De acordo com uma notícia do jornal Público, os dados provisórios do IRN indicam que Lourenço, Alice & Benedita já estão no top 10 de nomes mais usados em Portugal e que Eva & Vicente chegaram finalmente ao top 20! De momento, o topo do ranking masculino é ocupado por João, mas Francisco e Santiago seguem-no de muito perto. Sem surpresa nenhuma, a lista feminina é encabeçada por Maria que, pelo quarto ano consecutivo, ultrapassa a fasquia dos 5 mil registos anuais. Reproduzo então a lista do jornal Público:
- João
- Francisco
- Santiago
- Afonso
- Duarte
- Tomás
- Martim
- Rodrigo
- Lourenço
- Gabriel
- Miguel
- Lucas
- Pedro
- Vicente
- Guilherme
- Dinis
- Salvador
- Gonçalo
- Rafael
- Gustavo
Meninas
- Maria
- Leonor
- Matilde
- Carolina
- Beatriz
- Sofia
- Alice
- Mariana
- Ana
- Benedita
- Francisca
- Margarida
- Inês
- Clara
- Lara
- Laura
- Madalena
- Diana
- Joana
- Eva
Termino com a última frase do artigo da jornalista Rita Marques Costa: "Metade dos bebés registados este ano recebeu um dos 20 nomes mais populares".
Não posso dizer que é uma surpresa, mas tenho tanta pena desta subida de Alice... Surpreende-me porém ser tão demarcada de outros com que costumava andar a par (como Clara, por exemplo). Em 4 anos basicamente dobrou o número de registos!
ResponderEliminarEsta é a ordem dos nomes? Estou muito surpreendida pela negativa.
ResponderEliminarUm beijinho
Porquê surpreendida pela negativa, Mariana?
EliminarNão sou nada fã de Alice e vê la no top 10, para mim é surpreendente...
EliminarE ver a descida tão grande de Mariana também me fez alguma "impressão".
Mas muito feliz por Constança não estar no top 20!
Um beijinho grande e um fantástico 2019!
Mariana, tambem estou muito feliz por Constança não constar do top 20!!!
EliminarSimmm
EliminarPor acaso, Constança, ao contrário do que acontecia aqui há uns anos, é um nome que já não vou ouvindo tanto em bebés.
EliminarAcho que não existe grandes surpresas.
ResponderEliminarOs meus meninos estao no Top20 (Martim e Vicente), a minha menina ainda anda longe (Ema)
Não há acesso à referida lista provisória do IRN? Não me surpreende o top 10, são os nomes que mais ouço em crianças próximas :)
ResponderEliminarExactamente o mesmo. Com a excepção de uma Núria, todos os bebés de amigos e conhecidos meus nascidos em 2018 receberam nomes desta lista.
EliminarComo alguém disse aqui nos comentários, também fiquei surpreendida com a subida de Alice, não conheço ninguém com uma bebé com esse nome. Mas acho um nome bonito.
Também achei muito interessante a última frase do artigo. Na verdade até fiquei chocada, não sabia que a falta de originalidade era tanta.
ResponderEliminarQuanto ao top em si, os nomes de rapazes são quase todos “betos”. Nos de menina, acho surpreendente a popularidade de Benedita e Clara. Apesar de ser expectável tendo em conta os rankings anteriores e os nomes que vou ouvindo, acho muito engraçado pensar que há uns anos seria impensável Benedita ser tão popular.
Ainda sou do tempo em que gozavam com o nome da Benedita Pereira. E se for preciso os mesmos que gozavam são os mesmos que agora escolhem o nome porque é “moda”. Típico português com uma mente tão pequenina.
EliminarTal como o meu nome que agora é moda: na escola gozavam porque era "nome de velha" mas agora as pessoas que diziam isso escolhem-no para as filhas. "Pela boca morre o peixe", de facto.
Em 2019 vai haver uma sara da minha parte. Pelo que li , ainda não vi a lista provisória, é um nome que baixou imenso de ranking. Fico feliz, a minha segunda filha vai ter um nome "diferente".
ResponderEliminarAmo o nome Eva de paixão, não gostava que ficasse tão popular
ResponderEliminarEm resumo: “Outra vez arroz”
ResponderEliminarDe ano para ano, o ranking tem quase sempre os mesmos nomes… Os portugueses são mesmo um povo de “Maria vai com as outras”, só se sabem copiar uns aos outros. Acho arrepiante como escolhe tudo o mesmo, sinceramente. Não sou apologistas dos nomes estrangeirados e cheios de y e k, mas há muito nome português por onde escolher. Nas escolas as turmas vão ter 7 Marias, 8 Santiagos, 5 Rodrigos e 3 Afonsos… tal como na minha altura eram 7 Anas, 8 Joãos, 5 Brunos e 3 Danielas. Ainda sou da altura em que pensavam que “Leonor” e “Beatriz” eram nomes chiquérrimos. Agora quase todos têm uma "Nônô" lá em casa.
Relativamente à lista feminina, realço a queda de Margarida e Inês. Tenho imensa pena pela popularidade de Alice, Benedita, Clara, Madalena e Eva, mas feliz por nomes como Luísa, Camila, Teresa, Constança (...) ainda estarem longe do foco. Quanto aos nomes masculinos, nada de novo. Fico sempre surpreendida com a posição de Gabriel, porque é um nome que ouço raramente, assim como Dinis. Pensei que Salvador estivesse mais elevado e é bom ver Rodrigo e Martim a descer ao longo dos anos (já não se aguentava tanto menino com estes dois nomes). Mais uma vez, feliz por nomes como Benjamim, Mateus, Valentim, Matias (...) ainda não serem totalmente populares.
ResponderEliminarMargarida
Estou muito supreendida por Clara estar apenas na 14ª posição, para mim foi o nome de 2018; seguramente estão muitas Claras escondidas no lote das Marias, uma vez que Maria Clara é o nome que mais tenho ouvido ultimamente
ResponderEliminarAdoro saber que o nome dos meus filhos não está no top20. 😊😊😊
ResponderEliminarAdoro a nova funcionalidade dos comentários mais recentes na barra lateral, Filipa!
ResponderEliminarAdoro Benedita, mas porque é o nome da minha avó, que tem 76 anos.
ResponderEliminarA lista do top 100 masculino e feminino de 2018 promete =)
ResponderEliminarUm beijinho
Inês Gonçalves
Não gostei do regresso de João à liderança
ResponderEliminar