Duelo de nomes
- Amélia vs Olívia -

22.9.17


Escolhi para o duelo de hoje os dois nomes femininos mais populares em Inglaterra e Gales, em 2016. Amélia & Olívia estiveram algo adormecidos por cá, mas os portugueses já os foram resgatar ao passado e, neste momento, também estão juntinhos no nosso ranking, na 83.ª e 84.ª posição, respectivamente. Na minha opinião, são dois dos nomes mais apetecíveis do momento e recomendo-os vivamente para uma bebé nascida em 2018. Bonitos, elegantes, muito normais e ainda pouco populares, são nomes perfeitos - difícil mesmo seria escolher entre os dois! 
E vocês, o que acham destes nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar! 

Atualização - resultado da sondagem:



30 comentários :

  1. Votei Olívia...para mim tem outra "graca"...apesar de nao ser o meu genero preferido de nomes....
    A filha de Katte Inglaterra chamara se à Alice

    ResponderEliminar
  2. Adoro os dois mas tive de escolher Olívia!! Olívia está mesmo no topo da minha lista, e apesar de gostar muito de Amélia, gosto ainda um bocadinho mais de Amália, o que fez com que votar neste duelo não fosse muito difícil.
    Adorava ver ambos os nomes serem mais usados! Contudo, já pensei na possibilidade de daqui a 10 anos estarem no top 20 (o que não seria o meu cenário ideal)! Principalmente depois de conversar sobre nomes com amigas (20 anos) apercebi-me que Amélia e Olívia estão entre os preferidos de muita gente...

    ResponderEliminar
  3. impossível! não consigo MESMO escolher. desta vez não voto. não por não gostar de nenhum, mas sim por não me conseguir decidir entre dois nomes tão bonitos, marcantes, simples, doces, femininos e muito possíveis para uma futura filha.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite!
    Depois de uma semana de trabalho nada melhor que um duelo para acabar a semana!
    Olivia ou Amélia?!que boa questão..mas depois de muito pensar digo Amélia!=)
    Por uma simples razão não conheço nenhuma Amélia nem Olívia, mas esta semana estava numa loja dentro de um shopping e uma menina que não devia ter mais de 4anos veio abraçar se a mim pensando que eu era a tia dela porque parece que eu e a tia temos uma camisola igual......quando a mãe chamou Amélia fiquei maravilhada loira de olhos claros e com um vestido que lhe acentava tão bem que fiquei com a cara daquela pequenina Amélia na cabeça!!

    Beijinhos
    Cristiana Leal

    ResponderEliminar
  5. Filipa, nem de propósito! vinha aqui dizer que já nós decidimos quanto ao nome e que já sabemos o sexo: menino. assim, estamos à espera do Matias, sendo que já temos uma Camila. o Matias será o 1º rapaz da família, visto que tanto eu, como o meu marido só temos irmãs e também estas só têm filhas, sendo que uma das minhas sobrinhas chama-se Olívia - no qual votei. obrigada a todas as leitoras pelas sugestões, se fosse menina estávamos completamente indecisos e já tínhamos pensado em só escolher na hora do parto, entre Helena e Madalena. mas como veio o "tão desejado" menino, Matias acabou por derrotar Vicente! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá eu fui uma das pessoas que deixei sugestões para o, mano/a da Camila! Fico Contente com a escolha acho um lindo par Matias&Camila!
      Felicidades
      Já agora como se chamam as suas sobrinhas fiquei curiosa em relação ao nome Olívia!
      Beijinhos
      Inês Gonçalves

      Eliminar
    2. Camila é o meu nome feminino preferido e adoro a combinação Camila & Matias! Curiosamente, o meu n.1 masculino é Vicente!

      Eliminar
    3. muito obrigada! não foi uma escolha fácil, porque aos nossos olhos, Vicente é igualmente um "nome perfeito". quanto às minhas sobrinhas, são: Olívia, Maria, Irene, Alice, Teresa e Luísa.

      Eliminar
    4. Uahu...sem ser Maria todos os nomes sao diferentes...e sem muita popularidade!
      Parabéns obrigada por ter vindo responder!

      Mais uma vez parabéns pelo Matias!
      Felicidades

      Ines Gonçalves

      Eliminar
  6. Olívia, sem dúvida! Ainda não consegui habituar-me ao nome "Amélia", até porque não conheço nenhuma, acho a versão portuguesa, aquele "é" muito pesado, quem sabe daqui a uns anos não mude de ideias...

    ResponderEliminar
  7. Olá Filipa
    Há já muito que sigo o seu blog, há mais precisamente quase um ano,desde Outubro de 2016, quando soube que a cegonha tinha vindo novamente bater à nossa porta! Desde muito cedo que nos disseram que era uma menina, iamos então ter o nosso "casal piroso" tão desejado!
    Começou então a luta pela escola do nome da princesa: sempre sonhei ter uma menina e sem hesitar sempre disse que seria Margarida...mas depois engravidei a primeira vez e a Matilde destronou a Margarida, só que finalmente era um menino e, há três anos, nasceu o Afonso :)
    Agora a tarefa era encontrar o par para o Afonso: Matilde, está muito usado, está desgastado, mas ainda batia aqui dentro do meu coração; Margarida é docinho mas não já não me dizia o mesmo; e subitamente, nem sei bem de onde, veio a Amélia...
    Esperámos pelo trabalho de parto (sim, é verdade, no meio de dores e contracções :D )e lá nos decidimos por...Amélia!E ainda que no início eu própria tivesse dificuldades em chamar-lhe Amélia (quanta vez me ia saindo Margarida ou Matilde...), volvidos três meses do seu nascimento, não podia estar mais segura da minha Amélinha, Mel, Amélie!
    Nem nos meus sonhos mais remotos, alguma vez pensaria ter uma Amélia, mas hoje estou muito certa: é a musicalidade do nome, a doçura que transmite, a sua singularidade (espero que não chegue um dia ao desgaste de Matilde, mesmo que venha a ser o reconhecimento da beleza do mesmo)! E cada vez que, na rua, anónimos me abordam, ao ver a minha bebé, linda e rechonchuda, e me perguntam como se chama...derretem-se pelo nome: dizem-me que era o nome da mãe, da avó, dizem que "até que enfim, um nome diferente", chegam a desabafar "adoro!!!". E vamos lá ver que, em gravida, quando dizia que era uma das hipóteses, imensa gente me revirava os olhos...E com isto, concluo também que nós, o nosso rosto, a nossa atitude e personalidade, aderem também ao nome que carregamos! E claro, é muito importante, em consciência, decidir o nome de um filho, vai com ele para toda a vida, não é, nem deve ser uma decisão vã!
    Olivias, também tenho vindo a empatizar com a vossa graça e simplicidade mas AMÉLIA sempre <3
    Beijinho Filipa e obrigada por este blog M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Conto consigo para se tiver um terceiro filho, encontrar mais um A para o meu ninho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora pensei no seu caso e tentei lembrar-me de possíveis nomes com A, para um futuro filho.

      Afonso, Amélia e Alice
      Afonso, Amélia e Aurora

      Afonso, Amélia, Abel
      Afonso, Amélia, Artur
      Afonso, Amélia, António

      Venha de lá o terceiro, porque os nomes com A são lindos e tem pares perfeitos magníficos!

      Eliminar
    2. Meu dDeus! Fico contente que de Margarida e Matilde tenha colocado Amélia...que voltas que a vida dá =)
      Gostei do seu testemunho!
      Beijinhos
      Felicidades para o Afonso e Amélia :)

      Inês Gonçalves

      Eliminar
    3. Obrigada!

      Bem, se vier um terceiro, será um António; se for uma terceira, e querendo manter a simplicidade de Afonso e Amélia, infelizmente, e neste momento, a Alice e a Aurora não me dizem nada...Mas obrigada :)

      Eliminar
  8. Bom dia a todas , neste duelo voto em Olivia apesar de nenhum dos nomes "me encher as medidas " como se costuma dizer . Amélia só conheço uma senhora que deve neste momento ter uns 50 e poucos 60 anos e Olivia só mesmo a Olivia Ortiz e a figura de banda desenhada Olivia palito kkkkk . não colocaria nenhum dos dois a uma filha simplesmente por não sentir aquele click por nenhum destes nomes mas concordo que são uma lufada de ar fresco . beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adoro ambos, mas vou dar o meu voto a Amélia, que é aquele que mais me vejo a (possivelmente) escolher para uma filha no futuro...

    ResponderEliminar
  10. Ola
    Prefiro e votei Olívia! Conheço uma Olívia com mais de 50anos mae de uma Alice!

    E uma Amelia com cerca de 60anos mae de um Alexandre e de um Luís!
    E conheço uma Olívia com 2 anos que nao tem irmãos


    Beijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  11. Prefiro Amélia!
    Beijinhos
    Gabriela Mendes

    ResponderEliminar
  12. Votei Olívia!!
    Conheço uma com 1 ano e prefiro muito mais Olívia que Amélia!!

    Beijinhos
    Fabiana

    ResponderEliminar
  13. Votei Amélia!!
    Tenho uma na familia com 80 anos.

    Beijos a todas Olívias e Amelias! =)

    Sofia Gonçalves

    ResponderEliminar
  14. Nomes "vintage" que estão aos poucos a voltar a ouvir se com uma
    certa regularidade
    eu sou suspeita cá em casa tenho uma Amelia "Mel" a quem o nome
    acenta na perfeição , uma doçura..
    Quanto a Olivia espero que começe a ganhar ainda mais adeptos

    ResponderEliminar
  15. Bom dia!
    Voto Olívia...mas tambem nao sao dois nomes que me agradem muito!

    Mas achei um duelo interessante e desafiante para mim que nao sou muito fã de nomes deste genero :)
    Obrigada Filipa

    Bom fim semana
    Beijinhos
    Sonia

    ResponderEliminar
  16. Para mim foi fácil votar, ADOROOOO o nome Olivia. É um nome forte, mas ainda assim doce. Não conheço ninguem com este nome, o que me faz adorá-lo ainda mais. Quanto a Amélia não gosto muito, não sei porque não me enche o ouvido. Conheço uma senhora na casa dos 40, chamada Amélia, mãe de uma Neuza.

    ResponderEliminar
  17. Viva!
    O meu voto vai para Olívia conheço duas, que gostam do seu nome porque nao conhecem mais ninguém ....
    Nasceu a Yolanda filha da atriz Juliana Alves brasileira

    Beijinhos
    Adriana Melo

    ResponderEliminar
  18. Votei Amélia! Lindo! É delicado, musical, convida à serenidade e, ao mesmo tempo, tem personalidade.
    Em muitos nomes, a letra "l" é como uma nota musical que se prolonga no tempo, que teima em permanecer; faz lembrar a suave ondulação de um mar calmo e imenso.
    Acho que Amélia é um desses nomes favorecidos pela pronúncia da letra "l".

    ResponderEliminar
  19. Gosto muito muito dos dois mas o meu voto vai para Amélia

    ResponderEliminar
  20. Ola !
    Votei Olívia apesar de nao ser um tipo de nomes que me agradem muito!

    Beijinhos
    Boa semana
    Rita Sá

    ResponderEliminar
  21. Olivia!!
    Ha 4 anos quando disse que gostava de Olivia, a reacçao da familia (nariz torcido) acabou por me fazer optar por Luisa.
    Agora vem outra menina a caminho e vai mesmo ser Olivia!!!

    ResponderEliminar
  22. São os dois amorosos. A minha avó chama-se precisamente Olívia Amélia e é a melhor pessoa que conheço no mundo, que além de ser uma doçura é uma força da natureza. Juntando a isso o facto de ter vivido em França onde os dois nomes são pronunciados tão delicadamente... Adoro!

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)