Nomes populares em 2018: Benedita & Lourenço confirmam tendência

em 28/12/18


De acordo com uma notícia do jornal Público, os dados provisórios do IRN indicam que Lourenço, Alice & Benedita já estão no top 10 de nomes mais usados em Portugal e que Eva & Vicente chegaram finalmente ao top 20! De momento, o topo do ranking masculino é ocupado por João, mas Francisco e Santiago seguem-no de muito perto. Sem surpresa nenhuma, a lista feminina é encabeçada por Maria que, pelo quarto ano consecutivo, ultrapassa a fasquia dos 5 mil registos anuais. Reproduzo então a lista do jornal Público: 


Meninos

  1. João
  2. Francisco
  3. Santiago
  4. Afonso
  5. Duarte
  6. Tomás
  7. Martim
  8. Rodrigo
  9. Lourenço
  10. Gabriel 
  11. Miguel
  12. Lucas
  13. Pedro
  14. Vicente
  15. Guilherme
  16. Dinis
  17. Salvador
  18. Gonçalo
  19. Rafael
  20. Gustavo


Meninas

  1. Maria
  2. Leonor
  3. Matilde
  4. Carolina
  5. Beatriz
  6. Sofia
  7. Alice
  8. Mariana
  9. Ana
  10. Benedita
  11. Francisca
  12. Margarida
  13. Inês
  14. Clara
  15. Lara
  16. Laura
  17. Madalena
  18. Diana
  19. Joana
  20. Eva


Termino com a última frase do artigo da jornalista Rita Marques Costa: "Metade dos bebés registados este ano recebeu um dos 20 nomes mais populares". 

22 comentários:

  1. Não posso dizer que é uma surpresa, mas tenho tanta pena desta subida de Alice... Surpreende-me porém ser tão demarcada de outros com que costumava andar a par (como Clara, por exemplo). Em 4 anos basicamente dobrou o número de registos!

    ResponderEliminar
  2. Esta é a ordem dos nomes? Estou muito surpreendida pela negativa.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê surpreendida pela negativa, Mariana?

      Eliminar
    2. Não sou nada fã de Alice e vê la no top 10, para mim é surpreendente...
      E ver a descida tão grande de Mariana também me fez alguma "impressão".

      Mas muito feliz por Constança não estar no top 20!


      Um beijinho grande e um fantástico 2019!

      Eliminar
    3. Mariana, tambem estou muito feliz por Constança não constar do top 20!!!

      Eliminar
    4. Por acaso, Constança, ao contrário do que acontecia aqui há uns anos, é um nome que já não vou ouvindo tanto em bebés.

      Eliminar
  3. Acho que não existe grandes surpresas.
    Os meus meninos estao no Top20 (Martim e Vicente), a minha menina ainda anda longe (Ema)

    ResponderEliminar
  4. Não há acesso à referida lista provisória do IRN? Não me surpreende o top 10, são os nomes que mais ouço em crianças próximas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente o mesmo. Com a excepção de uma Núria, todos os bebés de amigos e conhecidos meus nascidos em 2018 receberam nomes desta lista.

      Como alguém disse aqui nos comentários, também fiquei surpreendida com a subida de Alice, não conheço ninguém com uma bebé com esse nome. Mas acho um nome bonito.

      Eliminar
  5. Também achei muito interessante a última frase do artigo. Na verdade até fiquei chocada, não sabia que a falta de originalidade era tanta.

    Quanto ao top em si, os nomes de rapazes são quase todos “betos”. Nos de menina, acho surpreendente a popularidade de Benedita e Clara. Apesar de ser expectável tendo em conta os rankings anteriores e os nomes que vou ouvindo, acho muito engraçado pensar que há uns anos seria impensável Benedita ser tão popular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda sou do tempo em que gozavam com o nome da Benedita Pereira. E se for preciso os mesmos que gozavam são os mesmos que agora escolhem o nome porque é “moda”. Típico português com uma mente tão pequenina.

      Tal como o meu nome que agora é moda: na escola gozavam porque era "nome de velha" mas agora as pessoas que diziam isso escolhem-no para as filhas. "Pela boca morre o peixe", de facto.

      Eliminar
  6. Em 2019 vai haver uma sara da minha parte. Pelo que li , ainda não vi a lista provisória, é um nome que baixou imenso de ranking. Fico feliz, a minha segunda filha vai ter um nome "diferente".

    ResponderEliminar
  7. Amo o nome Eva de paixão, não gostava que ficasse tão popular

    ResponderEliminar
  8. Em resumo: “Outra vez arroz”

    De ano para ano, o ranking tem quase sempre os mesmos nomes… Os portugueses são mesmo um povo de “Maria vai com as outras”, só se sabem copiar uns aos outros. Acho arrepiante como escolhe tudo o mesmo, sinceramente. Não sou apologistas dos nomes estrangeirados e cheios de y e k, mas há muito nome português por onde escolher. Nas escolas as turmas vão ter 7 Marias, 8 Santiagos, 5 Rodrigos e 3 Afonsos… tal como na minha altura eram 7 Anas, 8 Joãos, 5 Brunos e 3 Danielas. Ainda sou da altura em que pensavam que “Leonor” e “Beatriz” eram nomes chiquérrimos. Agora quase todos têm uma "Nônô" lá em casa.

    ResponderEliminar
  9. Relativamente à lista feminina, realço a queda de Margarida e Inês. Tenho imensa pena pela popularidade de Alice, Benedita, Clara, Madalena e Eva, mas feliz por nomes como Luísa, Camila, Teresa, Constança (...) ainda estarem longe do foco. Quanto aos nomes masculinos, nada de novo. Fico sempre surpreendida com a posição de Gabriel, porque é um nome que ouço raramente, assim como Dinis. Pensei que Salvador estivesse mais elevado e é bom ver Rodrigo e Martim a descer ao longo dos anos (já não se aguentava tanto menino com estes dois nomes). Mais uma vez, feliz por nomes como Benjamim, Mateus, Valentim, Matias (...) ainda não serem totalmente populares.

    Margarida

    ResponderEliminar
  10. Estou muito supreendida por Clara estar apenas na 14ª posição, para mim foi o nome de 2018; seguramente estão muitas Claras escondidas no lote das Marias, uma vez que Maria Clara é o nome que mais tenho ouvido ultimamente

    ResponderEliminar
  11. Adoro saber que o nome dos meus filhos não está no top20. 😊😊😊

    ResponderEliminar
  12. Adoro a nova funcionalidade dos comentários mais recentes na barra lateral, Filipa!

    ResponderEliminar
  13. Adoro Benedita, mas porque é o nome da minha avó, que tem 76 anos.

    ResponderEliminar
  14. A lista do top 100 masculino e feminino de 2018 promete =)

    Um beijinho
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  15. Não gostei do regresso de João à liderança

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)