Duelos improváveis - Estefânia vs Josefina

em 01/03/17


Por momentos, fechemos os olhos e imaginemos que estamos em 1858, felizes, com uma recém-nascida nos braços e perante uma enorme indecisão. Por um lado, estamos a ponderar escolher o nome Josefina. Mais elegante do que Josefa, que à época é bem mais comum, poderia ser uma bela homenagem ao avô José. Além disso, ouvimos há dias uma história sobre a Imperatriz Josefina, que foi mulher de Napoleão, e ficou-nos no ouvido, porque gostamos de mulheres influentes. Por outro lado, o avô Estêvão adoraria que a menina se chamasse Estevaínha, coisa a que nos recusamos terminantemente, porque nos parece muito pesado, mas Estefânia, nome do momento por causa da Rainha, soa-nos muito bem e até dá assim uns ares internacionais, porque tirando a prima Melânia, não conhecemos outro nome com esta terminação! Ai, o dilema... Entre um e o outro, qual é que escolheriam? 

Em 2016, Estefânia foi o nome escolhido para três meninas portuguesas e Josefina para duas. 

Atualização - resultado da sondagem

17 comentários:

  1. Gostei da descrição da cena, ahah! Decisão difícil, mas talvez optasse por Estefânia.

    ResponderEliminar
  2. Estefânia.

    (eu gosto realmente de Estefânia, acho-o bem mais recuperável que Josefina, que me soa mais "a velho").

    ResponderEliminar
  3. Josefina, gosto (e também gosto de Josephine). De Estefânia não chego a gostar mas simpatizo.

    ResponderEliminar
  4. Acho Josefina muito mais elegante e associo-o sempre à realeza. Estefânia não gosto mesmo nada. Gosto mais da versão estrangeira, Stephanie.

    ResponderEliminar
  5. (Estou apaixonda pelo vestido que está na fotografia... E nem dá para ver todo!)

    Bons tempos, de facto! XD Parece, de certa maneira, que era uma época mais ecléctica para a escolha de um nome. Até a minha (secretamente) adorada Doroteia não causaria qualquer surpresa. A minha escolha recai em Josefina - conheço, inclusive, uma Josefina portuguesa que dá por “Fini”. Apesar de tudo, Estefânia é um “close second”, especialmente graças ao meu carinho por Estêvão.

    Pergunta: sou a única para a qual Josefina perde um bocadinho por ser, em comparação com outros clássicos, relativamente recente na história dos nomes? (Apesar de achar engraçado que se trate de um diminutivo que passou a ser nome próprio, tenho dificuldade em ignorar este pormenor...)

    ResponderEliminar
  6. Escolhi Josefina. Acho elegante e muito "vintage". De Estefânia não gosto (sem razão conhecida).
    Josefina só conheci uma, a minha médica pediatra. Contudo, tenho uma colega chamada Ana Josefa (18 anos), que é chamada pelo composto ou só por Josefa.

    ResponderEliminar
  7. Voto em Josefina, gosto muito deste nome mas não teria coragem de usar, é "demais"... Filipa, adorei este duelo, faça mais destes!

    ResponderEliminar
  8. Entre os dois...talvez Estefânia. Josefina, apesar de ser o nome da conceituada marca portuguesa de bailarinas, não me agrada particularmente. Na mesma senda agrada-me mais Serafina, que acho que é o nome de uma das filhas da Jennifer Garner. Serafina era um nome em voga nessa época? Outro nome improvável que me agrada é Jacinta. Sei que a Raquel Matos Cruz tem uma filha com esse nome e a blogger Maria Cordeiro também é mãe de um Jacinto. Acho o diminutivo Jaci adorável.

    ResponderEliminar
  9. A minha escolha vai para Josefina apesar de preferir somente Josefa.
    A ideia que tenho de Estefânia é de uma mulher extravagante e não gosto dessa imagem mental que o nome me transmite. No entanto, se o duelo fosse entre Estêvão vs. José ganharia Estêvão (gosto muito).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AMO ESTEFÂNIA. ALÉM DE SER O NOME DE UMA SANTA, TRAZ-ME A IDÉIA DE UMA MULHER FORTE. A GRANDE MAIORIA DOS HOMENS "ADORAM" MULHERES FRACAS PARA PODEREM "COMANDAR". E, O PIOR, AINDA ASSIM, NÃO AS VALORIZAM.INFELIZMENTE...

      Eliminar
  10. Voto em Estefânia. Aliás conheço 3 irmãos com os nomes Martinho, Frederico e Estefânia e acho que a combinação é perfeita.

    ResponderEliminar
  11. Eu não simpatizo com nenhum deles, mas acho que gosto mais de Josefina. Tem um ar requintado, vintage, lembra a realeza. Estudei com uma menina chamada Estefânia, mas não acho um nome bonito.

    ResponderEliminar
  12. Finalmente vejo aqui ser falado sobre um dos meus nomes prediletos: Estefânia. Fico contente por saber que ainda existem meninas com este nomes, do ano anterior. Julgava que estava extinto. E, para ser franca, se viesse e ter uma menina, entre Estefânia e Lavínia ficava muito dividida. São os meus preferidos. Só que eu adoro os nomes compostos e neste caso não encontro um que se ajuste a Estefânia.

    ResponderEliminar
  13. Gosto de Estefania...simplesmente porque chamo-me Estefania. Viver no estrangeiro ajuda porque toda gente acha o nome diferente e exótico. A maioria do tempo sou tratada por Stef/Stefanie o que internacionaliza o nome um bocado. Acho-o um nome com carácter.

    ResponderEliminar
  14. Não consigo escolher, não simpatizo com nenhum

    ResponderEliminar
  15. Adorei o duelo. Sem dúvida, escolheria Estefânia. Acho-o muito elegante.

    ResponderEliminar
  16. Estefênia é tão bonito, clássico, um nome que marca...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)