Leitura Recomendada

em 10/11/16

Um caso português, visto pela perspectiva da Duana, no Lainey Gossip - e também ela ficou espantada com a popularidade de Bryan e Brian por cá! É muito difícil sugerir nomes de uma cultura que se desconhece mas acho que uma das sugestões da Duana foi muito feliz! Leiam, que vale a pena, e venham cá dizer se não acham que Gaspar faz todo o sentido!  

32 comentários:

  1. Filipa, qual a sua opinião relativamente a usar nomes iniciados por V, no norte do país (com pronúncia muito acentuada)?
    Estou grávida de 13 semanas e os nomes que pretendo usar são todos começados por V, tenho uma paixão por esta letra e acho os nomes fortissimos e elegantes: Vicente ou Valentim, e Vitória, são as minhas opções.
    Acontece que já ando a treinar, por exemplo, a minha mãe a dizer direito....VVVVicente!
    Devo desistir dos nomes? Se for uma pergunta parva, dê-me um desconto mas isto das hormonas está a por-me um bocado louca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um problema real. Tenho uma sobrinha chamada Violeta que vive no Norte e até me dói a alma ouvir tanta gente Chamar-lhe Bioleta :/ O meu irmão diz muitas vezes que, por esse motivo, hoje não lhe daria esse nome.

      Eliminar
    2. Também acho que é uma preocupação muito legítima! Muito honestamente, e no seguimento dos comentários já deixados, deve perceber se consegue lidar bem com a situação ou se vai ser algo que a vai atormentar. Porque dá para corrigir os avós, mas não vai poder "controlar" as restantes pessoas :D
      Contra mim falo: se disser sem pensar, sai-me sempre "Madaléna", mais aproximado ao francês, do que "Madalêna", o que acaba por mudar um pouco o nome!

      Eliminar
    3. Nao acho a pergunta parva mas repare toda a vida existiu gente no Norte com nomes a começar com V. Faz algum sentido deixar de haver? Na Madeira continuam a existir Helhenas. Tinham de erradicar uma série de nomes em certas regiões. É normal. É a pronúncia. Não é defeito. Não acho isso motivo para desistir!

      Eliminar
    4. Obrigada! Não, não me vai atormentar de todo! Eu própria troco os V pelos B, mas em nomes gosto da pronúncia com V. Mas atormentar-me não chega a tanto...
      Entretanto estive a ver a quantidade de pessoas com nomes com V que conheço e simplesmente reparei que é tão insignificante que...nem nunca tinha reparado! Vera, Vítor, Vânia... Realmente é tão normal! Simplesmente vou aceitar que é assim! Porque não vale a pena pensarmos que vamos usar e as pessoas vão dizer de outra maneira, aí talvez compreenda o arrependimento...Mas acho que já aceitei que é assim e pronto.
      Então, vou usar sim, e hoje fiz a ecografia e com 80% de probabilidades é MENINA!!!!! A Vitória! :) Não conseguia mesmo desistir deste nome!!!

      Eliminar
  2. Nós desistimos, Sara, mas não estávamos completamente apaixonados por um nome com V.

    Ainda assim, Vasco esteve na nossa short list para os últimos filhos, e gosto muito do nome. Mas eu queria um Vasco, não um Basco. Adoro morar no Norte, mas não sou de cá, e acho a pronúncia absolutamente horrível no que toca aos Vs e Bs, pelo que não me apetecia andar sempre a corrigir as pessoas, e a ouvir o nome trocado na escola, na rua, no centro de saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabia que Basco até é a versão original do nome Vasco? Nem via grande mal nisso. Vasco.. .país Basco...aliás os bascos tem muitos nomes em pronúncia nortenha não só Basco como Balentin, Esteban Bitor ... feio eu não acho . Acho uma pronúncia interessante e não sou do Norte!

      Eliminar
    2. Compreendo a sua preocupação Mar mas se era um nome que gostavam mesmo muito acho que não deveriam ter desistido.

      Desculpe a curiosidade mas quantos filhos tem? E já agora que nome escolherem para o último filho e para os outros?

      Eliminar
    3. Eu também gosto muito do nome Vasco, mas aqui no Algarve ficaria Vasque...

      Eliminar
    4. Tenho quatro filhos.

      Acabámos por escolher Jaime. :)

      Eliminar
  3. Acho que estão a exagerar! Estamos a falar do Norte - Porto, certo? Eu sou Portuense e poucos (ou até mesmo nenhuns) são os meus conhecidos que falam "à Porto" como se costuma dizer.
    Esse tipo de pronúncias está mais concentrado no Centro do Porto, pessoas que nasceram e moram na zona da Ribeira, Baixa...depende. Mas não é assim tão comum ouvir-se na Maia, Gondomar, Ermesinde, Gaia, Madalena, Espinho...é só mesmo no Centro, basicamente. Eu, se gostasse muito de um nome, não o deixaria de usar por causa disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quero generalizar, porque há muita gente que não faz a troca, mas o fenómeno estende-se, pelo menos, ao distrito de Viana, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Braga e Guimarães :D

      Eliminar
  4. Em relação a este post acho Gaspar super giro mas se fosse com esta dúvida escolheria Jaime ou talvez Leonardo.

    Sara escolha o nome tendo em conta o seu coração ;)

    ResponderEliminar
  5. Muito boa noite,

    sei que não tem nada que ver com o assunto aqui abordado mas gostaria de ter a vossa opinião.
    Para 3 irmãs:
    - Francisca, Benedita e Bárbara
    OU
    - Francisca, Carminho e Constança

    A mais velha chama-se Francisca (2 anos) e as mais novas são gémeas e ainda vêm a caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns! O meu voto vai para Bendita e Bárbara! Mas também gostaria de Benedita & Constança :D

      Eliminar
    2. Eu gosto mais de Francisca, Benedita e Carminho. Mas se quiser mesmo que as gémeas tenham a mesma inicial (pessoalmente não gosto mas...) ia para Benedita e Bárbara. Não gosto muito de Bárbara mas Benedita é amoroso. :)

      Eliminar
    3. Gosto muito de Francisca e sem dúvidas, Benedita e Constança são dois nomes que adoro e que colocaria, sem pensar duas vezes, numa filha.
      Para as gémeas, gosto de Constança & Carminho, só pelo facto de não simpatizar nada com Bárbara e soa-me bem "Francisca, Constança e Carminho".
      Também existem outras combinações que gosto muito:

      - Leonor & Luísa (a minha combinação preferida de sempre!)
      - Margarida & Maria
      - Sara & Sofia

      Bjs e parabéns!

      Eliminar
    4. Voto em Constança e Carminho, acho adorável! Acho que para uma irmã de Francisca, Constança é o nome ideal: 3 sílabas, sendo que a primeira têm 4 letras, a segunda 3 e a terceira 2, tal como Francisca!! E Carminho e Constança fica super querido! Sugiro tamém:
      Francisca, Constança e Benedita
      Francisca, Constança e Carlota
      Francisca, Constança e Madalena
      Francisca, Constança e Mariana

      Eliminar
  6. Francisca, Benedita e Barbara

    ResponderEliminar
  7. Olá Filipa! Devido a este post fui pesquisar e não encontrei nenhum post em que falasse do significado de Gaspar e afins como fez para tantos outros! Não há ou fui eu que não vi? :)

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro Jaime mas visto que a família não estava a fazer clique com o nome Gaspar foi uma excelente sugestão.
    Leonardo também era giro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mia, já fiz um post sobre Gaspar, mas faltava lá o significado, já acrescentei, poder ler aqui: Ângela & Gaspar. Também o mencionei no post Os amigos do Gaspar!

      Eliminar
  9. Filipa, tenho uma amiga que toda a gente conhece por ''Maria Gil'' e 90% dessas pessoas acham que Gil é apelido, eu própria achava, até que descobri que o seu nome próprio é exatamente Maria Gil! O que acha deste composto? Alguma vez tinha ouvido? Achei adorável

    ResponderEliminar
  10. Filipa, há alguma forma de habilitar notificações para o blog? Preferencialmente no celular/telemóvel. Você sabe se dá pra fazê-lo?

    ResponderEliminar
  11. Olá Filipa

    Há cerca de 5 anos comentei este blog, sou mamã do Lourenço, das gémeas Teresa e Caetana e da pequena Benedita.
    Na altura comentei pela indecisão que o nome das gémeas estava a provocar nas nossas cabeças. Hoje o Lourenço tem 9 aninhos, as gémeas 4 e a pequenina 18 meses.
    Para nossa surpresa depois de nos terem dito que seria impossível voltar a engravidar, a cegonha vem novamente a caminho e traz 2 princesas! Ficamos em choque mas muito felizes, sempre quisemos uma casa cheia... No entanto, no meio desta surpresa estamos completamente perdidos na escolha dos nomes.

    Sugestões de "pares" perfeitos para Lourenço, Teresa,
    Caetana e Benedita?

    Não queremos que as iniciais dos irmãos se repita, uma
    vez que somos muitos, passamos a identificar muitas
    coisas cá em casa com as iniciais, e agora com mais
    duas bebés vamos precisar de muita organização e as iniciais são imprescindíveis.

    Obrigada
    Um beijinho para si e para a sua pequena Frederica, amo o nome ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pilar

      Estão os dois na listinha ;)
      Eu e o pai fizemos uma listinha cada um, cruzamos e retiramos os nomes que repetiam as iniciais.
      A nossa lista:
      Alice, Francisca, Frederica, Gabriela, Guiomar, Helena, Inês, Madalena, Matilde, Mercês, Pilar, Rita e Valentina.

      Agora é todo um dilema.

      Eliminar
    2. Bom dia!
      Que bom tê-la de volta e ainda por cima com uma notícia destas, muitos parabéns! :)
      Escusado será dizer que há aí um nome que me diz mais do que os outros, não é? :) Mas a verdade é que não tem grande margem de erro, acho que quase todos os nomes encaixam muito bem uns nos outros! Os meus conjuntos preferidos seriam:

      Alice & Mercês
      Helena & Gabriela
      Francisca & Madalena
      Francisca & Matilde
      Frederica & Valentina
      Frederica & Guiomar
      Inês & Rita
      Mercês & Pilar

      Um beijinho!

      Eliminar
  12. Adoro os nomes dos seus filhos! São lindíssimos e combinam muito bem entre eles. Muitos parabéns e as maiores felicidades para a sua família.
    Alguns nomes femininos: Áurea, Elisa, Florença, Helena, Isabel, Júlia, Mercês, Olívia, Victória.

    ResponderEliminar
  13. Adoro as escolhas dos nomes! Sugeria dessa lista Valentina, que adoro, e Alice/Frederica/Mercês.
    Outros que acho possíveis são Amália, Eva, Violeta, Vitória, Sancha e Rosa, para além dos já mencionados!
    Que venham com muita saúde e muitas felicidades para a família!

    ResponderEliminar
  14. Adoro completamente Mercês!! Depois partilhe a decisão final por favor! Todos os nomes são lindos, especialmente Caetana, e combinam adoravelmente bem! Parabéns

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)