Duelo de nomes - Ariana vs Bianca

em 17/08/18


Gosto bastante do nome Ariana mas sinto que nunca foi muito apreciado pelos leitores do blog. Claramente, este desafecto não reflecte a sua popularidade entre os portugueses que, desde o ano 2000, o têm usado com regularidade, tendo inclusivamente chegado ao top 30 em 2012 [e, em 2017, foi o nome escolhido para 291 meninas]. Para mim, Ariana é um nome bastante delicado e feminino; remete-me imediatamente para a fabulosa lista de nomes mais registados em Itália, onde o podemos encontrar numa posição bastante próxima de Bianca, outro nome que cai frequentemente na categoria de muito delicado. Estes dois nomes popularizaram-se por cá praticamente na mesma altura, mas Bianca está às portas do top 20, aproximando-se da marca dos 500 registos anuais. 
O que é que vocês acham destes nomes? Qual é o vosso preferido?

Atualização - resultado da sondagem:


25 comentários:

  1. Bom dia.

    O meu preferido é Bianca, sem dúvida. É curtinho e internacional, não tem conotações religiosas. E adoro a sonoridade.

    Não gosto tanto do nome Ariana. Associo o nome Ariana a areia (não sei exatamente porquê) e, como a Filipa chegou a apontar num outro post, à raça ariana. Além disso, esta versão soa-me incorreta e uma deturpação. Prefiro a versão relacionada com o mito, Ariadne.

    ResponderEliminar
  2. Gosto de Ariana, é bonito e delicado e tem uma sonoridade que me agrada, o único senão é a sua semelhança a Mariana uma vez que já existem várias na minha família, já de Bianca não gosto mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia.

    Difícil de votar, nenhum me agrada a 100%.

    Mas o nome Bianca leva o meu voto.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde.

    Votei Bianca, mas não gosto muito de nenhum! Mas acho que ficam muito bem para duas irmãs! Não sabia, da tamanha popularidade na Itália! =)

    Beijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  5. Adoro Ariana mas o meu segundo nome é Mariana nome pelo qual me trata toda a minha família e eu que não sou adepta de nomes repetidos na família tenho de votar em Bianca um nome que gosto bastante!
    Realmente nunca tinha associado Ariana a raça ariana e agora fiquei a pensar nisso

    ResponderEliminar
  6. Sem pestanejar, prefiro Ariana. Não consigo gostar de Bianca, por nada deste mundo.

    ResponderEliminar
  7. Olá! Boa tarde!

    São dois nomes que gosto!
    Já que tenho uma Miriam e uma Ema acho que se tivesse outra uma menina seria uma excelente opção, um destes dois nomes.

    Escolhi Bianca.

    Beijinhos
    Ana Vasconcelos

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Olá!

    Fácil e eficaz, Bianca, tenho uma Mariana em casa Mariana e Ariana acho que não fica muito bem! O "M" faz para mim, uma grande diferença :)

    Um beijinho
    Rita Sá

    ResponderEliminar
  10. Boa noite.

    Concordo plenamente, com o seu comentário, Rita Sá!

    Também votei em Bianca.

    Beijinhos, Andreia Vaz

    ResponderEliminar
  11. Ariana para mim faz-me lembrar a cantora Ariana Grande, que é algo positivo. No entanto, prefiro Bianca.

    ResponderEliminar
  12. Não são feios, mas fazem-me pensar em marcas de detergente da roupa.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia,

    Compreendo com a escolha da Andreia Vaz e da Rita Sá e identifico me bastante, porque também sou mamã de uma Mariana!

    Bianca!!

    Um beijinho grande
    Sonia

    ResponderEliminar
  14. Votei Ariana!

    Um beijinho,
    Patrícia Nunes

    ResponderEliminar
  15. O meu voto foi para Ariana.

    Um beijinho
    Ivone Moreira

    ResponderEliminar
  16. Ariana lembra-me de imediato a raça e tudo o que de negativo tem associado. Depois de conhecer uma pequena Ariana mudou um pouco. Bianca não gosto pela questão dos nomes estrangeiros. Voto pela Ariana.

    ResponderEliminar
  17. Bianca soa-me na linha de Leticia. Um bovboc azeitolas! Nao adoro Ariana, mas prefiro.

    ResponderEliminar
  18. Tal como a Ivone e outras leitoras também votei em Ariana =)



    Marisa Paixão

    ResponderEliminar
  19. Não desgosto de nenhum, mas acho que nunca pensei em colocar Ariana/Bianca a uma menina.

    Votei em Bianca!

    Beijinhos
    Lisete das Neves

    ResponderEliminar
  20. Ariana sem dúvida. Do outro nome não gosto nadinha, muito banal

    ResponderEliminar
  21. Olá, boa tarde!

    Vou deixar a minha sincera opinião, são dois nomes com o qual não simpatizo muito mas consigo escolher Bianca!


    Um beijinho e boa semana a todas
    Sara Gama

    ResponderEliminar
  22. Olá Filipa.

    Votei Bianca!

    Nasceu Stella, filha de Bella Falconi!



    Um beijinho
    Sofia Menezes

    ResponderEliminar
  23. Não gosto de nenhum dos nomes, mas o meu voto vai para Bianca porque Ariana faz-me sempre lembrar a raça ariana. Gosto das alternativas Mariana e Adriana.

    ResponderEliminar
  24. Bianca parece-me muito infantil para uma adulta e Ariana remete-me imediatamente para raça e nazis... Nada positivo. Hoje não consigo escolher.

    ResponderEliminar
  25. Nao gosto de nem um nem outro... A nível de sonoridade até prefiro Ariana, mas nao consigo deixar de conotar ao nazismo e à irmandade ariana :/ Portanto teria de escolher Bianca (por acaso é o nome de uma tia avo).

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)