Nomes masculinos populares em 2017 - a minha perspectiva

em 12/01/18


Depois de olhar para os registos femininos, partilho a minha visão sobre a lista de registos masculinos. Sabemos de antemão que a lista masculina é estável, mas este ano até acho que se começa a notar uma mudança! 

  • Santiago, Francisco & João ficaram muito próximos dos registos do ano passado. 
  • Apesar de continuarem muito bem posicionados, Afonso, Rodrigo, Martim & Tomás já estão com menos mil registos do que os alcançados no período áureo entre 2008 e 2010! É uma diferença enorme!
  • Dinis volta a ultrapassar a fasquia dos mil registos, tal como já tinha acontecido em 2009. Grande resultado, sobretudo se pensarmos que em 2013 tinha descido para 757! Ainda na letra D, destaque para Duarte, que regressa à 8.ª posição, repetindo o resultado de 2008!
  • Isaac & Gabriel com subidas significativas no número de registos. Nomes sólidos, internacionais e modernos! 
  • No que respeita a nomes longos, Salvador, Bernardo & Frederico com subidas consideráveis de registos! Bernardo também está muito popular no Brasil!
  • Kevin teve menos registos, o que acaba por ser uma surpresa. Porém... Abram alas para Liam, que entra no top 100 pela primeira vez e logo para a 75.ª posição! 
  • No duelo das grafias, Bryan é mais popular do que Brian. Dilan vence Dylan [que ficou na 103.ª posição].  
  • Dêem as boas vindas a Valentim, que chega finalmente ao top 50. Sobe 7 posições, com mais 44 registos do que em 2016! Mas reparem bem: Benjamim conseguiu mais 52 registos do que no ano anterior. Agora juntem-lhe os 21 registos de Benjamin et voilà, ultrapassa Valentim!
  • Lorenzo continua a colher os frutos da aprovação em 2016, conseguindo 63 registos a mais! Enzo também continua em ascensão e temos de ficar impressionados, já está na 34.ª posição!!!
  • Atenção a Tomé: teve mais registos e subiu 8 posições! Continua melhor colocado do que Jaime, Gil e Gaspar, que são nomes do mesmo estilo. Mas o líder deste grupo continua a ser Matias! Se gostarem de nomes perfeitamente comuns mas pouco populares, acho que devem olhar com carinho para Jaime, Gaspar, Gil & Romeu. Lindos e continuam sem grandes oscilações no número de registos! 
  • Continuo espantada com o bom desempenho de Manel, que de ano para ano vai subindo dez registinhos! 
  • Ainda quanto às novas entradas: Josué, Mauro e Moisés não fogem muito dos registos dos anos anteriores mas, ainda assim, deixaram para trás nomes como Álvaro, Marcelo ou Raúl... 

9 comentários:

  1. Claro que Dilan vence Dylan, Dylan não é admitido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se já teve oportunidade de ver a nova lista, mas Dylan faz parte dos nomes aprovados. E apesar da aprovação ser muito recente, os nomes só ficaram separados por 9 registos. Dilan foi escolhido para 36 meninos, Dylan para 27.

      Eliminar
    2. Sim mas o efeito dessa alteração será muito recente para se ter notado algo em concreto. Mas em 2018 Dylan, felizmente, irá trucidar Dilan. Grafia internacional e muito mais harmoniosa na minha opinião. Da mesma forma que Kevin deixou Kévim no esgoto.

      Eliminar
    3. Não duvido - por isso mesmo referi que Dylan ficou às portas do top 100. Mas limito-me a ler os dados de 2017 e Dilan foi mais registado!

      Eliminar
  2. Dinis não me surpreende nada, nada. Acho que já vi partos de uns 7 bebés, e uns 3 tiveram esse nome! :p também pode ser uma coisa
    ligeiramente mais regional... ou só coincidência, claro.

    ResponderEliminar
  3. Irei ter um Tomás em junho. Há cerca de 5 anos atrás, altura em que o nome estava em alta, apesar de gostar imenso do nome não ponderaria dá-lo a um filho precisamente pela popularidade. Hoje em dia agrada-me que tenha diminuído e por isso foi o escolhido. As outras opções seriam Duarte, Vasco ou Xavier (que não agradou ao pai).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acho que Tomás até tem subido de popularidade.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)