Nomes mal amados - Micaela

em 13/11/18


Descansem, que não vos quero convencer a usar este nome - este post serve apenas de lamento. É que gosto mesmo do nome Micaela e dá-me pena saber que fica tão atrás de Gabriela Rafaela no nosso ranking de nomes mais populares. O trio era frequente nos nomes das Infantas de Portugal, quando era usado numa clara alusão aos arcanjos e, se pesquisarem no site Nós Portugueses, facilmente concluem que, noutros séculos, Micaela foi o mais popular dos três. No final dos anos 90 do século XX, Micaela esteve no top 50, o que, possivelmente, se deve ao mediatismo da cantora Micaela mas, entretanto, foi descendo na tabela, tendo saído do top 100 em 2010 e sendo apenas escolhido para 19 meninas em 2017. 

6 comentários:

  1. Conheço algumas não muitas, mas Micaela não é um nome que goste.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu não gosto de nenhum dos 3 mas reconheço-lhes elegância, especialmente em Gabriela (culpa da novela?). Ainda assim, a ter de escolher entre os 3, inclino-me para Micaela, porque se pode optar pelo diminutivo Mica que acho muito giro :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de Micaela. Penso que o meu amor pelo nome comecou com a novela "Xica da Silva", onde havia uma personagem "Micaela". Tinha até uma boneca com essa nome. Também gosto da variante francesa "Michelle" (nome de outra boneca, oferecida pelos meus padrinhos, que vivem em Geneve) e, principalmente, da versao alema "Micahela" (o "ch" le-se de forma gutural, como se tivessemos a bufar com o fundo da garganta). TAmbém sempre gostei mais de Micael do que de Miguel. Mas em Portugal, infelizmente, sao associados a nomes "pimba"... De Rafaela nao gosto, Gabriela acho pesadote, mas bonito e diferente :)

    ResponderEliminar
  4. Realmente nunca tinha pensado neste nome. Já agora qual o seu significado?
    Nomes com terminação em "ela", gosto de Daniela e Isabela.
    Gabriela nunca me cativou e Rafaela é-me indiferente.
    Manuela é daqueles nomes que não consigo gostar de forma nenhuma.
    Qto a Micaela estou a gostar da sonoridade.

    ResponderEliminar
  5. Nunca conheci uma Micaela
    Mas conheci uma Miguela, que andava na turma acima da minha.

    ResponderEliminar
  6. Nasci na década de 1990 e conheci várias Micaelas na minha infância. Com o sucesso da estilista Micaela Oliveira, talvez os portugueses se comecem a esquecer da conotação "pimba".

    Aliás, da minha geração conheço várias pessoas com esses três nomes. Pessoalmente, não gosto porque não fazem muito o meu género de nomes (prefiro os mais antigos). Para mim, "Gabriela" está ao nível de "Beatriz": são aqueles nomes que alguns acham muito chiques mas já perderam o encanto há muito tempo.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)