- Alexis Olympia Ohanian Jr., filha da tenista Serena Williams e de Alexis Ohanian. Foi a primeira vez que reparei na atribuição de Junior a uma menina mas, depois de pesquisar, percebi que, apesar de rara, não é uma prática inédita. Eu tenho uma admiração tremenda pela Serena Williams, mas escolher Olympia para a filha ainda aumentou o meu respeito! Não sei se a escolha estará relacionada com as quatro medalhas de ouro que venceu nas Olimpíadas, mas amei! Em Portugal, a variante em uso é Olímpia, mas com a introdução do Y no nosso alfabeto, a aprovação de Olympia parece-me garantida!
- Gonzaga, filho da decoradora Isabel Pires de Lima. Aqui está uma escolha muitíssimo invulgar, tanto que, desde 2011, este nome apenas tinha sido escolhido para um menino português, em 2015.
Gonzaga é mais comum como apelido - começou a ser usado por uma família nobre italiana, pertencente ao município de Gonzaga, na região da Lombardia, de onde era originário aquele que viria a ser canonizado como padroeiro da Juventude, Luís de Gonzaga.
Para terminar, falamos há pouco tempo do nascimento de Julieta, filha de Ricardo Pereira e Francisca Pinto Ribeiro e agora soube-se que foram tios de um menino chamado Joaquim!
Não posso deixar passar este post da Laura Wattenberg a respeito do uso de Junior numa menina e das leituras que podem ser feitas a respeito dessa opção:
ResponderEliminarSerena and the Female Junior
Fixei, sobretudo, esta passagem:
"Serena Williams is a towering figure: one of the world's all-time greatest athletes, powerful in fame, physique, wealth and influence. Yet like countless generations of children before her, her daughter follows the male naming lineage".
Gosto imenso de Olympia. É um ótimo 2º nome, porque penso que fica bem com grande parte dos nomes. Conheço uma Daniela Olimpía, com 16 anos. E quanto a Gonzaga, viva a originalidade!
ResponderEliminarGosto imenso de Olympia - e da grafia portuguesa Olímpia também, claro =) Há muito tempo que é um dos meus "guilty pleasures" e parece-me uma escolha muito apropriada para a filha de uma atleta notável!
ResponderEliminarJá Gonzaga conheço apenas como apelido... Nem sabia que se pode usar como nome próprio!
Muito interessante a escolha da tenista e seu marido. A bebé tem o primeiro e último nome do pai, daí acrescer Júnior. Como Alexis é usado para os dois géneros, os pais assumiram que Júnior também o deveria ser. O apelido da mãe não aparece mas, Olympia remete para o monte Olimpo, os jogos Olímpicos, logo para a carreira da mãe. Vê-se que foi uma escolha muito pensada. Gonzaga é um nome forte mas, não o considero bonito, parece apelido. Gonzo por exemplo seria menos formal, acho eu.
ResponderEliminar