Fernando
- Em nome do pai -

em 14/03/17


Ao longo do século XX, o nome Fernando merecia, indiscutivelmente, o epíteto de clássico, estando no grupo dos dez nomes mais registados em Portugal até à década de 60 e ocupando a 11.ª posição do meu Ranking dos Rankings dos nomes portugueses, elaborado em 2012. 
Tradicional e aristocrático, Fernando era uma escolha sóbria que, no entanto, foi deixando de cativar. Até se percebe, se pensarmos nas grandes alterações que surgiram depois do 25 de Abril, mas não podemos negar que Fernando seria um acompanhante digníssimo de António e Manuel que, apesar de atravessarem o mesmo processo, apresentam registos anuais mais elevados. Mas Fernando foi ficando para trás, ocupando agora a 81.ª posição do ranking, com meros 50 registos, o que o coloca no mesmo patamar de Joaquim
Fernando tem origem no germânico Fredenandus e significa "ousado pela paz". Está presente nos livros de linhagem portugueses, à semelhança do que também acontece com a variante Fernão, A lista do IRN contempla ainda a possibilidade de registo de Ferdinando [que tem variante feminina] e de Fernandino
Voltando a olhar para o passado, arrisco dizer que são raras as famílias portuguesas que não contam com um Fernando na árvore genealógica mas não sei se o futuro será muito risonho para este nome.  O que é que você acham? E, entre Fernando e Fernanda, qual acham mais usável?  

13 comentários:

  1. Mais depressa Fernando que Fernanda! Não sei porquê, nunca gostei muito da versão feminina, mas tb não sou apaixonada pela masculina.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, prefiro Fernando a Fernanda. Acho Fernanda muito "pesado" - ainda mais do que o masculino, apesar de haver uma conhecidíssima "Fe" no mundo dos Mummy Blogs.
    Acho que sou uma das raras pessoas que não tem nenhum parente Fernando/a pelo menos, até à geração dos meus bisavós! :)

    ResponderEliminar
  3. Não são nomes que me cativem muito...mas prefiro Fernanda, sem qualquer dúvida. Tal como Anónimo, também eu, desde a geração dos meus bisavós, não tenho nenhum Fernando nem Fernanda.

    ResponderEliminar
  4. Honestamente não gosto de nem de Fernando nem de Fernanda (que é o nome de uma das minhas avós). Mas acho Fernando mais usável, talvez por haver nomes masculinos F de que gosto muito (Francisco e Frederico).

    ResponderEliminar
  5. Esta rubrica é muito machista, não gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a/o Anónimo. "Em nome do pai". E por que não "Em nome da mãe" também? Fica a dica.

      Eliminar
    2. Sim, posso desenvolver.
      A Filipa nesta Rubrica aborda nomes que hoje em dia são mais encontrados em pais do que em filhos, e acredita que crianças nascidas hoje com estes nomes a maioria é por homenagem ao pai (ou avô), pelo menos é isto que diz num outro post e também ilustra com fotos de pais e filhos.
      Então...Nada contra a Rubrica em si, até acho boa ideia, apenas acho que deveria também existir a versão feminina, "Em nome da mãe", não encontro explicação para que apenas exista "Em nome do pai" a não ser que a Filipa está a promover homenagens aos pais e às mães não, portanto muito machista.
      Filomena, Lídia, Carmen, registaram-se meninas com estes e outros nomes de mães/avós, em 2015.

      Eliminar
    3. A rubrica chama-se Em nome do pai apenas e só porque pretendia abordar nomes da geração dos nossos pais, creio que começou com o pedido de uma leitora para falar sobre o nome do pai dela, que era Acácio. Percebi a leitura, mas não corresponde ao objetivo inicial! Além do que... Dificilmente me verão a promover homenagens com o nome dos pais! 😋

      Eliminar
    4. Não acho de todo que haja aqui qualquer coisa de machismo, mas o anónimo até deu uma boa ideia... fazer também um "em nome da mãe" :) eu sugeria Ivone, um nome que só ouvi em mães de colegas meus :)

      Eliminar
  6. Eu gosto de Fernando, é sem dúvida um clássico com muito charme.
    Não tenho nenhum Fernando na família e prefiro Fernando a Fernanda :)

    ResponderEliminar
  7. Tendo eu um nome da Bíblia a minha mãe queria também um para o meu irmão mas Adão não era propriamente bonito para um bebe então veio lhe a ideia de Noé. Muito
    Incomum mas sem duvida um nome muito bonito! Mas com Noé que nome ficaria bem?? O padrinho foi escolhido antes do nascimento e isso ajudou a escolher mais facilmente.. ficou Fernando! Fernando Noé! Mas ninguém o chama pelo primeiro nome! Sempre chamamos Noé ou "Né" o mesmo se passa com o seu círculo de amigos e colegas da universidade. Fernando é bonito mas prefiro sem dúvida o segundo nome por ser mais original

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)