Oliver é, sem sombra de dúvida, um dos nomes do momento em vários países. Está muito bem colocado universo anglo-saxónico, sendo destaque aqui no blog por ter sido o nome masculino mais registado em Inglaterra e Gales nos últimos anos; além disso, ficou quarto lugar no ranking sueco, apresentou uma subida significativa no último ranking espanhol, ocupando a 47.ª posição. O Behind the Name dá uma perspectiva clara da popularidade atual e é mesmo impressionante! Agora pode ser registado em Portugal, a par da variante francesa Olivier, e tenho de ser honesta, são bem mais apelativos do que as variantes portuguesas Olivério e Oliveiros...
A origem deste nome é um tanto ao quanto incerta e oscila entre as raízes germânicas e latinas mas é difícil não o associar à palavra latina Oliva que remete para Oliveira e, simbolicamente, para a Paz. E sabiam que Oliva é citado como antropónimo feminino no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa? Considerariam usá-lo em vez de Olívia?
Neste momento, Oliver ainda é raríssimo em Portugal [um registo apenas em 20114] e não estou certa de que vá conquistar adeptos rapidamente, mas acho que poderia ser um par perfeito para Noah! Pelo menos uma coisa é certa: costumo lamentar-me porque os nomes estrangeiros recém admitidos me parecem fora de moda mas Oliver não podia ser mais contemporâneo. Aprovação aprovada!
O meu Oliver preferido é o Jamie Oliver, cujo nome é mesmo James Oliver. Ainda parece mentira, mas agora seria um composto aprovado em Portugal! Podem ler mais sobre James AQUI.
Adoro rapazes e adorava ser mãe de um Oliver, porque é um nome muito masculino e porque o meu apelido de solteira é Oliveira e sei que vai desaparecendo ao longo das gerações!!
ResponderEliminarAdoro a pronuncia em inglês, mas em português seria Olivér?
ResponderEliminarÉ o meu unico receio em relação a usar o nome em Portugal!
Acho Oliver fofinho, lembra-me o Oliver & Benji :)
ResponderEliminarAdoro o Jamie Oliver! E à conta dele ocorreu-me o composto Jaime Olivier (na altura ainda não era permitido Oliver).
O meu primeiro filho chama-se Benjamin (Benji) e o meu segundo chama-se Oliver XD
EliminarApesar de achar que a aprovação de estrangeiros não faz sentido e de não perceber como é suposto pronunciar o nome cá, Oliver é um nome bastante bonito.
ResponderEliminarEu sou mãe de um Oliver e (excluindo a minha mãe) não tenho tido problemas com a pronuncia e as pessoas acham diferente mas bonito. Interessantemente se o segundo for menino (o primeiro foi e o segundo tambem sera surpresa por isso temos um nome de menina e um de menino escolhidos) o meu marido gosta de Noah! mas eu acho que já o convenci que Mateus é mais bonito.
ResponderEliminarGosto muito do nome Oliver!
ResponderEliminarNum documento da Inquisição do período 1620-1623, aparece o apelido Oliver, numa família de cristãos-novos de Sesimbra, e também com a variante Olival.
ResponderEliminarMeu filhote vai nascer em outubro, se assim Deus permitir, e meu marido e eu, depois de algumas opções, decidimos quer será OLIVER.
ResponderEliminarO meu principe é para nascer em outubro e vai se chamar oliver
ResponderEliminargosto do meu nome... nasci em 1993, meus pais são bem modernos aparentemente :D
ResponderEliminarEu me apaixonei pelo nome Oliver, tanto que o nome do meu príncipe é Oliver Miguel...
ResponderEliminarEu amo Oliver Miguel e o nome do meu filho ele tem quase 2 anos já 🥰❤💙
ResponderEliminar