Duelo de nomes - Isabel vs Luísa

em 17/03/17


Isabel & Luísa são dois nomes muito comuns em Portugal, que se encontram em todas as gerações, ainda que com maior ou menor visibilidade e que, na minha opinião, têm preservado toda a elegância ao longo dos anos. Isabel é um puro clássico. Foi super popular no século passado, sobretudo na década de 60, quando chegou ao top 3! Desde então, tem vindo a ser menos usado e agora estabilizou em torno do top 50. Luísa, por seu lado, apesar de ter o mesmo estatuto em termos de estilo, nunca atingiu o mesmo nível de popularidade de Isabel, mas está a subir no ranking desde 2009, tendo saltado cerca de 30 posições em seis anos! Hoje, Luísa ocupa a 35.ª posição da lista de nomes femininos mais registados em Portugal, com 296 registos, enquanto que Isabel está na 52.ª posição, com 159 registos. Porém, é preciso levar em consideração a grande popularidade de Isabel como segundo nome. Em 2014, o somatório total de registos indica que Isabel foi escolhido para 810 meninas e Luísa para 407. Nesse ano, Isabel foi o 6.º segundo nome mais registado, sendo que 673 destes registos ocorreram como segundo nome! 
Na minha opinião, são dois nomes magníficos, sobre os quais já teci os maiores elogios e que não me canso de recomendar a quem procura um nome clássico, tradicional e intemporal. E vocês, o que acham destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar! 

Atualização - resultado da sondagem



9 comentários:

  1. As únicas Isabel e Luísa que conheço são Maria Isabel e Maria Luísa, ou seja, são Marias mas são conhecidas pelos segundos nomes. Gosto de ambos os nomes mas sem dúvida que prefiro Isabel! Clássico, tradicional, intemporal, internacional, elegante, familiar mas não demasiado popular!

    ResponderEliminar
  2. O meu voto vai para Luísa. Acho que os compostos ficam super elegantes e pessoalmente nunca conheci nenhuma Luísa, apenas uma Ana Luísa e uma Vera Luísa.
    Isabel também é bonito, mas conheço várias, tanto Isabel em primeiro lugar como em segundo.

    ResponderEliminar
  3. Pela primeira vez acho que tenho dificuldade em escolher de qual nome gosto mais. Isabel e Luísa inserem-se no lote de nomes que considero intemporais e perfeitos, a par de Teresa, do qual também gosto bastante. Outro ponto positivo é o facto de nenhum dos três ser também demasiado popular :)

    ResponderEliminar
  4. Este é daqueles duelos muito renhidos e apesar de gostar muito de Isabel e ser o nome da minha mãe, Luísa é o meu nome preferido e o escolhido para a nossa primogénita, hoje com 8 anos. Lembro-me de ter uns 14 anos e dizer que adoraria ter uma filha Luísa e fiquei realmente feliz quando engravidei pela 1ª vez e também o pai ter gostado do nome. Luísa é delicado, doce, intemporal, mas simultaneamente clássico. Na minha opinião, se é que existem, é um "nome perfeito". À Luisinha, veio juntar-se a Leonor.

    Margarida.

    ResponderEliminar
  5. Poxa! Essa votação é difícil! Aprecio os dois nomes, considero-os nomes perfeitos! Seriam ideais para duas irmãs.

    ResponderEliminar
  6. Dois nomes fabulosos, mas a minha escolha vai para Luisa

    ResponderEliminar
  7. Não tive qualquer dúvida, votei em Isabel. Pois não gosto mesmo nada do outro nome. Isabel, dos meus preferidos.

    ResponderEliminar
  8. Dois nomes maravilhosos, junto-lhes Teresa e Helena e o meu top 5 fica quase completo. Se tivesse que escolher, ia para Isabel. Ainda assim, parece-me menos popular hoje em dia

    ResponderEliminar
  9. São dois dos meus nomes favoritos... Era bem capaz de ter uma filha com qualquer um deles - para fazer companhia a uma Helena, a minha favorita entre os clássicos... =) Hoje a minha escolha vai para Isabel, mas como sou “de luas” se calhar amanhã votava Luísa... XD

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)