Tenho a sensação de que todas as pessoas com quem converso sobre esta temática não simpatizam nada com o aportuguesamento de nomes e Quévin era um dos exemplos que vinha sempre à baila. No entanto, as listas de nomes registados anualmente mostram que havia quem não se importasse com as alterações gráficas exigidas para o registo e, nos últimos quatro anos, foram registados 29 meninos com o nome Quévin e 201 meninos com Kévim. Mas, soube-se ontem, a regra mudou e agora os portugueses podem registar o nome de origem irlandesa Kevin sem qualquer problema.
Na verdade, já existem muitos rapazes portugueses chamados Kevin [e vamos deixar sem resposta a pergunta Mas como, se era proibido?!!]. Desde 1990, foram registados 4107. Leram bem, mais de quatro mil. Na altura em que o franchise dos filmes Sozinho em Casa estava no auge da popularidade, por cá, eram registados anualmente mais de trezento e, em 1994, Kevin ocupou a 35.ª posição do ranking de nomes masculinos registados em Portugal, posição que hoje é ocupada por Mateus.
Quero com isto dizer que Kevin, que significa "belo", não é propriamente uma novidade ou um nome cheio de frescura mas não deixa de corresponder à ideia de nome moderno em Portugal. Nos países anglo-saxónicos está um pouco demodé e saber que era um nome marcante da década de 70 nos EUA acaba por influenciar a forma como o vejo.
E agora uma pequena brincadeira: se nomes como Kevin, James, Oliver, Dilan e Noah, só para mencionar alguns, já podem ser registados, não poderíamos equacionar a aprovação de outros nomes masculinos? Estive a olhar para a lista de nomes mais registados em Inglaterra e Gales e acho que estes tinham potencial, porque se lêem tal e qual se escrevem:
- Arlo
- Carter
- Ezra
- Evan
- Kai
- Liam
- Lukas
- Mark
- Otis
- Toby
Se fosse um processo sem custos, gostariam de solicitar a aprovação de algum nome masculino?
Não gosto nada de Kevin!!
ResponderEliminarAmo Kevin. Estava tão desiludida pelo facto de portugal só permitir estropiações como Quévin ou Kévim.... mas ontem foi um dia de.mta alegria, pk assim o meu bebé já tem definitivamente nome! O meu 3° filho vai ser Kevin e sinto-me mto feliz por isso.
ResponderEliminarSó me dá vontade de rir. Por que razão se começou a aprovar nomes estrangeiros sequer? De onde vem esta necessidade de dar um nome estrangeiro a um bebé português? Bizarro. Obviamente que antes Kevin que as versões grotescas mas as questões permanecem.
ResponderEliminarNem é que goste de Kevin, mas agradeço ao IRN a alteração porque "Kévim" e, ainda mais, "Quévim" até fazem mal aos olhos :P
ResponderEliminarFilipa desculpe o desabafo mas não entendo porque a aprovação de nomes estrangeiros faz comichão a tanta gente!! Só estamos a evoluir com o resto do mundo!! Tanto patriotismo para que mesmo?! Afinal quem nasce em Portugal hoje não é certo que cá consiga ficar, até é uma mais valia ter um nome estrangeiro !
ResponderEliminarÉ TAO MAS TAO RIDICULO A APROVAÇAO DE NOMES ESTRANGEIROS QUE ME DA VOLTAS AO ESTOMAGO. VOU GENERALIZAR E NAO QUERO SABER DO QUE DIZEM MAS TODA, REPITO, TODA A GENTE QUE POE NOMES ESTRANGEIROS AOS FILHOS SO PODE SER ESTUPIDA! QUAL É A NECESSIDADE? PRA QUE? NAO TEMOS NOMES PORTUGUESES QUE CHEGUEM? QUAL É QUE É O OBJETIVO? SOMOS PORTUGUESES OU AMERICANOS? ACHAM QUE OS AMERICANOS - A MAIORIA DOS NOMES ESTRANGEIROS É USADA NOS EUA - VAO DAR NOMES PORTUGUESES AO FILHOS? ELES NEM SABEM ONDE É QUE FICA PORTUGAL. PARA ALÉM DE QUE A MAIORIA DOS NOMES ESTRANGEIROS MAIS USADOS EM PORTUGAL SAO PAROLOS ATE DAR COM UM PAU. E DEPOIS DIZEM "AH MAS HOJE EM DIA AS PESSOAS NAO SABEM SE TEM DE EMIGRAR". E NÃO HA NOMES INTERNACIONAIS PARA OS QUATRO CANTO DOS MUNDO: TOMAS, SOFIA, TERESA, OLIVIA, MARIA, MARTIM. TANTAS CENTENAS DE ANOS QUE TEM O NOSSO PAIS PARA IR DAR UM NOME DE OUTRO PAIS A UM FILHO. OU É FALTA DE AMOR AO PAIS OU DE GOSTO. E PODEM ME ATACAR NOS COMENTARIOS
ResponderEliminarFalta de amor. Quero que os nomes portugueses se lixem!! São horríveis até mesmo os internacionais não se comparam a pronúncia de Maria, Thomas, Olivia em inglês é muito mais bonita !! E agora vai-me prender por eu não ter amor ... só uso o que gosto quero lá saber se é português chinês inglês
ResponderEliminarHehe ainda bem que permitem quem não gosta põe na beira do prato !
São horríveis???????? Podes comprar o próximo bilhete para fora deste país, horrivel é a tua cara. Fosse eu presidente, primeiro ministro ou qualquer coisa e PROIBIA os nomes estrangeiros em Portugal
ResponderEliminarQue ridiculo estas formas de pensar, cada cidadão é livre de dar o nome que quer ao seu filho!
ResponderEliminarO meu filho não é menos Português por se chamar Kevin, aliás eu tenho um Kevin cá em casa! E amo o meu País da mesma forma, também tenho mais dois filhos com os nomes que voces denominam por "portugueses".
Também não concordo com alguns nomes, mas o gosto é de cada um! É muito triste haver mentalidades tão fechadas hoje em dia, até a minha avó com 76 anos não é tão "velha e fechada" de mentalidade.
Isso é que é a vergonha do País, evolução nada, vivem fechados com aquilo a que foram habituados e pronto. Afinal o que têm um nome a ver com o País onde vive?! O meu filho é Português de qualquer forma ;)
Triste ainda existir assim gente, só pode ser uma pessoa de idade esse anónimo porque ai sim até têm desculpa, agora pessoas jovens continuarem a viver fechados isso é de ter vergonha.
CADA UM ESCOLHE O NOME QUE GOSTA, o filho/a é vosso não é ninguém mais que os vai criar. Sejam felizes, esse anónimo deve ter uma vida muito amarga, é muito amargo com a vida, notasse pela revolta com coisas tão minímas.
Então candidate-se a presidente lol boa sorte lol
ResponderEliminarNem mais RS
ResponderEliminarO que acho graça é que quem tem essas opiniões depois compra coisas americanas, chinesas, etc em vez de portuguesas ... isso é que realmente faria diferença agora um nome português contribui em quê para o país?,?! Oh valha me santa paciência será que Portugal vai ficar mais rico vai acabar o desemprego por só usarmos nomes portugueses?!!! Aiiii vida
Filipa, respondendo a sua questão.
ResponderEliminarGostei muito de Evan, se fosse sem custo eu pediria aprovação.
Também gostei de Carter, Liam e Otis, se bem que este último utilizaria mais para um animal de estimação, com todo o respeito.
Só mais uma coisinha só falam assim porque é Kevin porque vou dar uma novidade Cateana é italiano e desse ninguém fala porque é queque chique claro! Então e Mercedes que é espanhol, Carmen, Dulce, Santiago idem , Sonia, Vânia, Tânia são russos. Ai pois não é só por ter K que é estrangeiro ;)
ResponderEliminarNão vejo qual o problema de dar nomes estrangeiros em Portugal ninguém tem nada com isso se gostam então que ponhão esses nomes estive três anos na Suíça e estão lá muitos com nomes portugueses sem serem portugueses e o meu filho mais velho chama-se Jonathan e a minha filha chama-se Clarisse tenho um sobrinho aqui em Portugal com o nome kevin Joel e acho bastante lindo e não deicham de ser portugueses por causa do nome.
ResponderEliminarUma coisa é comprar coisas americanas, chinesas etc.; e outra coisa é escolher nomes próprios. Não confundir as coisas!
ResponderEliminarjonathan, clarisse e kevin joel?!!!!!! que parolice credo
ResponderEliminarQue tristeza criticar os nomes escolhidos pelas outras pessoas, é muito feio! GOSTOS NÃO SE DISCUTEM. existem outras maneiras de expressar. Que gente sem nivel, e baixa. Sinceramente. Até podia ser irmelinda fanica o nome que ninguém tinha de criticar. Deve assinar como anónimo é porque o seu nome também não a deve agradar visto ser tão critica, deve olhar para si primeiro
ResponderEliminarNão gosto nada de Kevin porque na escola tinha um na turma e ele era um estupido. Mas acho que dentro dessa lista devia haver uma aprovação a Ezra, Liam e Mark. Adoro Ezra! Talvez por causa do George Ezra.
ResponderEliminarTENHO UMA FAMÍLIA GRANDE SOMOS 5 IRMÃOS E VOU DEIXAR AQUI OS NOSSOS NOMES E NOMES DOS FILHOS:
ResponderEliminarHELENA(EU)- SORAIA E ANDRÉ
PATRÍCIA - DIOGO E MARIANA
RUI - JÉSSICA
LEONEL - KEVIN, FREDERICO E YARA
SOFIA - LUCIANA
Kevin e Yara não gosto mas combinam mas Frederico não.
ResponderEliminar