Escolher o nome para o segundo filho é mais complicado?

em 22/08/18


Para muitos, sim. É um lamento que ouço com frequência, seguido de "já usamos o nosso nome preferido no primeiro e agora não há nenhum de que gostemos de igual forma!". Há ainda os que ficam demasiado presos à ideia de um par perfeito, desvalorizando o efeito da passagem do tempo que nos faz olhar para os nomes de forma diferente. E há os que perceberam tarde de mais que existem nomes mais populares do que outros e que, para o segundo bebé, passam mais tempo a descartar nomes do que a construir uma lista. Aconteceu convosco? 

41 comentários:

  1. Para mim, mais ou menos, porque sempre quis ter muitos filhos e por isso, fui colocando os nomes que gostava.

    Apenas ia escolhendo as letras e eliminando as!

    Depois de 10 filhos e de 10 letras utilIzadas eu concordo com a Filipa!

    Um beijinho
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde.

    Eu acho que há nomes que não gostamos e por isso, são logo exclusão.

    Mas acho que devemos construir sempre uma listinha e também depende quando temos os filhos.
    Por exemplo, se os meus nomes para menino e menina preferidos foram Joana e André e tiver na primeira gravidez uma menina e na segunda um menino já há nome escolhido! Logo, nada de complicações!

    Não sei se é mais difícil ou não porque ainda só tenho o primeiro bebé.

    Beijinhos
    Matilde Rocha

    ResponderEliminar
  3. Um fato por vezes relevante é o contato muito maior com crianças e bebês após o primeiro filho, o que traz nova perspectiva sobre popularidade dos nomes.

    ResponderEliminar
  4. Para mim nao ha dificuldade nenhuma. Ainda nao tenho filhos, mas tenho uma lista de 8 nomes de rapazes e 8 nomes de raparigas, que a meu ver estao todos em sintonia e ficam bem juntos, o que torna a escolha muito mais fácil.

    ResponderEliminar
  5. Podia nomear uma turma inteira. O que se passa é que há nomes de que deixo de gostar. Em relação aos nomes combinarem não me preocupo minimamente, pq o percurso de cada pessoa é único. E acho sempre que num par perfeito há um nome menos perfeito. Há uma coisa ridícula em que reparo: se há coerência entre os nomes dos pais e os nomes dos filhos. Mas é só um preconceito.

    ResponderEliminar
  6. Olá Filipa

    Esta é grande questão da minha vida nos últimos meses!
    Tenho uma Benedita e um Vicente. Os meus 2 nomes preferidos de sempre!
    Desde miúda que dizia que adorava ter uma menina Benedita e um menino Vicente ou Tomás, preferência para Vicente. Sorte a minha que o pai não tinha um nome preferido de menina e também gostava muito de Benedita. Para o menino, entre Vicente ou Tomás, o pai preferia Vicente apesar de ter insistido muito com Gonçalo que também gosto mas o ç faz me torcer o nariz, por não ser reconhecido em várias línguas, viajamos muito e não queria ver o nome do nosso filho várias vezes "mal escrito", ficou Vicente.

    Agora, grávida de 33 semanas de uma menina sem nome, andamos completamente às aranhas.
    Gosto muito de Caetana e Madalena, mas nem se compara à minha adoração pelo nome Benedita. O pai torce o nariz a Caetana, diz que não adora e não nos vê com uma. Já de Madalena ele também gosta. No entanto, vivemos em Lisboa mas eu sou do norte, e portanto lá seria a Madaléna, e eu não gosto!
    O pai sugere Francisca e Constança, problema do ç e do Chica.
    Ambos gostamos de Helena, mas não temos a mesma adoração que temos pelos nomes dos nossos filhos.
    As crianças todos os dias nos sugerem nomes diferentes, ou porque ouvem na rua ou na TV. O Vicente há uns dias que chama a bebé por Guigui, diz que está está cansado de ouvir "a bebé, a bebé" ahahha um castiço!

    Ai Filipa, andamos completamente à toa, todos os dias nos perguntam qual o nome e logo surgem as sugestões alheias.
    Quero tanto adorar um nome e dizer "é este!"

    Peço desculpa por este desabafo, mas a questão não podia ser mais pertinente na minha vida.

    Um beijinho
    Mariana Vale

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana.

      Juro que quando comecei a ler pensei em Mariana.
      Mas depois de acabar de ler percebi que se chamava Mariana e que a minha sugestão estava riscada.

      Deixo aqui três sugestões!

      Carlota
      Vitória
      Margarida

      Muitas felicidades para os cinco e muitos parabéns!

      Depois venha cá dizer o nome escolhido!
      Um grande beijinho de uma Mariana para outra

      Eliminar
    2. Boa noite Mariana! Parabéns!

      Bom, espero que a sua bebé chegue com muita saúde e rodeada de muito amor!

      Acho que todas as suas sugestões são fantasias! Vou deixar algumas!

      Sou mãe de 10 filhos e entendo muito bem a indecisão de escolher um nome para um filho ou filha!

      Mafalda
      Carminho
      Leonor
      Carolina

      Beijinhos e muitas felicidades !
      Inês Gonçalves

      Eliminar
    3. Acho Madalena uma escolha perfeita para completar o trio com Benedita e Vicente! Também gosto de Francisca com o par, e acho que as Franciscas são cada vez mais Kikas e menos Chicas (se é que isso faz alguma diferença). Apesar de mais inesperado, Helena também é muito bonito!

      Outras sugestões:
      Margarida
      Camila
      Amélia
      Olívia
      Julieta
      Frederica
      Sancha (a minha wildcard)

      Eliminar
    4. Olá!

      Parabéns Mariana e muitas felicidades!

      Alice
      Clara
      Rosarinho

      Beijinhos e espero que volte cá para dizer qual o nome que escolheram para a vossa bebé!

      Beijinhos
      Matilde Rocha

      Eliminar
    5. Olá Mariana Vale!

      Parabéns pela família e que a sua filha tenha uma vida plena e que a sua gravidez seja maravilhosa!

      Aqui ficam as minhas sugestões;

      Beatriz
      Amélia
      Eduarda
      Frederica

      Adorava que voltasse para revelar o nome que escolheram.

      Um beijinho,
      Alice Abreu

      Eliminar
    6. Felicidades Mariana!

      Concordo com as sugestões dadas e adiciono mais alternativas:

      Aurélia
      Rosa
      Catarina
      Guiomar (Guigui?)
      Lúcia
      Teresa

      Eliminar
    7. Olá Mariana! Muitos parabéns, faço votos de muita saúde para si e para a pequenita que aí vem! :)
      A sua lisitnha é muito bonita e acho que já não precisa de mais sugestões, porque já mencionaram nomes muito bonitos! Nunca passei pelo que está a passar, mas tenho a certeza que a sua filha encherá o nome que escolher de um novo significado <3
      Um beijinho! :)

      Eliminar
    8. Olá Mariana,

      Parabéns pela princesa e pelos dois irmãozitos mais velhos. Vicente também é o meu nome predileto para menino, e Benedita está na lista de opções para menina :)
      Em relação à escolha do nome, concordo consigo em relação a Madalena, e à pronúncia do norte.
      Quanto a Caetana, Francisca, Constança e Helena, gosto muito.
      Deixo aqui algumas que me parecem combinar com os nomes dor irmãos e ter os requisitos que procura:
      Alexandra
      Alice
      Laura
      Victória
      Emília
      Carminho
      Clara
      Margarida
      Isabel

      Espero ter ajudado. Depois conte-nos a sua escolha :)

      Beijinhos,
      Raquel

      Eliminar
    9. Boa tarde.

      Pilar, Ester e Júlia.

      Para mim, três ótimas opções, para si Mariana! =)

      Muitas felicidades e parabéns pela terceira gravidez.

      Beijinhos, Gabriela Mendes

      Eliminar
    10. Mariana, que bonito! 3 filhos, muitas felicidades 😀 acho que o nome perfeito para essa menina que vem ai e Constança! Acho perfeito para a Benedita e o Vicente! Um beijobei

      Eliminar
    11. Acho que para completar o trio uma Carminho era uma ótima opção.
      Mas talvez:
      Guiomar
      Margarida
      Graça
      Maria
      Alice
      Celeste
      Carlota

      Eliminar
  7. Olá!

    Voto Conrado!

    Beijinhos, Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  8. Não teria dificuldade nenhuma em dar o nome a um segundo filho. Praticamente os meus nomes preferidos não variaram muito. E, também não dou importância se os nomes dos irmãos combinam ou não. Eles são seres independentes. Se tivesse um segundo filho o nome já estaria definido.

    ResponderEliminar
  9. Olá!

    Teresa
    Matilde
    Francisca

    São estas as minhas sugestões para si, Mariana!

    Muitos parabéns pela bebé e muitas felicidades!

    Um beijinho,
    Ivone Moreira

    ResponderEliminar
  10. Bom dia!

    Parabéns à mamã Mariana!

    Muitos parabéns a tua a sua família e que a vida vos sorria sempre.

    Atendendo os nomes por si deixados e analisando o seu comentário, estas são as minhas sugestões e espero que goste.

    -Guiomar
    -Julieta
    -Pureza
    -Maria do Mar


    Um grande beijinho, Rita Sá

    ResponderEliminar
  11. Isabel
    Laura
    Diana

    Parabéns! Que sejam sempre muito felizes os cinco.

    Beijinhos, Marisa Paixão

    ResponderEliminar
  12. AMO os nomes Benedita e Vicente. Se tivesse tipos filhos há 3 anos, esses seriam os nomes. Entretanto mudaram para Benedita (maybe?) e Henrique. E nesse trio juntaria Constança, o meu outro nome preferido mas sabendo que não gosta sugiro: Concha ou Margarida (Guigui).
    Felicidades e depois venha cá partilhar a sua opção :)

    ResponderEliminar
  13. Carmo
    Graça
    Olívia
    Anamar

    Muitos parabéns a toda a família e felicidades!

    Um beijinho,
    Raquel Faria

    ResponderEliminar
  14. Olá! Muito bom dia!

    Também venho cá deixar algumas sugestões para a Mariana!

    •Luísa
    •Catarina
    • Frederica
    •Carolina

    Parabéns!
    Felicidades!

    Um beijinho,
    Joana Paiva

    ResponderEliminar
  15. Olá olá!

    Mercês, Amália e Sancha!

    E se desta vez, fosse outro menino, seria Tomás?! Fiquei curiosa e a pensar no trio Tomás, Benedita e Vicente! :)

    Felicidades Mariana e PARABÉNS!

    Um beijinho grande para todas,
    Andreia Vaz

    ResponderEliminar
  16. Olá, Filipa.

    Em primeiro lugar, gostaria de dizer que gosto muito do seu blog.
    Os textos são sempre inspiradores e passo sempre por aqui. Obrigada.
    Sobre a difícil escolha do nome para o segundo filho, compartilho totalmente dessa opinião.

    Tenho um Tomás, de 2 anos e meio e em janeiro de 2019 chega outro menino na área.
    Como está difícil a tarefa de dar um novo nome de menino.
    Achei que era uma menina e já tinha um nome na ponta da língua: Isabel.
    Como o tal "instinto materno" me enganou, não consigo achar um nome para nosso caçula.

    Tínhamos uma lista na primeira gravidez que não faz o menor sentido agora (ah, as grávidas e os hormônios que mudam nosso humor...). Gostava muito de Vicente, que o marido não quer, e de Nuno, que sempre dizia ser "português" demais.
    Somos brasileiros e queremos fugir do "Top 5 Brasil" de Miguel, Pedro, Bernardo, Artur e Davi.
    Buscamos um nome que seja pouco usual e que não tenhamos pessoas próximas com crianças de mesmo nome (com isso, excluem-se Felipe, João, José, Samuel, Gabriel e Mateus). Outro desejo é que o nome seja de fácil pronúncia e escrita.
    Gosto de Matias, mas acho que um par com Tomás fica muito parecido, até cacofônico.
    Levi é o preferido do pai (no momento...) e, apesar de achar um nome interessante, acho muito judeu. Gosto da sonoridade e do significado. É um nome simples, como buscamos, e facilmente utilizado diferentes países. Mas não me cativou ainda.
    Gosto de Antônio, mas é o 2º nome do pai, que não quer repetições ou homenagens.
    O pai também gosta de Boris, que não me agrada nenhum pouco.
    Já estou com 5 meses e não aguento mais chamá-lo de "segundinho".
    Até meu Tomás já pergunta: "Como vai se chamar o irmãozinho, mamãe?"

    Para complicar, tenho dois cachorros (machos) que se chamam Joaquim e Gilmar. Além disso, meu sobrenome é Estrela, então alguns nomes ficam parecendo nome composto, como José ou João Estrela.

    Queria sua ajuda! Qual o par perfeito para Tomás?
    Obrigada mais uma vez e parabéns pelo trabalho.

    Abraços.
    Tatiana Estrela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns!
      Tomás é um dos meus preferidos e algumas das minhas sugestões imediatas são Vicente (já mencionado por si), Duarte, que penso que no Brasil ainda é visto primariamente como apelido e Pedro e Miguel (uma pena serem tão populares!).

      Assim ficam aqui algumas das minhas outras sugestões para o nome do irmãozinho do Tomás:
      Afonso
      Bento
      Caetano
      Eduardo
      Frederico
      Francisco
      Gonçalo
      Guilherme
      Henrique
      Isaac
      Lucas
      Manuel
      Rafael
      Simão
      Xavier

      Eliminar
  17. Parabéns Tatiana pelo menino que aí vem!

    Muitas felicidades aos quatro que a alegria e a saúde reine sempre nas vossas casas!

    Pares para o Tomás:

    Francisco
    Gustavo
    Gabriel
    Hugo
    Lorenzo

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Tatiana!

    Parabéns pelo segundo bebé e muitas felicidades!

    Antes de deixar os nomes, deixo a versão em português e deixo ao seu dispor pensar na melhor versão em português do Brasil! =)

    Pares Perfeitos para Tomás:

    Henrique/ Enrico
    Rodrigo
    Luís/ Luiz
    Leonardo
    Valentim/ Valentin

    Um grande beijinho,
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  19. Olá Mariana!

    Acho que os nomes já deixados são ótimos! Apenas vou referir os meus favoritos: Carlota, Carminho, Vitória, Maria do Mar e Frederica.

    Olá Tatiana!

    Sugestões para o seu segundo filhote:
    Diego
    Caio
    Gael
    Luca

    Parabéns às duas mamãs!
    Muitas felicidades a ambas as famílias!

    Beijinhos
    Carla Dias

    ResponderEliminar
  20. Olá ,
    Gostaria de ter a vossa opinião de nomes femininos e masculinos para fazer par com André.
    Nomes de Rapariga gostamos de :
    Francisca
    Inês
    Alice
    Frederica
    Maria

    Nomes masculinos:
    Gil
    Gaspar
    Frederico
    Pedro

    Beijinhos,
    R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá R.

      Para menina voto em Inês e Frederica e para menino Gaspar e Pedro.

      Parabéns e felicidades.

      Beijinhos
      Salomé Brito

      Eliminar
  21. Olá R.

    Muitos parabéns pela gravidez e votos de muitas felicidades!

    Há muitas sugestões de Pares Perfeitos para André nos "Pedidos e Sugestões". Dê lá um saltinho e verá que encontrará nomes ótimos.

    Entre a sua listinha agrada me mais Inês e Pedro.

    Sou mãe de um André, tenho 10 filhos, e posso deixar aqui o nome de todos os meus filhos que acho que conjugam muito bem.

    Mariana e Carolina, gémeas
    Bárbara
    Eva
    Helena
    Diogo
    Frederico
    Lourenço
    Gabriel
    André

    Beijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  22. Olá, pessoal
    Agradeço os comentários e sugestões.
    Batemos o martelo aqui e o irmão de Tomás será LEVI.
    Estou feliz com a escolha (o marido mais ainda...) e, claro, foi aprovado pelo mano.
    Várias pessoas vieram dizer que não é um nome nome bonito e que não combina com Tomás, mas ainda bem que essa é uma decisão que não depende dos outros, não é mesmo? Que Levi venha com saúde.
    Um beijo e obrigada novamente.
    Tatiana

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)