Repetir a letra incial
- OK ou KO? -

em 13/09/17


A atriz portuguesa Núria Madruga está novamente grávida, seis anos depois de ter sido mãe dos gémeos Salvador & Sebastião. A Núria ainda não divulgou o sexo do bebé que espera, mas por aqui já se especulou se a atriz e o marido Vasco escolherão ou não outro nome começado por S. 
E eu pergunto-vos: na vossa opinião, o casal deveria repetir a inicial dos primeiros filhos? 

Já manifestei aqui a minha opinião sobre o uso da mesma letra em irmãos e reafirmo que me é absolutamente indiferente. Não descartaria um nome bonito apenas porque começa pela mesma letra, nem escolheria um nome que me diz menos do que outros para que os irmãos partilhassem a inicial. E se em condições normais isso não me condicionaria, neste caso ainda menos, porque parece-me normal que apenas os gémeos partilhem a mesma inicial e que esta seja diferente da dos irmãos. 


10 comentários:

  1. Não considero totalmente KO. Não gosto quando, por exemplo, em quatro filhos, três terem a mesma inicial e o outro não. Sou muito perfeccionista (até nisto) e penso que tem de haver coerência.
    Eu tenho duas irmãs e temos todas a mesma inicial, mas não foi propositado. As minhas filhas não têm a mesma inicial. Apesar de tudo, dou mais importância ao facto de os nomes serem do mesmo estilo, do que propriamente a inicial. Aliás, no outro dia conheci duas irmãs: Vanessa e Margarida e não gostei absolutamente nada do par, visto que acho que nada têm a ver um com o outro.
    Quanto à Núria, gosto imenso dos nomes dos gémeos. Não sei se foi propositado, mas fazem um bom par. Se optar pelo S novamente OK, mas se não optar OK também! Os nomes dos dois têm inúmeros nomes que ficam bem, com ou sem S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por curiosidade, pode dizer o nome das três??

      Eliminar
    2. Claro! Margarida, Madalena e Maria.

      Eliminar
  2. Confesso que não sou adepta da repetição de iniciais, principalmente em casos de gémeos, do género Catarina e Constança ou Salvador e Sebastião. Acho que peca um pouco pela falta de originalidade, como se por serem gémeos tivessem de ter a mesma inicial. Por outro lado, o mesmo serve para nomes com iniciais diferentes mas com sonoridade semelhante, como Joana e Mariana, Daniel e Gabriel... mas isso sou eu, pois não tenho nada contra quem utiliza as mesmas iniciais nos filhos, e o mesmo serve para as coincidências de se gostar de 2 ou mais nomes com a mesma inicial, o importante é que se gostem dos nomes. Lembro-me da Sónia Morais Santos, do blogue Cocó na Fralda, quando estava grávida do último filho ter dito que só se via com mais um "M". No entanto, os nomes dos filhos são todos nomes bonitos e que combinam perfeitamente: Manuel, Martim, Madalena e Mateus.

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipa tenho um casal amigo que está grávido pela 1ª vez e ainda não sabe o sexo do bebé. No outro dia em conversa brincaram com a questão dos nomes pois não têm nenhum nome preferido nem para rapaz nem para rapariga. Acho que seria um bom desafio a colocar aos leitores, e quiçá até pudesse mostrar aos pais em jeito de brincadeira. Sem querer revelar demasiado, posso enquadrar um pouco o perfil dos pais, estão ambos na casa dos 30, praticam ambos surf desde miúdos e apesar de terem profissões bastante formais gostam de aventura e de viajar.

    ResponderEliminar
  4. No meu mundo ideal, irmãos teriam nomes distintos em som e grafia, iniciais diferentes e nomes dentro do mesmo estilo. Contudo, estas regras todas são dificeis de combinar, portanto é necessário ceder em algumas coisas, sendo a repetição da inicial aquela que me parece mais fácil de comprometer...
    Não sou a maior fã de nomes "a combinar" (no que diz respeito a iniciais) mas não me faz confusão. Agora irmãos chamados João e Joana, Miguel e Gabriel e por ai, já me faz alguma confusão...
    Em relação à Núria, espero que ela não escolha um nome S porque na minha opinião não há nenhum que fique bem com Sebastião e Salvador.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite.
    Cá em casa somos que 12 ...e temos todos as inciais diferentes de propósito .
    Pois em casa, à porta de cada quarto há a letra inicial do nome...
    O L de Lourenço
    O B de Barbara
    O E de Eva
    ..........

    Mas em relação à Núria se for menina com S será Sofia..e e menino Santiago...
    Aliás não queria muito q ela continuasse com os S....

    Beiijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  6. Então, eu não tenho nada contra quem opta pela mesma inicial, mas também não acho grande piada quando é feito propositadamente. Se por acaso ocorrer gostar de nomes que comecem pela mesma inicial mas só por acaso, aí tudo bem. Agora, quando os pais fazem para haver essa coincidência já não acho piada nenhuma. Não sei se foi o caso da atriz, coincidência ou optarem pela mesma inicial...

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho duas gémeas e os nomes das duas iniciam pela mesma letra: Leonor e Luísa. Não foi propositado, pelo contrário, e como são dois nomes distintos, não vimos quaisqueres problemas. Para uma próxima filha, gostamos de Clara e no caso de menino, Lourenço (mais um L, mas completamente imprevisível). Acontece. Não sei se a Núria escolheu propositadamente, mas Salvador e Sebastião são ótimos nomes e não podia gostar mais! :)

    ResponderEliminar
  8. Acho que muitos pais optam por acharem engraçado , ou simplesmente por coincidencia , tenho duas meninas começadas com a letra C .. Constança e Carlota , fui um acaso mas tenho amigas minhas que é previo , André e Afonso .. Madalena, Margarida e Melissa ...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)