Filhos dos famosos 2017 - Gonzaga & Olympia

em 14/09/17



  • Alexis Olympia Ohanian Jr., filha da tenista Serena Williams e de Alexis Ohanian. Foi a primeira vez que reparei na atribuição de Junior a uma menina mas, depois de pesquisar, percebi que, apesar de rara, não é uma prática inédita. Eu tenho uma admiração tremenda pela Serena Williams, mas escolher Olympia para a filha ainda aumentou o meu respeito! Não sei se a escolha estará relacionada com as quatro medalhas de ouro que venceu nas Olimpíadas, mas amei! Em Portugal, a variante em uso é Olímpia, mas com a introdução do Y no nosso alfabeto, a aprovação de Olympia parece-me garantida!
  • Gonzaga, filho da decoradora Isabel Pires de Lima. Aqui está uma escolha muitíssimo invulgar, tanto que, desde 2011, este nome apenas tinha sido escolhido para um menino português, em 2015. 


Gonzaga é mais comum como apelido - começou a ser usado por uma família nobre italiana, pertencente ao município de Gonzaga, na região da Lombardia, de onde era originário aquele que viria a ser canonizado como padroeiro da Juventude, Luís de Gonzaga. 

Para terminar, falamos há pouco tempo do nascimento de Julieta, filha de Ricardo Pereira e Francisca Pinto Ribeiro e agora soube-se que foram tios de um menino chamado Joaquim

4 comentários:

  1. Não posso deixar passar este post da Laura Wattenberg a respeito do uso de Junior numa menina e das leituras que podem ser feitas a respeito dessa opção:
    Serena and the Female Junior

    Fixei, sobretudo, esta passagem:

    "Serena Williams is a towering figure: one of the world's all-time greatest athletes, powerful in fame, physique, wealth and influence. Yet like countless generations of children before her, her daughter follows the male naming lineage".

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso de Olympia. É um ótimo 2º nome, porque penso que fica bem com grande parte dos nomes. Conheço uma Daniela Olimpía, com 16 anos. E quanto a Gonzaga, viva a originalidade!

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso de Olympia - e da grafia portuguesa Olímpia também, claro =) Há muito tempo que é um dos meus "guilty pleasures" e parece-me uma escolha muito apropriada para a filha de uma atleta notável!

    Já Gonzaga conheço apenas como apelido... Nem sabia que se pode usar como nome próprio!

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante a escolha da tenista e seu marido. A bebé tem o primeiro e último nome do pai, daí acrescer Júnior. Como Alexis é usado para os dois géneros, os pais assumiram que Júnior também o deveria ser. O apelido da mãe não aparece mas, Olympia remete para o monte Olimpo, os jogos Olímpicos, logo para a carreira da mãe. Vê-se que foi uma escolha muito pensada. Gonzaga é um nome forte mas, não o considero bonito, parece apelido. Gonzo por exemplo seria menos formal, acho eu.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)