Kevin

8.10.15


Tenho a sensação de que todas as pessoas com quem converso sobre esta temática não simpatizam nada com o aportuguesamento de nomes e Quévin era um dos exemplos que vinha sempre à baila. No entanto, as listas de nomes registados anualmente mostram que havia quem não se importasse com as alterações gráficas exigidas para o registo e, nos últimos quatro anos, foram registados 29 meninos com o nome Quévin e 201 meninos com Kévim. Mas, soube-se ontem, a regra mudou e agora os portugueses podem registar o nome de origem irlandesa Kevin sem qualquer problema. 
Na verdade, já existem muitos rapazes portugueses chamados Kevin [e vamos deixar sem resposta a pergunta Mas como, se era proibido?!!]. Desde 1990, foram registados 4107. Leram bem, mais de quatro mil. Na altura em que o franchise dos filmes Sozinho em Casa estava no auge da popularidade, por cá, eram registados anualmente mais de trezento e, em 1994, Kevin ocupou a 35.ª posição do ranking de nomes masculinos registados em Portugal, posição que hoje é ocupada por Mateus. 
Quero com isto dizer que Kevin, que significa "belo", não é propriamente uma novidade ou um nome cheio de frescura mas não deixa de corresponder à ideia de nome moderno em Portugal. Nos países anglo-saxónicos está um pouco demodé e saber que era um nome marcante da década de 70 nos EUA acaba por influenciar a forma como o vejo. 

E agora uma pequena brincadeira: se nomes como Kevin, James, Oliver, Dilan e Noah, só para mencionar alguns, já podem ser registados, não poderíamos equacionar a aprovação de outros nomes masculinos? Estive a olhar para a lista de nomes mais registados em Inglaterra e Gales e acho que estes tinham potencial, porque se lêem tal e qual se escrevem: 


  • Arlo
  • Carter
  • Ezra
  • Evan
  • Kai
  • Liam
  • Lukas
  • Mark
  • Otis
  • Toby


Se fosse um processo sem custos, gostariam de solicitar a aprovação de algum nome masculino? 

18 comentários :

  1. Amo Kevin. Estava tão desiludida pelo facto de portugal só permitir estropiações como Quévin ou Kévim.... mas ontem foi um dia de.mta alegria, pk assim o meu bebé já tem definitivamente nome! O meu 3° filho vai ser Kevin e sinto-me mto feliz por isso.

    ResponderEliminar
  2. Só me dá vontade de rir. Por que razão se começou a aprovar nomes estrangeiros sequer? De onde vem esta necessidade de dar um nome estrangeiro a um bebé português? Bizarro. Obviamente que antes Kevin que as versões grotescas mas as questões permanecem.

    ResponderEliminar
  3. Nem é que goste de Kevin, mas agradeço ao IRN a alteração porque "Kévim" e, ainda mais, "Quévim" até fazem mal aos olhos :P

    ResponderEliminar
  4. Filipa desculpe o desabafo mas não entendo porque a aprovação de nomes estrangeiros faz comichão a tanta gente!! Só estamos a evoluir com o resto do mundo!! Tanto patriotismo para que mesmo?! Afinal quem nasce em Portugal hoje não é certo que cá consiga ficar, até é uma mais valia ter um nome estrangeiro !

    ResponderEliminar
  5. É TAO MAS TAO RIDICULO A APROVAÇAO DE NOMES ESTRANGEIROS QUE ME DA VOLTAS AO ESTOMAGO. VOU GENERALIZAR E NAO QUERO SABER DO QUE DIZEM MAS TODA, REPITO, TODA A GENTE QUE POE NOMES ESTRANGEIROS AOS FILHOS SO PODE SER ESTUPIDA! QUAL É A NECESSIDADE? PRA QUE? NAO TEMOS NOMES PORTUGUESES QUE CHEGUEM? QUAL É QUE É O OBJETIVO? SOMOS PORTUGUESES OU AMERICANOS? ACHAM QUE OS AMERICANOS - A MAIORIA DOS NOMES ESTRANGEIROS É USADA NOS EUA - VAO DAR NOMES PORTUGUESES AO FILHOS? ELES NEM SABEM ONDE É QUE FICA PORTUGAL. PARA ALÉM DE QUE A MAIORIA DOS NOMES ESTRANGEIROS MAIS USADOS EM PORTUGAL SAO PAROLOS ATE DAR COM UM PAU. E DEPOIS DIZEM "AH MAS HOJE EM DIA AS PESSOAS NAO SABEM SE TEM DE EMIGRAR". E NÃO HA NOMES INTERNACIONAIS PARA OS QUATRO CANTO DOS MUNDO: TOMAS, SOFIA, TERESA, OLIVIA, MARIA, MARTIM. TANTAS CENTENAS DE ANOS QUE TEM O NOSSO PAIS PARA IR DAR UM NOME DE OUTRO PAIS A UM FILHO. OU É FALTA DE AMOR AO PAIS OU DE GOSTO. E PODEM ME ATACAR NOS COMENTARIOS

    ResponderEliminar
  6. Falta de amor. Quero que os nomes portugueses se lixem!! São horríveis até mesmo os internacionais não se comparam a pronúncia de Maria, Thomas, Olivia em inglês é muito mais bonita !! E agora vai-me prender por eu não ter amor ... só uso o que gosto quero lá saber se é português chinês inglês
    Hehe ainda bem que permitem quem não gosta põe na beira do prato !

    ResponderEliminar
  7. São horríveis???????? Podes comprar o próximo bilhete para fora deste país, horrivel é a tua cara. Fosse eu presidente, primeiro ministro ou qualquer coisa e PROIBIA os nomes estrangeiros em Portugal

    ResponderEliminar
  8. Que ridiculo estas formas de pensar, cada cidadão é livre de dar o nome que quer ao seu filho!
    O meu filho não é menos Português por se chamar Kevin, aliás eu tenho um Kevin cá em casa! E amo o meu País da mesma forma, também tenho mais dois filhos com os nomes que voces denominam por "portugueses".

    Também não concordo com alguns nomes, mas o gosto é de cada um! É muito triste haver mentalidades tão fechadas hoje em dia, até a minha avó com 76 anos não é tão "velha e fechada" de mentalidade.

    Isso é que é a vergonha do País, evolução nada, vivem fechados com aquilo a que foram habituados e pronto. Afinal o que têm um nome a ver com o País onde vive?! O meu filho é Português de qualquer forma ;)

    Triste ainda existir assim gente, só pode ser uma pessoa de idade esse anónimo porque ai sim até têm desculpa, agora pessoas jovens continuarem a viver fechados isso é de ter vergonha.

    CADA UM ESCOLHE O NOME QUE GOSTA, o filho/a é vosso não é ninguém mais que os vai criar. Sejam felizes, esse anónimo deve ter uma vida muito amarga, é muito amargo com a vida, notasse pela revolta com coisas tão minímas.

    ResponderEliminar
  9. Então candidate-se a presidente lol boa sorte lol

    ResponderEliminar
  10. Nem mais RS
    O que acho graça é que quem tem essas opiniões depois compra coisas americanas, chinesas, etc em vez de portuguesas ... isso é que realmente faria diferença agora um nome português contribui em quê para o país?,?! Oh valha me santa paciência será que Portugal vai ficar mais rico vai acabar o desemprego por só usarmos nomes portugueses?!!! Aiiii vida

    ResponderEliminar
  11. Filipa, respondendo a sua questão.
    Gostei muito de Evan, se fosse sem custo eu pediria aprovação.
    Também gostei de Carter, Liam e Otis, se bem que este último utilizaria mais para um animal de estimação, com todo o respeito.

    ResponderEliminar
  12. Só mais uma coisinha só falam assim porque é Kevin porque vou dar uma novidade Cateana é italiano e desse ninguém fala porque é queque chique claro! Então e Mercedes que é espanhol, Carmen, Dulce, Santiago idem , Sonia, Vânia, Tânia são russos. Ai pois não é só por ter K que é estrangeiro ;)

    ResponderEliminar
  13. Não vejo qual o problema de dar nomes estrangeiros em Portugal ninguém tem nada com isso se gostam então que ponhão esses nomes estive três anos na Suíça e estão lá muitos com nomes portugueses sem serem portugueses e o meu filho mais velho chama-se Jonathan e a minha filha chama-se Clarisse tenho um sobrinho aqui em Portugal com o nome kevin Joel e acho bastante lindo e não deicham de ser portugueses por causa do nome.

    ResponderEliminar
  14. Uma coisa é comprar coisas americanas, chinesas etc.; e outra coisa é escolher nomes próprios. Não confundir as coisas!

    ResponderEliminar
  15. jonathan, clarisse e kevin joel?!!!!!! que parolice credo

    ResponderEliminar
  16. Que tristeza criticar os nomes escolhidos pelas outras pessoas, é muito feio! GOSTOS NÃO SE DISCUTEM. existem outras maneiras de expressar. Que gente sem nivel, e baixa. Sinceramente. Até podia ser irmelinda fanica o nome que ninguém tinha de criticar. Deve assinar como anónimo é porque o seu nome também não a deve agradar visto ser tão critica, deve olhar para si primeiro

    ResponderEliminar
  17. Não gosto nada de Kevin porque na escola tinha um na turma e ele era um estupido. Mas acho que dentro dessa lista devia haver uma aprovação a Ezra, Liam e Mark. Adoro Ezra! Talvez por causa do George Ezra.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)