Nomes populares em 2016
- Os registos femininos vistos à lupa -

em 05/01/17


Antes de mais, e porque ainda não tinha tido oportunidade de o fazer convenientemente, gostaria de agradecer os votos de festas felizes e retribuir o desejo de um feliz 2017 para todos! Como devem ter reparado, o blog esteve em piloto automático nas duas últimas semanas, porque tive de enfrentar um problema de saúde da Frederica mas, sobretudo, porque perdi o meu querido avô Manuel! Aos poucos, estou a regressar à normalidade e espero conseguir pôr os assuntos do blog em dia rapidamente, por isso peço um pouquinho de paciência a todos os que estão à espera de uma resposta minha, está bem? 

Depois da divulgação dos registos de 2016, é chegado o momento de olharmos com atenção para a lista feminina. Aqui ficam as minhas primeiras impressões: 

  • Como já deu para perceber, o top 10 não trouxe grandes novidades, para além das habituais trocas de lugares. Desta vez, apenas sete nomes conseguiram superar a marca dos mil registos e acho que vale a pena frisar a subida de Sofia até à 8.ª posição e a nova descida de Beatriz. 
  • Destaque também para Francisca & Benedita, que apesar de terem subido poucos lugares, tiveram um aumento de registos muito significativo! 
  • Prémio Muito barulho por nada deste ano: Clara. Ficou exactamente na mesma posição, com o mesmo número de registos! 
  • Mara conseguiu entrar no top 20. Tem sido uma subida fulgurante, se nos lembrarmos que em 2012 estava na 52.ª posição! 
  • Se somássemos as grafias combinadas de Vitória & Victória, o nome ficaria na 19.ª posição. 
  • Luena, a grande surpresa de 2015, volta a marcar terreno em 2016, chegando à estrondosa 44.ª posição! 
  • Kyara entrou oficialmente no top 50, tal como Valentina
  • Carminho está cada vez mais sólido como nome próprio. 
  • Na parte de baixo do ranking, destaque para Áurea e Aurora! O regresso do The Voice pode ter ajudado a dar novamente visibilidade a Áurea, o que é óptimo! 
  • Nestes momentos, agradeço a existência da Alanis Morissette na minha vida, que tanto me ensinou com a letra de Ironic. Depois de anos e anos a fazer propaganda a Frederica sem resultados visíveis, o nome chegou ao top 100. Escusava era de ser este ano!!! Um beijinho para as restantes 46 pequenas Fredericas de 2016, que têm um nome maravilhoso! 
  • Realce-se ainda a enorme subida de Samira, que com os 26 registos a mais face a 2015, subiu 113 posições. Samira é um nome árabe com um significado belíssimo - companhia para uma conversa ao entardecer
  • Fora do top 100, óptimos resultados de Luz, Dalila & Amália
  • Rosa & Rosarinho aproximaram-se no número de registos: 26 e 24, respectivamente. Será a nova Carminho?! 
  • Lista de nomes perfeitos que tiveram entre 5 e 20 registos: Serena, Clarisse, Violeta, Cecília, Lídia, Oriana, Lea, Estrela, Antónia, Guiomar, Penélope, Aura, Graça, Irene, Lavínia, Flora, Mercês... 


21 comentários:

  1. Que pena que Benedita se está a tornar tão popular. Frederica é para mim uma lufada de ar fresco! Não é propriamente um nome comum mas ainda assim não foge ao tradicional, o que me agrada. De resto, o meu Muito Barulho por Nada (ahaha) vai para Caetana.
    O meu preferido continua baixinho nos registos e apesar de ser bastante tradicional parece continuar a passar despercebido. Só espero mesmo que se continue a não dar por ele...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora vc tem que dizer qual é seu preferido!

      Eliminar
  2. Uma pergunta que me confunde um pouco - os nomes compostos entram na lista sempre como o primeiro, certo? É que eu por exemplo tenho a impressão de que conheço muitas mais Marias do Carmos do que Carminhos, apesar do crescimento deste, mas Carmo aparece muito depois...

    (Lamento muito a perda, um beijinho)

    ResponderEliminar
  3. Muita força para este período mais frágil da sua vida, Filipa. E espero que a Frederica esteja melhor :)
    A minha breve análise sobre a lista:
    Fiquei surpreendida por Aurora não ter subido tanto como eu e tantas outras pessoas tínhamos previsto (ainda bem!!!!!!!!)
    Fiquei em "choque" com Clara e Camila que após tanta gente que conheço ter escolhido este nome para as filhas ou terem o nome na lista, este manter-se na mesma posição/mesmo número de registos.
    Confesso que fiquei assustada com Dalila por ter mais do dobro dos registos em relação a 2015.
    Achei engraçado Aura e Alma terem o mesmo número de registos (parece que andam sempre de mãos dadas).
    Fiquei feliz por Oriana continuar escondido.
    As minhas desilusões vão para Olímpia que não teve um único registo (ao contrário de Olímpio que teve 1) e para Corália (é um dos meus nomes preferidos e há anos que não nasce uma bebé com este nome).
    Na minha cidade, em Aveiro, Safira foi a primeira bebé no ano! Muito giro.
    Em relação a amigos está para nascer uma Glória e na família vai nascer uma Gabriela. Será este o ano das meninas? :p

    ResponderEliminar
  4. Nazaré apenas 1 registo e Belém com 0. É pena, pois são nomes bonitos

    ResponderEliminar
  5. Os meus sentimentos Filipa!
    Quanto aos nomes tenho só a fazer um comentário, relativo ao último ponto, nomes maravilhosos e que todos os anos se mantêm sempre nesse nível, nomes de sonho mesmo. A minha escolha para filhas está toda aí! Com especial atenção para Serena e Irene..

    ResponderEliminar
  6. Não quero nada que o "meu" Amália suba mais :/

    ResponderEliminar
  7. A minha filha tambem tem nome Frederica:) Adoro nome ( foi inspirado pelo Fryderyk Chopin). Subida deve ter influencia da Patrocinho

    ResponderEliminar
  8. Achei que Aurora estaria entre os 10.....pois está muito requisitado....me surprendi com Dalila .....

    ResponderEliminar
  9. Alguns nomes, como Mariana e Beatriz, por exemplo, a lista brasileira e a portuguesa tem em comum. Entretanto, aos meus olhos, a lista portuguesa sempre tem mais qualidade que a nossa, que tem nomes saturados à beira da exaustão num país gigante como esse, em que 1000 registros é o que um nome mediano tem no estado de São Paulo. Meu preferido da lista é Constança, que ainda é originalíssimo no Brasil. O que menos gosto é Carminho, por não gostar de nenhum nome em "diminutivo".

    ResponderEliminar
  10. Não esquecer que a protagonista da novela A Única Mulher chama-se Mara. Ajudou certamente, visto o impacto que Luena teve

    ResponderEliminar
  11. Guiomar ganhou ou perdeu terreno?

    ResponderEliminar
  12. Onde podemos ver a lista com o número de registos do ano passado? Obrigada.

    ResponderEliminar
  13. Curiosidade (como sempre): nos femininos fora do top 100, por que é que só foram destacados Luz, Dalila e Amália? Rosarinho, por exemplo, aumentou 11 registos de 2015 para 2016, mais do que Amália (que aumentou 9).

    ResponderEliminar
  14. Cara Filipa, conheço bem a dor pela qual está a passar... =( Nestas alturas, há poucas coisas que se possam dizer para ajudar, pelo que me resta desejar-lhe muita força e enviar-lhe um grande beijinho de além-mar! Melhoras para a sua Frederica =)

    Primeiras impressões dos nomes das meninas nascidas em 2016:

    - Os primeiros lugares permanecem sem mudanças, mas, no seu todo, a lista está a agitar-se, e há mudanças entusiasmantes!

    - Benedita é um torpedo autêntico! XD Agora é que ninguém a pára!

    - Por falar nesta grande ascensão, o "factor celebridade" pode explicar muitas alterações no ranking. Se Benedita já era uma estrela em ascensão que a filha da Cuca Roseta só veio confirmar, já o crescente número de Fredericas pode muito bem sê-lo por influência da menina mais velha da Carolina Patrocínio. Daí que, na minha opinião, exista uma forte possibilidade de Pureza ser a próxima "menina virtuosa" a encontrar favor com os pais portugueses. Afinal, Pilar não beneficiou de um fenómeno semelhante? E das Caetanas nem se fala...

    - Helena não pode subir aquele número! Não quero!

    - E por falar em Helena, ainda esta semana estive a falar dela e de Valentina com uma amiga - e a queixar-me de que a segunda ainda não tinha tanta popularidade como a primeira -, e aqui me surpreendem as duas com o mesmo número de resgistos! Well played... ;D

    - Conheço uma das Carminhos do ano passado e, apesar de guardar a minha opinião para mim na presença dos pais e restante família, continua sem me conquistar como nome próprio. Como diminutivo é encantador e, com Rosarinho, faz um dos meus pares favoritos para irmãs... mas apenas como diminutivo, se faz favor...

    - Já agora, alguém sabe de uma caixinha ultra-secreta onde possamos esconder Amália e Amélia?

    - O crescente número de Samiras (um dos meus nomes árabes favoritos) dá-me esperança de que os nossos pequenos portugueses cresçam numa sociedade mais variada do que aquela que nós conhecemos quando éramos pequenos... =)

    - A única coisa que me surpreende em relação a Victória (com ou sem "c", mas de preferência com) é que ainda não tenha nascido nenhuma na minha família. Ainda.

    - As Auroras e Serenas são bem-vindas,be Cecília é um nome tão lindo que, nas minhas melhores horas, ignoro o seu significado =) E a nossa Guiomar, será que está pronta para "dar o salto"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caixinha ultra-secreta para esconder Amália, estou nessa. Amália e todos os nossos preferidos :P

      Eliminar
    2. Cara Pilar, sabia que ia poder contar consigo! =D Eu cá também escondia Helena... E a Pilar?

      Eliminar
  15. Já procurei a lista completa e nada. Onde posso encontrá-la? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Pode aceder a lista divulgada pelo jornal Público, no final da página.

      Depois, pode consultar a mesma lista, trabalhada por mim, através dos links disponibilizados no final desta página:

      Top 100 Portugal 2016

      Eliminar
  16. Irene, o nome da minha querida avó que faleceu um dia depois do natal de 2015... Viveu sempre cmg até então, tinha eu feito 20 anos há cerca de um mês.
    É um nome que prezo muito e que já me passou pela cabeça um dia transmiti-lo a uma possível filha minha que viesse ao mundo, talvez juntamente com uma irmã Olívia, uma "tia" emprestada que a minha avó me falava.

    Muito grata quando me falam bem do nome 🙏

    Beijinhos,
    Inês
    forgirls-ines.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Eu adoro Serena mas o marido não gosta nada 😢

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)