mudar de conotação, acho que simplesmente sempre foi um nome mais abrangente. Sou médica e conheço Gabrielas médicas, tal como conheço Gabrielas de outros contextos mais desfavorecidos. Já Purezas só conheço 'betas' e Enzos só conheço em famílias claramente 'não betas'.

      Lembra-me uma situação a que assisti no meu 4º ano do curso. O primeiro parto a que assisti foi horrível, um drama, uma senhora de uma contexto extremamente desfavorecido, um horror do ponto de vista social, etc. A dada altura ela comenta que o bebé iria ter o nome Leandro e a enfermeira comentou 'mas Leandro é nome de bardajona como você, devia era dar-lhe um nome beto como Afonso para ver se ele vai a algum lado na vida'. Escusado será dizer que achei isto absolutamente horrendo e tenebroso, mas no fim a senhora acabou a chamar Afonso ao filho... E confesso que realmente não conheço nenhum Leandro em famílias de classe média, nenhum Leandro médico, nenhum Leandro político... Enfim, acho que se percebe a ideia. Não sei se é porque a classe média/alta tem esse preconceito em relação a estes nomes e depois obrigatoriamente não haverá Enzos e Yuris e Kyaras médicos ou se há mesmo algo nestes nomes em particular que soa mal. Porque é que Lopo é beto, mas Bruna já é parolo?

      Eliminar
    9. Joana, isso que refere foi muito bem abordado no livro Freakonomics, até de uma perspectiva económica. De facto, há nomes que automaticamente associamos a "ricos" e outros a "pobres" e esse julgamento influencia-nos assim que vemos/ouvimos o nome, seja numa conversa, seja num currículo, numa candidatura a uma universidade (o autor é americano). E há a tendência de os nomes "ricos" serem apropriados pelas classes mais "pobres", daí hoje em dia já se terem vulgarizado alguns nomes tipo Mariana, Martim, Madalena, Lourenço... foram nomes durante muito anos associados a betos ou filhos de classes altas e hoje em dia são bastante comuns e usados por toda a gente. Há essa tendência das classes mais altas aspirarem aos nomes betos e estes se tornarem comuns, reinventando-se depois esses nomes betos, passando a surgir novos, como mais recentemente se vê com Benedita, Alice, Caetana, Matilde, Rodrigo, Duarte...

      Eliminar
    10. Cá está a lista! Pares Perfeitos para Matias
      Tem lá alguns nomes que já foram eliminados, mas acho que ainda há margem de manobra :)

      Eliminar
    11. Muito engraçado dar esse exemplo com Leandro. Se por um lado concordo, porque efectivamente quando conheci o meu marido pensei ‘por que raio se havia de chamar Leandro?’, também lhe posso dizer que quando viajamos por Itália ficamos agradavelmente surpreendidos por tantos pintores renascentistas se chamarem Leandro (ainda que a maioria de apelido). Portanto sendo um nome que é mais utilizado pelas classe mais desfavorecidas e o qual até associo muito ao Basil, tem história e tradição para lá das telenovelas. :) pode juntar um Leandro arquitecto a essa lista,o que engrandece a profissão e não ao contrário. :)

      Eliminar
    12. E nem de propósito, ontem conheci uma Bruna médica :) Questiono-me onde isto termina então. Se agora as pessoas ‘betas’ chamam Pureza e Caetano e daqui a uns anos serão nomes banais, será que estamos a evoluir no sentido do que já acontece nos EUA, em que os famosos chamam North e Apple e Blue aos filhos? :)

      Eliminar
    13. Joana, deixei de escrever sobre nomes e percepções sociais porque me desgastava muito. Existe muita gente que não consegue conceber a hipótese de que façamos leituras a partir de um nome e acha que falar sobre isso apenas revela que eu sou altamente preconceituosa. Acho que não vale a pena explicar qual o grupo social que me acusa disso.

      Apanhando esta discussão já numa fase avançada, queria apenas lançar algumas ideias: é uma pena que nunca tenhamos tido acesso aos registos de nascimento dos anos 80/90 por região do país. Eu fiz umas tentativas, que podem valer de pouco para os outros, mas que foram muito úteis para mim e que comprovam que nas referidas décadas, havia grandes diferenças de estilo entre a generalidade do país e as freguesias mais ricas de Porto e Lisboa. Podem ver aqui: Diferenças regionais

      Eu nasci e cresci em Viana do Castelo. Nunca, em 12 anos de escolaridade, me cruzei com uma Leonor, Matilde, Beatriz, Constança, Carlota, Rodrigo, Lourenço, Afonso ou Bernardo. Mas diria que 80% dos meus colegas do Secundário seguiram para o ensino superior, eles e os seus nomes típicos nomes anos 80. É gente muito qualificada, nascida na classe média, média-alta, e que não tem nome de rico!

      Vou generalizar, porque claro que há excepções, mas a geração de 80 e 90 não tem nomes betos, a menos que venham de famílias bastante tradicionais. E Medicina talvez não seja o melhor dos exemplos para perceber isso, porque também sabemos que o sucesso escolar está intrinsecamente ligado ao nível de escolaridade dos pais...

      Já li e reli isto e não sei se me fiz entender :D

      Eliminar
    14. Olá Joana!
      Gostaria de deixar a sugestão de Matias e Jaime! Acho que fazem um par perfeito! Jaime penso que seria a nossa segunda opção caso não tivesse uma paixão assolapada por Joaquim, que chegará este ano!
      Também trabalho com crianças e penso que influencia-me a forma como vejo os nomes no que diz respeito a popularidade e não a associar um bebé novo a quem já conheço. Ou seja, se eu tivesse uma bebé chamada Amália, para mim seria a minha Amália e nunca mais me lembraria da conhecida! Por isso tento sempre “dissuadir” amigos a não desistirem de nomes que gostam por lembrarem este ou aquele, com quem muitas vezes nem contacto têm.

      Quanto aos nomes betos vs não betos penso que a evolução será para essas diferenças se dissiparem cada vez mais! É fruto de muitas questões históricas e sociais. No entanto, penso que a “distinção” passará a ser feita mais pelo apelido. Mas não terá sido assim há muito tempo?

      Mafalda

      Eliminar
    15. Filipa, é verdade que a geração de 80/90 não tem os nomes que hoje são demarcadamente betos, eu nasci e cresci em Coimbra e também não tinha esses nomes nas minhas turmas. Mas tinha Mariana, Luísa, Francisca, Inês, Zé Maria, António, Pedro, João, Manuel... normalmente todos sem segundos nomes (ou acompanhados de Maria). Nenhuma das pessoas dessas "classes mais favorecidas" se chamava Vanessa, Tatiana, Marlene, Carla, Cátia, Rafael, Ruben, Nelson, nomes tão em voga também nesses anos 80/90 e que os colegas de classes menos favorecidas tinham, normalmente compostos tipo "Patrícia Alexandra".

      Aquilo que noto é que também uns 80% desses colegas foram para o ensino superior, muitos mudaram-se para cidades maiores e têm bons empregos em Lisboa/Porto e os que têm filhos optaram todos por nomes "betos" :D ou seja, tanto a Maria Francisca como a Cátia Vanessa, sendo formadas e auferindo salários acima da média, ambicionam chamar ao seu rebento Madalena ou Lourenço. Porque pertencem a uma determinada classe, no caso dos segundos, classe essa superior àquela onde cresceram e a que pertenceram os seus pais. O que vai ao encontro dessa lógica explicada no Freakonomics de que os nomes betos serão aqueles ambicionados por quem ascende socialmente, para dar aos seus filhos essa pertença.

      Eliminar
    16. Eu cresci nos anos 90 e tinha de facto nas minhas turmas (escola pública) nomes do género Marlene, Soraia e Jéssica. A dada altura havia três Marlenes na minha turma :) Mas também havia três Joanas, por exemplo, e sinto que agora não é de todo um nome frequente. Mesmo na minha turma da faculdade (em que éramos uns quinze) havia três Joanas :)

      Agora sinto de facto que isso mudou, e na minha consulta (que abrange essencialmente classes mais desfavorecidas) tenho mais nomes do género Rodrigo, Santiago, Salvador e por aí fora, e depois noutra escala nomes como Yuri, Enzo ou Kevin. Nas meninas acho que vai havendo maior variedade, o que não deixa de ser curioso porque segundo o ranking há imensas Marias (e não é de todo a estatística da minha consulta).

      Mas é engraçado, porque de facto puxando o filme atrás estas minhas amigas com nomes 'parolos' acabaram por ter filhos e chamar-lhes nomes absolutamente 'normais', por isso talvez isto esteja de facto a uniformizar-se, ou a dirigir-se neste sentido das pessoas 'queques' chamarem Pureza e Sancho aos filhotes :)

      Eu percebo que isto possa ser mal interpretado, mas acho que quem opta por chamar qualquer nome aos filhos tem isso em conta. Ou seja, quando Benjamim era uma opção para nós tínhamos a noção de que seria um nome pouco consensual e 'beto', enquanto que se quisesse chamar Lorenzo teria medo de ser um nome 'mitra ou guna'. É um facto que há preconceitos associados aos nomes, não estamos a dizer nada de novo :) O que eu acho engraçado é perceber até que ponto um nome é considerado 'beto' ou não e porquê. Para mim Rafael e Gabriel são nomes que associo a classes mais desfavorecidas, mas porquê? Será da sonoridade? Será de alguma associação subconsciente à qual ainda não consegui aceder? :)

      Eliminar
    17. Eu li o comentário da joana e so penso como raio uma medica consegue fazer um comentario desses num momento tão vulnerável para a mulher como o parto. Fiquei genuinamente escandalizada com esse tratamento, que para mim é mesmo violento. A intencao ate podia ser boa, mas achei um comentário pessimo.

      Eliminar
    18. Joana, conhece Gabrielas de todas as camadas socias porque é um nome super comum. É normal que com nomes tipo Enzo, Yuri ou Kyara, que não são de todo populares, (e só agora estão a ter um bocado mais de atenção, ainda assim com números bem baixos), que não conheça nenhum médico, advogado, carpinteiro ou canalizador com esse nome, simplesmente são pouco usados em Portugal. Mas lá fora sim, garanto-lhe que encontra gente de todas as camadas sociais com esses nomes.

      Eliminar
    19. Tenho imensa pena que as pessoas coloquem entraves aos estudos acerca de estrato social e nomes, Filipa. É um exercício de Sociologia muito interessante. Para quê tentar negar que existem nomes mais predominantes em determinados estratos sociais do que noutros ou que se circunscrevem a comunidades específicas?

      Actualmente, alguns nomes que antes eram considerados como “betos” estão a deixar de o ser, é verdade. Estão a tornar-se transversais, mas não vale a pena negar que há nomes que as classes altas jamais utilizariam. É a mais pura realidade: em Portugal, as pessoas mais abastadas ainda preferem nomes mais tradicionais. Não estamos a falar da classe média, que vai adotando nomes mais modernos. E, mesmo assim, depende muito se é média-alta ou média-baixa: eu venho de uma família de classe média-alta e nunca passaria pela cabeça de ninguém escolher nomes modernos. Alguém falou em Enzo. Desculpe, mas nenhum rico português vai optar por este nome, mesmo que seja de descendência italiana, vai sempre escolher Vicenzo ou Lorenzo. E quando falo em ricos, não estou a falar de celebridades que, como bem sabemos, na sua maioria optam por nomes provocativos e criativos. A Carolina Deslandes optou por nomes mais tradicionais (Santiago, Guilherme e Benjamim) mas convém não esquecer que vem de uma família abastada e brasonada.

      Também sou de Coimbra, nascida em 1992. Conheci e estudei com meninas chamadas Constança, Maria Helena, Clara, Isabel, Francisca, e com meninos chamados Afonso, Tomás, Guilherme, Fernando, Martim, Carlos, Bernardo e Eduardo. Todos filhos da classe alta. Na classe média, encontrei Patrícias, Filipas, Ritas, Catarinas, Beatrizes, Rodrigos, Lilianas, Mários, Joanas e Vanessas. Há nomes que só encontrei mesmo em pessoas de classes mais desfavorecidas: Cristiana/Cristiano, Ângelo, Tânia, Soraia, Tatiana, Solange, Leandro, etc. Outros, mais “diplomáticos”, sempre foram transversais, como Miguel, João ou Maria.

      Ainda assim, as conjugações também dizem muito. A classe alta e média-alta tem preferência por conjugações mais clássicas e tradicionais como, por exemplo, Guilherme José ou Maria Clara. Enquanto outras, desculpem-se, circunscrevem-se à classe baixa. Podem argumentar que estou a ser preconceituosa, mas é a realidade das coisas.

      Quando encontrarem uma Yasmin ou um Adrien na classe alta podem argumentar que a discussão acerca da estratificação social dos nomes é preconceituosa e vazia.

      Eliminar
    20. Joana (Palavras que enchem a barriga): fiquei chocadíssima relativamente ao que contou acerca do primeiro parto a que assistiu. A atitude da enfermeira foi de um desrespeito e de um preconceito brutal... Sinceramente, uma pessoa com essa falta de consideração pelo ser humano e pelo outro nunca devia ter ingressado em Enfermagem. Mas, infelizmente, o que não faltam são pessoas que escolhem a área da saúde por prestígio e dinheiro ao invés das razões que realmente fazem um bom profissional de saúde.

      Desgostar do nome Leandro ou até associá-lo às classes mais favorecidas é legítimo, mas daí a dizer uma coisa dessas, ainda para mais do modo como foi dito, e a uma mulher que terminou um parto, é desumano e a parturiente devia ter apresentado queixa. Se não gostava do nome, ou estava calada ou fazia a sugestão de um modo amigável: "Não acha que Afonso seria uma melhor escolha do que Leandro? Afinal, há tantos Afonsos na nossa História, é um nome mais elegante, pode abrir mais portas no futuro..." Agora insultar descaradamente a senhora, apelidá-la de "bardajona"? Para quem se pensa muito superior à senhora de classe baixa que queria chamar o filho de Leandro, usa uma linguagem muito reles.

      Eliminar
    21. Concordo com a Mariana. Tentar impedir qualquer estudo científico – a onomástica é uma ciência – e ainda catalogar a pessoa que o está a tentar concretizar de “preconceituosa” é de uma ignorância brutal. Filipa, não desanime. Sou historiadora do século XX e, acredite, que ao longo da minha carreira – e todos os investigadores deste período cronológico lhe vão dizem o mesmo – não faltaram pessoas a tentar colocar entraves ou a acusar-me de ser fascista por estudar o Estado Novo, quando isso não podia estar mais longe da verdade. Já estive num colóquio acerca de arquitectura Estadonovista em que os investigadores foram acusados, por um por membro do público, de estarem a “glorificar” o regime. Por acaso ninguém se lembrou de estudar as prisões da PIDE! Como vê, entraves e julgamentos de valor são constantes na investigação, que, no fundo, é o que a Filipa também faz e aplaudo-a por isso. Compreendo que tenha largado o tópico por não desejar ofender os seus leitores, mas se é algo que lhe interessa acho que deve continuar com esse estudo, que, como disse a Mariana, é um exercício de Sociologia muito interessante. Infelizmente, esse tipo de estudos acerca dos nomes ainda estão em falta em Portugal, mas existem-nos noutros países e criados por investigadores.

      A Mariana também fez uma estratificação social interessante dos nomes. Na minha perspectiva, existem muitos pré-conceitos acerca dos nomes utilizados pelas classes altas. As pessoas também tendem a observar a classe alta como homogénea, o que não é verdade. Observo muitas pessoas a considerar Carlota como um nome de elite, mas eu discordo. É um nome popular entre os novos-ricos, principalmente da zona de Cascais. No Norte e no Centro, já não é tão popular assim. O mesmo ocorre com Bernardo, que não vejo porque é catalogado enquanto, passo a expressão, “nome de riquinho”, quando sempre foi transversal a todas as classes sociais: um dia enquanto estava a estudar os registos paroquiais de uma freguesia do centro do país, encontrei uma lista de baptismo do início do século XX em que todos meninos (classe baixa) se chamavam Bernardo. Porquê? Porque era o nome do padre da diocese.

      A questão de “Maria” também é muito interessante. Vejo muitas pessoas a considera-lo “chique” por pré-conceito e porque nos últimos anos os ricos começaram a coloca-lo enquanto segundo nome, tanto para meninas como para meninos (algo que também a classe média já está a adoptar). Ao longo do século XX, “só” Maria era considerado “nome de criada”, e, frequentemente, “Maria qualquer-coisa” também. Curiosamente, todas as senhoras de idade que conheço e que pertencem à classe alta (nascidas em 1900), nenhuma delas tem “Maria” no nome. Os nomes retirados do culto mariano – isto é, da devoção à Virgem Maria – eram adoptados por todos os estratos sociais e ainda era comum escolher o nome em função do dia em que a criança nascia: se nascesse no dia de Santo António, seria chamado de António ou Antónia. Mas convém relembrar que a tendência era sempre os padrinhos ou as madrinhas a escolherem o nome das crianças: e as pessoas procuravam padrinhos/madrinhas com mais posses financeiras para garantir “patrocínio” à criança. Disto é ilustrativo o caso de António de Oliveira Salazar, que nasceu numa família pobre mas teve a ajuda financeira dos padrinhos para estudar na Universidade de Coimbra.

      Claro que isto se começou a diluir e com a laicização da sociedade, principalmente com a queda da ditadura, também os nomes se começaram a diversificar, inclusive com a introdução de novos, como a Filipa já muito bem explorou aqui no blog. Assim, enquanto as outras classes sociais procuravam por nomes mais frescos e modernos, as classes altas começaram a resgatar os nomes mais tradicionais e que no passado também eram transversais a todas as classes sociais. Acho que é um debate que faz todo o sentido.

      Eliminar
    22. Interessantíssimo, Irene. Gostei imenso de ler a opinião de uma historiadora da Época Contemporânea relativamente à questão dos nomes. A noção de que os nomes se encontram, hoje, mais estratificados socialmente do que no passado (recente) é muito curiosa. Mas também sintomático das mudanças sociais e de uma viragem para a individualidade. Hoje, mais do que nunca, as pessoas observam-se enquanto indivíduo ao invés de colectivo. A minha área de estudo é a Sociologia, e, por isso, este é um assunto que desperta o meu interesse. Apesar de os nomes populares em Portugal ainda puderem ser classificados de “tradicionais”, também assistimos à ascensão de nomes mais modernos, que, aqui há umas décadas, possivelmente não fariam parte dos favoritos da generalidade dos portugueses, como Lara, Íris, Yara, Luana, etc. E o facto das classes altas resgatarem “nomes do baú” também é sintomático deste individualismo e da sua afirmação social. É, mesmo, um debate que faz todo o sentido.

      Eliminar
    23. Irene, ontem estava a ouvir o programa "À volta dos livros" e fez-se luz. Que honra recebe-la aqui!

      Eliminar
  2. Ando muito curiosa acerca do nome do 3º bébé da Mariana Patrocínio, irmã da Carolina Patrocínio.
    Ela já é mãe de um Mateus e de uma Pureza. E agora vem mais uma menina (que inveja, quero um clã de princesas como o delas ahah)
    Qual acham que será o nome?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há já uma discussão sobre isso no post Bebés Famosos 2018, que pode encontrar na barra lateral.

      Eliminar
    2. Pureza remete-me sobretudo para Mercedes, Mercês, Rosarinho, Assunção, mas Mateus nem tanto, por isso estou à espera de ser surpreendida! Quem sabe se poderão optar pelos nomes das avós...

      Eliminar
    3. Eu na verdade estou à espera de ficar surpreendida, mas não pela positiva, como aconteceu com o nome da filha mais nova da Carolina.
      Caso não coloquem o nome da mãe ou das avós, acho que a escolha vai recair sob Emília, Julieta ou Pilar.

      Eliminar
    4. Sabem o nome das avós? A mãe da Mariana é Teresa, mas não consegui encontrar o nome da sogra.

      Eliminar
    5. A crer nas revistas cor-de-rosa, a avô paterna chama-se Maria João!

      Eliminar
    6. Lembrei-me de Paz, poderia ser um bom meio-termo entre Pureza & Mateus...

      Eliminar
  3. Olá, também estou muito curiosa.

    Acho que pode vir a chamar se Guiomar, Vitória, Julieta ou Pilar.

    Um beijinho
    Elsa Veloso

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipa! um bom ano :)
    Antes de mais parabéns pelo blog! Em 2019 vou ser mãe de um menino e nada melhor que ter ferramentas que nos dêem inspiração :)
    Se fosse menina escolheria imediatamente “Ema”, mas para menino a coisa está bem mais complicada...
    Sugestões desse lado?
    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há aqui no blog um post com Pares Perfeitos para Ema, e que tem uma grande lista de nomes de rapazes, talvez poderá ajudar na sua escolha.
      As minhas sugestões são:
      Lucas
      Simão
      Isaac
      Luís
      Vasco
      Xavier
      Jaime
      Daniel

      Eliminar
    2. Olá, Andreia! Parabéns!

      Gostando de Ema, que é um nome curto, delicado e não muito comum, talvez goste de Artur, Xavier e Tomé. Como opções delicadas, não muito comuns mas compridas, tem Valentim e Martinho. Outras opções curtas (mas não necessariamente delicadas, a meu ver) são, como sugerido no comentário das 13:04, Simão, Vasco e Jaime, aos quais acrescento Dinis e Fausto.

      Espero que alguma destas sugestões seja útil.

      Felicidades!

      Eliminar
    3. Muitos parabéns, Andreia! :) Aqui ficam algumas sugestões:

      Artur
      Benjamim
      Evan
      Gabriel
      Gil
      Lucas
      Luís
      Matias
      Noah
      Romeu

      Um beijinho!

      Eliminar
    4. Parabéns!!!
      Gosto de Lucas, Artur e Romeu.

      Beijinho e muitas felicidades

      Eliminar
  5. @Joana (Palavras.. ) já pensaram em Lopo? Cai dentro de nome simples e forte, e difícilmente tem algum nas consultas! Acho que combina bem.. Matias e Lopo :)
    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou sincera, acho que é demasiado parecido com 'Lobo' e acho que depois ia ter de andar a explicar às pessoas o que queria dizer :) É demasiado 'diferente' para nós. Nem sequer consigo convencer o marido com um Nicolau ou um Estêvão, que acho nomes muito mais 'habituais' :)

      Eliminar
  6. Olá! Tenho vindo a acompanhar o blog há alguns anos mas com mais atenção desde que tive de escolher um nome para o meu filho há quase 3 anos. O nome escolhido foi Jaime e, agora avizinha-se um irmão.. Já vi as sugestões e duelos mas não me convencem. Teria de ser um nome típico português, com grafia e pronuncia inequívoca na nossa língua. E gostaria de fugir, se possível, ao top 100... Obrigada e continua a tratar os nomes como factos únicos que merecem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isabel! Parabéns!

      Não encontrei nenhum post de pares perfeitos masculinos para Jaime, por isso arrisco-me a listar nomes que já excluiu, mas aqui ficam as minhas sugestões. Coloquei entre parênteses o número de registos em 2017 para os nomes que estão no top 100. Como referência, Jaime teve 63 registos em 2017 e 48 em 2015 (há 3 anos, quando o escolheu).

      Jaime & Amadeu
      Jaime & Artur (165)
      Jaime & Elias (31)
      Jaime & Estêvão
      Jaime & Fausto
      Jaime & Gaspar (49)
      Jaime & Inácio
      Jaime & Marcelo
      Jaime & Moisés (33)
      Jaime & Romeu
      Jaime & Viriato
      Jaime & Xavier (184)

      Espero ajudar alguma coisa. Depois venha cá dizer que nome escolheu! Felicidades!

      Eliminar
    2. Boa tarde, Isabel!
      As sugestões deixadas no comentário anterior são muito interessantes, resta-me acrescentar alguns nomes:

      Álvaro
      Caetano
      Nicolau
      Noé
      Romão
      Vítor

      Um beijinho!

      Eliminar
    3. Parabéns!!!
      Gosto de Caetano, Estêvão e Nicolau.

      Beijinho e muitas felicidades

      Eliminar
    4. Muitos parabéns, Isabel!

      De facto Jaime é um nome bem marcante (e muito bonito), mas um pouco difícil de conjugar, na minha opinião. Dos que já foram referidos, gosto muito de:

      - Jaime & Nicolau
      - Jaime & Caetano
      - Jaime & Gaspar

      Deixo-lhe, ainda, outras sugestões com poucos registos:

      - Jaime & Alberto
      - Jaime & Emanuel
      - Jaime & Rómulo
      - Jaime & Sancho – dupla medieval

      Sei que quer evitar o Top 100, mas, ainda assim, deixo aqui outras ideias que não têm assim tantos registos (como os que se encontram no topo):

      - Jaime & Eduardo (275 registos em 2018) – dupla monárquica
      - Jaime & Filipe (204 registos em 2018)
      - Jaime & Simão (538 registos em 2018)

      Dos nomes mais lotados e que possivelmente quererá evitar, as combinações que acho mais agradáveis:

      - Jaime & Duarte
      - Jaime & Manuel

      Votos de felicidades e saúde para esta nova etapa.

      Eliminar
  7. Será que poderia aborda o nome Cibele?
    Bom ano

    ResponderEliminar
  8. Descobri neste fim-de-semana, este blog e estou completamente apaixonada!
    Pesquisei imenso, li vários posts mas continuo numa grande indecisão.
    Sou mãe de dois rapazes, o Artur (7 anos) e o Vasco (5 anos), e de momento estou grávida de gémeas.
    Eu e o meu marido decidimos que cada um escolheria um dos nomes e que assim seria facílimo. Mas as escolhas recaíram sob Clara e Sara, o que nos deixa de pé atrás porque são nomes bastante similares e nós gostávamos de nomes bem distintos.
    O que acham da escolha?

    Bom ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns!!!
      Gosto de Clara, mas o par Clara & Sara não gosto tanto.

      Eva & Clara
      Clara & Alícia
      Clara & Guiomar
      Clara & Inês

      Beijinho e muitas felicidades

      Eliminar
    2. Bem-vinda a este cantinho da internet! E muitos parabéns!

      Adoro o nome Artur e gosto muito da combinação Artur, Vasco e Clara! Sara acho que destoa um bocadinho porque não o acho tão delicado. Quanto a os nomes serem similares, acho que, tratando-se de gémeas, é de facto desejável que tenham nomes distintos e únicos... De que outros nomes femininos gostam?

      Felicidades e bom ano!

      Eliminar
    3. Olá! Muitos parabéns, que as suas meninas cheguem cheias de saúde! :)
      Eu concordo com o que escreveu, acho que Sara & Clara são demasiado semelhantes, com a agravante de se tratarem de gémeas! Não perguntou, mas vou-me intrometer: acho que Clara soa melhor com os nomes dos irmãos ;)
      Um beijinho!

      Eliminar
  9. Clara foi a minha escolha e Sara a do pai.
    Concordá-mos em trocar Sara por outro nome a seu gosto e as opções de momento são: Alice, Eva e Lúcia.
    O homem está baralhado não consegue tomar uma decisão!! Ahah (eu gosto mais de Eva, mas vou deixar a decisão a seu critério e não vou opinar).
    Quando tivermos um nome escolhido venho contar-vos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficarei aqui a torcer por Lúcia <3 Muitas felicidades para toda a família! Um beijinho!

      Eliminar
    2. Alô alô! Já tenho novidades para vos dar, a irmã da Clara já tem nome.
      E adivinhem...não é nenhum dos 3 que o pai tinha proposto. Afinal, não vem aí uma Lúcia, mas pode ser que haja uma próxima eheh
      Não sei como mas o meu marido leu ou ouviu este "novo" nome e adorou, e eu sinceramente também achei lindo, portanto vamos ter uma Clara e uma Isabel.
      Não sei como é que nunca tinha pensado nesta combinação, mas agrada-me muito, e também acho que fica bem com o nome dos irmãos.

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Isabel é muito bonito, muitos parabéns! :)

      Eliminar
    4. Muitos parabéns! Clara & Isabel é uma combinação muito elegante. Remete-me logo para a cidade de Coimbra, devido à relação da Rainha Santa Isabel ao Mosteiro de Santa Clara.

      Eliminar
  10. Obrigada ao anónimo a à Filipa que me sugeriram sugestões para um irmão para o Jaime. Comprometo-me a vir aqui contar o veredito mas creio que serão 4 meses sofridos e de debates de nomes até a criança nascer!

    ResponderEliminar
  11. Olá! Muito boa tarde.

    O meu Xavier nasceu dia 7 de janeiro, é um menino muito lindo e cheio de saúde.
    Os manos Mateus e Matias estão muito felizes, na verdade é mais um menino para em breve brincarem e jogarem à bola juntos!!!

    Eu e o meu marido estamos muito radiantes, pois este é o nosso último bebé!


    Um beijinho grande de todos nós.
    Elsa Veloso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Elsa, muitas felicidades aos cinco!
      Desejo muita saúde, paz e amor para toda a vossa vida!

      Um beijinho
      Mariana

      Eliminar
    2. OBRIGADA FILIPA!💚

      Eliminar
  12. Filipa, não quero ser “aquela” chata, mas quando vai sair o post completo e definitivo dos nomes populares em Portugal em 2018? Tenho andado a visitar o blog de forma mais compulsiva do que o normal, haha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu reparei que o número de visitas aumentou :D Infelizmente, ainda não tive acesso à lista de 2018! :(

      Eliminar
  13. Olá,

    Sou mãe de uma menina de 2 anos, Luísa, e encontro-me novamente grávida, desta vez um rapaz. A escolha do nome está a ser difícil, primeiro porque excluo logo nomes muito "batidos" neste momento ( principalmente top 10, embora alguns ate os ache bonitos), depois porque gostaria que tivesse um segundo nome (José, nome do pai), mas acho que não soa bem com nomes que tenho pensado, como Tomé ou Xavier...

    Agradeço desde já as vossas sugestões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana! Parabéns!

      José é de facto difícil de conjugar como segundo nome, e no caso de Tomé acho que seria mesmo de evitar, por causa da rima. Acho Tomé e Xavier nomes muito bonitos e que ficam bem com Luísa. Outras sugestões, que podem ficar bem com o segundo nome José: Artur, Dinis, Eduardo, Frederico. Outra coisa para ter em mente na escolha é nomes que começam pela mesma letra: por exemplo, gosto da combinação Jaime e Luísa, mas Jaime José não me soa bem.

      Espero ter ajudado alguma coisa. Depois venha cá dizer a escolha!

      Beijinhos e felicidades!

      Eliminar
    2. Parabéns Ana! Muitas felicidades e saúde nesta sua segunda gravidez!

      Adoro o par Luísa e Tomé ou Luísa e Xavier.

      Gostei muito da sugestão Dinis e Eduardo.

      Deixo Jaime, António e Caetano como sugestão!

      Um beijinho
      Inês Gonçalves

      Eliminar
    3. Já que pretende José como segundo nome deixo a opção: Tomás, Henrique e Guilherme!

      Há um post escrito pela Filipa de nomes compostos com José, dê uma olhadela, Ana!

      Muitas felicidades para toda a sua família! Muitos parabéns!

      Um beijinho grande

      Eliminar
    4. Olá Ana! Muitos parabéns! :)

      Há alguma hipótese de usar José como primeiro nome? Aumentava o leque de hipóteses... E José é aquele nome que as pessoas costumam deixar cair com facilidade quando é acompanhado de um segundo nome!

      Mas como não foi isso que pediu, aqui ficam algumas sugestões:

      João José - Apesar de super popular, é um clássico!
      Frederico José
      Nuno José
      Sebastião José

      Um beijinho!

      Eliminar
    5. Muitos parabéns, Ana, e votos de felicidades pela sua gravidez!

      Gostei mesmo muito de Luísa & Tomé para um par de irmãos: Tomé é uma boa alternativa para o sobrelotado Tomás - têm a mesma origem e significado - e ainda tem a mesma terminação de José - pelo que talvez pudesse deixar cair o segundo nome, visto que já tem a terminação igual ao nome do pai

      Mas se é imperativo que o segundo nome seja José, ofereço as minhas sugestões:

      - Luísa & Filipe José
      - Luísa & Álvaro José
      - Luísa & Bernardo José

      Das sugestões anteriores gosto de:

      - Luísa & Eduardo José
      - Luísa & Henrique José
      - Luísa & Frederico José
      - Luísa & Caetano José

      Ainda assim, do Top 20, acho que, com os requisitos que indicou, alguns nomes também ficariam muito bem:

      - Luísa & Miguel José
      - Luísa & Duarte José
      - Luísa & Pedro José
      - Luísa & Guilherme José

      Votos de felicidades.

      Eliminar
  14. Uma listinha de pares perfeitos para Romeu é possível? :)

    ResponderEliminar
  15. Olá Filipa!

    E que tal um post para os bebés que nascerem aqui em 2019.
    É que já nasceu a minha Guiomar e adorava partilhar!

    Um beijinho
    Raquel Faria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel, obrigada pela sugestão, já publiquei! Uma vez mais, muitos parabéns! <3

      Nasceu um bebé!

      Eliminar
    2. Olá! Muito boa tarde.

      Obrigada eu!!

      Um beijinho grande
      Elsa Veloso

      Eliminar
  16. Olá Filipa, muito obrigado pelas sugestões. Escrevi no blog a 16/11/2018 queria responder aos comentários mas o sistema não permitiu.
    Sou a Mamã da Benedita Luís que pediu ajuda com aos nomes para o maninho ou maninha que aí vem! Felizmente já tivemos a confirmação que será menino o que simplificou na escolha. Desta forma teremos um Benjamim Luís mano da Benedita Luís ;) queria aproveitar para colocar uma questão que me falaram e confesso fiquei na dúvida... A forma correcta do nome Benjamim é com "m" no final ou "n" (Benjamin). Obrigado por toda ajuda!Adoro este blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Bruna e muitas felicidades à família toda!

      Muita saúde e em especial para o Benjamim e para a Benedita!

      Eu sempre escrevi Benjamim com "m" no fim =)

      Um grande beijinho

      Eliminar
    2. Em português, é com M - e continua a ser a grafia mais registada. No entanto, em 2018 foram registados 65 meninos com a variante Benjamin!

      Eliminar
  17. Olá! Estou grávida do meu primeiro filho e quero homenagear meu falecido avô, Sebastião Antônio.
    Eu particularmente acho um nome muito bonito, porém, a minha família não concorda com o uso de nome composto. Não sei ai em Portugal, mas, no Brasil, nomes compostos longos são muito incomuns.
    Indo direto ao ponto, qual você acha o mais bonito? Sebastião ou Antônio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns Letícia! :) Eu acho que os dois nomes são do mesmo estilo e tenho alguma dificuldade em apontar um preferido... Mas sabendo que a Letícia gostava de Sebastião Antônio, acho que voto em Sebastião, que é bem menos comum!

      Eliminar
  18. Olá Letícia!

    Muitas felicidades e muitos parabéns pelo bebé e que seja uma gravidez extremamente feliz!

    Eu gosto de Sebastião António, homenagem linda💚

    Se tivesse que escolher entre Sebastião e António eu votaria em Sebastião!

    Um beijinho grande
    Mariana

    ResponderEliminar
  19. Pares perfeitos para Luísa será a possível a Filipa fazer um post?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Luísa e Isabel
      Luísa e Caetana
      Luísa e Teresa
      Luísa e Antónia
      Luísa e Amélia

      Um beijinho Raquel Faria

      Eliminar
    2. Olá!

      Luísa e Benjamim
      Luísa e Caetano
      Luísa e António
      Luísa e Artur
      Luísa e Pedro

      Um beijinho Raquel Faria

      Eliminar
  20. O Artur chegou ao mundo no dia 29 de janeiro, hoje💚

    Amélia, mana mais velha, adora o mano e toda a família também!

    Um beijinho
    Ivone Moreira

    ResponderEliminar
  21. Um beijo e obrigada Raquel Faria!

    ResponderEliminar
  22. Cara Filipa. Eu gostava de ver sugestões de conjugações ou de nomes de irmãos para alguns nomes: Antônia, Aurora, Guiomar, Helena, Eduardo, Guilherme e Henrique.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim. Concordo que estes nomes merecem um post tendo em conta que estão a subir de popularidade!

      Eliminar
  23. De certeza que a Filipa irá continuar com o bom trabalho de sempre! Continue com os interessantes duelos de nomes. Sigo o blog a pouco tempo e por isso não sei se já abordou a questão: a maior parte das pessoas prefere nomes compostos ou simples? E porque? De que conjugações as pessoas não gostam ou gostam mais? Pelo que observo os portugueses gostam muito de nomes conjugados. Pessoalmente gosto muito de observar a reacção das pessoas aos nomes, inclusive as negativas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Filipa fez uma análise dos nomes compostos mais utilizados em Portugal há alguns anos e às vezes também analisa listas de escolas ou de creches. Pode achar esses posts interessantes.

      Eu gostava de sugerir que se fizesse uma análise dos gostos das pessoas que passam aqui no blog: gostam ou não de nomes compostos, quais, com que propósito (para chamar pelos dois nomes, para homenagear, para dar mais opções aos filhos de escolherem o nome por que são tratados, ...)), etc. Qualquer coisa interativa como os duelos mas sobre mais assuntos.

      Eliminar
    2. Olá Diana! O blog está quase quase a comemorar 10 anos de existência, já se falou aqui de tudo :D Nos últimos anos deixei cair o tema dos nomes compostos, mas era um dos meus assuntos preferidos! Acho que vai gostar deste post:

      Nomes compostos

      Eliminar
  24. Olá Filipa e leitoras :)
    Temos uma Camila que nasceu 2017. E como no caso de quando estava grávida da Camila quando perguntavam o que era eu dizia logo que era uma Camila (vi muitas caras feias e ouvi do género "tás louca" mas como já estava decidido não me influenciou nada! Agora como estamos a pensar em aumentar a família, queremos fazer o mesmo decidir logo o nome... Podem ajudar com pares perfeitos para Camila sff.
    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Camila é o meu nome preferido de rapariga! Alguns dos meus outros preferidos e que usaria como pares para Camila são Olívia, Amélia, Vicente e Frederico.
    Outras sugestões:
    Camila & Amália
    Camila & Aurora
    Camila & Alice
    Camila & Clara
    Camila & Dalila
    Camila & Diana
    Camila & Elisa
    Camila & Emma/Ema
    Camila & Emília
    Camila & Isabel
    Camila & Júlia
    Camila & Julieta
    Camila & Laura
    Camila & Leonor
    Camila & Luísa
    Camila & Matilde
    Camila & Petra
    Camila & Victória
    Camila & Violeta

    Camila & Artur
    Camila & Afonso
    Camila & Benjamim
    Camila & Bento
    Camila & Caetano
    Camila & Duarte
    Camila & Dinis
    Camila & Gaspar
    Camila & Jaime
    Camila & Mateus
    Camila & Matias
    Camila & Rafael
    Camila & Romeu
    Camila & Samuel
    Camila & Tomás
    Camila & Tomé
    Camila & Xavier

    ResponderEliminar
  26. HÉBER é um belo nome, facto.

    ResponderEliminar
  27. Cresceu em mim uma paixão por nomes literais e, por isso, adorava que a Filipa pudesse atualizar a lista tendo em conta que esta remete a 2016! Alguns dos conjuntos que adoro, sendo o primeiro nome literal é Aurora Guiomar, Serena Olímpia e Pureza Eleonor! Também gosto bastante de Concha Heloísa mas Concha não é dos meus nomes literais preferidos.

    Luísa Valério

    ResponderEliminar
  28. Olá! Nós também tivemos uma Camila, em 2016! Era o nome que tinha escolhido para uma filha, e já o tinha escolhido 14 anos antes de ela vir ao mundo! Apesar de algumas pessoas estranharem, acho-o perfeito e assenta-lhe que nem uma luva! Passei a adorar o nome Camila depois de ter lido "Os três casamentos de Camila S." de Rosa Lobato Faria, e associo-o a uma menina alegre, marota, meiga, com vivacidade e coragem. Agora estou grávida de um menino, e estamos mais perdidos com a escolha. Não queríamos um nome muito banal (a Camila é a primeira "Camila" das nossas vida, queríamos um nome para menino que também estivesse em branco nas nossas mentes). Desta forma, e após uma grande pesquisa temos dois nomes na balança: Samuel e Henrique. O primeiro porque me pareceu suave e é pouco usual, e o segundo mais porque as pessoas estranharam tanto este gosto por Samuel que recordei esta simpatia que tenho pelo nome Henrique, o qual é mais consensual mas também mais vulgar. Toda a ajuda é bem-vinda nesta escolha! Para nós é um assunto de toda a importância e máxima urgência!

    Obrigada
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito parabéns, Sandra! :) Pessoalmente, prefiro Henrique, porque tenho uma enorme inclianção para nomes longos e fortes, mas acho que Camila & Samuel é um par muito bonito e pela sua descrição, acho que Samuel também vai mais ao encontro do seu estilo! :)

      Eliminar
    2. Olá, Sandra! Parabéns! Eu voto em Samuel. Acho um nome mais especial do que Henrique e acho a combinação Camila & Samuel muito bonita (a repetição do m e do l). Depois diga que nome escolheu! Felicidades!

      Eliminar
    3. Olá Sara! Parabéns e votos de muitas felicidades!
      Voto Samuel :)

      Beijinho

      Eliminar
  29. Boa Noite,
    Decidi vir aqui partilhar a minha história. Sou leitora do blog à algum tempo e adoro ver as histórias dos outros por isso partilho convosco a minha.
    Eu e o meu marido vimos ambos de familias muito numerosas e temos 7 filhos com a oitava a caminho.
    O meu filho mais velho chama se António Maria, nome do meu avô materno. Segue-se a Constança com 10 anos, a Pureza com 9, o Tomás com 7, a Maria Clara com 4 e os gémeos Vicente e Mafalda com 2 aninhos.
    Amo ter uma familia enorme. Por mim tinha 20 filhos!
    Sugestões para o nome da minha oitava cria?
    Um grande beijinho,
    Benedita de Teles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Madalena
      Francisca
      Carminho
      Carolina

      Eliminar
    2. Sancha, Glória, Jasmina
      Álvaro, Edgar e Conrado!

      Eliminar
    3. Benedita, muitos parabéns! :)
      Aqui ficam as minhas sugestões:

      Amélia
      Helena
      Luísa
      Sofia
      Teresa
      Vitória

      Eliminar
    4. Adoro famílias numerosas.
      Para menino Benjamim, Vicente, Romeu, Rafael,Salomão,Silvestre, Marcelo, Francisco, Leandro.
      Para menina Violeta, Leonor, Cíntia, Lívia, Sílvia

      Eliminar
    5. Filipa agradecia que fizesse um post com os nomes

      Silvestre/ Salomão/ Marcelo/ Vicente/ Benjamim

      Violeta/ Lívia/ Cintia/ Sílvia/ Eveline/ Leonor/ Edite

      Agradecia que desse a sua opinião de nomes masculinos preferidos caso tivesse um filho, uma vez que percebe muito de nomes e tem bom gosto, e a sua opinião é relevante para muita gente incluindo eu.
      Obrigado

      Eliminar
    6. Boa tarde Benedita!
      Muitos parabéns e felicidades por mais uma gravidez!

      Sugestões: Carminho, Frederica, Mariana e Pilar

      Um beijinho

      Eliminar
  30. Olá! Estou grávida e ando em busca de nomes. Se for menina será Jasmim mas se for menino não fazemos a mínima ideia. Alguém nos poderia dar sugestões. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Catarina! Parabéns! Se gosta do nome Jasmim, que é muito delicado e pouco comum, talvez goste destes nomes:

      Amadeu
      Artur
      Emílio
      Jacinto
      Lopo
      Noé
      Oceano
      Romeu
      Silvestre
      Teodoro
      Tomé
      Valentim
      Viriato

      Eliminar
    2. Parabéns Catarina! :)
      Gosto muito de várias sugestões já deixadas, sobretudo Romeu & Noé! Deixo também Gael, Martinho, Levi & Luca. Se conseguir indicar dois ou três que lhe agradem, podemos afinar a lista de sugestões :)

      Eliminar
    3. Olá Catarina!

      Parabéns pela gravidez. Sugiro- Romeu, Noah e Levi

      Um beijinho e felicidades a toda a família

      Eliminar
    4. Parabéns, talvez:
      Augusto
      Fernão
      ícaro
      Ianos
      Indra
      Lázaro
      Leão
      Romão
      Remi
      Saladino
      Salomão
      Silvano
      Ulisses
      Xavier
      Zairo
      Josué
      Ezequiel
      Valentino
      Jacinto

      Eliminar
  31. Olá! Como tantas outras estou em busca do nome prefeito para a minha pequena princezinha que se irá juntar à outra princesa lá da casa a SIMONE! Gostamos de nomes diferentes, improváveis, mas sem fugir muito do tradicional... gostaria de ler quais as vossas sugestões!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Liliana! Parabéns pela gravidez! E pela escolha do nome Simone, que é atualmente o meu preferido e o que quero dar a uma futura filha!! As minhas sugestões:

      Simone & Amélia
      Simone & Aurora
      Simone & Cecília
      Simone & Clarisse
      Simone & Irene
      Simone & Julieta
      Simone & Olívia
      Simone & Penélope
      Simone & Teodora
      Simone & Vera

      Espero ter ajudado, depois diga que nome escolheu! E mais uma vez, parabéns!

      Eliminar
    2. Bom dia! Obrigada pela felicitação e obrigada pelas sugestões, colocou mais um nome na minha lista de preferidos sem nunca ter pensado nele (JULIETA). ADOREI!!! Simone foi uma escolha 100% do marido e ele agora anda virado para Carminho! confesso que ao início estranhei mas agora já me começa a suar muito bem... mas Julieta é improvável, meigo e marca o ouvido.
      Obrigada!!

      Eliminar
    3. Ah, obrigada pela resposta tão simpática!! E acertou mesmo em cheio no meu segundo nome preferido, haha!

      Eliminar
    4. Parabéns Liliana e muitas felicidades para os quatro ;)

      Sugestões: Julieta, Rosarinho, Guiomar e Emília!

      Um beijinho grande
      Mariana

      Eliminar
    5. Obrigada! Vocês fizeram mesmo com que me apaixonasse pelo JULIETA!
      e o marido também acabou por gostar... mas a pequena desde o primeiro dia que diz que a mana se chama Flor, e diz a toda a gente!! E não conseguimos fazer com que mude de ideias. Eu gosto do nome Flor, acho meigo e delicado, mas acho "pequenino" e se o objetivo é ela ser chamada de Flor não faz sentido conjuga-lo.
      Que me dizem??

      Beijinhos!!

      Eliminar
    6. Liliana, acho que Flor, num composto, só flui como segundo nome. Mas, sendo segundo nome, é muito possível que, fora do contexto familiar, seja preterido em função do primeiro...

      Eliminar
    7. Decididamente, se for FLOR será apenas Flor!
      Obrigada pelas vossas opinião, darei noticias aquando à decisão.
      Beijinhos

      Eliminar
    8. E se for um nome de uma flor? talvez a sua filha já gostasse, sugestões:
      Jasmim/Yasmim/Jazmim
      Magnólia
      Melissa
      Violeta
      Açucena
      Jacinta
      Camélia
      Papoila

      Eliminar
  32. Queria que me deixassem sugestões de nomes masculinos e femininos com 9letras. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Aqui ficam:
      Frederico
      Sebastião
      Alexandre
      Francisco
      Guilherme
      Frederica
      Alexandra
      Esmeralda
      Valentina
      Constança
      Rosarinho
      Francisca


      Um beijinho grande
      Mariana Fonseca

      Eliminar
    2. Obrigada Mariana. Beijo

      Eliminar
    3. De nada! Parabéns e felicidades!
      Beijinhos, Mariana Fonseca

      Eliminar
  33. Olá!! sou mãe de três meninas : Laura 07/02/2006, Juliana 24/06/2009 e Miriam 11/11/2013 e vou ter um menino em Agosto, estou muito indecisa entre estes nomes e gostava de ter uma ajuda!! Obrigada
    Martim
    Simão
    Tiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Elsa! Parabéns! Gosto da combinação Laura, Juliana e Miriam, apesar de ser inesperada!

      Dos nomes que sugeriu, gosto mais de Simão. Martim não me cativa em geral e também acho que não fica muito bem no conjunto, por ser parecido com Miriam (mesma inicial, r com o mesmo som e terminação em m). Normalmente prefiro que os nomes de irmãos sejam distintos e não gosto muito quando dois irmãos têm nomes parecidos mas os outros não.

      Assim sendo, voto em Simão, porque é um nome simples, como Juliana e Laura, mas também divertido, como Miriam, e faz bem a ligação entre os três nomes femininos. Tiago também é uma opção, mas acho um nome mais comum e que corta um bocado a linha original que estava a seguir com os outros nomes.

      Outras sugestões (por ordem de preferência, mais ou menos):

      - Eduardo (gosto muito de ver no conjunto)
      - Gabriel, Samuel
      - Tomás (na linha de Martim), Tomé (semelhante a Tomás mas mais na categoria dos nomes simples)
      - Xavier, Gaspar
      - Óscar, Noé
      - Leonardo, Marcelo (estes dois repetindo iniciais das irmãs)
      - Edgar, Fausto, Eurico, Romeu (estes mais diferentes do normal)

      Felicidades! E depois diga que nomes escolheu!

      Eliminar
    2. Muitos parabéns!!

      Elsa,
      Sugiro Pedro, Tiago e Luís. Mas entre as suas preferências voto em Simão!

      Um beijinho e muitas felicidades!


      Mariana Fonseca

      Eliminar
    3. Muitos parabéns Elsa! :) Acho que qualquer um dos nomes fica bem com os nomes das meninas, por isso acaba por ser uma questão de pormenor... Deixaria Martim para trás, por ser próximo de Miriam, acho Tiago demasiado jovial, comparando com Laura, por exemplo, por isso fico com Simão! :)

      Eliminar
  34. Olá, sou mãe da Alice e da Isabela e gostava de sugestões para um menino que aí vem. Tenho alguns preferidos, mas não quero condicionar, por isso fica em aberto :)
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns! Algumas sugestões:

      - Simão, Eduardo, Tomé
      - Matias, Lucas
      - Duarte, Tomás, Xavier
      - Nicolau, Jaime, Gaspar, Joaquim

      Por curiosidade, quais os tais nomes preferidos em que já pensou?

      Eliminar
    2. Olá mamã da Alice e da Isabela.
      Sugiro Tomás, Tomé, Vasco e Leonardo!

      Votos de muitas felicidades e parabéns pelo menino,

      Mariana Fonseca

      Eliminar
    3. Olá, parabéns! e que tal: Valentim, Gabriel, Lucas, Sancho, Bastião, Belchior, Bento, Gael, Isaías, Salomão, Viriato, Zarco

      Eliminar
    4. Muitos parabéns! :) Pensei sobretudo em nomes internacionais:

      Artur
      Benjamim
      Frederico
      Gabriel
      Henrique
      Leonardo
      Lucas
      Samuel

      Um beijinho!

      Eliminar
    5. Obrigada, Filipa! Esse é definitivamente um critério que gosto de usar. Mas apesar de gostar dessa lista, talvez só Henrique me convencesse. Continua difícil a escolha! :) Beijinhos

      Eliminar
  35. Alice, Isabela e: Eduardo, Gaspar, Mateus.

    ResponderEliminar
  36. Muito obrigada, gostei de várias das sugestões! :) Os meus preferidos (e da família) neste momento são Xavier, Vicente e Francisco. Das sugestões acima, gosto particularmente de Eduardo, Duarte, Jaime e Leonardo.

    ResponderEliminar
  37. Olá Filipa! Vimos aqui pedir ajuda... estamos à espera de um menino que tem um mano chamado Francisco Maria. Estamos inclinados para Miguel que é o nome do pai, mas ao contrário das manas patrocínio nunca achei muita graça repetir o nome do pai ou da mãe. A questão é que qualquer outro nome que ponhamos em hipótese acaba sempre por nós desgostar. Chegamos a ter como opção Dinis ou Mateus. O que acha? Muito obrigada,
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco Maria e Salvador Maria.
      Francisco Maria e Vicente Maria.
      Francisco Maria e Bernardo Maria.
      Francisco Maria e Lourenço Maria.
      Francisco Maria e Duarte Maria.
      Francisco Maria e Dinis Maria.



      Deixei os nomes mais curtos para o fim porque gosto de ver nomes de irmãos idênticos. E acrescentei o Maria porque se pôs ao primeiro filho, acho que o segundo filho também deve ter.

      Eliminar
  38. Muitos parabéns, Sofia! :) Eu estou consigo, não sou a maior fã da repetição dos nomes dos pais... Mas, também não acho que devamos escolher para os nossos queridos filhos nomes que não nos dizem muito! Ainda assim, entre Dinis e Mateus, voto em Dinis, acho que fica um par muito bonito! Um beijinho!

    ResponderEliminar
  39. Olá, a minha irmã está grávida de gémeas, ela é apaixonada pelo nome lua ou Maria Lua, mas o rpoblema está a ser encontrar um nome que combine com Lua ou Maria Lua para a outra bebé. Será que poderiam dar sugestões??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só para ser um pouco diferente, sugiro nomes de outras luas do sistema solar:
      -Ariel
      -Miranda
      -Reia (não sei se é aceite)

      Por outro lado, nomes literais e curtos, :
      - Mar
      - Flor
      - Luz
      - Sol ( que pode ser diminutivo de Solange)
      - Alba
      - Alma

      Eliminar
    2. Lua e Sol. O Maria é escusado pois não combina com Lua.

      Eliminar
    3. Eu tentaria contornar um par que possa parecer demasiado temático... Sugiro Aurora, Mia, Clara, Estela, Flora, Íris, Jade, Maya, Nina ou Rosa!

      Eliminar
  40. O meu nome é Raquel, tenho 26 anos e estou grávida de 23 semanas de trigémeas (sim eu tenho gémeos no meu lado da família e o meu marido também ahah).
    Andava a pesquisar nomes e os seus significados, e encontrei este blog maravilhoso. Muitos parabéns Filipa ando derretida com os seus posts.
    Contudo eu e o meu marido não conseguimos chegar a um acordo de maneira nenhuma.
    Eu gosto de Áurea, Amélia, Aurora, Clara, Dalila, Elisa, Eva, Isabel, Julia ou Luisa. Adoro nomes pouco comuns, curtos e intemporais. Por outro lado o meu marido gosta de nomes como Alice, Benedita, Ema, Francisca, Núria, Rita e Sofia.
    Neste momento estamos a tentar reduzir a lista para 6 nomes, mas está complicado. Algumas sugestões que queiram partilhar? (acreditem sempre achei que escolher o nome para os meus filhos seria bem mais fácil).

    Obrigada e bejinhos.

    Raquel S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel conheço umas trigemeas que se chamam beatrz,leonor,e francisca, e au axo lindissimo.
      Agora a minha opiniao é beatriz, bianca, leonor,laura, joana, cintia, livia, eveline, maria, violeta, silvia...espero ter ajudado

      Eliminar
    2. Áurea + Ema + Olivia

      Eliminar
    3. Abigail + Cecília + Irene
      Amália + Gabriela + Concha
      Amélia + Caetana + Lúcia
      Antónia + Jacinta + Luzia
      Aurora + Ariana + Naiara
      Nadine + Penélope + Salma
      Salomé + Teresa + Valentina
      Safira + Letícia + Rosa
      Laila + Viviana + Bianca

      Eliminar
    4. Olá, Raquel! Muitos parabéns!

      Confesso que gosto mais das suas escolhas do que das do pai, mas acho que Alice e Ema (especialmente Ema) combinam com algumas das suas sugestões. Para facilitar a redução a 6 finalistas, uma coisa que pode fazer é olhar para os nomes com a mesma inicial (Elisa, Ema, Eva, por exemplo, ou Alice, Amélia, Aurora e Áurea) e ficar só com um, porque acho que os nomes de gémeos devem ser bastante distintos entre si. Acho que há várias combinações bonitas com os nomes que listou, por exemplo:

      Aurora, Ema e Júlia
      Clara, Alice e Luísa
      Dalila, Ema e Amélia

      Acho que há mesmo muitas possibilidades que ficam bem, e suponho que seja isso que esteja a complicar a decisão! Penso que o mais fácil é estabelecer algumas regras para balizar as escolhas. Para além da regra das iniciais que já disse, podem decidir se preferem nomes com comprimentos semelhantes ou se querem nomes que contrastem, e o mesmo para o estilo.

      (Sobre estilo contrastante, tenho de dar os parabéns ao anónimo das 02:11 que fez algumas combinações que achei completamente inesperadas mas que me agradaram muito! Salomé, Teresa e Valentina! Amália, Gabriela e Concha!)

      Voltando às minhas sugestões para as trigémeas, deixo aqui outros nomes que acho que podem ficar bem com as vossas preferências: Irene, Laura, Rosa, Serena, Clarisse (uma forma de juntar Clara e Alice!).

      Felicidades! E depois diga que nomes escolheram!

      Eliminar
    5. Muitos parabéns Raquel e obrigada pelas palavras tão gentis! <3
      No meio de tanta semelhança entre as meninas, também acho preferível optar por nomes distintos uns dos outros...

      Pegando nos nomes que apontou:

      Isabel + Amélia + Luísa
      Clara + Francisca + Luísa
      Júlia + Benedita + Alice
      Clara + Rita + Sofia

      Acrescentando algumas opções que podem agradar aos dois:


      Mariana, Francisca & Laura
      Teresa, Luísa & Francisca
      Carolina, Francisca & Isabel

      Um beijinho!

      Eliminar
  41. Filipa, não sei se alguma vez fez um post sobre isto, mas gostava de ver sugestões de nomes compostos masculinos com segundo nome feminino que fugissem aos mais comuns (João Maria, António Maria, etc.).

    ResponderEliminar
  42. Olá Filipa! Estou à espera de um casal de gémeos. Já tenho um rapaz chamado Salvador Maria e um par de gémeas, Maria Francisca e Maria Caetana. Para o rapaz já temos nome: José Maria, agora está complicado encontrar o nome perfeito para a menina. Tal como os irmãos, queria que tivesse Maria. Gostava que me conseguisse ajudar! Aproveito para dar os parabéns pelo seu maravilhoso blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salvador Maria, Maria Francisca, Maria Caetana, José Maria &
      Maria Antónia
      Maria Beatriz
      Maria Carolina
      Maria Madalena
      Maria Benedita
      Maria Emília
      Maria Helena
      Maria Luísa
      Maria Teresa
      Maria Pilar
      Maria Eduarda
      Maria Irene
      Maria Victória

      As minhas combinações preferidas das mencionadas são Maria Luísa, Maria Beatriz, Maria Helena, Maria Emília, Maria Eduarda e Maria Irene! Maria Luísa seria a minha escolha.

      Eliminar
    2. Parabéns pela gravidez. Dentro dos nomes dos seus outros filhos, eu sugeria: Maria Benedita.

      Eliminar
    3. Muitos parabéns Mariana! :) Creio que já lhe deixaram sugestões perfeitas, por isso deixo as minhas favoritas: uma vez que os nomes das meninas também têm variante masculina, no topo da lista estariam Maria Eduarda e Maria Luísa. Caso queira exactamente o contrário, Maria Teresa & Maria Amélia!
      Não sei se as partículas do/da são desejáveis, caso sejam, talvez equacionasse Carmo, Pilar, Pureza ou Mercês!
      Maria Benedita também me parece um Par Perfeito, mas acho que o meu par preferido seria José Maria & Maria Amélia!
      Um beijinho e obrigada pelas palavras tão simpáticas!

      Eliminar
    4. Maria Clara, Maria Inês, Maria Ana ou porque não inverter a ordem, Ana Maria?

      Eliminar
    5. Gosto de Maria Inês!<3

      Eliminar
    6. Olá!
      A pequena já tem nome: Maria do Carmo! Ficámos rendidos a este nome e pareceu-nos o par perfeito. Os manos mais velhos adoraram e já a tratam carinhosamente de Carminho quando falam para a barriga. Obrigada pelas vossas sugestões, foram sem dúvida uma grande ajuda!
      Beijinhos

      Eliminar
    7. Olá Mariana! Muitos parabéns e votos das maiores felicidades para toda a família!
      Deixo aqui as minhas sugestões:

      Maria Clara
      Maria Madalena
      Maria Luísa
      Maria Mercedes
      Maria Teresa

      Beijinhos,
      Sofia

      Eliminar
  43. Salvador Maria, Maria Francisca, Maria Caetana, José Maria &
    Maria Benedita
    Maria do Carmo
    Maria Clara
    Maria Luísa
    Maria Carlota
    Maria Teresinha
    Maria Leonor

    ResponderEliminar
  44. Olá Mariana, desde já muitos parabéns pela gravidez e pela família linda que está a criar. Para o nome da pequena apostaria em Maria do Carmo, que, apesar da partícula "do", me parece enquadrar com os nomes dos manos na perfeição! Caso não lhe encha as medidas, Maria Benedita e Maria Luísa são também, a meu ver, pares perfeitos!
    Um beijinho,
    Carla Cunha

    ResponderEliminar
  45. E porque não Maria da Assunção? Acho giríssimo e não é um nome muito vulgar nos dias de hoje, já para não dizer que faria o par perfeito!!

    ResponderEliminar
  46. Olá! Já sigo o blog há um tempo e finalmente chegou o momento de vir pedir ajuda, não mesmo por mim mas pela minha irmã que está grávida e não sabe que nome escolher para o novo elemento da família. Ainda não sabem o sexo do bebé, mas já começaram a pensar em nomes e até agora nada. Veio-me pedir ajuda e agora venho eu pedir-vos a vocês. Já é mãe de duas meninas a Mariana e a Laura. Na vossa opinião quais seriam os pares perfeitos?

    Um beijinho,
    Luísa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns para a sua irmã! algumas sugestões: Antónia, Amália, Ariana, Adriana, Aurora, Bianca, Caetana, Cecília, Celeste, Dalila, Julieta, Letícia, Paloma, Penélope, Teresa, Valentina.
      Mateus, Lucas, Gabriel, António, Bastião, Bento, Caetano, Joaquim, Leonardo, Moisés, Nicolau, Romeu, Tomé, Xavier, Valentim

      Eliminar
    2. Parabéns Luísa! :) Para menina, sugiro Júlia, Camila & Olívia; para menino, Duarte, Salvador & António!

      Eliminar
  47. Meninas, podem me sugerir pares femininos e masculinoS para Cecília?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cecília &

      Irene
      Júlia
      Olívia
      Amélia
      Emília

      Rodrigo
      Samuel
      Henrique
      Alexandre
      Valentim

      Eliminar
    2. Cecília & Valentina
      Ariana
      Esmeralda
      jasmim
      Lúcia

      Valentim
      Sancho
      Romão
      Moisés
      Lucas
      Tomé

      Eliminar
  48. Pares Perfeitos para Francisca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era mesmo o que andava há procura! Quais são os seus pares perfeitos, Filipa?

      Eliminar
    2. Demorou um bocadinho, porque estive de férias, mas aqui está:
      Pares Perfeitos para Francisca

      Eliminar
    3. Muito obrigada Filipa :)
      Um beijinho!

      Eliminar
  49. Acham Áurea e Aurora demasiado idÊnticos para gémeas?
    Adoro os nomes e para mim seriam sem dúvida os nomes escolhidos, mas tenho medo que sejam demasiado parecidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A meu ver, são de facto nomes muito semelhantes. Pessoalmente apostaria em Aurora e Amélia, acho que faz um par lindíssimo. Mas se gosta mesmo de Áurea e Aurora acho que não deveria deixar de os escolher!
      Um beijinho,
      Mariana

      Eliminar
    2. Não acho que sejam assim tão idênticos, e se gosta desse par não deixe de escolher. Outras opções a partir destes nomes: Aurora e Ariana, Aurora e Adriana, Áurea e Açucena, Aurora e Augusta, Aurora e Amira, Aurora e Adália...

      Eliminar
  50. O que preferem: Luísa ou Júlia?

    ResponderEliminar
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola Rita
      eu nao sou a filipa mas vou deixar a minha sugestão pois também sou mae de gemeas
      Beatriz e Bianca
      Violeta e Victoria
      Cíntia e Lívia
      Silvia e Joana
      Eveline e Francisca
      Leonor e Laura

      Eliminar
    2. Carmo & Rosário
      Luísa & Sofia
      Aurora & Violeta
      Julieta & Violeta
      Eduarda & Frederica
      Caetana & Morgana

      Eliminar
  52. Pares perfeitos para Benedita... Vou ter gémeas e não consigo decidir o nome da gémea da Benedita. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns!
      Deixo aqui as minhas sugestões:

      Benedita & Frederica
      Benedita & Teresa
      Benedita & Helena
      Benedita & Aurora
      Benedita & Laura
      Benedita & Alice
      Benedita & Beatriz
      Benedita & Caetana
      Benedita & Madalena
      Benedita & Constança

      Beijinhos,
      Sofia.

      Eliminar
    2. Olá Catarina! Muitos parabéns! :) Acho que o post que publiquei ontem com Pares Perfeitos para Francisca pode ser um bom ponto de partida, sobretudo se estiver à procura de outro nome longo!
      A essa listinha, acrescento esta mais alternativa:

      Amélia
      Camila
      Elisa
      Emília
      Graça
      Lívia
      Santana
      Serena

      Eliminar
    3. Obrigada Filipa e obrigada a todos que deram a sua opinião! Ainda estamos indecisos mas pensamos no par Benedita e Francisca, Benedita e Carolina ou Benedita e Catarina. Qual a vossa opinião?

      Eliminar
    4. Se Catarina for o seu verdadeiro nome, excluí-lo-ia de imediato. Entre Carolina & Francisca, prefiro Francisca! :)

      Eliminar
    5. Sim Catarina e mesmo o meu nome.. Apesar de gostar bastante dele, tive de o excluir pois acho injusto um bebé ficar com o nome da mãe e o outro não, por isso pensamos muito e ficou Benedita & Francisca!!

      Eliminar
  53. Benedita & Julieta
    Benedita & Francisca

    ResponderEliminar
  54. Pares perfeitos para Julia?

    ResponderEliminar
  55. Acho o nome Sancha diferente mas muito giro , embora não seja do consenso para maior parte das pessoas na família.Vou ter gêmeas meninas e gostava de arranjar um para perfeito M aceitam se ideias!obrigada (p.s. ainda não defini nenhum na realidade,.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sancha é uma excelente escolha! acho que "encaixa" bem com quase todos os nomes. Se gosta de Sancha, pode optar por um par de nomes "medievais", como:
      Sancha e Viviana/Bibiana,
      Sancha e Juliana,
      Sancha e Bárbara,
      Sancha e Antónia,
      Sancha e Cecília,
      Sancha e Esperança,
      S. e Guiomar,
      S. e Luzia
      Ou nomes mais raros/incomuns, como: Sancha e Úrsula, Sancha e Britis, Sancha e Jacinta, Sancha e Brízida, Sancha e Lorena, Sancha e Lucrécia, etc.

      Eliminar
    2. Muitos parabéns! Tal como referiu, Sancha é um nome diferente. Muito diferente, diria eu. Se efectivamente optar por Sancha, acho que o nome da gémea também deveria ser invulgar. Já deixaram sugestões de nomes medievais de que gosto muito [sobretudo Guiomar e Jacinta]; acho Lorena, Maude e Mercês óptimas sugestões. E se gosta de Sancha, talvez goste de:

      Leona
      Lorena
      Martina
      Oriana
      Sabina
      Violeta
      Paz
      Teodora
      Tristana
      Ximena

      Eliminar
  56. Parabéns!
    Eu na minha opinião acho Sancha um nome lindo e o facto de não ser muito utilizado ainda o torna numa melhor opção para um bebé neste momento...

    Nomes com M:
    Maria
    Mar
    Mercês
    Mercedes
    Matilde
    Mel
    Marta
    Margarida
    Madalena
    Mafalda
    Maude
    Mariana
    Maitê
    Manuela
    Marina

    Maria & Marta
    Maria do Mar & Marina (os dois nomes a ver com o mar)
    Maria Madalena & Marta (Maria Madalena tinha uma irmã chamada Marta)
    Maria Madalena & Maria Margarida
    Mafalda & Matilde (o nome Mafalda deriva de Matilde)
    Maria do Mar & Maria Margarida (já vi em algum lado que o nome Margarida tem uma ligação qualquer com o mar)
    Margarida & Mercês
    Madalena & Mercês
    Margarida & Mercedes
    Madalena & Mercedes
    Madalena & Mafalda
    Maria Mel & Maria do Mar
    Mel & Madalena (os dois nomes fazem lembrar meninas queridas)
    Marta & Mafalda
    Margarida & Madalena
    Margarida & Marta

    ResponderEliminar
  57. Sancha & Concha
    Sancha & Mercês/Mercedes

    ResponderEliminar
  58. Obrigada a todas pelas sugestões!

    ResponderEliminar