Pares perfeitos para Maria Mel

em 22/07/16


Temos uma leitora, grávida de uma menina, que está à procura de pares perfeitos para Maria Mel. A sua primeira escolha seria Maria Jasmim, entre outros motivos, porque ambos exigem um primeiro nome [e eu aplaudo vivamente este par, até já fiz um duelo com estes dois nomes], mas o marido não está convencido...  

Quando penso em nomes literais - ou substantivos concretos, como a leitora os classifica, fazendo-me pensar que tenho de reler as gramáticas que para ali tenho a ganhar pó! - parto do princípio de que quem os escolhe está ciente de que remetem para algo mais do que um nome próprio. Por isso, acho que são pais que não têm medo dessa comparação, sentindo-me à vontade para sugerir, por exemplo, Maria Amora. É arriscado, bem sei, mas estou aqui para apresentar sugestões e acho que uma primeira lista de propostas nunca é demasiado extensa! Procurei maioritariamente nomes modernos, delicados mas acho que os pares perfeitos não se esgotam nesses dois adjectivos! Algumas das sugestões que se seguem têm o seu uso condicionado e estão por isso assinaladas com um asterisco: 


  • Amora
  • Ariel *
  • Aurora
  • Branca
  • Cereja
  • Clara
  • Concha
  • Ema
  • Emília
  • Estrela
  • Flor
  • Flora
  • Íris
  • Jade *
  • Lis
  • Lótus *
  • Luna
  • Luz
  • Mar *
  • Noa
  • Páris *
  • Paz
  • Rosa
  • Rosarinho
  • Serena
  • Stela


Estes são os nomes que eu considero que têm um estilo que mais se aproxima a Maria Mel. Ainda assim, havendo vontade de optar por um nome mais comum, a lista de cem nomes mais usados em Portugal também apresenta outras soluções, como Bianca, Lara, Lia, Mara e Mia! 
E vocês, que nomes sugeririam à nossa leitora? E se estivéssemos à procura de nomes masculinos, quais seriam as vossas propostas? 

31 comentários:

  1. Para mim o melhor par para Maria Mel é Ana Amora, ambos "clássico + literal moderno" (e é engraçado porque fica MM & AA!). Os segundos melhores para mim são:

    Maria Mel & Ana Flor
    Maria Mel & Ana Jade
    Maria Mel & Ana Lua

    Maria Mel & Maria Flor
    Maria Mel & Maria Jade
    Maria Mel & Maria Lua
    Maria Mel & Maria Mar

    ResponderEliminar
  2. Maria Mel & Maria Paz :)

    ResponderEliminar
  3. Maria Mel & Ana Jade
    Maria Mel & Ana Mar
    Maria Mel & Ana Luz
    Maria Mel & Ana Flor

    Maria Mel & Maria Alma
    Maria Mel & Maria Amora
    Maria Mel & Maria Romã
    Maria Mel & Maria Cereja

    ResponderEliminar
  4. Da lista gosto de
    - Ariel (apesar de fortemente marcado por uma marca), mas não o usaria no par pela rima;
    - Páris, (claro! Amo o meu Páris), na conjunção "par perfeito" sugeria Ana Páris
    - com Maria, diria como perfeito Maria Lis

    Maria Mel & Maria Lis, foneticamente, para mim a melhor combinação ;)

    Heloísa

    ResponderEliminar
  5. Que pena o marido não gostar de Maria Jasmim, acho que faz par perfeito para Maria Mel. Também gosto muito de Maria Flor e Maria Lis, por me transmitirem doçura e serenidade tal como Maria Mel.
    Gostava de saber, mais tarde, qual foi a escolha dos papás. :-)

    ResponderEliminar
  6. Adorei a sugestão do anónimo de Maria Paz.

    Maria Mel & Maria Paz :)

    Também gosto de Maria Lua e Maria Lis

    ResponderEliminar
  7. Gosto de Ana Flor, Ana Lua, Ana Céu e Ana Lis!! Na minha opinião, não gosto de irmãos começando com o mesmo nome.

    ResponderEliminar
  8. Adorei o Maria Mel...nunca tinha pensado nisso. A minha filha chama-se Maria Flor e acho que pode ser o par perfeito para Maria Mel.

    ResponderEliminar
  9. Para formar par com Maria Mel é interessante que também tenha dois nomes e que um seja literal. E nada de repetição! O nome Ana combinado com um literal que inicie por consoante, para obter uma boa sonoridade, ficaria muito interessante, como Ana Luz ou Ana Mar.

    ResponderEliminar
  10. Maria Mel é lindo acho que Maria Mar seria um belo par...Já agora adoro o seu blog Filipa mts Parabens

    ResponderEliminar
  11. Por favor não chame as duas de Maria! Ana também não aconselho porque Maria e Ana são muito populares.

    Sugestões:
    Beatriz
    Sara
    Silvia
    Margarida
    Carolina
    Alice
    Natalia
    Nicole
    Tatiana
    Erica
    Jasmine
    Olivia
    Victoria
    Joana
    Anabela
    Sofia
    Gabriela
    Inês
    Marta
    Filipa
    Lara
    Alexandra
    Isabel
    Leonor
    Rita
    Rosana
    Melissa
    Sabrina
    Carlota
    Camila
    Diana
    Juliana
    Madalena
    Jade
    Benedita
    Gisela
    Claúdia
    Vanessa
    Isadora
    Luana
    Cristina
    Elisa
    Mónica
    Clara
    Cristiana
    Aurora
    Arabela
    Viviana
    Catarina
    Mariana
    Estrela
    Esmeralda
    Adriana
    Laura
    Eleonora

    ResponderEliminar
  12. Qualquer das combinações são apaixonantes...
    Estou num dilema parecido queria um PAR PERFEITO para o meu filho (Tiago André)... Mas também não sei ainda o sexo do mais novo que ainda mais dificulta...
    E como primeiro comentário quero deixar os parabéns pelo fantástico blogue 😍

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito de Mel :)
    Mel & Jasmim era perfeito.
    Mas bom, eu gosto de:
    Maria Mel & Jasmine
    Maria Mel & Amora Luz
    Maria Mel & Maria Luna
    Maria Mel & Cereja Lis
    Maria Mel & Ana Flora
    Maria Mel & Rosa Maria

    ResponderEliminar
  14. Que tal: Rosa Flor, Ana Mar, Sofia Luz, Flora Bela, Bela Luna, Bela Luz, Bela Aurora, Ana Flor, Ana Pérola, Ana Paz....

    ResponderEliminar
  15. Agora me ocorreu outro nome bem simpático e que faria uma boa combinação entre as irmãs: Ana Dulce!

    ResponderEliminar
  16. Agora me ocorreram outros: Alma Bela, Alma Flor, Alma Dulce e vi em um outro post Amora Dulce. Em todo caso acho que todos vão na harmonia do nome da outra menina. É o ultimo post, prometo! :)

    ResponderEliminar
  17. Que nomes tão mimosos!

    Realmente, Maria Mel presta-se a uma série de pares deliciosos... Eu inclinar-me-ia para Concha ou Amora, mas deixaria nascer a criança até decidir =)

    ResponderEliminar
  18. Eu preferia não usar outra vez Maria, e Ana também não acho grande piada.

    Maria Mel & Eva Jasmim , é a minha sugestão.

    ResponderEliminar
  19. Maria Liz, Maria Flor ou Madalena,Isis,Iris e Açucena. Filipa não se esqueça de mim por favor.

    ResponderEliminar
  20. Eu simplesmente amo a junção de Maria Mel com Carolina Mel. É tão simples e delicado, realmente bonito. Outra opção que também gosto muito é Clara Beatriz.

    ResponderEliminar
  21. Maria Mel, é um nome lindo, e na minha opinião, outra Maria não, por favor! Sei que agora está imenso na moda ter as irmãs todas Marias, mas é tão pouco original, com tantos nomes lindos que existem!
    Se os pais procuram uma combinação mais clássica, usem Ana como primeiro nome próprio, Ana Amora, como já alguém sugeriu, é para mim e neste caso o par perfeito!
    E se fizerem muita questão de ter outra Maria, podem procurar os seus derivados, Como Mara, Maia, etc. etc...

    Quanto aos Pares perfeitos Masculinos para Maria Mel

    Maria Mel & David José
    Maria Mel & Pedro Lucas
    Maria Mel & Vasco Filipe

    ....

    ResponderEliminar
  22. Maria Mel ainda soa muito estranho aos meus ouvidos. Mas acredito que Ana Flor seria adequado.

    ResponderEliminar
  23. A combinação Ana Amora não fica bem porque forma o nome "namora". Aliás, o nome Ana, por terminar em vogal, só fica bem quando combinado com um nome iniciado por consoante, que poderá ser Flor, Luz, Clara.

    ResponderEliminar
  24. Adorei os pares Maria da Paz e Maria Cereja

    ResponderEliminar
  25. Maria Amora é lindissimo, gosto muito. Ana Luz nao tinha ouvido por isso acho refrescante.

    ResponderEliminar
  26. Se gostar de Ana:
    Ana Dulce
    Ana Amora
    Ana Mercês
    Ana Alaíde
    Ana Ariel

    Se preferir sem composto mas um nome comprido:
    Madalena
    Margarida
    Mélanie
    Micaela
    Anabela

    Outros compostos um pouco diferentes:
    Ema Bela
    Marta Lis
    Eva Isabel

    ResponderEliminar
  27. Olá Filipa!

    Antes de mais, quero agradecer-lhe por ter perdido um bocadinho do seu precioso tempo a responder ao meu desafio. :)
    Gosto muito da maioria das sugestões apresentadas, inclusivamente já tinhamos pensado nalgumas como Maria Flor, Maria Concha, Noa ou Mia.
    Por outro lado, já não achamos tanta piada às combinações com Ana...
    Ainda estamos indecisos, mas eu acho que não vou largar o primeiro amor: Maria Jasmim! :) Vamos ver se consigo convencer o pai da criança.
    Prometo que quando houver uma decisão, venho cá contá-la.
    Um grande beijinho,
    Joana Melo

    ResponderEliminar
  28. Acho Maria Amora tão ridículo, ao ponto de levar às lágrimas de riso. (Não querendo ofender ninguém: é apenas o meu - talvez crítico demais - gosto pessoal.)
    Adoro Maria Paz, Maria Aurora, Maria Branca, Maria Lótus e outras.
    Adoro Concha mas não gosto de Maria Concha.
    Não sou fã do nome da primeira bebé, Maria Mel. Mas confesso que adoro a primeira opção para esta segunda, Maria Jasmim: é clássico (não se compara a esta vaga de nomes importados), mas ao mesmo tempo jovial. Imagino-me a dar um nome assim a uma filha. Já Maria Mel não mesmo.

    ResponderEliminar
  29. Maria Mel e Melina
    Maria Mel e Adelina
    Maria Mel e Sofia

    Maria Mel e Miguel (ou qualquer nome acabado em "el")
    Maria Mel e Benjamim
    Maria Mel e Eleazar

    ResponderEliminar
  30. Maria Mel e Maria Jasmim
    Maria Mel e Maria Belém
    Maria Mel e Maria Inês

    Maria Mel e Ester
    Maria Mel e Guiomar

    Maria Mel e Tiago
    Maria Mel e Martim
    Maria Mel e Duarte
    Maria Mel e João Artur
    Maria Mel e João Francisco

    Beijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)