Desafio - Nomes betinhos

em 16/09/15


Por sugestão da Sofia, o desafio de hoje consiste em pedir-vos que indiquem o nome masculino e feminino que consideram mais betinho.  A minha resposta é Carlota & Sebastião, e a vossa? 

74 comentários:

  1. Caetana e José Maria. Aliás, para rapaz, qualquer coisa Maria.

    Todos os meus amigos mais betinhos têm filhos Maria. Nasceram 3 Francisco Maria nos últimos dois anos.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo completamente a Mar, forma os mesmos nomes que me vieram à cabaça. Nunca ouvi Caetana fora de famílias de uma certa classe social...e os rapazes como 2º nome Maria...mas parece-me mais Manuel Maria, Dinis Maria.

    ResponderEliminar
  3. E eu que achava Sebastião tão "humilde" e sem "categoria". Não faz mal, para mim um nome ser betinho não é negativo - nem positivo, é o que é.

    Quando penso em nomes betinhos penso logo em vários. ____ Maria, sempre.

    Alguns masculinos:

    Afonso
    António
    Benjamim
    Bernardo
    Dinis
    Duarte
    Eduardo
    Francisco
    Frederico
    Gonçalo
    Henrique
    José
    Lourenço
    Manuel
    Mateus
    Pedro
    Romeu
    Salvador
    Sebastião
    Simão
    Tomás
    Vasco
    Vicente
    Xavier


    Alguns femininos:

    Benedita
    Caetana
    Camila
    Carlota
    Catarina
    Constança
    Concha
    Ema
    Esperança
    Francisca
    Frederica
    Guiomar
    Inês
    Isabel
    Julieta
    Leonor
    Luísa
    Madalena
    Maria
    Rosa
    Rosarinho
    Rosário
    Teresa






    ResponderEliminar
  4. Concordo com a Maria Pilar, não associo Sebastião ao grupo dos nomes betinhos. Se tivesse de escolher os mais betinhos, seriam talvez Carlota e os nomes masculinos compostos com Maria, mas há outros que não lhes ficam atrás:

    Constança
    Caetana
    Benedita
    Carmo/Carminho
    Rosário/Rosarinho
    Concha
    Martim
    Salvador
    Dinis
    Frederico/Frederica

    ResponderEliminar
  5. Bem dizia a Sofia no email que me enviou que havia pontos de vista muito díspares sobre este assunto :D Pegando nas palavras da Krasiva, não conheço um único Sebastião com menos de 40 anos que não se enquadre na ideia de "betinho"!

    ResponderEliminar
  6. Eu também digo qualquer masculino seguido de Maria, sendo o mais beto dos betos José Maria. (Que não suporto!)
    Femininos talvez Maria Pia. Também considero Carlota e Constança mas como já há em todos os estratos sociais deixou de ser exclusivo, enquanto que Pia não.

    ResponderEliminar
  7. Benedita, Pureza, Caetana, Carlota e Mercês são os mais betinhos para meninas. Para rapaz: Martim, Salvador, Mateus, Bernardo, Lourenço e Tomás.

    Alguns de rapariga que, não sendo ainda assim tão betinhos como os que referi, mas estão quase lá, são: Madalena, Leonor, Clara, Carmo e Matilde.

    ResponderEliminar
  8. Maria Carlota e José Maria

    ResponderEliminar
  9. rapaz: Manuel Maria
    rapariga: Pureza, Benedita

    Conheço um rapaz com menos de 40 anos, chamado Sebastião e não "betinho". Talvez porque na altura em que nasceu o nome seria menos comum

    ResponderEliminar
  10. Cá está o desafio que eu pedi! Muito obrigada Filipa :D

    ResponderEliminar
  11. Sebastião ERA humilde... Mas os betinhos, infelizmente, têm a mania de ir buscar os nomes humildes e estraga-los. Outro nome que era humilde e está a ficar betinho é Joaquim. Enfim, para mim é péssimo, detesto nomes betinhos.

    De menino, super super beto é Manuel "Manel".

    De menina Pureza e Pia levam o prémio.

    ResponderEliminar
  12. Ema betinho??????????? Ema???
    Nada nada mesmo!

    ResponderEliminar
  13. Concordo com a Filipa, o primeiro nome feminino que me vem logo à cabeça é Carlota, masculino é mais complicado, mas concordo tb com Sebastião...e sim qualquer nome masculino com "...Maria" é totalmente beto..

    ResponderEliminar
  14. É engraçado a percepção que temos das coisas...

    Para mim, Sebastião, Vasco, Pedro, Tomás, Simão, Xavier, Vicente e Frederico não são nada betinhos. A maior parte são nomes normalíssimos, e Vasco até é usado por vários dos meus amigos hipsters/artistas/de esquerda. Conheço um Sebastião com 7 anos de uma família tudo menos betinha.

    Nas meninas, a maior parte dos que a Maria Pilar (cuas opiniões aqui habitualmente partilho) indicou também me parecem normais e, mais uma vez, Catarina e Rosa são usados pelos meus amigos hipsters/artistas/de esquerda (aqui até seii porquê, por causa da Catarina Eufémia e do livro Rosa, minha irmã Rosa, aliado à tendência para nomes retro e de flores).

    TODAS, mas absolutamente todas, sem escapar uma, as filhas dos meus amigos mais betinhos têm Maria como primeiro nome. No meu universo de amostra, há Maria Leonor, Maria Teresa (3 !!!), Maria Inês, Maria Clara, Maria Benedita, Maria Beatriz, Maria Carolina e Maria Constança, a par de Francisco Maria (acho que conheço uns 5 pequenitos), Manuel Maria, José Maria, Tomás Maria, Bernardo Maria.

    ResponderEliminar
  15. Eu não diria que existam nomes especificos de betinhos, até porque especialmente hoje em dia consegue-se encontrar qualquer nome em todas as classes sociais. Contudo eu frequento uma escola com muitos "betinhos" e uma coisa que eu reparei é que independentemente terem nomes mais comuns como Tomás ou Leonor, ou nomes mais à betinho como Caetana ou Sebastião, é carateristico o acompanhamento de Maria. Na minha turma de 28, mais de 10 são nomes compostos por Maria...

    Maria Isabel
    Maria Madalena
    Maria Luísa
    Maria Margarida
    Manuel Maria
    Salvador Maria
    Maria do Carmo
    Francisco Maria
    José Maria

    e por aí... As raparigas são praticamente todas Maria qualquer coisa apesar de não serem conhecidas pelo primeiro nome... Outra coisa que também já reparei, os nomes completos são extremamente compridos...

    ResponderEliminar
  16. Maria da Assunção e Domingos Maria

    ResponderEliminar
  17. Quando eu era miúda os nomes dos queques eram Matilde e Tomás..

    ResponderEliminar
  18. Toda a Saloia agora põe aos filhos nomes bentinhos!!! Rodrigo, sebastião etc... perguntem lá o nome das mães dessas crianças...Elizabete, Susana, Cátia, Rute, Solange...

    ResponderEliminar
  19. Vamos falar dos nomes saloios de agora? Há muito a dizer sobre isso!

    ResponderEliminar
  20. No primeiro livro Freakonomics, o autor faz uma análise de como os nomes "bem" de hoje serão os nomes que as pessoas de classes mais baixas adoptarão para os seus filhos amanhã. Há uma tendência de os nomes betos se vulgarizarem e se tornarem populares, porque a maioria das pessoas de classes mais pobres pretende atingir um certo status e aparência e o nome é uma parte disso. Por isso já se veem hoje em dia imensos miudos filhos de Marlenes, Cátias, Éricas, Tatianas com nomes como Mariana, Matilde, Martim, Santiago, etc.

    ResponderEliminar
  21. Filipa, é verdade que depende da percepção das pessoas. Enquanto Carlota é um nome "universalmente" aceite como betinho, outros como Sebastião ou Simão já são mais discutíves, dependendo também das pessoas que conhecemos com esse nome e que os dão aos filhos. Eu, por exemplo, não conheço nenhum Sebastião adulto, mas os dois miúdos que conheço com esse nome (e os seus pais) não são em nada betinhos. Mas sim, consigo ver como o nome em si pode ser incluído nessa categoria.

    Mar, concordo com os nomes que referiu do comentário da Maria Pilar (a maioria dos listados não me soam de todo betinhos) que acha que não se incluem na categoria. Incluo António, José e Manuel, que parece que agora são betinhos mas que nunca o foram antes, são os nomes mais Portugueses e simples que temos! Lá está, é tudo uma questão de perspectiva: se uma família simples da aldeia tiver um filho António o nome não é beto, assumimos que seja passado de um familiar para a criança; se uma família moderna e urbana tiver um filho António já é betinho e queque.

    ResponderEliminar
  22. Mas acham o quê?! Que os nomes devem ser exclusivos para betos? Só porque eu sou Marlene não posso ter um Sebastião, se gosto do nome?! Se sou saloia então Sebastião fica saloio pronto temos pena!!
    Os betos antigamente detestavam nomes como Sebastião Emília Maria do Carmo,eram os nomes das empregadas deles e dos motoristas. Usavam Gonçalo, Rodrigo, Madalena, Carolina. Recentemente é que passaram a adorar nomes de pobres

    ResponderEliminar
  23. Anónimo 17 de setembro de 2015 às 12:42, ninguém disse que isso era "proibido" (obviamente), apenas alertei para uma tendência que já foi estudada e que, inclusive, nesse livro é abordada numa perspectiva de análise económica.

    ResponderEliminar
  24. Sou super saloia, venho de uma família muito humilde e as minhas filhas são Constança, Carlota e Francisca e os gémeos que nascem em Janeiro são Bernardo e António.
    Para mim são apenas nomes de que gostámos porque preferimos nomes clássicos e compridos não interessa se são nomes de betos.

    ResponderEliminar
  25. Eu acho que os "betos" gostam de se destacar, e quando pegam em nomes que numa altura não se usam muitos, pouco tempo depois vão todos atrás, ou porque passam a soar bem, ou porque querem parecer ricos, ou porque simplesmente gostam e sentem-se mais à vontade para usar porque já não são os únicos, sei lá, há tantos motivos que levam alguém a usar um nome... Podíamos estar aqui semanas a falar sobre isto.
    Gostava só de esclarecer que para mim ser-se beto não é mau. Não sou mas não vejo mal nenhum. Hoje em dia vemos "wanna be betos", já nem sei quem é quem. Só não gosto de pessoas que se acham superiores aos outros, sejam betos, chungas, hippies, o que for. Um nome que se torne beto para mim não fica estragado. Fico é com pena que, se usar Sebastião, me achem convencida, arrogante, enfim, o que normalmente acham dos betos, porque não sou nada disso e também não queria que o meu filho fosse julgado por algo que nem é.
    Acho Sebastião completamente humilde mas concordo que seja considerado beto. Encaixa na categoria de nomes medievais, monárquicos, fortes etc. Não ficou estragado, de maneira nenhuma, só espero que não vire moda.

    ResponderEliminar
  26. que numa altura não se usam muito* (e não muitos)

    ResponderEliminar
  27. Como se ser-se classe alta fosse um defeito, quem me dera a mim! E já agr o que é ser beto? é ser se rico e elegante ? ou é ser se arrogante e antipatico? pois tb conheco mta gente assim nas classes mais baixas...
    Porque eu lembro-me de quando andava na escola chamavams de beto a alguem mt bem vestido, estudioso ou certinho... e agr penso, isso será mau?
    O que eu acho é que as pessoas betas são mais conservadoras, tradicionalistas, nao sao mto de aventuras, logo acabam por escolher sempre os mesmos nomes, que acham seguros, elegantes ou classicos, para nao chamar mt atençao nem destoar mto... os de classe mais baixa gostam mais de ousar, inventar, são tb mais de modas , entao ve se nomes mais variados... mas claro que não é regra e ainda bem!

    ResponderEliminar
  28. Baltazar e Maria del Pilar para mim são nomes "cócós", mas não passa disso mesmo!O que classifica as pessoas é mesmo a sua atitude perante a vida e os outros ! Nomes ricos, para mim, são: Jóia, Esmeralda, Mercedes; Safira; Granada...Não conheço nenhum "Porche", mas conheço um Euro (bem velhinho)! Depois há algumas falsificações: Jorge Armando, Luís Victor; Cristiano Douro...
    Gosto dos nomes antigos como:Julieta, Margarida, Conceição, Rosa, Romeu, Joaquim e adoro nomes com "X": Felix, Maximo, Xavier, mas também acho piada às: Estrelas e Lunas e às Cloés. Diariamente deparo com nomes próprios engraçadíssimos, como :"Doutor","Imperatriz" e "Amor"...Imagino, como soará chamar por estas pessoas?! Por outro lado, talvez a abordagem se tornasse mais simpática se toda a gente fosse:"Querido", "Rico", "Anjo", "Caramelo", "Preciosa", "Amorosa", "Alegria","Paz"Doce","Luz"...
    gisela

    ResponderEliminar
  29. Tenho contacto com muitos "betos" seja qual for a conotação que quiserem dar à palavra. Vou tentar resumir apenas um nome por cada letra do abecedário tendo em conta os nascimentos mais recentes dos "betos" que conheço e dos "betos" do social. Excluí alguns nomes que supostamente são vistos como "betos" pois têm vindo a banalizar-se ao longo dos anos (ex: Carolina, Matilde, Gonçalo, Duarte) sendo que as famílias "betas" têm vindo a optar por outros nomes menos populares.

    Ainda assim, estes são os nomes que na minha opinião serão sempre "betos" independentemente da sua recente popularidade:

    Assunção / António
    Benedita / Bernardo
    Carlota / Constança / Caetana / Concha / Carminho
    Domingas / Domingos
    Francisca / Francisco / Frederico
    "Isabelinha" (Todas as meninas que têm nomes "betos" cujo diminutivo acaba em "inha" são 100% betas)
    João Maria / "Zé" Maria (todos os nomes "betos" de menino seguidos de Maria)
    "Luisinha" / Lourenço
    Madalena / Mafalda / Maria do Carmo / Maria do Mar / Maria do Pilar / Maria do Rosário / Maria Ana / Maria Pia / Maria da Piedade / Maria da Paz / Maria da Pureza e a maior arte dos outros nomes "betos" precedidos ou seguidos de Maria
    "Manel"
    Pilar / Pureza
    "Rosarinho"
    Sancha / Sebastião / Salvador
    "Teresinha" / Tomás
    Vasco / Vicente
    Xavier

    Nomes que não considero "betos" mas que estão aos poucos a surgir na "comunidade beta" diga-se de passagem...


    Benjamim
    Diana
    Graça "Graçinha"
    Gustavo
    Henrique
    Marta / Maria Rita
    Luz / Maria da Luz/ "Luzinha"
    Mateus
    Simão
    Vitória (pode parecer surpresa mas conheço umas pequenas Vitórias de famílias do mais tradicional possível. No social, sei que uma das irmãs da Patrocínio é Vitória e a neta do Santana Lopes que nasceu recentemente pois conheço a nora)

    Saliento ainda a grande subida nos últimos tempos de nomes "betos" como Caetana, Carminho, Mateus e Xavier. Prevejo que nos próximos anos estejam no topo da popularidade.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabem o que acho? Que os netos velhos dão nome de pessoas aos animais: têm um cão Luís ou um gato Pedro, mas têm nomes de animais eles próprios: Canicha, Lili, Biba. .

      Eliminar
  30. ^ ^ Esqueci-me de incluir Mercedes e Maria das Mercês nos nomes que considero betos e Bartolomeu e Baltazar nos nomes que não considero "betos" mas que têm vindo a surgir entre os denominados "betos".

    ResponderEliminar
  31. Subscrevo o comentário da Maria, foi o mais completo e preciso até agora!

    Devo também dizer que me surpreende tanta gente ter referido Frederico como um nome beto, porque eu não o incluiria aí. Nunca conheci nenhum beto com esse nome (e olhem que já trabalhei num local em que para aí 70% das pessoas eram betos lol) e eu que destesto os nomes que entram nesta categoria, até gosto bastante de Frederico ;)

    ResponderEliminar
  32. ia escrever um comentário, mas acho que não conseguia dizer melhor do que a Maria :)

    ResponderEliminar
  33. Acho que há nomes chiques que são bonitos, não é por serem chiques que lhes tira esse encanto....

    ResponderEliminar
  34. A filha do cantor Miguel Ângelo vai chamar-se Glória. O cantor já é pai de Máxima e Martim. Uma escolha interessante, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  35. Já percebi que há nomes que não constam de nenhuma lista, ou seja, serão considerados politicamente correctos, e são todos lindos!! "alexandre" "joão","miguel", "nuno" e "tiago"! E depois há outros, que devem estar obsoletos, porque desapareceram de circulação: "paulo","jorge"
    -Por acaso, relativamente a "antónio" (que não acho nada beto, e lembro o realizador antónio pedro vasconcelos ou o sociólogo antónio miguel barreto)gostaria de salientar, que quase sempre há um ascendente com este nome, que a criança carinhosamente vai herdar.

    ResponderEliminar
  36. Nunca uso o termo "betinho" com com um sentido depreciativo. Refiro-me a Nomes betinhos como me refiro a "Nomes modernos" ou "Nomes vintage" e já passei a fase de tirar conclusões sobre as motivações que levam à escolha dos nomes. Fico-me pela mensagem que essa escolha transmite que, tantas e tantas vezes, corresponde a um preconceito!

    Gisela, eu costumo inserir esses nomes "politicamente correctos" nas categorias de "Nomes clássicos" ou "Clássicos contemporâneos" :)

    ResponderEliminar
  37. par mais beto: Mercedes&Salvador

    ResponderEliminar
  38. Esqueci-me de acrescentar um nome do mais beto possível e pelo qual não percebo o encanto pois remete-me sempre para lobo. Lopo!

    ResponderEliminar
  39. HAHAHHA

    Sou brasileira e num primeiro momento só entendi o significado de "betinho" quando li os comentários. E mesmo assim recorri a um dicionário online para ter certeza.

    Meus meninos chamam Álvaro e Inácio e aqui no Brasil são nomes bem tradicionais. Mas acho que aqui os nomes mais tradicionais que são "betinhos"

    Gabriela

    ResponderEliminar
  40. Nomes que considero betinhos:
    Maria
    Madalena
    Vera
    Caetana
    Alice
    Elisabete
    Laura
    Eva
    Conceição
    Amélia
    Olívia
    Helena
    Júlia
    Benedita
    Cristiana
    Antónia
    Frederica
    Camila
    Esperança
    Heloísa
    Marisa
    Cecília
    Carolina
    Simone
    Paula
    Luísa
    Teresa
    Valentina
    Carlota
    Francisca
    Pilar

    José
    Manuel
    Matias
    Nicolau
    Óscar
    Tobias
    Salomão
    Afonso
    António
    Luís
    Bernardo
    Leonardo
    Xavier
    Salvador
    Sebastião
    Basílio
    Abel
    Tomé
    Cristóvão
    Rodrigo
    Estêvão
    Augusto
    Teodoro
    Gaspar
    Francisco
    Duarte
    Frederico
    Vasco
    Benjamim
    Lourenço
    Joaquim
    Álvaro
    Artur
    César
    Mateus
    Henrique
    Paulo

    ResponderEliminar
  41. Afonso / Amelia
    Benedita / Beatriz / Bernardo
    Caetano / Carminho / Concha / Carlota
    Diana
    Francisco(a) / Frederico(a)
    Gustavo
    Henrique
    Inês / Isabel(inha)
    Joaquim
    Luisa(inha)/ Leonor / Lourenço
    Matilde / Mateus / Maria do Mar / Manuel / Martim /Margarida
    Pilar
    Rosário(inho) / Rodrigo
    Santiago / Samuel / Simão / Salvador / Sebastião
    Tomás / Teresa
    Vicente / Vitória
    Xavier

    É de referir que todos os nomes que sejam usados com diminutivos "inha" como Teresinha e usando como segundo
    nomes Maria ex. Salvador Maria são do mais beto que pode haver

    ResponderEliminar
  42. Nomes betinhos : carmo (carminho),Constança, Vasco, Salvador, Gustavo

    ResponderEliminar
  43. Nomes bentinhos para gémeos: Bernardo e Benedita, Santiago e salvador, Carmo e Constança.
    Mas também adoro nome VASCO

    ResponderEliminar
  44. Assunção, Caetana, Carmo, Constança, Frederica, Graça, Maria da Luz, Maria do Mar, Mercedes, Mercês, Pilar, Pureza, Rosário

    António (Maria), Bernardo, Frederico, José (Maria), Lopo, Manuel (Maria), Sebastião

    ResponderEliminar
  45. A questão dos nomes é muito relativa porque Maria no passado era nome de empregada e agora é chique. No entanto, vao "perdendo" a chiqueza na medida em que toda a gente de todos os estratos sociais decide escolher esse nome. É como o nome Leonor, conheço muitas e nenhuma é beta ou tem pais betos. Eu decidi colocar um nome diferente que é Yasmin, nome que significa flor de Jasmin que na Pérsia valia tanto o ouro. Pelo menos não se vai tornar um nome banal e é estrangeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria sempre foi um nome transversal, que se encontrava em todas as classes sociais! ;) Yasmin, por outro lado, não me parece que algum dia se torne popular nos meios mais sofisticados.

      Eliminar
    2. Exatamente, apesar de concordar que a questão dos nomes é relativa, assim como a designação de "beto" há nomes que, inevitavelmente, associamos a certas classes ou meios.

      Concordo que há nomes mais transversais e na sua maioria, são os clássicos dos clássicos, como António, João, José, Maria, Manuel (…)

      Os nomes que instintivamente associo ao termo "beto" passam por:

      Bernardo, Benjamim, Estevão, Gustavo, Frederico, Lopo, Sancho, Sebastião, Tomé, Valentim, Vicente, Xavier (…)

      Amélia, Assunção, Belém, Carmo, Caetana, Concha, Constança, Ester, Esperança, Eduarda, Edite, Frederica, Guadalupe, Guiomar, Julia, Luz, Luisa, Mercedes, Madalena, Margarida, Mar, Olivia, Pia, Pureza, Rosário, Sancha, Santana, Salomé, Teresa (…)

      Há uns anos, acrescentaria nomes como Alice, Benedita, Clara, Carlota, Dinis, Duarte, Gustavo, Leonor, Lourenço, Pilar, Salvador mas ultimamente sinto que são bastante transversais…

      Eliminar
  46. A minha filha tem apelidos estrangeiros, logo não destoa. É a Mimi e é única, sempre linda, bem vestida num estilo clássico, loira de cabelos ondulados....um primor, não tem nome chique mas tem uma aparência chique. Já vi Constanças e Marias com um aspecto descuidado...não basta o nome para dar ares de chiqueza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quanto estereótipo e preconceito neste comentário!

      Eliminar
    2. Que comentário tão feio! Mais amor para si!

      Eliminar
    3. Feio é voces que julgam as pessoas pelos nomes como já vi dizerem que nome como Yasmin é nome de ciganos...isso sim é preconceito e até racismo. Estamos no século XXI com a globalização os nomes acabam por ser mais diversificados, evoluam.

      Eliminar
    4. Miss vintage o que você fez foi praticamente o mesmo que condena

      Eliminar
    5. Condeno as pessoas que vivem de aparências isso sim. Uma criança para ser betinha, chique tem de ter um aspecto bem cuidado sim senhor, já o nome é relativo pois são modas que passam e alteram-se. Cabe aos pais prezarem pelo aspecto cuidado dos seus filhos e quem não o faz pratica uma negligência.

      Eliminar
  47. concordo com maria da sumersby

    ResponderEliminar
  48. Olá, boa tarde. O meu nome é Maria Concha da Conceição Albuquerque de Corte-Real e os meus filhos chamam-se Santiago Maria, Vicente Salvador, Francisco Maria e Maria do Carmo. Encontrei o meu filho Francisco a ver estes comentários, li alguns e cheguei á conclusão que estão a falar sobre nomes vetos. Mas, para vocês, o que é uma pessoa beta?

    ResponderEliminar
  49. O meu filho sofre bullying de alguns colegas do colégio que fazem comentários como estes. Porquê falar de nomes? Esquecem-se que este site é acessível a crianças?

    ResponderEliminar
  50. O mais importante é manter nomes portugueses. De preferência de origem portuguese. Pois somos portugueses e devemos ter orgulho de ser e orgulhar a nossa historia e língua portuguesa

    ResponderEliminar
  51. Olá a todos, a minha filha de 16 anos tem o nome de Caetana Maria e no total tem 6 nomes. Na escola sempre lhe disseram que tinha nome de " betolas ". Ela adora o seu nome e isso é o que realmente me interessa. Já agora o meu filho chama-se Vicente.

    ResponderEliminar
  52. Mas sem ofender os Monárquicos o Cúmulo dos Nomes Betinhos, devem ser os do Inimitável D. Duarte Pio e da Família Real? de Portugal.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)