Nomes femininos que subiram em 2015

12.1.16

Na semana passada destaquei alguns nomes masculinos que ficaram fora dos cem mais populares mas que foram registados mais vezes em 2015 do que em 2014 e hoje  apresento uma lista semelhante para os nomes femininos. Uma vez mais, sublinho que a maioria das oscilações são pequenas, mas dignas de louvor! Vamos lá:





9 comentários :

  1. Adoro ver Siena (um dos meus nomes preferidos para rapariga) e adoro o facto de este ano só terem nascido 3!
    Também gosto de alguma forma de Lira, Evelina, Laila, Dália e Viviana, nome que não percebo como é que não é mais popular! As versões internacionais Vivian e Vivienne são muito populares noutros países...

    ResponderEliminar
  2. Falta aqui o nome Gisela. De 7 passou para 8. Desta lista gosto muito do nome Branca, Alma e Lana. Fico feliz pelo nome Carmo ter aumentado os registos. É o nome da minha filha.

    ResponderEliminar
  3. Bem, Antónia subiu imenso! Talvez porque começa a ser mais comum no Brasil e por passagem cultural começamos a ver registos aqui. Gosto imenso de Antónia (Rosa), acho bem forte e bonito, pena ninguém partilhar o encanto. Os meus favoritos da lista são Eleonor <3 Dália <3 e Eugénia <3. Fico feliz por Flora, Guiomar, Heloísa, Lira e Noemi :) Nídia é um nome que me interessa, mas não tenho opinião formada ainda.

    ResponderEliminar
  4. a lista feminina é bem mais longa que a masculina

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Filipa =)

    Antes de mais nada, gostaria de lhe dar os parabéns pelo blog - está divinal! Há anos que sou viciada em nomes (na sua origem, história, significado, associações literárias, etc.) e, desde que descobri o "Nomes e mais nomes" que me tenho divertido imenso!

    Reparei que na lista não consta um dos meus favoritos: Petra. Seria possível fazer um "post" completo sobre Petra? É um nome um pouco ignorado que, no entanto, pode ser a solução para muitos pais que querem dar à filha um nome simultâneamente conhecido mas invulgar, sofisticado e exótico, com um passado histórico e uma associação geográfica... (E que associação! Uma cidade perdida e redescoberta no meio do deserto! =D)

    Finalizo dizendo que fiquei encantada com a subida de Ester, outro dos meus favoritos... Adoro o debate sobre a origem: será persa ou babilónica? "Setare" (Estrela, em Farsi) ou "Ishtar", a deusa babilónica do amor? Já sem falar na associação bíblica à Rainha ou na literária em "Ben-Hur". Parece-me que cairia muito bem a uma menina nascida entre a Quaresma e o dia da Ascensão...

    Cumprimentos =)

    ResponderEliminar
  7. Gosto de quase todos! Os meus preferidos são sem dúvida Graça, Felícia (estão no meu top 5), Irene e Glória. Também adoro Carmo, Estrela, Concha, Rosarinho, Guiomar, Heloísa, Mercedes e Alma - não necessariamente por esta ordem. Gosto de Ester, Frederica, Antónia, Luz, Penélope, Flora, Anabela, Dália, Eugénia, Edna, Evelina, Lira, Siena, Açucena e Branca.

    ResponderEliminar
  8. Antónia, Graça, Mercedes e Rosarinho estão no meu top, amo, amo, amo.

    ResponderEliminar
  9. Adoro os nomes Lana, Siena, penélope, Dália, Suri e Eleonor. Gosto muito mas não seriam uma opção para uma filha.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)