Nomes femininos que subiram em 2015

em 12/01/16

Na semana passada destaquei alguns nomes masculinos que ficaram fora dos cem mais populares mas que foram registados mais vezes em 2015 do que em 2014 e hoje  apresento uma lista semelhante para os nomes femininos. Uma vez mais, sublinho que a maioria das oscilações são pequenas, mas dignas de louvor! Vamos lá:





10 comentários:

  1. Adoro ver Siena (um dos meus nomes preferidos para rapariga) e adoro o facto de este ano só terem nascido 3!
    Também gosto de alguma forma de Lira, Evelina, Laila, Dália e Viviana, nome que não percebo como é que não é mais popular! As versões internacionais Vivian e Vivienne são muito populares noutros países...

    ResponderEliminar
  2. Falta aqui o nome Gisela. De 7 passou para 8. Desta lista gosto muito do nome Branca, Alma e Lana. Fico feliz pelo nome Carmo ter aumentado os registos. É o nome da minha filha.

    ResponderEliminar
  3. Bem, Antónia subiu imenso! Talvez porque começa a ser mais comum no Brasil e por passagem cultural começamos a ver registos aqui. Gosto imenso de Antónia (Rosa), acho bem forte e bonito, pena ninguém partilhar o encanto. Os meus favoritos da lista são Eleonor <3 Dália <3 e Eugénia <3. Fico feliz por Flora, Guiomar, Heloísa, Lira e Noemi :) Nídia é um nome que me interessa, mas não tenho opinião formada ainda.

    ResponderEliminar
  4. a lista feminina é bem mais longa que a masculina

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Filipa =)

    Antes de mais nada, gostaria de lhe dar os parabéns pelo blog - está divinal! Há anos que sou viciada em nomes (na sua origem, história, significado, associações literárias, etc.) e, desde que descobri o "Nomes e mais nomes" que me tenho divertido imenso!

    Reparei que na lista não consta um dos meus favoritos: Petra. Seria possível fazer um "post" completo sobre Petra? É um nome um pouco ignorado que, no entanto, pode ser a solução para muitos pais que querem dar à filha um nome simultâneamente conhecido mas invulgar, sofisticado e exótico, com um passado histórico e uma associação geográfica... (E que associação! Uma cidade perdida e redescoberta no meio do deserto! =D)

    Finalizo dizendo que fiquei encantada com a subida de Ester, outro dos meus favoritos... Adoro o debate sobre a origem: será persa ou babilónica? "Setare" (Estrela, em Farsi) ou "Ishtar", a deusa babilónica do amor? Já sem falar na associação bíblica à Rainha ou na literária em "Ben-Hur". Parece-me que cairia muito bem a uma menina nascida entre a Quaresma e o dia da Ascensão...

    Cumprimentos =)

    ResponderEliminar
  7. Gosto de quase todos! Os meus preferidos são sem dúvida Graça, Felícia (estão no meu top 5), Irene e Glória. Também adoro Carmo, Estrela, Concha, Rosarinho, Guiomar, Heloísa, Mercedes e Alma - não necessariamente por esta ordem. Gosto de Ester, Frederica, Antónia, Luz, Penélope, Flora, Anabela, Dália, Eugénia, Edna, Evelina, Lira, Siena, Açucena e Branca.

    ResponderEliminar
  8. Antónia, Graça, Mercedes e Rosarinho estão no meu top, amo, amo, amo.

    ResponderEliminar
  9. Adoro os nomes Lana, Siena, penélope, Dália, Suri e Eleonor. Gosto muito mas não seriam uma opção para uma filha.

    ResponderEliminar
  10. Boas para todos obrigada pelo blog tenho dois netos ele e pária e ela electra pouco utilizado mas muito significado

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)